Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Familiarizar os alunos com o vocabulário relacionado ao núcleo familiar em inglês. Isso inclui palavras como "mother", "father", "brother", "sister", "grandmother", "grandfather", "aunt", "uncle" e "cousin".
-
Introduzir a estrutura gramatical utilizada para descrever o núcleo familiar em inglês. Isso inclui frases simples como "This is my father", "She is my grandmother" e "He is my brother".
-
Desenvolver a habilidade dos alunos de identificar e usar o vocabulário e a estrutura gramatical aprendidos em situações cotidianas. Isso pode incluir atividades de conversação, jogos de memória e exercícios de preenchimento de lacunas.
Ao final desta etapa, os alunos devem ser capazes de identificar e descrever membros da família em inglês, usando o vocabulário e a estrutura gramatical corretos. Eles também devem ser capazes de aplicar esse conhecimento em situações práticas.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão: O professor inicia a aula relembrando alguns vocabulários e estruturas gramaticais básicas já aprendidas pelos alunos, como cores, números e nomes de animais. Isso servirá como uma base para o novo conteúdo que será apresentado.
-
Situações Problema: O professor propõe duas situações problemas que envolvam o núcleo familiar. Por exemplo, "Imagine que você foi viajar e conheceu uma criança que fala inglês. Como você descreveria sua família para ela?" e "Seus pais estão conversando com um casal de estrangeiros. Como você apresentaria sua irmã para eles em inglês?". Isso serve para contextualizar a importância do conteúdo que será aprendido.
-
Contextualização: O professor explica que conhecer o vocabulário e a estrutura gramatical relacionados ao núcleo familiar é importante para se comunicar com pessoas de diferentes culturas e nacionalidades, além de ajudar a entender melhor músicas, filmes e livros em inglês.
-
Ganhar a Atenção dos Alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre como as famílias são diferentes ao redor do mundo. Por exemplo, na cultura chinesa, é comum que várias gerações vivam juntas na mesma casa, incluindo avós, pais e filhos. Já na cultura brasileira, é mais comum que cada família tenha sua própria casa. Outra curiosidade pode ser sobre os diferentes nomes que os membros da família podem ter em inglês, como "aunt" para tia e "cousin" para primo/prima.
-
Introdução ao Tópico: O professor introduz o tópico da aula, explicando que os alunos irão aprender a descrever o núcleo familiar em inglês. Ele pode fazer isso mostrando uma imagem de uma família e apontando para cada membro da família enquanto diz o nome em inglês. Por exemplo, "This is the mother. This is the father. This is the brother. This is the sister." Ao fazer isso, o professor também pode enfatizar o uso de pronomes para se referir aos membros da família, como "she" para mãe e "he" para pai e irmãos.
-
Transição: O professor explica que os alunos irão explorar mais sobre o núcleo familiar em inglês através de um vídeo e de atividades interativas. Ele ressalta que eles terão a oportunidade de praticar o que aprenderam e tirar dúvidas durante a aula.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
Esta etapa da aula consiste em atividades que ajudam os alunos a entender e aplicar o vocabulário e a estrutura gramatical do núcleo familiar em inglês. As atividades são projetadas para serem interativas, lúdicas e envolventes, criando um ambiente divertido de aprendizado. O professor pode escolher uma ou mais das atividades sugeridas de acordo com o tempo disponível.
-
Jogo da Memória da Família: O professor prepara cartas com imagens de diferentes membros da família (pai, mãe, irmão, irmã, avô, avó, tio, tia e primo/prima) e seus respectivos nomes em inglês. As cartas são embaralhadas e colocadas com a face para baixo. Os alunos, em pares, devem então virar duas cartas e tentar fazer uma correspondência entre a imagem e o nome em inglês. Se conseguirem, eles dizem a frase "This is my..." junto com o nome do membro da família. O jogo continua até que todas as cartas tenham sido correspondidas.
-
Dramatização Familiar: O professor divide a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Cada grupo recebe uma folha com uma imagem de uma família diferente. Os alunos devem então discutir entre si e decidir qual é o papel de cada um naquela família. Eles devem usar o vocabulário e a estrutura gramatical aprendidos para descreverem a sua família em inglês. Depois, cada grupo faz uma pequena apresentação, onde um aluno se apresenta como um membro da família e os outros alunos do grupo o descrevem em inglês.
-
Criação de Árvore Genealógica: O professor fornece para cada aluno uma folha em branco e pede que eles desenhem uma árvore genealógica simples da sua família. Em seguida, os alunos devem usar o vocabulário e a estrutura gramatical aprendidos para descreverem cada membro da sua família em inglês. Eles podem escrever o nome e a relação de parentesco ao lado de cada desenho. No final, cada aluno é convidado a apresentar a sua árvore genealógica para a turma, praticando a fala e a escuta em inglês.
-
Caça ao Tesouro da Família: O professor esconde cartas com nomes de membros da família em inglês pela sala de aula. Os alunos, em pequenos grupos, são convidados a procurar as cartas e, ao encontrá-las, devem dizer a relação de parentesco e uma característica dessa pessoa em inglês. Por exemplo, "This is my aunt. She is very kind." Os grupos que encontrarem mais cartas corretamente ganham o jogo.
O professor deve circular pela sala durante as atividades, verificando o progresso dos alunos, reforçando o vocabulário e a estrutura gramatical quando necessário, e fazendo perguntas para estimular a reflexão e a prática.
Ao final desta etapa, os alunos devem se sentir mais confortáveis em usar o vocabulário e a estrutura gramatical do núcleo familiar em inglês de forma significativa e contextualizada.
Retorno (10 - 15 minutos)
-
Discussão em Grupo: O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas por cada equipe nas atividades realizadas. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas conclusões, apresentando as soluções que encontraram e explicando o raciocínio por trás delas. O professor pode fazer perguntas para estimular a reflexão e aprofundar a compreensão dos alunos sobre o tópico. Por exemplo, "Por que vocês escolheram essa pessoa para ser a mãe/pai/irmão/etc. na dramatização familiar?" ou "Qual foi a parte mais difícil de descrever a sua família em inglês?". Esta etapa é importante para que os alunos possam aprender uns com os outros e para que o professor possa avaliar o progresso individual e coletivo.
-
Conexão com a Teoria: Após a discussão, o professor faz uma revisão da teoria, destacando os pontos mais importantes que foram aplicados nas atividades. Ele pode utilizar as soluções apresentadas pelos alunos como exemplos concretos para ilustrar a teoria. Por exemplo, o professor pode apontar para a árvore genealógica de um aluno e perguntar "Quem é esse na sua família? E que relação de parentesco ele tem com você?". Ou pode apontar para uma carta no Jogo da Memória e perguntar "Quem é esse? Como você o descreveria em inglês?". O professor também pode fazer perguntas para verificar a compreensão dos alunos. Por exemplo, "Quem pode me dizer o que significa 'mother' em inglês?" ou "Como vocês podem dizer 'This is my sister' em inglês?".
-
Reflexão Final: Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam. Ele pode fazer isso através de duas perguntas simples: "Qual foi a parte mais divertida de aprender sobre o núcleo familiar em inglês hoje?" e "O que vocês acham que ainda precisam praticar mais?". Os alunos podem compartilhar suas respostas com a turma, se sentirem confortáveis, ou podem simplesmente refletir silenciosamente. O professor deve reforçar que aprender é um processo contínuo e que é normal ter áreas que precisam de mais prática.
-
Feedback do Professor: Durante o retorno, o professor também deve aproveitar para dar feedback aos alunos sobre o desempenho deles durante a aula. Ele pode elogiar esforços individuais, corrigir erros de forma construtiva e incentivar a participação e a colaboração. O feedback deve ser sempre positivo, encorajador e direcionado ao desenvolvimento individual de cada aluno.
Ao final desta etapa, os alunos devem ter consolidado o conhecimento adquirido durante a aula, compreendido a importância do vocabulário e da estrutura gramatical do núcleo familiar em inglês e se sentido motivados a continuar aprendendo e praticando.
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Resumo do Conteúdo: O professor recapitula os principais pontos abordados durante a aula, reforçando o vocabulário e a estrutura gramatical relacionados ao núcleo familiar em inglês. Ele pode, por exemplo, pedir aos alunos para repetirem as frases que aprenderam durante as atividades, como "This is my mother" e "He is my brother". O professor também pode revisitar as imagens e os desenhos que os alunos fizeram durante as atividades, fazendo perguntas para verificar a compreensão. Por exemplo, "Quem pode me dizer quem é essa na sua árvore genealógica?" e "Como vocês podem descrever essa pessoa em inglês?".
-
Conexão entre Teoria e Prática: O professor destaca como as atividades realizadas durante a aula permitiram aos alunos aplicar a teoria na prática. Ele pode, por exemplo, mencionar como o Jogo da Memória ajudou a consolidar o vocabulário e a estrutura gramatical, como a Dramatização Familiar estimulou a conversação em inglês e como a Criação de Árvore Genealógica promoveu a reflexão e o pensamento crítico. O professor também pode mencionar como as discussões em grupo e as apresentações permitiram aos alunos aprenderem uns com os outros e desenvolverem habilidades sociais.
-
Materiais Extras: O professor sugere materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o núcleo familiar em inglês. Isso pode incluir vídeos, jogos online, aplicativos e livros. Por exemplo, o professor pode sugerir que os alunos assistam a um vídeo no YouTube que apresenta vocabulário sobre a família em inglês de forma divertida, ou que joguem um jogo de memória online que reforce o vocabulário aprendido. O professor também pode sugerir que os alunos pratiquem em casa descrevendo a própria família em inglês para os pais e irmãos.
-
Importância do Assunto: Para finalizar, o professor reforça a importância de conhecer o vocabulário e a estrutura gramatical relacionados ao núcleo familiar em inglês. Ele pode explicar como esse conhecimento pode ser útil em situações do dia a dia, como em viagens para países de língua inglesa, em conversas com pessoas de diferentes culturas e nacionalidades, e em atividades de leitura, audição e fala em inglês. O professor também pode mencionar que aprender sobre o núcleo familiar em inglês ajuda a entender melhor a língua e a cultura inglesas, e pode ser um passo importante para aprender sobre outros tópicos, como profissões, animais de estimação, hobbies, entre outros.
Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara do que aprenderam na aula, de como podem continuar aprendendo e praticando, e de como o que aprenderam é relevante para suas vidas. Eles devem se sentir motivados e confiantes para continuar explorando o mundo da língua inglesa.