Entrar

Plano de aula de Utilização da Água

Ciências

Original Teachy

''EF05CI04''

Utilização da Água

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Utilização da Água

Palavras ChaveÁgua, Sustentabilidade, Uso da água, Agricultura, Indústria, Limpeza, Desperdício, Negociação, Pensamento crítico, Práticas sustentáveis, Interatividade, Conscientização, Decisões informadas, Recursos naturais
Materiais NecessáriosMaterial para construção de modelos (caixas, tubos, tintas, etc.), Computadores ou tablets (para pesquisa online, se disponíveis), Papéis e canetas para anotações, Quadro branco ou flipchart, Marcadores para quadro, Cópias dos cenários e desafios para as atividades
Códigos BNCCEF05CI04: Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaMatéria e Energia

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para alinhar as expectativas e garantir que tanto o professor quanto os alunos tenham clareza sobre o que será abordado e o que se espera alcançar ao final da aula. Esta etapa serve como um guia para as atividades subsequentes, direcionando o foco dos estudantes para as competências específicas que deverão ser desenvolvidas e avaliadas.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e descrever os principais usos da água, incluindo agricultura, limpeza e indústria.

2. Fomentar a habilidade de propor alternativas de uso da água que minimizem o desperdício e promovam a sustentabilidade.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver o pensamento crítico dos alunos ao analisar a importância da água em diferentes setores da sociedade.

Introdução

Duração: (25 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos e fazer uma transição suave do aprendizado teórico para a prática em sala. As situações problema propostas visam ativar o conhecimento prévio dos alunos e prepará-los para pensar criticamente sobre o uso da água. A contextualização, por sua vez, busca conectar o tema com o mundo real, aumentando o interesse e a relevância do assunto para os alunos, além de reforçar a importância da água em diversas esferas da vida cotidiana.

Situações Problema

1. Imagine que um fazendeiro tem que decidir como utilizar a água da sua represa. Ele pode usá-la para regar plantações ou para a criação de peixes. Como ele deveria tomar essa decisão considerando que a água é um recurso limitado?

2. Em uma cidade, o prefeito precisa decidir se vai cortar o fornecimento de água por algumas horas todos os dias ou se a redução será aleatória para cada bairro. Quais fatores ele deve considerar para minimizar o impacto na população?

Contextualização

A água é essencial para a sobrevivência de todas as formas de vida na Terra, mas seu uso não é apenas para beber. Na agricultura, por exemplo, a água é crucial para irrigar plantações e criar condições para o crescimento de alimentos. Curiosamente, na indústria, ela é usada de diversas formas, desde processos de fabricação até refrigeração. Esses usos múltiplos mostram como a água está interligada com quase tudo o que fazemos. Além disso, curiosidades como o fato de que a água é o único material natural que pode existir em três estados físicos na natureza (líquido, sólido e gasoso) podem ajudar a despertar o interesse dos alunos sobre a maravilha desse recurso.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conceitos aprendidos sobre o uso da água. Através de atividades em grupo, eles terão a oportunidade de explorar cenários complexos, resolver problemas, e criar soluções que promovam o uso sustentável da água. Esta abordagem não só reforça o aprendizado, como também desenvolve habilidades de colaboração, pensamento crítico e criatividade.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - A Grande Batalha da Água

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de negociação e pensamento crítico ao decidir sobre a alocação de recursos limitados.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo representará uma comunidade diferente. Cada comunidade terá um cenário específico onde precisam decidir como alocar a água disponível, considerando necessidades como agricultura, indústria, consumo humano e preservação ambiental. Eles terão que negociar entre si e com outras comunidades para chegar a um acordo global sobre o uso da água.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Apresente a cada grupo um cenário específico que inclui informações sobre a quantidade de água disponível, as necessidades da comunidade e restrições ambientais locais.

  • Permita que os alunos discutam internamente por 20 minutos para formularem um plano de uso da água.

  • Cada grupo terá 10 minutos para apresentar seu plano e justificar suas decisões para a classe.

  • Após todas as apresentações, os grupos deverão negociar entre si alterações nos planos para chegarem a um acordo que seja benéfico para todas as comunidades.

Atividade 2 - O Detetive da Água

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover o entendimento de práticas sustentáveis no uso da água e incentivar a pesquisa e colaboração entre os alunos.

- Descrição: Os alunos, em grupos, assumirão o papel de detetives ambientais. Eles receberão um conjunto de pistas e desafios relacionados ao uso da água em diferentes setores, como agricultura, indústria e limpeza. O objetivo é resolver os desafios, descobrir práticas sustentáveis e apresentar suas soluções para a classe.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os diferentes desafios e pistas para cada grupo.

  • Os grupos terão 30 minutos para investigar e resolver os desafios, usando o material de estudo prévio e recursos online, se necessário.

  • Cada grupo deverá preparar uma apresentação de 10 minutos para explicar suas descobertas e soluções.

  • Realize uma discussão em classe para comparar as soluções propostas pelos diferentes grupos.

Atividade 3 - Construtores de Ecossistema

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e compreender as interações complexas entre os diversos usos da água e seus impactos no meio ambiente.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão projetar e construir um modelo de ecossistema que ilustre de forma criativa e interativa como diferentes usos da água afetam o meio ambiente. Eles deverão considerar a interação entre agricultura, indústria, limpeza e conservação.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Forneça materiais como caixas, tubos, tintas e outros para a construção do modelo.

  • Cada grupo escolherá um tipo de uso da água para focar e representar no seu modelo.

  • Os grupos terão 60 minutos para construir o modelo e preparar uma explicação de 5 minutos sobre como o uso da água em seu setor afeta o ecossistema.

  • Realize uma feira de ciências onde os modelos são apresentados e discutidos.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre as atividades práticas e teóricas realizadas, além de compartilhar e confrontar suas ideias com as dos colegas. Essa discussão ajuda a reforçar a importância do uso racional da água e promove uma compreensão mais profunda do impacto de suas decisões no ambiente. Além disso, a troca de experiências entre os grupos estimula o pensamento crítico e a capacidade de avaliar diferentes soluções.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo com uma breve recapitulação das atividades realizadas, enfatizando a importância do uso sustentável da água. Peça aos grupos que compartilhem suas principais descobertas e soluções encontradas durante as atividades. Encoraje cada grupo a explicar como as decisões tomadas em seus cenários poderiam ser aplicadas na vida real e discuta as possíveis consequências de diferentes abordagens.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou ao decidir sobre o uso da água e como vocês os superaram?

2. Como as soluções propostas por seu grupo podem ajudar a conservar água no dia a dia?

3. Há alguma ideia ou solução de outro grupo que você acha particularmente eficaz? Por quê?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham uma visão clara e consolidada dos temas discutidos durante a aula. Recapitular os pontos principais ajuda na retenção do conhecimento, enquanto a discussão sobre a aplicabilidade dos conceitos reforça a relevância do aprendizado para além das paredes da sala de aula. Este momento também serve para assegurar que os alunos compreendam a importância prática e ética da conservação dos recursos hídricos.

Resumo

Na conclusão, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre a utilização da água, recapitulando os usos em diferentes setores: agricultura, indústria, limpeza e consumo humano. É importante reforçar as práticas sustentáveis discutidas e os exemplos de desperdício evitáveis. Este momento serve para garantir que todos os alunos tenham compreendido e retido as informações chave da aula.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar teoria e prática, permitindo aos alunos explorar os conceitos aprendidos em casa através de atividades interativas em sala. As situações problema e os desafios propostos foram desenhados para aplicar o conhecimento teórico em cenários práticos, reforçando a importância da água no cotidiano e ensinando como tomar decisões informadas sobre seu uso.

Fechamento

Por fim, o professor deve destacar a relevância do tema da aula para a vida dos alunos, enfatizando como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em situações reais para promover a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. Esta reflexão final ajuda a solidificar a aprendizagem e a conscientização dos estudantes sobre a importância de serem agentes ativos na preservação dos recursos naturais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies