Entrar

Plano de aula de Patrimônio Cultural, Material e Imaterial

Artes

Original Teachy

''EF15AR25''

Patrimônio Cultural, Material e Imaterial

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Patrimônio Cultural, Material e Imaterial

Palavras Chavepatrimônio cultural, material e imaterial, história, preservação, profissões, turismo cultural, mini museu, colaboração, criatividade, identidade cultural, impacto econômico e social
Materiais Necessáriosvídeo sobre patrimônios culturais, computador e projetor, materiais para criação de réplicas (argila, papelão, tecido, etc.), imagens impressas ou digitais de patrimônios culturais, espaço na sala para montagem das exposições, papel e lápis para os exercícios de fixação
Códigos BNCCEF15AR25: Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir os alunos ao conceito de patrimônio cultural, tanto material quanto imaterial, e como isso se relaciona com a história e as artes. Desenvolver habilidades práticas e a conexão com o mercado de trabalho é vital, pois prepara os alunos para compreenderem a importância da preservação do patrimônio e suas implicações na sociedade, incentivando uma visão crítica e responsável sobre o tema.

Objetivos principais:

1. Despertar o interesse dos alunos pelas artes através do estudo do patrimônio cultural, material e imaterial.

2. Relacionar o patrimônio cultural com a história, mostrando sua importância e relevância na sociedade.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico e reflexivo dos alunos sobre a preservação do patrimônio cultural.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de patrimônio cultural de uma forma envolvente e interativa, despertando seu interesse pelo tema. A contextualização e as curiosidades ajudam a conectar o conteúdo com o mundo real e o mercado de trabalho, enquanto a atividade inicial promove a participação e o pensamento crítico desde o começo da aula.

Contextualização

O patrimônio cultural é um tesouro que carrega a história e a identidade de uma sociedade. Ele pode ser dividido em duas categorias principais: material, como monumentos, edifícios históricos e obras de arte; e imaterial, como tradições, festas, músicas e danças. Preservar esses patrimônios é essencial para manter viva a memória e a cultura de um povo, além de ser uma fonte de aprendizado e inspiração para as novas gerações.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Você sabia que muitos profissionais trabalham diretamente com a preservação e valorização do patrimônio cultural? Arquitetos restauram edifícios históricos, museólogos cuidam de acervos em museus e antropólogos estudam tradições culturais. Além disso, a indústria do turismo cultural movimenta bilhões de dólares ao redor do mundo, atraindo visitantes interessados em conhecer e vivenciar o patrimônio de diferentes regiões.

Atividade Inicial

Apresente aos alunos um vídeo curto de 3 a 5 minutos que mostre exemplos de patrimônios culturais materiais e imateriais de diferentes partes do mundo. Após o vídeo, faça a seguinte pergunta provocadora: 'Qual patrimônio cultural que vocês conhecem na nossa cidade ou região?' Incentive os alunos a compartilharem suas respostas e discutirem brevemente sobre a importância desses patrimônios.

Desenvolvimento

Duração: 60 - 70 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o patrimônio cultural por meio de atividades práticas e interativas. Ao criar um 'mini museu' e realizar exercícios de fixação, os alunos desenvolverão habilidades de pesquisa, colaboração e apresentação, além de fortalecerem seu entendimento sobre a importância da preservação do patrimônio cultural.

Tópicos a Abordar

  1. Definição de patrimônio cultural material e imaterial
  2. Exemplos de patrimônios culturais ao redor do mundo
  3. Importância da preservação do patrimônio cultural
  4. Profissões ligadas à preservação do patrimônio cultural
  5. Impacto econômico e social do patrimônio cultural

Reflexões Sobre o Tema

Incentive os alunos a refletirem sobre como o patrimônio cultural influencia a identidade de uma comunidade. Pergunte-lhes como seria viver em um lugar sem histórias, tradições ou monumentos. Destaque a importância de preservar essas riquezas para as gerações futuras e como cada um pode contribuir para essa preservação.

Mini Desafio

Criação de um Mini Museu

Os alunos irão criar um 'mini museu' com objetos que representem patrimônios culturais materiais e imateriais. Eles podem trazer itens de casa ou criar réplicas de objetos significativos. Em grupos, os alunos vão montar uma exposição e apresentar para a classe.

Instruções

  1. Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
  2. Cada grupo deve escolher pelo menos um exemplo de patrimônio cultural material e um imaterial para representar.
  3. Os alunos podem trazer itens de casa, pesquisar imagens na internet ou criar réplicas utilizando materiais como argila, papelão, tecido, etc.
  4. Cada grupo deve preparar uma pequena apresentação explicando a importância dos itens escolhidos e sua relevância cultural e histórica.
  5. Organize um espaço na sala para a montagem dos 'mini museus' e permita que cada grupo apresente sua exposição para a turma.

Objetivo: Desenvolver a compreensão prática e criativa dos conceitos de patrimônio cultural material e imaterial, além de promover habilidades de pesquisa, colaboração e apresentação.

Duração: 40 - 50 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Liste três exemplos de patrimônio cultural material e três de patrimônio cultural imaterial que você conhece.
  2. Escreva um parágrafo explicando por que é importante preservar o patrimônio cultural.
  3. Desenhe um monumento histórico ou um símbolo de uma tradição cultural que você acha importante para a sua comunidade.
  4. Em grupo, discuta e anote quais profissões estão envolvidas na preservação do patrimônio cultural e como elas contribuem para isso.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, permitindo que reflitam sobre a importância do patrimônio cultural e como podem contribuir para sua preservação. A discussão e a recapitulação dos conteúdos reforçam a conexão entre teoria e prática, destacando a relevância do tema para o cotidiano e o mercado de trabalho.

Discussão

Promova uma discussão aberta com os alunos sobre o que aprenderam durante a aula. Incentive-os a refletirem sobre os desafios enfrentados ao criar o 'mini museu' e como essa atividade ajudou a entender melhor o conceito de patrimônio cultural material e imaterial. Pergunte como eles acham que podem contribuir para a preservação do patrimônio cultural em suas próprias comunidades. Encoraje os alunos a compartilharem suas percepções sobre as profissões ligadas à preservação do patrimônio e a importância dessas profissões para a sociedade.

Resumo

Recapitule os principais pontos abordados durante a aula: a definição de patrimônio cultural material e imaterial, exemplos de patrimônios culturais ao redor do mundo, a importância de preservar esses patrimônios, as profissões relacionadas e o impacto econômico e social do patrimônio cultural. Reforce como a criação do 'mini museu' ajudou a aplicar esses conceitos de forma prática e colaborativa.

Fechamento

Explique aos alunos como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações do conceito de patrimônio cultural. Destaque a relevância do tema para o dia a dia, enfatizando que a preservação do patrimônio cultural é crucial para manter a identidade e a história de uma comunidade. Agradeça a participação de todos e incentive-os a continuarem explorando e valorizando o patrimônio cultural de suas regiões.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies