Entrar

Plano de aula de Sistema Circulatório

Ciências

Original Teachy

''EF05CI07''

Sistema Circulatório

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender o conceito do sistema circulatório e sua importância para o funcionamento do corpo humano. Os alunos devem ser capazes de identificar os principais órgãos e estruturas envolvidos nesse sistema (coração, veias, artérias e capilares) e entender como eles trabalham em conjunto para mover o sangue pelo corpo.

  2. Conhecer as funções do sangue e suas partes constituintes (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). Os alunos devem entender que o sangue não é apenas uma substância líquida, mas sim um tecido complexo que desempenha várias funções vitais no corpo humano.

  3. Reconhecer a importância de um estilo de vida saudável para a saúde do sistema circulatório. Os alunos devem ser capazes de listar algumas ações que podem ser tomadas para manter o sistema circulatório saudável, como a prática regular de exercícios físicos, a alimentação balanceada e a higiene adequada.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrar conteúdos: O professor deve começar relembrando os alunos sobre a importância do corpo humano e como ele funciona. Pode-se perguntar aos alunos sobre partes do corpo que conhecem e suas funções, como o coração e a respiração. Isso ajudará a preparar o terreno para o novo tópico do sistema circulatório. (3 - 5 minutos)

  2. Situações Problema: O professor pode então apresentar duas situações problema para despertar o interesse dos alunos:

    • Situação 1: "Imaginem que vocês estão correndo em uma corrida de revezamento e percebem que estão ficando sem energia e cansados. Por que isso acontece?"
    • Situação 2: "Vocês já notaram que quando se machucam, por exemplo, quando caem e se arranham, depois de um tempo aparece uma crosta no machucado que ajuda a cicatrizar. Vocês sabem o que é essa 'crosta' e por que ela é importante?" (3 - 5 minutos)
  3. Contextualização: Para despertar a curiosidade dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o sistema circulatório:

    • Curiosidade 1: "Sabiam que o sangue em nossos corpos percorre cerca de 96.560 km todos os dias? Isso é como dar duas voltas e meia ao redor da terra!"
    • Curiosidade 2: "Vocês sabiam que o coração de uma pessoa bate em média 100.000 vezes por dia? Isso é como se ele estivesse pulando corda sem parar!" (2 - 3 minutos)
  4. Introdução do Tópico: Finalmente, o professor deve introduzir o tópico da aula: o sistema circulatório. Pode-se começar com uma definição simples e direta: "O sistema circulatório é o sistema em nosso corpo que transporta o sangue, que é como o 'combustível' de nosso corpo, para todas as partes dele. É como uma rede de estradas e ruas que leva o sangue para onde ele precisa ir". O professor pode então mostrar um diagrama simples do sistema circulatório para dar aos alunos uma visão geral. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Coração Saltitante" (10 - 12 minutos): O professor pode dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e cada grupo receberá um coração de brinquedo. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre o coração e como ele funciona.

    1.1. Os alunos, em seus grupos, devem explorar o coração, tocar e sentir suas partes (câmara direita, câmara esquerda, átrio direito, átrio esquerdo, válvulas, etc.). O professor pode circular entre os grupos para orientar e responder a perguntas.

    1.2. Uma vez que todos estejam familiarizados com as partes do coração, o professor pode explicar brevemente como o coração funciona. O professor pode usar a linguagem do "Coração Saltitante", explicando que o coração contrai e relaxa (bater) para bombear o sangue (pular corda) para o resto do corpo.

    1.3. O professor então propõe um desafio: os alunos deverão representar o "Coração Saltitante" em ação. Eles podem bater palmas, pular suavemente ou fazer qualquer outro movimento que lembre o movimento do coração. Enquanto isso, eles também podem relatar como se sentem durante o "salto". O professor pode aproveitar esta oportunidade para lembrar os alunos que o coração está trabalhando duro o tempo todo, mesmo quando estamos em repouso.

    1.4. Para finalizar a atividade, cada grupo apresenta o que descobriu sobre o coração e compartilha suas experiências com o "Coração Saltitante".

  2. Atividade "Viagem do Sangue" (10 - 12 minutos): Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a viagem do sangue através do sistema circulatório.

    2.1. O professor divide a turma novamente em grupos. Cada grupo recebe uma grande folha de papel, e os alunos desenham um corpo humano proporcionalmente.

    2.2. Em seguida, os alunos desenham as principais partes do sistema circulatório no corpo (coração, veias, artérias e capilares) e usam canetinhas coloridas para representar o sangue.

    2.3. O professor explica brevemente como o sangue viaja do coração para o resto do corpo e de volta ao coração. Em termos simples, o sangue rico em oxigênio é bombeado para fora do coração através das artérias, que se ramificam em capilares. Nos capilares, o sangue libera oxigênio e nutrientes para as células do corpo e recolhe dióxido de carbono e outros resíduos. O sangue agora com pouca oxigenação retorna ao coração através das veias para ser reabastecido com oxigênio.

    2.4. Usando a canetinha vermelha, os alunos "bombam" o sangue do coração para fora do corpo, ao longo das artérias e dos capilares, e depois o "sugam" de volta ao coração através das veias. O professor pode ajudar a guiar os alunos se necessário.

    2.5. Ao final da atividade, os alunos devem ter uma melhor compreensão de como o sangue flui pelo nosso corpo através do sistema circulatório.

  3. Concluindo a Atividade (3 - 5 minutos): O professor reúne a turma e propõe que cada grupo compartilhe o que aprendeu durante as atividades. O professor deve focar na relação entre as atividades e a teoria, reforçando os conceitos aprendidos.

    3.1. O professor pode fazer perguntas para verificar a compreensão dos alunos e elogiar o esforço e a colaboração de todos.

    3.2. Para encerrar, o professor deve salientar a importância de manter um estilo de vida saudável para garantir a saúde do sistema circulatório e do corpo como um todo.

    3.3. O professor pode propor que os alunos pensem em uma ação que podem realizar em suas vidas para cuidar do sistema circulatório e compartilhem essa ação com a turma.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (4 - 5 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo, onde cada equipe terá a oportunidade de apresentar suas descobertas e conclusões. O professor pode fazer perguntas para estimular a discussão e garantir que todos os alunos estejam envolvidos. Alguns exemplos de perguntas podem ser:

    • "O que vocês aprenderam sobre o coração e a circulação sanguínea que vocês não sabiam antes?"
    • "Vocês conseguem explicar como o coração funciona de forma simples para alguém que não conhece o assunto?"
    • "Vocês conseguem identificar as diferentes partes do sistema circulatório em nosso corpo? Como elas trabalham juntas?"
  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos): Em seguida, o professor deve conectar as atividades práticas com a teoria apresentada. Pode-se perguntar aos alunos:

    • "Como as atividades que fizemos hoje ajudaram a entender melhor o que é o sistema circulatório e como ele funciona?"
    • "Vocês conseguem ver a relação entre o 'Coração Saltitante' e o funcionamento real do coração?"
    • "Como o desenho da 'Viagem do Sangue' ajudou a entender como o sangue circula em nosso corpo?"
  3. Reflexão Final (3 - 4 minutos): Por fim, o professor deve propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam durante a aula. Pode-se fazer isso através de duas perguntas simples:

    • "O que foi a coisa mais interessante que vocês descobriram hoje sobre o sistema circulatório?"
    • "Como vocês podem usar o que aprenderam hoje para cuidar melhor de sua saúde e de seu sistema circulatório?"
  4. Verificação de Aprendizagem (1 minuto): O professor pode finalizar a aula pedindo aos alunos que levantem a mão se sentirem que entenderam o conceito do sistema circulatório e a importância de cuidar bem dele. Isso ajudará o professor a avaliar a eficácia da aula e identificar quaisquer pontos que precisem ser reforçados na próxima aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve começar a conclusão recapitulando os principais pontos abordados na aula. Isso inclui a definição e função do sistema circulatório, a estrutura e função do coração, a viagem do sangue pelo corpo e a importância de um estilo de vida saudável para manter o sistema circulatório em bom funcionamento. O professor pode usar o diagrama do sistema circulatório desenhado pelos alunos durante a atividade "Viagem do Sangue" para auxiliar na recapitulação.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações do sistema circulatório. O professor pode mencionar que a atividade "Coração Saltitante" permitiu aos alunos entenderem de maneira prática como o coração trabalha, enquanto a atividade "Viagem do Sangue" ajudou a visualizar o percurso do sangue pelo corpo. Além disso, o professor pode destacar como a aula enfatizou a importância de um estilo de vida saudável para a saúde do sistema circulatório, conectando a teoria à aplicação prática na vida dos alunos.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o sistema circulatório. Isso pode incluir livros ilustrados sobre o corpo humano, vídeos educativos online e jogos interativos que exploram o sistema circulatório. O professor deve incentivar os alunos a compartilharem quaisquer descobertas interessantes ou novos aprendizados que fizeram com os materiais extras na próxima aula.

  4. Relevância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do sistema circulatório para a vida cotidiana dos alunos. O professor pode explicar que entender como o corpo funciona, incluindo o sistema circulatório, pode ajudar os alunos a tomar melhores decisões sobre sua saúde e bem-estar. Por exemplo, eles podem entender por que é importante se exercitar regularmente e manter uma alimentação saudável, pois isso ajuda a manter o sistema circulatório em bom funcionamento. O professor também pode mencionar como a compreensão do sistema circulatório é crucial em situações da vida real, como quando alguém se machuca e precisa de uma cura rápida, ou quando os médicos precisam entender e tratar doenças relacionadas ao sistema circulatório.

  5. Encerramento (1 minuto): Para encerrar a aula, o professor deve parabenizar os alunos por seu esforço e participação ativa e reforçar a importância do conhecimento adquirido na aula. O professor pode dizer: "Lembrem-se, meninos e meninas, o sistema circulatório é como a 'estrada' do nosso corpo, que leva o 'combustível' (o sangue) para todas as partes. Entender como ele funciona e como cuidar bem dele é a chave para uma vida saudável e feliz. Continuem curiosos e sempre prontos para aprender mais!".

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies