Plano de Aula | Metodologia Ativa | Utilização da Água
Palavras Chave | Água, Sustentabilidade, Uso da água, Agricultura, Indústria, Limpeza, Desperdício, Negociação, Pensamento crítico, Práticas sustentáveis, Interatividade, Conscientização, Decisões informadas, Recursos naturais |
Materiais Necessários | Material para construção de modelos (caixas, tubos, tintas, etc.), Computadores ou tablets (para pesquisa online, se disponíveis), Papéis e canetas para anotações, Quadro branco ou flipchart, Marcadores para quadro, Cópias dos cenários e desafios para as atividades |
Códigos BNCC | EF05CI04: Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos. |
Ano Escolar | 5º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Ciências |
Unidade Temática | Matéria e Energia |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 minutos)
A etapa de Objetivos é fundamental para alinhar as expectativas e garantir que tanto o professor quanto os alunos tenham clareza sobre o que será abordado e o que se espera alcançar ao final da aula. Esta etapa serve como um guia para as atividades subsequentes, direcionando o foco dos estudantes para as competências específicas que deverão ser desenvolvidas e avaliadas.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a identificar e descrever os principais usos da água, incluindo agricultura, limpeza e indústria.
2. Fomentar a habilidade de propor alternativas de uso da água que minimizem o desperdício e promovam a sustentabilidade.
Objetivos secundários:
- Desenvolver o pensamento crítico dos alunos ao analisar a importância da água em diferentes setores da sociedade.
Introdução
Duração: (25 minutos)
A Introdução serve para engajar os alunos e fazer uma transição suave do aprendizado teórico para a prática em sala. As situações problema propostas visam ativar o conhecimento prévio dos alunos e prepará-los para pensar criticamente sobre o uso da água. A contextualização, por sua vez, busca conectar o tema com o mundo real, aumentando o interesse e a relevância do assunto para os alunos, além de reforçar a importância da água em diversas esferas da vida cotidiana.
Situações Problema
1. Imagine que um fazendeiro tem que decidir como utilizar a água da sua represa. Ele pode usá-la para regar plantações ou para a criação de peixes. Como ele deveria tomar essa decisão considerando que a água é um recurso limitado?
2. Em uma cidade, o prefeito precisa decidir se vai cortar o fornecimento de água por algumas horas todos os dias ou se a redução será aleatória para cada bairro. Quais fatores ele deve considerar para minimizar o impacto na população?
Contextualização
A água é essencial para a sobrevivência de todas as formas de vida na Terra, mas seu uso não é apenas para beber. Na agricultura, por exemplo, a água é crucial para irrigar plantações e criar condições para o crescimento de alimentos. Curiosamente, na indústria, ela é usada de diversas formas, desde processos de fabricação até refrigeração. Esses usos múltiplos mostram como a água está interligada com quase tudo o que fazemos. Além disso, curiosidades como o fato de que a água é o único material natural que pode existir em três estados físicos na natureza (líquido, sólido e gasoso) podem ajudar a despertar o interesse dos alunos sobre a maravilha desse recurso.
Desenvolvimento
Duração: (75 - 80 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conceitos aprendidos sobre o uso da água. Através de atividades em grupo, eles terão a oportunidade de explorar cenários complexos, resolver problemas, e criar soluções que promovam o uso sustentável da água. Esta abordagem não só reforça o aprendizado, como também desenvolve habilidades de colaboração, pensamento crítico e criatividade.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - A Grande Batalha da Água
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de negociação e pensamento crítico ao decidir sobre a alocação de recursos limitados.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo representará uma comunidade diferente. Cada comunidade terá um cenário específico onde precisam decidir como alocar a água disponível, considerando necessidades como agricultura, indústria, consumo humano e preservação ambiental. Eles terão que negociar entre si e com outras comunidades para chegar a um acordo global sobre o uso da água.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
-
Apresente a cada grupo um cenário específico que inclui informações sobre a quantidade de água disponível, as necessidades da comunidade e restrições ambientais locais.
-
Permita que os alunos discutam internamente por 20 minutos para formularem um plano de uso da água.
-
Cada grupo terá 10 minutos para apresentar seu plano e justificar suas decisões para a classe.
-
Após todas as apresentações, os grupos deverão negociar entre si alterações nos planos para chegarem a um acordo que seja benéfico para todas as comunidades.
Atividade 2 - O Detetive da Água
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Promover o entendimento de práticas sustentáveis no uso da água e incentivar a pesquisa e colaboração entre os alunos.
- Descrição: Os alunos, em grupos, assumirão o papel de detetives ambientais. Eles receberão um conjunto de pistas e desafios relacionados ao uso da água em diferentes setores, como agricultura, indústria e limpeza. O objetivo é resolver os desafios, descobrir práticas sustentáveis e apresentar suas soluções para a classe.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
-
Distribua os diferentes desafios e pistas para cada grupo.
-
Os grupos terão 30 minutos para investigar e resolver os desafios, usando o material de estudo prévio e recursos online, se necessário.
-
Cada grupo deverá preparar uma apresentação de 10 minutos para explicar suas descobertas e soluções.
-
Realize uma discussão em classe para comparar as soluções propostas pelos diferentes grupos.
Atividade 3 - Construtores de Ecossistema
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Visualizar e compreender as interações complexas entre os diversos usos da água e seus impactos no meio ambiente.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão projetar e construir um modelo de ecossistema que ilustre de forma criativa e interativa como diferentes usos da água afetam o meio ambiente. Eles deverão considerar a interação entre agricultura, indústria, limpeza e conservação.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
-
Forneça materiais como caixas, tubos, tintas e outros para a construção do modelo.
-
Cada grupo escolherá um tipo de uso da água para focar e representar no seu modelo.
-
Os grupos terão 60 minutos para construir o modelo e preparar uma explicação de 5 minutos sobre como o uso da água em seu setor afeta o ecossistema.
-
Realize uma feira de ciências onde os modelos são apresentados e discutidos.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre as atividades práticas e teóricas realizadas, além de compartilhar e confrontar suas ideias com as dos colegas. Essa discussão ajuda a reforçar a importância do uso racional da água e promove uma compreensão mais profunda do impacto de suas decisões no ambiente. Além disso, a troca de experiências entre os grupos estimula o pensamento crítico e a capacidade de avaliar diferentes soluções.
Discussão em Grupo
Inicie a discussão em grupo com uma breve recapitulação das atividades realizadas, enfatizando a importância do uso sustentável da água. Peça aos grupos que compartilhem suas principais descobertas e soluções encontradas durante as atividades. Encoraje cada grupo a explicar como as decisões tomadas em seus cenários poderiam ser aplicadas na vida real e discuta as possíveis consequências de diferentes abordagens.
Perguntas Chave
1. Quais foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou ao decidir sobre o uso da água e como vocês os superaram?
2. Como as soluções propostas por seu grupo podem ajudar a conservar água no dia a dia?
3. Há alguma ideia ou solução de outro grupo que você acha particularmente eficaz? Por quê?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A finalidade da etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham uma visão clara e consolidada dos temas discutidos durante a aula. Recapitular os pontos principais ajuda na retenção do conhecimento, enquanto a discussão sobre a aplicabilidade dos conceitos reforça a relevância do aprendizado para além das paredes da sala de aula. Este momento também serve para assegurar que os alunos compreendam a importância prática e ética da conservação dos recursos hídricos.
Resumo
Na conclusão, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre a utilização da água, recapitulando os usos em diferentes setores: agricultura, indústria, limpeza e consumo humano. É importante reforçar as práticas sustentáveis discutidas e os exemplos de desperdício evitáveis. Este momento serve para garantir que todos os alunos tenham compreendido e retido as informações chave da aula.
Conexão com a Teoria
A aula de hoje foi estruturada para conectar teoria e prática, permitindo aos alunos explorar os conceitos aprendidos em casa através de atividades interativas em sala. As situações problema e os desafios propostos foram desenhados para aplicar o conhecimento teórico em cenários práticos, reforçando a importância da água no cotidiano e ensinando como tomar decisões informadas sobre seu uso.
Fechamento
Por fim, o professor deve destacar a relevância do tema da aula para a vida dos alunos, enfatizando como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em situações reais para promover a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. Esta reflexão final ajuda a solidificar a aprendizagem e a conscientização dos estudantes sobre a importância de serem agentes ativos na preservação dos recursos naturais.