Entrar

Plano de aula de História e Memória

História

Original Teachy

''EF05HI08''

História e Memória

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o conceito de história e memória: O professor deve introduzir o conceito de história e memória de forma simples e clara, explicando que a história é o estudo do passado e que a memória é a maneira como lembramos e interpretamos o que aconteceu no passado.

  2. Identificar diferentes fontes históricas: Os alunos devem aprender a reconhecer diferentes fontes de informação histórica, como livros, fotografias, documentos, objetos antigos, histórias de pessoas mais velhas, entre outros. O professor pode trazer exemplos concretos para a sala de aula e pedir aos alunos que identifiquem a fonte histórica em cada caso.

  3. Compreender a importância da história e memória: Os alunos devem entender que a história e a memória são importantes para entender o presente e planejar o futuro. O professor pode explicar como o conhecimento do passado nos ajuda a entender por que as coisas são como são hoje e a tomar decisões informadas para o futuro.

Objetivos secundários:

  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela história e memória.
  • Desenvolver habilidades de observação e análise de diferentes fontes de informação.
  • Promover o respeito e a valorização da diversidade cultural e histórica.

O professor deve explicar claramente esses objetivos aos alunos no início da aula, para que eles saibam o que se espera deles e para que possam direcionar seu aprendizado de acordo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre o que eles já aprenderam sobre o tempo (passado, presente e futuro) e sobre como as coisas mudam ao longo do tempo. Isso irá prepará-los para entender o conceito de história e memória.

  2. Situações problema: O professor pode então apresentar duas situações problema para os alunos. A primeira pode ser: "Se você encontrasse um objeto estranho no quintal da sua casa, como você poderia descobrir o que é e de onde veio?" A segunda situação pode ser: "Se você quisesse descobrir como era a vida dos seus avós quando eles eram crianças, o que você faria?" Essas situações irão introduzir a importância das fontes históricas e da memória.

  3. Contextualização: O professor pode então explicar para os alunos que a história não é apenas sobre reis e rainhas, batalhas e datas, mas também sobre a vida das pessoas comuns, como eles e suas famílias. Ele pode dar exemplos de como a história pode nos ajudar a entender coisas do nosso dia a dia, como por que comemos determinados alimentos, por que falamos certas palavras, por que usamos certas roupas, etc.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: O professor pode contar duas histórias curtas para chamar a atenção dos alunos. A primeira pode ser sobre um objeto antigo que o professor encontrou e que o ajudou a descobrir algo interessante sobre a história da cidade. A segunda história pode ser sobre como o professor usou as histórias contadas por seus avós para escrever um livro sobre a história da sua família. Essas histórias irão ilustrar de forma concreta os conceitos de fontes históricas e memória.

  5. Introdução ao tópico: Por fim, o professor pode introduzir o tópico da aula dizendo: "Hoje, vamos aprender mais sobre a história e a memória. Vamos descobrir como podemos aprender sobre o passado e por que isso é importante. E vamos fazer isso de uma maneira muito divertida, explorando objetos antigos, ouvindo histórias, e até mesmo criando as nossas próprias histórias!".

O professor deve utilizar essa etapa introdutória para criar um clima de curiosidade e entusiasmo entre os alunos, despertando o interesse deles pelo tópico da aula.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Caça ao Tesouro Histórico":

    • Essa é uma atividade que pode ser feita em grupo. O professor deve distribuir para cada grupo uma caixa ou sacola com vários objetos (que podem ser brinquedos, utensílios domésticos, roupas antigas, fotografias antigas, livros, etc.). Cada grupo receberá também uma lista de perguntas sobre os objetos, por exemplo: "O que você acha que isso era usado? Quem você acha que usava? Como você acha que era a vida dessa pessoa?".
    • Os alunos devem então explorar os objetos, discutir em grupo e tentar responder às perguntas. O professor deve circular pela sala, orientando e ajudando os grupos quando necessário.
    • Ao final da atividade, cada grupo deve compartilhar suas descobertas e conclusões com a turma. O professor deve reforçar a importância das fontes históricas e da memória para entender o passado.
  2. Atividade "Museu da Turma":

    • Essa é uma atividade que também pode ser feita em grupo. O professor deve propor aos alunos que eles criem um "Museu da Turma", onde cada aluno trará de casa um objeto antigo (que pode ser um brinquedo, um livro, uma fotografia, um objeto da casa dos avós, etc.) e irá apresentá-lo aos colegas.
    • Antes da apresentação, o professor deve orientar os alunos a pesquisar em casa sobre o objeto e a história por trás dele, por exemplo, quem deu o objeto, por que ele é importante para a família, etc. Isso irá incentivar a pesquisa e o uso da memória.
    • Durante as apresentações, os alunos devem explicar o objeto, sua história e por que ele é importante para eles e para sua família. O professor deve promover a escuta atenta e o respeito entre os alunos, reforçando a importância de todas as histórias e memórias.
  3. Atividade "Jogo da Memória Histórico":

    • O professor pode preparar um jogo da memória com imagens de diferentes períodos históricos (que podem ser desenhos, fotografias, etc.) e seus respectivos nomes e datas (por exemplo, "Revolução Industrial", "Independência do Brasil", "Primeira Guerra Mundial", etc.).
    • Os alunos devem jogar o jogo da memória em grupos, tentando combinar as imagens com seus respectivos nomes e datas. O professor deve circular pela sala, incentivando a cooperação e a discussão entre os alunos.
    • Ao final do jogo, o professor deve explicar brevemente cada período histórico, ligando-o ao presente e reforçando a importância da história e da memória para nosso entendimento do mundo.

O professor deve escolher uma das atividades acima (ou adaptá-las conforme a necessidade) e guiá-la conforme a estrutura sugerida. A escolha da atividade deve ser baseada no nível de interesse e participação da turma, bem como na adequação dos materiais disponíveis. O objetivo é sempre promover a aprendizagem ativa, lúdica e cooperativa, de modo a engajar todos os alunos.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo:

    • O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar o que aprendeu com a atividade que realizou. Eles podem mostrar os objetos que encontraram ou trouxeram de casa, contar as histórias que descobriram ou criaram, e falar sobre as conclusões a que chegaram.
    • Durante a discussão, o professor deve encorajar os alunos a fazerem perguntas uns aos outros e a expressarem suas opiniões e sentimentos. Ele deve também reforçar a importância de respeitar e valorizar a diversidade de experiências e perspectivas.
  2. Conexão com a Teoria:

    • Após a discussão das atividades, o professor deve retomar os conceitos de história e memória, explicando como eles foram aplicados nas atividades. Ele pode perguntar aos alunos: "Como os objetos que vocês exploraram ou trouxeram de casa são fontes de história? Como a memória foi importante para entender a história desses objetos?".
    • O professor deve também reforçar a importância do estudo da história e da memória para entender o mundo e tomar decisões informadas. Ele pode perguntar: "Por que é importante saber sobre o passado? Como o conhecimento do passado pode nos ajudar a viver melhor no presente e a planejar o futuro?".
  3. Reflexão Final:

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma breve reflexão sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples: "O que foi a coisa mais interessante que vocês descobriram hoje? Por que vocês acham que é importante aprender sobre o passado?".
    • Os alunos devem ter um minuto para pensar em suas respostas e, em seguida, podem compartilhá-las com a turma se se sentirem confortáveis. O professor deve ouvir atentamente as respostas dos alunos e elogiar seus esforços e conquistas.

O professor deve utilizar essa etapa de retorno para avaliar o aprendizado dos alunos, reforçar os conceitos-chave da aula e promover a reflexão e a valorização do aprendizado. Ele deve manter um ambiente de respeito e apoio, encorajando todos os alunos a participar e a expressar suas ideias e sentimentos.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Recapitulação dos Conteúdos:

    • O professor deve começar a conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Ele pode dizer: "Hoje, aprendemos sobre o que é história e memória, como podemos usar diferentes fontes para aprender sobre o passado, e por que isso é importante para entender o presente e planejar o futuro.".
    • Ele pode fazer perguntas para os alunos para verificar o quanto eles conseguem relembrar do que foi aprendido. Por exemplo: "Quem pode me dizer uma fonte histórica que usamos na nossa atividade?" ou "Por que é importante conhecer a história e a memória?".
  2. Conexão entre Teoria e Prática:

    • O professor deve explicar como as atividades práticas realizadas em sala de aula ajudaram a entender melhor os conceitos teóricos. Ele pode dizer: "Ao explorar os objetos antigos, ouvir as histórias uns dos outros e jogar o jogo da memória, nós conseguimos ver na prática como a história e a memória funcionam e como podemos aprender com elas.".
    • Ele pode ainda destacar como a atividade de criação do "Museu da Turma" permitiu aos alunos conectar o passado com o presente e valorizar a diversidade de experiências e memórias.
  3. Sugestões de Materiais Complementares:

    • O professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos que queiram aprofundar seu conhecimento sobre o assunto. Por exemplo, livros de história adequados para a idade deles, documentários ou filmes históricos, visitas a museus locais, conversas com familiares mais velhos, etc. Ele pode dizer: "Se vocês gostaram de aprender sobre história e memória, eu recomendo que vocês explorem mais sobre o assunto em casa. Aqui estão algumas sugestões de materiais que vocês podem usar.".
    • O professor pode preparar uma lista de sugestões para distribuir aos alunos, ou pode simplesmente anotar as sugestões no quadro, dependendo dos recursos disponíveis.
  4. Importância do Assunto para o Dia a Dia:

    • Por fim, o professor deve ressaltar a relevância do que foi aprendido para a vida cotidiana dos alunos. Ele pode dizer: "Agora que sabemos um pouco mais sobre história e memória, podemos entender melhor por que as coisas são como são hoje. Podemos entender melhor nossas famílias, nossa comunidade, nosso país e o mundo. Podemos também tomar decisões mais informadas para o futuro.".
    • Ele pode ainda dar exemplos concretos de como o conhecimento do passado pode ser útil no dia a dia, como por exemplo, para entender tradições culturais, para apreciar a diversidade, para resolver problemas, etc.

O professor deve encerrar a aula reforçando que o aprendizado é um processo contínuo e que ele está sempre disponível para ajudar os alunos a explorar mais sobre o maravilhoso mundo da história e da memória. Ele deve também parabenizar os alunos pelo seu empenho e participação, encorajando-os a continuar curiosos e interessados em aprender.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies