Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Animais domésticos

Inglês

Original Teachy

Vocabulário: Animais domésticos

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Vocabulário: Animais domésticos

Palavras ChaveVocabulário, Animais Domésticos, Inglês, 5º Ano, Habilidades Socioemocionais, RULER, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Meditação Guiada, Diário de Animais, Reflexão Emocional
Materiais NecessáriosQuadro branco e marcadores, Computador com acesso à internet, Projetor, Folhas de papel para o diário, Canetas e lápis de cor, Imagens de animais domésticos, Materiais de pesquisa (livros, revistas, etc.), Folhas de papel para metas pessoais, Lápis e borracha
Códigos BNCC-
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Objetivos

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tema da aula, estabelecendo uma base clara para o vocabulário de animais domésticos em inglês. Além disso, esta etapa visa preparar os alunos para a integração de habilidades socioemocionais, como o autoconhecimento e a empatia, durante o aprendizado. Isso será feito utilizando o método RULER para garantir que os alunos não apenas adquiram conhecimento linguístico, mas também desenvolvam habilidades emocionais essenciais.

Objetivos Principais

1. Reconhecer e nomear corretamente os animais domésticos mais comuns em inglês.

2. Desenvolver habilidades socioemocionais através do método RULER, aplicando o aprendizado de vocabulário ao autoconhecimento e à empatia.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Meditação Guiada para Concentração

A atividade de aquecimento emocional escolhida é a Meditação Guiada. Esta prática envolve conduzir os alunos através de uma série de instruções que ajudam a focar a mente, relaxar o corpo e trazer a atenção para o momento presente. A meditação guiada é eficaz para promover a concentração, reduzir o estresse e aumentar a consciência emocional.

1. Preparação do Ambiente: Peça aos alunos para se sentarem confortavelmente em suas cadeiras com os pés apoiados no chão e as mãos repousando sobre os joelhos ou no colo.

2. Feche os Olhos: Instrua os alunos a fecharem os olhos para minimizar distrações visuais e ajudarem a focar internamente.

3. Respiração Profunda: Oriente os alunos a respirarem profundamente pelo nariz, enchendo os pulmões de ar e depois soltando o ar lentamente pela boca. Repita isso 3 vezes.

4. Atenção ao Corpo: Peça aos alunos que direcionem a atenção para diferentes partes do corpo, começando pelos dedos dos pés e subindo lentamente até a cabeça, notando quaisquer sensações de tensão ou relaxamento.

5. Visualização de um Lugar Calmo: Conduza os alunos a imaginarem um lugar tranquilo e seguro, como um jardim ou uma praia, onde eles se sintam felizes e relaxados. Descreva o cenário com detalhes para ajudar na visualização.

6. Mantra de Foco: Introduza um mantra simples como 'Eu estou calmo' ou 'Eu estou focado' e peça aos alunos que repitam mentalmente enquanto continuam a respirar profundamente.

7. Retorno ao Ambiente: Gradualmente, traga a atenção dos alunos de volta ao ambiente da sala de aula, pedindo que mexam os dedos das mãos e dos pés, abram os olhos lentamente e façam uma última respiração profunda.

Contextualização do Conteúdo

O vocabulário sobre animais domésticos não apenas enriquece o aprendizado da língua inglesa, mas também nos conecta a experiências emocionais cotidianas. Por exemplo, muitos de nós temos animais de estimação em casa, que são fontes de alegria, conforto e responsabilidade. Ao aprender sobre esses animais, podemos refletir sobre como eles afetam nossas emoções e como cuidamos deles, desenvolvendo habilidades como empatia e responsabilidade.

Estabelecer uma relação emocional com os animais domésticos também nos ajuda a entender melhor nossos próprios sentimentos e os dos outros. Ao nomear e expressar corretamente as emoções associadas a esses animais, como a felicidade ao brincar com um cachorro ou a tranquilidade ao acariciar um gato, promovemos um ambiente de aprendizagem mais rico e emocionalmente inteligente.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (20 - 25 minutos)

1. Vocabulário de Animais Domésticos: Explique aos alunos que animais domésticos são aqueles que vivem com humanos e são mantidos como animais de estimação. Exemplos incluem cachorros (dogs), gatos (cats), coelhos (rabbits), hamsters (hamsters), peixes (fish) e pássaros (birds).

2. Definições e Exemplos: Dog: Um cachorro é um animal que pode ser um grande amigo e é conhecido por sua lealdade. Cat: Um gato é um animal independente que gosta de explorar e é conhecido por seu ronronar. Rabbit: Um coelho é um animal pequeno que gosta de roer e pode ser muito fofo. Hamster: Um hamster é um roedor pequeno que vive em gaiolas e gosta de correr em rodas. Fish: Um peixe é um animal aquático que vive em aquários e pode ser colorido. Bird: Um pássaro é um animal que pode voar e muitas vezes canta ou imita sons.

3. Analogias e Comparações: Compare os animais domésticos com animais selvagens para ajudar os alunos a entenderem melhor. Por exemplo, um lobo é um parente selvagem de um cachorro, e um leão é um grande gato selvagem.

4. Atividades Cotidianas: Discuta como cuidar desses animais, como alimentá-los, limpá-los e brincar com eles. Isso ajudará os alunos a relacionarem o vocabulário com ações práticas e sentimentos de responsabilidade e empatia.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (35 - 40 minutos)

Criando um Diário de Animais Domésticos

Nesta atividade, os alunos criarão um diário em inglês sobre os animais domésticos. Eles deverão escolher um animal doméstico e escrever sobre ele, incluindo descrições físicas, hábitos alimentares, atividades favoritas e como esses animais os fazem sentir. O diário ajudará os alunos a praticar o vocabulário recém-aprendido e a refletir sobre suas emoções e responsabilidades relacionadas aos animais de estimação.

1. Escolha do Animal: Peça aos alunos que escolham um animal doméstico sobre o qual gostariam de escrever.

2. Pesquisa e Esboço: Instrua os alunos a fazerem uma breve pesquisa sobre seu animal escolhido e esboçar algumas notas sobre suas características, hábitos e cuidados necessários.

3. Escrita no Diário: Oriente os alunos a escreverem uma entrada detalhada no diário. Eles devem incluir a descrição física do animal, seus hábitos alimentares, suas atividades favoritas e como cuidar dele.

4. Reflexão Emocional: Peça aos alunos que escrevam sobre como o animal os faz sentir. Eles devem usar palavras emocionais apropriadas como 'feliz', 'calmo', 'relaxado' ou 'responsável'.

5. Ilustração: Incentive os alunos a desenharem ou colarem uma imagem do animal no diário para torná-lo mais visual.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a conclusão do diário, promova uma discussão em grupo usando o método RULER.

Recognize: Peça aos alunos que compartilhem suas descrições e emoções associadas aos animais. Pergunte como eles se sentiram ao escrever e se houve alguma emoção nova que reconheceram.

Understand: Discuta as causas e consequências dessas emoções. Por exemplo, pergunte por que brincar com um cachorro pode fazer alguém se sentir feliz e como a responsabilidade de cuidar de um animal pode afetar suas emoções.

Label: Incentive os alunos a nomearem corretamente as emoções que sentiram durante a atividade. Eles podem usar palavras como 'alegria', 'calma', 'amor', 'responsabilidade'.

Express: Pergunte aos alunos como eles expressaram essas emoções durante a escrita e no dia a dia. Eles podem compartilhar histórias de como demonstram amor e cuidado por seus animais.

Regulate: Discuta estratégias para regular emoções negativas que possam surgir, como frustração ao cuidar de animais. Incentive os alunos a pensarem em formas positivas de lidar com essas emoções, como pedir ajuda ou tomar um tempo para relaxar.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Sugira aos alunos que escrevam uma breve reflexão sobre os desafios que enfrentaram durante a aula e como geriram suas emoções. Eles podem descrever situações específicas, como a dificuldade em lembrar de um vocabulário novo ou a frustração ao desenhar o animal no diário. Alternativamente, promova uma discussão em grupo onde cada aluno compartilhe um desafio enfrentado e como lidou com suas emoções, incentivando o uso do método RULER.

Objetivo: O objetivo desta atividade é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Essa reflexão permitirá que eles reconheçam suas emoções, compreendam suas causas e consequências, e desenvolvam habilidades para nomear, expressar e regular suas emoções adequadamente, aplicando esses princípios ao contexto da aula de inglês.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para encerrar a aula, sugira que os alunos definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo aprendido. Eles podem escrever essas metas em um papel ou discuti-las em pequenos grupos. As metas podem incluir praticar o vocabulário de animais domésticos em casa, cuidar de um animal de estimação com mais responsabilidade ou usar as estratégias RULER para gerenciar suas emoções em diferentes situações.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Praticar o vocabulário de animais domésticos em inglês diariamente.

2. Cuidar de um animal de estimação com mais responsabilidade e empatia.

3. Usar as estratégias RULER para reconhecer, entender, nomear, expressar e regular emoções em diversas situações.

4. Compartilhar o aprendizado com a família e amigos, explicando o vocabulário de animais domésticos e as emoções associadas. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, incentivando-os a continuar desenvolvendo suas habilidades acadêmicas e pessoais. Ao definir metas claras, os alunos podem visualizar o progresso e aplicar o que aprenderam de forma contínua, tanto na escola quanto em suas vidas pessoais.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies