Entrar

Plano de aula de Sistema Digestório

Ciências

Original Teachy

''EF05CI06''

Sistema Digestório

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão geral do sistema digestório: O objetivo principal é garantir que os alunos entendam o que é o sistema digestório e qual a sua função no corpo humano. Eles devem ser capazes de identificar e nomear as principais partes do sistema, incluindo a boca, o esôfago, o estômago, o intestino delgado e o intestino grosso.

  2. Identificação dos processos de digestão: Os alunos devem ser capazes de descrever os principais processos que ocorrem no sistema digestório. Isso inclui a mastigação, o transporte dos alimentos através do esôfago, a ação do suco gástrico no estômago, a absorção de nutrientes no intestino delgado e a formação das fezes no intestino grosso.

  3. Compreensão da importância da alimentação saudável: Por último, mas não menos importante, os alunos devem entender a importância de uma alimentação saudável para o bom funcionamento do sistema digestório e para a manutenção da saúde em geral. Eles devem ser capazes de identificar alguns alimentos saudáveis e explicar por que são bons para o corpo.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor começará a aula relembrando os alunos sobre o corpo humano, o conceito de órgãos e sistemas do corpo. Ele pode fazer isso através de um jogo de perguntas e respostas ou de uma breve discussão em grupo. O objetivo é garantir que todos os alunos tenham um entendimento básico desses conceitos antes de avançar para o tópico do dia.

  2. Situações-problema: O professor então apresentará duas situações-problema para os alunos. A primeira situação pode ser: "O que aconteceria se nós não precisássemos comer para viver?". A segunda situação pode ser: "O que vocês acham que acontece com a comida depois que a engolimos?". Essas situações devem instigar a curiosidade dos alunos e prepará-los para o tópico do dia.

  3. Contextualização: O professor explicará que o sistema digestório é muito importante para o nosso corpo, pois é responsável por transformar os alimentos que comemos em substâncias que nosso corpo pode usar para crescer e se manter saudável. Ele pode usar exemplos do dia a dia dos alunos, como a importância de mastigar bem a comida para facilitar a digestão e a escolha de alimentos saudáveis para manter o corpo forte.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o sistema digestório. Por exemplo, ele pode mencionar que o intestino delgado, que é a parte mais longa do sistema digestório, na verdade, não é tão "delgado" assim, mas tem cerca de 6 metros de comprimento! Outra curiosidade pode ser que a saliva, que é produzida na boca, contém uma enzima que ajuda a iniciar a digestão dos alimentos.

  5. Introdução ao tópico: Por fim, o professor introduzirá o tópico do dia - o sistema digestório - e explicará que eles aprenderão mais sobre como esse sistema funciona e porque é tão importante para a nossa saúde.

Desenvolvimento (15 - 18 minutos)

  1. Atividade 1: "Caminho da Digestão"

    1.1 O professor irá dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá um grande pedaço de cartolina ou papel craft, canetas coloridas, giz de cera e um conjunto de cartões com desenhos representando os diferentes órgãos do sistema digestório.

    1.2 O objetivo da atividade é que os alunos criem um "caminho da digestão" na cartolina, colando os cartões de órgãos na ordem em que a comida passa pelo sistema digestório. Eles devem desenhar setas indicando o movimento da comida.

    1.3 Antes de começar a atividade, o professor deve revisar brevemente com os alunos a ordem dos órgãos do sistema digestório.

    1.4 O professor circula pela sala, fornecendo orientação e esclarecendo dúvidas conforme necessário.

    1.5 Após a conclusão da atividade, cada grupo apresentará seu "caminho da digestão" para a turma, explicando o papel de cada órgão no processo de digestão.

  2. Atividade 2: "Fábrica de Digestão"

    2.1 Para esta atividade, o professor preparará várias caixas vazias (de diferentes tamanhos), que representarão os diferentes órgãos do sistema digestório, e uma variedade de materiais de arte (como papel amassado, macarrão cru, pompons, etc.) que representarão o "alimento".

    2.2 Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma caixa e um tipo de "alimento". Eles devem trabalhar juntos para representar o processo de digestão, inserindo o "alimento" na caixa correta.

    2.3 O professor circula pela sala, orientando os alunos e respondendo a quaisquer perguntas ou dúvidas.

    2.4 Quando todos os grupos terminarem, eles apresentarão suas "fábricas de digestão" para a turma, explicando o que cada órgão faz no processo de digestão.

  3. Atividade 3: "Alimentação Saudável"

    3.1 O professor prepara uma seleção de imagens de diferentes alimentos, alguns saudáveis e outros não saudáveis.

    3.2 Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um conjunto de imagens de alimentos. Eles devem classificar os alimentos em duas categorias: saudáveis e não saudáveis.

    3.3 Após a classificação, cada grupo apresentará suas categorias para a turma, explicando por que eles consideram determinado alimento saudável ou não saudável.

Observações:

  • O professor deve garantir que todas as atividades sejam conduzidas de maneira lúdica e inclusiva, permitindo que todos os alunos participem ativamente e aprendam de acordo com seu próprio ritmo.
  • O professor pode escolher uma ou duas atividades, dependendo do tempo disponível. Se necessário, as atividades podem ser retomadas em aulas subsequentes.

Retorno (10 - 13 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    1.1 Após as apresentações dos grupos, o professor vai reunir todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Ele pode começar perguntando se alguém se lembra qual é a função principal do sistema digestório. Isso serve para reforçar o conceito aprendido e para verificar o nível de compreensão dos alunos.

    1.2 Em seguida, o professor pode pedir a cada grupo para compartilhar uma coisa nova que aprenderam durante as atividades. Isso ajuda a reforçar o aprendizado e a valorizar as contribuições de cada grupo.

    1.3 O professor pode então fazer perguntas para todos os alunos. Por exemplo, "O que acontece se pulamos a etapa de mastigar a comida?", "Quais são as principais funções do estômago?" e "Por que é importante escolher alimentos saudáveis?".

    1.4 O professor deve encorajar todos os alunos a participar da discussão, reforçando que todas as respostas são válidas e que o objetivo é aprender uns com os outros.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos):

    2.1 Após a discussão em grupo, o professor pode fazer uma recapitulação dos principais pontos da aula, conectando as atividades práticas com a teoria. Por exemplo, ele pode dizer: "Lembram quando falamos sobre o intestino delgado? Na atividade 'Caminho da Digestão', vimos que ele é responsável por absorver os nutrientes dos alimentos".

    2.2 O professor pode também reforçar a importância da alimentação saudável, conectando com a atividade 'Alimentação Saudável'. Ele pode dizer: "Quando classificamos os alimentos em saudáveis e não saudáveis, vimos que os alimentos saudáveis são aqueles que nos dão os nutrientes que nosso corpo precisa para funcionar bem".

  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos):

    3.1 Para encerrar a aula, o professor pode propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. Ele pode fazer isso através de duas perguntas simples: "O que vocês acharam mais interessante sobre o sistema digestório?" e "Como vocês podem usar o que aprenderam hoje para cuidar melhor da sua saúde?".

    3.2 O professor deve dar um minuto para os alunos pensarem sobre as perguntas e, em seguida, pedir a alguns deles para compartilharem suas respostas com a turma.

    3.3 O objetivo dessa reflexão é fazer com que os alunos internalizem o que aprenderam e percebam a relevância do conteúdo para suas vidas.

Observações:

  • O professor deve monitorar a discussão em grupo, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e que o ambiente seja respeitoso e acolhedor para todas as opiniões.
  • O professor deve reforçar que não existem respostas certas ou erradas para as perguntas de reflexão, pois o objetivo é que os alunos expressem suas próprias opiniões e sentimentos.
  • O professor deve encorajar os alunos a continuarem aprendendo sobre o sistema digestório em casa, seja através de livros, vídeos, jogos interativos ou conversas com seus familiares.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos):

    1.1 O professor inicia a conclusão fazendo um resumo dos principais pontos abordados na aula. Ele pode começar relembrando a função do sistema digestório, que é transformar os alimentos que comemos em substâncias que nosso corpo pode usar para crescer e se manter saudável.

    1.2 Em seguida, o professor recapitula as partes do sistema digestório (boca, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso) e os processos de digestão que ocorrem em cada uma delas.

    1.3 O professor também reforça a importância da mastigação, do suco gástrico, da absorção de nutrientes e da formação das fezes para o funcionamento adequado do sistema digestório.

    1.4 O professor finaliza o resumo destacando a importância da alimentação saudável para a manutenção da saúde e do bom funcionamento do sistema digestório.

  2. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    2.1 O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o sistema digestório. Isso pode incluir livros, sites, vídeos educativos e aplicativos interativos.

    2.2 Ele pode, por exemplo, recomendar o livro "O Corpo Humano" da série "Descobrindo o Mundo", que tem ilustrações coloridas e explicações simples e claras sobre o funcionamento do corpo humano.

    2.3 Outra sugestão pode ser o site "Kids Health" (www.kidshealth.org), que oferece informações sobre a saúde das crianças de maneira acessível e divertida.

  3. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos):

    3.1 O professor destaca como as atividades práticas realizadas na aula ajudaram a reforçar o aprendizado teórico. Ele ressalta que a atividade "Caminho da Digestão" permitiu aos alunos visualizarem o percurso que a comida faz no sistema digestório, enquanto a atividade "Fábrica de Digestão" proporcionou uma compreensão mais concreta dos processos de digestão.

    3.2 Além disso, o professor menciona como a atividade "Alimentação Saudável" ajudou a conectar o conteúdo da aula com a vida cotidiana dos alunos, mostrando a importância de fazer boas escolhas alimentares.

  4. Importância do Assunto (1 minuto):

    4.1 Por fim, o professor encerra a aula reforçando a importância do assunto estudado. Ele explica que, ao entender como o sistema digestório funciona, os alunos podem tomar decisões mais conscientes sobre sua alimentação e cuidar melhor da sua saúde.

    4.2 O professor também menciona que o conhecimento sobre o sistema digestório é fundamental para a compreensão de outros tópicos de ciências e para a formação de uma visão integrada do corpo humano.

Observações:

  • O professor deve garantir que o final da aula seja calmo e organizado, permitindo que os alunos absorvam os conceitos aprendidos e reflitam sobre eles.
  • O professor deve encorajar os alunos a explorar os materiais extras em casa, lembrando-os que o aprendizado não se limita ao tempo de aula e que eles podem continuar aprofundando seus conhecimentos sobre o sistema digestório e outros assuntos.
  • O professor deve reforçar que todas as perguntas e dúvidas são bem-vindas e que ele está disponível para esclarecer qualquer ponto que os alunos possam não ter entendido completamente.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies