Entrar

Plano de aula de Sistema Respiratório

Ciências

Original Teachy

''EF05CI06''

Sistema Respiratório

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender a importância do sistema respiratório para a vida humana: Os alunos devem ser capazes de entender que o sistema respiratório é essencial para nossa sobrevivência, permitindo a entrada de oxigênio e a saída de dióxido de carbono, que são necessários para o funcionamento do nosso corpo.

  2. Identificar as principais partes do sistema respiratório: Os alunos devem ser capazes de identificar e nomear as principais partes do sistema respiratório, como o nariz, a garganta, a traqueia, os pulmões e o diafragma. Eles também devem ser capazes de descrever a função de cada uma dessas partes.

  3. Compreender o processo de respiração: Os alunos devem ser capazes de descrever, em termos simples, como ocorre o processo de respiração. Isso inclui a inalação, onde o ar rico em oxigênio entra no corpo, e a exalação, onde o ar rico em dióxido de carbono é liberado do corpo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre o que eles já aprenderam sobre o corpo humano e a importância de manter nosso corpo saudável. Pode-se perguntar aos alunos quais partes do corpo eles conhecem, como elas funcionam e por que são importantes. (5 minutos)

  2. Situações Problema: Em seguida, o professor deve apresentar duas situações problema que irão instigar a curiosidade dos alunos sobre o sistema respiratório.

    • A primeira situação problema pode ser: "Imagine que você está correndo e de repente precisa parar e descansar. Por que você está respirando tão rápido e com força? O que está acontecendo dentro do seu corpo?"

    • A segunda situação problema pode ser: "E se você estiver correndo e alguém tampar o seu nariz e boca, o que você acha que vai acontecer? Por que isso é perigoso?" (5 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve explicar que nosso corpo precisa de oxigênio para funcionar corretamente e que a respiração é a forma como obtemos esse oxigênio. Da mesma forma, precisamos nos livrar do dióxido de carbono, que é um resíduo do nosso corpo. O professor pode usar exemplos do dia a dia, como o ato de correr, para ilustrar a importância do sistema respiratório. (5 minutos)

  4. Introdução ao tópico: O professor deve então introduzir o tópico da aula, explicando que eles irão aprender mais sobre o sistema que nos permite respirar, chamado sistema respiratório. Pode-se dizer que o sistema respiratório é como uma máquina de ar dentro do nosso corpo, que nos ajuda a respirar e a viver. Além disso, o professor pode mencionar que este é um dos sistemas mais importantes do corpo humano, sem o qual não poderíamos viver. (5 minutos)

Desenvolvimento (25 - 30 minutos)

  1. Explicação sobre o sistema respiratório (10 - 15 minutos)

    • O professor deve começar explicando que o sistema respiratório é composto por várias partes, como o nariz, a boca, a garganta, a laringe, a traqueia, os brônquios, os pulmões e o diafragma.

    • Deve-se identificar cada parte no corpo da criança, se possível, ou em um modelo anatômico se estiver disponível.

    • A função de cada parte deve ser explicada de forma clara e simples. Por exemplo, o nariz e a boca são as portas de entrada do ar no nosso corpo, a garganta e a laringe ajudam a guiar o ar para a traqueia, que é como um tubo que leva o ar para os pulmões. Os pulmões são como balões que se enchem de ar quando respiramos e esvaziam quando expiramos. O diafragma é um músculo que se contrai e relaxa para ajudar a encher e esvaziar os pulmões.

  2. Demonstração do processo de respiração (10 - 15 minutos)

    • O professor deve então demonstrar o processo de respiração para os alunos. Para fazer isso, ele pode pedir aos alunos que coloquem uma mão no peito e outra no abdômen.

    • O professor deve então mostrar como, quando inspiramos, o ar entra pelo nariz ou pela boca, passa pela garganta, pela laringe, pela traqueia, pelos brônquios e finalmente chega aos pulmões. Durante a inspiração, o diafragma se contrai e desce, expandindo a cavidade torácica (caixa torácica) para permitir a entrada de ar nos pulmões. Durante a expiração, o diafragma relaxa e se eleva, reduzindo o espaço na caixa torácica e forçando o ar a sair dos pulmões.

    • O professor deve repetir esse processo de inspiração e expiração algumas vezes, para que os alunos possam ver e sentir o que está acontecendo durante a respiração.

    • Enquanto faz a demonstração, o professor deve explicar que, quando inspiramos, estamos trazendo oxigênio para o nosso corpo, que é usado para queimar os alimentos que comemos e nos dá energia. E quando expiramos, estamos liberando dióxido de carbono, que é um resíduo do nosso corpo.

  3. Atividade Interativa: "O Corredor" (5 - 10 minutos)

    • Para reforçar o entendimento dos alunos sobre o sistema respiratório, o professor pode propor uma atividade chamada "O Corredor".

    • Nesta atividade, os alunos irão simular o processo de respiração, agindo como se estivessem correndo. Eles irão inspirar e expirar profundamente, movimentando os braços e o tronco para cima e para baixo, como se estivessem correndo.

    • Durante a atividade, o professor pode fazer perguntas, como: "O que vocês sentem quando inspiram profundamente? E quando expiram?" ou "Por que acham que o ar entra e sai dos nossos pulmões quando respiramos?"

  4. Atividade Interativa: "A Parada do Ar" (5 - 10 minutos)

    • Para complementar as atividades interativas, o professor pode propor a atividade "A Parada do Ar".

    • Nesta atividade, os alunos irão relembrar a importância de respirar, pois irão simular a sensação de não poder respirar. Eles vão prender a respiração por alguns segundos, para entender o desconforto que é não conseguir respirar.

    • Após a atividade, o professor pode fazer perguntas, como: "Como vocês se sentiram quando não podiam respirar? Por que acham que isso é perigoso?".

  5. Discussão e conclusão (5 - 10 minutos)

    • Ao final das atividades, o professor deve promover uma discussão em sala de aula, perguntando aos alunos o que eles aprenderam com as atividades e como se sentiram ao fazer as simulações.

    • O professor deve então fazer um resumo dos principais pontos da aula, reforçando a importância do sistema respiratório para a vida humana e como ele funciona.

    • Por fim, o professor deve reiterar a importância de cuidar do sistema respiratório e da saúde em geral, lembrando aos alunos sobre a importância de respirar ar puro, fazer exercícios físicos e manter uma alimentação saudável.

    • O professor também pode sugerir que os alunos façam uma pesquisa em casa sobre o sistema respiratório e como manter a saúde dos pulmões. (5 - 10 minutos)

Retorno (5 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos em um círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo deve compartilhar o que aprendeu durante as atividades "O Corredor" e "A Parada do Ar".

    • O professor pode fazer perguntas direcionadas para cada grupo, como: "O que vocês sentiram durante a atividade 'O Corredor'?" ou "Por que acham que é perigoso não conseguir respirar, como na atividade 'A Parada do Ar'?".

  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos)

    • Após as apresentações dos grupos, o professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada no início da aula.

    • Por exemplo, o professor pode dizer: "Durante a atividade 'O Corredor', nós simulamos o processo de respiração. Quando corremos, nosso corpo precisa de mais oxigênio para fornecer a energia que precisamos. Por isso, respiramos mais rápido e com mais força. Já na atividade 'A Parada do Ar', nós pudemos sentir o desconforto de não conseguir respirar. Isso acontece porque nosso corpo precisa de oxigênio para viver. Por isso, é muito importante cuidar do nosso sistema respiratório e sempre respirar ar puro".

  3. Reflexão (1 - 3 minutos)

    • Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. O professor pode fazer duas perguntas simples para essa reflexão:

      1. "O que vocês acharam mais interessante sobre o sistema respiratório? Por quê?"
      2. "Por que é importante cuidar do nosso sistema respiratório?"
    • O professor deve dar um minuto para os alunos pensarem sobre as respostas antes de compartilhá-las com a classe.

  4. Verificação do aprendizado (1 - 2 minutos)

    • O professor deve ouvir as respostas dos alunos e elogiar suas contribuições. Ele pode então reforçar a importância do sistema respiratório e da saúde em geral, e como o que eles aprenderam na aula pode ser aplicado em suas vidas diárias.

    • Por fim, o professor pode encorajar os alunos a continuarem aprendendo sobre o corpo humano e a importância de manter-se saudável, sugerindo que eles conversem com seus pais ou façam pesquisas adicionais em casa. (5 - 10 minutos)

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Recapitulação dos conteúdos (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a conclusão recapitulando os principais pontos abordados na aula sobre o sistema respiratório. Ele deve revisar as partes do sistema respiratório, suas funções e o processo de respiração.

    • O professor pode usar imagens ou desenhos no quadro para ajudar a reforçar a memória visual dos alunos.

    • O professor deve perguntar aos alunos se eles se lembram das partes do sistema respiratório e suas funções, incentivando-os a responder e ajudando aqueles que têm dificuldade de lembrar.

  2. Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos)

    • O professor deve então explicar novamente como as atividades práticas "O Corredor" e "A Parada do Ar" se conectam com a teoria apresentada na aula.

    • Ele pode reforçar que, durante a atividade "O Corredor", eles simularam o processo de respiração e puderam ver e sentir como o ar entra e sai dos pulmões. E durante a atividade "A Parada do Ar", eles puderam entender a importância de respirar e como é desconfortável não conseguir respirar.

    • O professor pode perguntar aos alunos se eles conseguem ver a conexão entre as atividades práticas e a teoria, incentivando-os a pensar criticamente.

  3. Sugestão de materiais extras (1 - 2 minutos)

    • O professor pode então sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o sistema respiratório.

    • Ele pode recomendar livros, sites, vídeos educacionais ou aplicativos interativos que tenham informações adicionais sobre o sistema respiratório e a importância de cuidar da saúde dos pulmões.

    • O professor deve lembrar aos alunos que aprender é um processo contínuo e que eles são responsáveis por seu próprio aprendizado.

  4. Importância do assunto para a vida cotidiana (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância do sistema respiratório para a vida cotidiana. Ele deve lembrar aos alunos que a respiração é uma função vital do corpo humano e que sem oxigênio, não seríamos capazes de viver.

    • Ele pode explicar que o sistema respiratório é como a "máquina de ar" do nosso corpo, que nos permite respirar e viver.

    • Além disso, o professor pode ressaltar que cuidar do sistema respiratório é essencial para manter uma boa saúde. Ele deve lembrar aos alunos sobre a importância de respirar ar puro, de fazer exercícios físicos e de manter uma alimentação saudável.

    • O professor pode concluir a aula reforçando a ideia de que, ao aprender sobre o sistema respiratório, os alunos estão adquirindo conhecimentos que podem ser aplicados em suas vidas diárias para se manterem saudáveis e ativos. (5 - 10 minutos)

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies