Entrar

Plano de aula de Problemas de Multiplicação e Divisão

Matemática

Original Teachy

'EF04MA04'

Problemas de Multiplicação e Divisão

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Problemas de Multiplicação e Divisão

Palavras ChaveMatemática, Multiplicação, Divisão, Problemas Matemáticos, Cotidiano, Tecnologia, Redes Sociais, Influenciadores Digitais, Receitas, Compras Online, Engajamento, Colaboração, Raciocínio Lógico, Gestão Financeira, Aprendizado Ativo
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets, Acesso à internet, Aplicativos de edição de imagem (ex.: Canva), Ferramentas de apresentação digital (ex.: Google Slides), Calculadoras online, Aplicativos ou sites de receitas (ex.: TudoGostoso, CyberCook), Sites de compras online (ex.: Americanas, Submarino), Ferramentas para criação de tabelas (ex.: Google Sheets)
Códigos BNCCEF04MA04: Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.; EF04MA05: Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.; EF04MA06: Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.; EF04MA07: Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam claramente os objetivos da aula, preparando-os para participar de atividades práticas que ampliem e consolidem suas habilidades em multiplicação e divisão. Esta etapa visa contextualizar o aprendizado, conectando-o ao dia a dia dos alunos e tornando o conteúdo mais significativo e aplicável.

Objetivos principais:

1. Resolver problemas de multiplicação e divisão de números naturais utilizando situações do cotidiano, como calcular o valor necessário para comprar múltiplos itens.

2. Desenvolver habilidades para identificar quando utilizar multiplicação e quando utilizar divisão em problemas matemáticos contextualizados.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar o pensamento crítico e a capacidade de raciocínio lógico ao aplicar operações matemáticas.
  2. Incentivar a colaboração e a troca de ideias entre os alunos através de atividades práticas e discussões em grupo.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam claramente os objetivos da aula, preparando-os para participar de atividades práticas que ampliem e consolidem suas habilidades em multiplicação e divisão. Esta etapa visa contextualizar o aprendizado, conectando-o ao dia a dia dos alunos e tornando o conteúdo mais significativo e aplicável.

Aquecendo

Para iniciar a aula, explique brevemente que hoje os alunos irão trabalhar em problemas de multiplicação e divisão usando tecnologia e situações do cotidiano. A seguir, peça para que todos acessem seus celulares e procurem um fato interessante sobre multiplicação ou divisão que seja relevante para suas vidas diárias. Por exemplo, eles podem buscar como a divisão é usada em receitas ou como a multiplicação é útil para calcular o total de pontos em um jogo. Dê alguns minutos para que todos compartilhem seus achados com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Como vocês veem a multiplicação e a divisão sendo utilizadas na vida cotidiana?

2. Quais são alguns exemplos de situações em que precisaríamos multiplicar ou dividir?

3. Por que é importante saber quando usar multiplicação e quando usar divisão?

4. Alguém encontrou algum fato interessante que gostaria de compartilhar?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar suas habilidades de multiplicação e divisão em situações reais e significativas. Ao trabalhar de forma colaborativa em problemas práticos, os alunos poderão aprofundar sua compreensão dos conceitos matemáticos e desenvolver habilidades de raciocínio lógico e gestão. Esta abordagem lúdica e contextualizada visa tornar o aprendizado mais envolvente e relevante para a vida cotidiana dos alunos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores Digitais: Planejando um Sorteio 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aplicar operações de multiplicação e divisão no planejamento de um sorteio, incentivando a compreensão de quantidades e proporções de uma maneira prática e contextualizada.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão se colocar no papel de influenciadores digitais. Eles deverão planejar um sorteio no Instagram que envolva a multiplicação e divisão de prêmios. Os alunos terão que determinar a quantidade de prêmios necessária para um determinado número de seguidores e como dividir esses prêmios entre diferentes ganhadores.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deverá escolher um tema para o sorteio (por exemplo, livros, brinquedos, jogos eletrônicos).

  • Os alunos devem acessar o Instagram e pesquisar sorteios realizados por influenciadores de verdade, anotando detalhes importantes como regras do sorteio e o número de prêmios distribuídos.

  • Os alunos irão criar um plano detalhado para seu sorteio, incluindo o número total de prêmios e a quantidade de prêmios que cada seguidor vencedor receberá.

  • Usando as operações de multiplicação e divisão, os alunos calcularão o total de prêmios necessários e como esses prêmios serão distribuídos entre os ganhadores.

  • Eles deverão criar um post fictício no Instagram, utilizando templates disponíveis em aplicativos de edição de imagem como Canva, e compartilhar seu planejamento com a turma.

  • Cada grupo apresentará seu plano de sorteio para a classe, explicando os cálculos feitos.

Atividade 2 - Calculando a Receita: Mestre Cuca Digital ‍‍

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades matemáticas práticas relacionadas a multiplicação e divisão, aplicando-as em um contexto cotidiano e relevante, como a preparação de receitas culinárias.

- Descrição: Os alunos irão se transformar em chefs de cozinha e terão que recalcular uma receita para diferentes tamanhos de grupos utilizando multiplicação e divisão. Eles utilizarão aplicativos ou sites de receitas para encontrar uma receita e adaptá-la.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher uma receita utilizando aplicativos ou sites populares de culinária (como TudoGostoso ou CyberCook).

  • Os alunos deverão determinar quantas porções são necessárias baseados em diferentes cenários (por exemplo, um jantar para 3 pessoas, uma festa de aniversário para 20 pessoas).

  • Usando multiplicação e divisão, os alunos recalcularão a quantidade de cada ingrediente necessário para os diferentes cenários.

  • Eles também podem utilizar calculadoras online e aplicativos de conversão de unidades para facilitar os cálculos.

  • Os grupos deverão criar uma apresentação digital (usando ferramentas como Google Slides) para mostrar os cálculos feitos e a nova quantidade de ingredientes necessários para cada cenário.

  • Cada grupo apresentará sua receita recalculada para a turma, explicando os procedimentos matemáticos utilizados.

Atividade 3 - Mercado Virtual: Comprando para uma Festa 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aplicar operações de multiplicação e divisão em um contexto realista e prático, ensinando conceitos de orçamento e gestão financeira de forma lúdica.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão simular uma compra para uma festa utilizando sites de compras online. Eles terão um orçamento definido e deverão calcular a quantidade de itens que podem comprar utilizando multiplicação e divisão.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Estabeleça um orçamento fictício para cada grupo, por exemplo, R$100,00.

  • Os alunos deverão acessar sites de compras online (como Americanas ou Submarino) e escolher os itens necessários para a festa (por exemplo, balões, refrigerantes, salgadinhos).

  • Usando multiplicação, os alunos calcularão quantas unidades de cada item podem comprar dentro do orçamento.

  • Eles também deverão usar divisão para calcular o preço unitário de itens vendidos em pacotes ou lotes.

  • Cada grupo criará uma tabela digital (usando ferramentas como Google Sheets) mostrando os itens escolhidos, quantidade e custo total.

  • Os grupos irão apresentar suas compras simuladas para a turma, explicando como chegaram aos cálculos e se conseguiram manter-se dentro do orçamento estipulado.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado dos alunos por meio da reflexão e do compartilhamento de experiências. Ao discutir em grupo e receber feedback construtivo, os alunos podem ganhar novas perspectivas sobre suas próprias habilidades e identificar áreas de melhoria, além de reforçar a colaboração e a comunicação dentro da turma.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilhem o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Sugira o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Inicie pedindo que cada grupo apresente brevemente a atividade que fizeram.
  2. Pergunte quais foram os principais desafios encontrados e como eles os resolveram.
  3. Peça para os alunos refletirem sobre a utilidade das operações de multiplicação e divisão nas tarefas realizadas.
  4. Incentive os alunos a compartilharem como essas habilidades podem ser aplicadas em outras situações do cotidiano.

Reflexões

1. Quais foram os principais aprendizados que vocês tiveram ao realizar as atividades? 2. Como vocês acham que a multiplicação e a divisão podem ser úteis em suas vidas diárias fora da escola? 3. Houve alguma surpresa ou descoberta durante as atividades que vocês gostariam de compartilhar?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros membros do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente os alunos a serem construtivos e respeitosos, utilizando frases que comecem com 'Eu gostei de...', 'Eu acho que você poderia melhorar em...', e 'Uma coisa que me surpreendeu foi...'. Enfatize a importância de focar no comportamento e nas habilidades demonstradas durante as atividades, em vez de características pessoais.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

 A finalidade desta etapa de conclusão é consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula, reforçando a conexão entre a matemática e a vida diária dos alunos. Também visa estimular a reflexão sobre as aplicações práticas das operações de multiplicação e divisão, mostrando que o aprendizado vai além da sala de aula, impactando diretamente em suas vidas e no mundo atual.

Resumo

Queridos Matematicantes! Hoje desbravamos multiplicação e divisão de uma maneira super moderna e divertida! Viajamos pelo mundo dos influenciadores digitais, chefs de cozinha e compradores online, resolvendo desafios práticos e aplicando as operações de multiplicação e divisão para criar sorteios no Instagram, recalcular receitas e organizar festas! 

No Mundo

No Mundo Digital: Nossa aula de hoje se conecta diretamente com a dinâmica moderna, onde a matemática está presente em todas as partes! Seja nas redes sociais, na cozinha ou ao fazer compras online, saber multiplicar e dividir é essencial para manejar qualquer situação de forma eficiente e prática. Essa conexão com a realidade ajuda os alunos a compreenderem a importância das operações matemáticas no cotidiano e nas atividades que mais gostam de fazer. 

Na Prática

Na Vida Real: Multiplicação e divisão são operações fundamentais que usamos todos os dias, às vezes sem nem perceber! Seja ao dividir um pacote de balas entre amigos, calcular o total de um lanche dividido, ou ajustar uma receita para a quantidade de pessoas, essas habilidades ajudam a tomar decisões mais inteligentes e eficientes. Ter esse domínio torna a vida muito mais fácil e organizada! 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies