Entrar

Plano de aula de História e Memória

História

Original Teachy

''EF05HI08''

História e Memória

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a importância da História e Memória: O professor deve orientar os alunos a entender o que é a história e a memória, e como ambas são essenciais para compreender o mundo ao nosso redor. Os alunos devem ser capazes de explicar, em suas próprias palavras, o que é História e Memória.

  2. Distinguir entre o passado e o presente: O professor deve ajudar os alunos a diferenciar o passado do presente, destacando que a história é o registro do passado e que a memória é a maneira como lembramos e interpretamos esses eventos. Os alunos devem ser capazes de identificar exemplos de eventos históricos e de memória no contexto de suas vidas diárias.

  3. Explorar a história e memória em diferentes contextos: O professor deve encorajar os alunos a reconhecer a presença da história e da memória em seu ambiente imediato, como em suas casas, escola, bairro e cidade. Os alunos devem ser capazes de identificar e descrever exemplos de história e memória em diferentes contextos.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Relembrando conteúdos: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre o que eles já aprenderam em aulas anteriores, especialmente sobre o conceito de tempo e como ele é dividido em passado, presente e futuro. Isso ajudará a preparar o terreno para a introdução do conceito de história e memória.

  2. Situações Problema: O professor deve então apresentar duas situações que desafiem os alunos a pensar sobre o passado e o presente:

    • Primeiro, o professor pode perguntar aos alunos como eles acham que era a vida de seus pais ou avós quando tinham a idade deles.
    • Em seguida, o professor pode mostrar aos alunos duas fotos, uma antiga e uma recente, do prédio da escola e perguntar o que eles acham que mudou e por quê.
  3. Contextualização da Importância: O professor deve explicar que entender o passado, a história e a memória é muito importante para entendermos o mundo em que vivemos hoje. Por exemplo, ao estudar a história de nossa cidade, podemos entender como ela se desenvolveu e por que certas coisas são do jeito que são. Da mesma forma, ao lembrar e aprender com o passado, podemos tomar decisões melhores para o futuro.

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar duas curiosidades ou histórias breves:

    • A primeira pode ser sobre como pessoas de diferentes culturas e épocas registraram sua história e memória, como as pinturas rupestres dos nossos antepassados ou os diários e fotografias que usamos hoje.
    • A segunda curiosidade pode ser sobre como a memória é importante em nossas vidas diárias, como quando usamos a memória para lembrar como fazer algo, como andar de bicicleta, ou para lembrar eventos especiais, como nossos aniversários.

Ao final da introdução, os alunos devem estar cientes da importância da história e memória, e estar motivados para explorar mais sobre o assunto na atividade principal.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Nesta etapa, os alunos assumirão o papel de "detetives do passado" e "curadores da memória", realizando duas atividades práticas. O professor deve dividir a turma em grupos pequenos (de 4 a 6 alunos por grupo) para facilitar a colaboração e o diálogo. As duas atividades propostas são:

Atividade 1: "A Linha do Tempo"

  1. O professor deve fornecer a cada grupo uma grande folha de papel, canetas coloridas, e uma seleção de imagens (fotografias antigas, desenhos, imagens de eventos históricos, etc.).
  2. Cada grupo deve criar uma "Linha do Tempo" que representa a história de um objeto ou lugar familiar para eles, como a escola, o bairro, suas famílias, etc.
  3. Eles devem usar as imagens fornecidas e/ou desenhos próprios para ilustrar eventos passados e presentes ao longo da linha do tempo.
  4. Durante a atividade, o professor deve circular pela sala, incentivando a discussão e o compartilhamento de ideias entre os membros do grupo.

Atividade 2: "Caça às Memórias"

  1. O professor deve fornecer a cada grupo um conjunto de cartas com palavras ou frases que evocam memórias (exemplos: "férias", "amigos", "aniversário", "família", etc.).
  2. Cada grupo deve usar as cartas para criar uma história que represente suas memórias relacionadas ao objeto ou lugar escolhido na atividade anterior.
  3. Eles podem desenhar ou escrever suas histórias em folhas de papel.
  4. Nesta atividade também, o professor deve circular pela sala, facilitando a discussão e o compartilhamento de ideias.

Ambas as atividades são projetadas para ajudar os alunos a entender e aplicar o conceito de história e memória de uma maneira prática e envolvente. O professor deve garantir que os alunos estejam se divertindo, ao mesmo tempo em que estão aprendendo.

Ao final das atividades, o professor deve promover uma discussão em sala para que cada grupo apresente suas linhas do tempo ou suas histórias, permitindo que todos os alunos possam aprender com as experiências dos outros grupos e reforçando a aprendizagem colaborativa.

O professor deve estar preparado para responder a perguntas, corrigir conceitos incorretos e reforçar os principais pontos de aprendizagem.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos): O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo e abrir a discussão para que cada grupo compartilhe suas linhas do tempo e histórias. Esta é uma oportunidade para os alunos ouvirem diferentes perspectivas e experiências, e para o professor reforçar os conceitos importantes da aula. Durante a discussão, o professor deve encorajar os alunos a fazer perguntas e a expressar suas opiniões.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos): Após todas as apresentações, o professor deve fazer perguntas que conectem as atividades práticas com a teoria. Por exemplo:

    • "Como a atividade da Linha do Tempo nos ajudou a entender a diferença entre passado e presente?"
    • "Como a atividade de Caça às Memórias nos ajudou a entender o conceito de memória?"
    • "Como as histórias que criamos se relacionam com a ideia de história e memória?"
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Para concluir a aula, o professor deve pedir aos alunos que reflitam silenciosamente sobre o que aprenderam. Duas perguntas simples podem guiar essa reflexão:

    • "O que foi a coisa mais interessante que você aprendeu hoje sobre a história e a memória?"
    • "Como você pode usar o que aprendeu hoje sobre a história e a memória em sua vida diária?"
  4. Compartilhando Reflexões (2 - 3 minutos): Após um minuto de reflexão, o professor deve pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a turma. Essa é uma oportunidade para os alunos aprenderem uns com os outros e para o professor avaliar a compreensão e o engajamento dos alunos com o tópico.

Durante todo o retorno, o professor deve criar um ambiente de respeito e encorajamento, valorizando todas as contribuições dos alunos e corrigindo qualquer mal-entendido de maneira construtiva.

Ao final da aula, os alunos devem ter uma compreensão clara da importância da história e memória, ser capazes de diferenciar entre o passado e o presente, e reconhecer a presença da história e memória em seu ambiente imediato. Além disso, eles devem ter tido a oportunidade de aplicar esses conceitos de maneira prática e criativa, através das atividades "A Linha do Tempo" e "Caça às Memórias".

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos): O professor deve começar esta etapa resumindo os principais pontos da aula, reiterando a definição de história e memória, a diferença entre passado e presente, e a presença da história e memória em diferentes contextos. Esse resumo ajuda a consolidar o aprendizado dos alunos e a reforçar os conceitos fundamentais que foram abordados.

  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos): O professor deve então destacar como as atividades práticas realizadas durante a aula ajudaram os alunos a entender melhor a teoria. Por exemplo, o professor pode apontar como a atividade da Linha do Tempo permitiu aos alunos visualizar a passagem do tempo e os eventos históricos, enquanto a atividade de Caça às Memórias ajudou a ilustrar o conceito de memória.

  3. Materiais Complementares (1 minuto): Para aprofundar o aprendizado, o professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos explorarem em casa. Isso pode incluir livros infantis sobre história, documentários ou vídeos educativos online, ou visitas virtuais a museus ou locais históricos. O professor pode também sugerir atividades práticas para os alunos fazerem em casa, como pesquisar a história de sua cidade ou família, ou criar um diário de memórias.

  4. Importância do Assunto (1 minuto): Para concluir, o professor deve reforçar a importância da história e memória no dia a dia dos alunos. O professor pode explicar que, ao compreender a história e a memória, os alunos podem apreciar melhor o mundo ao seu redor, entender por que as coisas são como são, e tomar decisões informadas para o futuro. O professor também pode enfatizar que a história e a memória não são apenas assuntos para a escola, mas são relevantes em todas as áreas da vida, desde a política e a cultura até a vida familiar e pessoal.

Ao final da aula, os alunos devem ter uma compreensão clara do que é a história e a memória, da diferença entre o passado e o presente, e da presença da história e memória em diferentes contextos. Além disso, eles devem estar motivados a continuar aprendendo sobre o assunto e a aplicar seu conhecimento em suas vidas diárias.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies