Entrar

Plano de aula de Pronomes: Objeto e Sujeito

Inglês

Original Teachy

'EF07LI19'

Pronomes: Objeto e Sujeito

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Familiarizar os alunos com o conceito de pronomes de sujeito e objeto em inglês, explicando a diferença entre eles e quando devem ser usados.

  2. Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e utilizar corretamente os pronomes de sujeito e objeto em frases simples e complexas.

  3. Proporcionar aos alunos a oportunidade de praticar o uso de pronomes de sujeito e objeto através de exemplos e exercícios, a fim de reforçar o aprendizado e a compreensão do tópico.

    Objetivos secundários:

    • Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.

    • Incentivar a prática de habilidades de estudo independente, encorajando os alunos a revisar o material antes e depois da aula.

    • Desenvolver a confiança dos alunos em usar pronomes de sujeito e objeto em contextos reais de comunicação, através de atividades interativas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. O professor começará a aula relembrando os alunos brevemente sobre o uso de pronomes pessoais em inglês. Isso servirá como uma base para a Introdução dos pronomes de sujeito e objeto. O professor pode fazer isso através de uma rápida revisão, pedindo aos alunos para darem exemplos de pronomes pessoais e explicando que eles são usados para substituir nomes em uma frase. (3 - 5 minutos)

  2. Em seguida, o professor apresentará duas situações-problema para captar a atenção dos alunos:

    • "Imagine que você está escrevendo uma carta para um amigo. Você começaria a carta dizendo 'I am writing to you' ou 'Me am writing to you'?"

    • "Agora, imagine que você está contando a um amigo sobre uma experiência que teve, e você quer dizer 'My friend and I went to the park' ou 'Me and my friend went to the park'?"

    Essas situações ajudarão os alunos a perceberem que, em diferentes contextos, usamos diferentes pronomes para nos referirmos a nós mesmos e aos outros. O professor incentivará os alunos a discutirem as respostas em pequenos grupos. (5 - 7 minutos)

  3. Em seguida, o professor fornecerá o contexto e a importância do tópico:

    • Contexto: O professor explicará que o uso correto de pronomes é uma habilidade essencial em inglês, seja na escrita formal, como na redação de e-mails ou ensaios, ou na conversa cotidiana.

    • Importância: O professor destacará que o uso incorreto de pronomes pode alterar o significado de uma frase ou torná-la gramaticalmente incorreta. Além disso, o uso adequado de pronomes pode tornar a fala ou a escrita mais fluente e natural. (2 - 3 minutos)

  4. Para introduzir o tópico de forma atraente, o professor pode compartilhar duas curiosidades ou fatos interessantes:

    • Curiosidade 1: O inglês é uma das poucas línguas que tem pronomes de sujeito e objeto distintos. Em muitas outras línguas, como o espanhol ou o francês, o pronome que se usa para "eu" é o mesmo que se usa para "me".

    • Curiosidade 2: O uso de pronomes de sujeito e objeto pode variar dependendo do dialeto ou da região. Por exemplo, em algumas partes do Reino Unido, é comum ouvir "Me and my friend went to the park", enquanto em outros lugares se diria "My friend and I went to the park".

    O professor incentivará os alunos a compartilharem suas próprias curiosidades ou observações sobre o uso de pronomes em diferentes contextos. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Role-playing: The Pronoun Showdown

    • O professor dividirá a turma em grupos de cinco. Cada grupo receberá um conjunto de cartões, cada um com uma frase em inglês. Algumas frases conterão pronomes de sujeito e objeto corretamente, enquanto outras não.

    • O objetivo do jogo é que cada grupo revise as frases, substituindo os pronomes incorretos pelos corretos. Eles devem ser capazes de explicar por que escolheram um pronome de sujeito ou objeto em particular.

    • Após alguns minutos de discussão e revisão, cada grupo apresentará suas frases e justificará suas escolhas para a turma. O professor fará a correção se necessário e fornecerá feedback.

    • Esta atividade promove a prática ativa dos pronomes de sujeito e objeto em um contexto divertido e envolvente, ao mesmo tempo que desenvolve as habilidades de colaboração e comunicação dos alunos. (10 - 12 minutos)

  2. Atividade de Pesquisa e Apresentação: Pronouns Around the World

    • O professor proporá uma atividade de pesquisa em que cada grupo deve investigar o uso de pronomes de sujeito e objeto em diferentes idiomas ao redor do mundo. Eles podem usar a internet ou livros didáticos de inglês como fonte de consulta.

    • Cada grupo escolherá três idiomas para pesquisar e terá que responder perguntas como: "Existe uma distinção clara entre pronomes de sujeito e objeto neste idioma?" e "Como os falantes nativos deste idioma usariam os pronomes em uma situação específica?".

    • Após a pesquisa, cada grupo apresentará suas descobertas para o resto da turma, destacando as diferenças e semelhanças com o inglês.

    • Esta atividade ajuda os alunos a entenderem a importância dos pronomes de sujeito e objeto em diferentes contextos linguísticos e culturais, ao mesmo tempo que desenvolve suas habilidades de pesquisa e apresentação. (10 - 12 minutos)

  3. Atividade de Revisão: Quiz Time!

    • Para encerrar a parte de Desenvolvimento da aula, o professor propõe um quiz interativo para testar o conhecimento adquirido pelos alunos.

    • O quiz pode ser feito online, utilizando plataformas educacionais digitais, ou de forma tradicional, com perguntas e respostas escritas em um pedaço de papel.

    • As perguntas do quiz devem ser variadas, cobrindo diferentes aspectos do uso de pronomes de sujeito e objeto, como identificação, substituição em frases, e aplicação em contextos específicos.

    • Após o quiz, o professor revisará as respostas com a turma, esclarecendo quaisquer dúvidas restantes e reforçando os conceitos mais importantes.

    • Esta atividade serve como uma ferramenta de avaliação formativa, permitindo ao professor verificar o progresso dos alunos e identificar quaisquer áreas que possam precisar de revisão adicional. (5 - 7 minutos)

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • O professor solicitará que cada grupo compartilhe suas soluções ou conclusões das atividades realizadas. Cada grupo terá um tempo máximo de 3 minutos para apresentar.

    • Durante as apresentações, o professor deverá garantir que todos os conceitos e aplicações corretas dos pronomes de sujeito e objeto sejam destacados e corrigir quaisquer erros ou mal-entendidos que possam surgir.

    • O professor também deverá encorajar os demais alunos a fazerem perguntas ou comentários sobre as apresentações, promovendo assim a interação e a discussão em sala de aula.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Após as apresentações, o professor fará uma breve síntese das principais ideias discutidas, reforçando a conexão entre as atividades práticas realizadas e os conceitos teóricos apresentados no início da aula.

    • O professor poderá utilizar exemplos das atividades para ilustrar como os pronomes de sujeito e objeto são usados corretamente e como seu uso pode afetar o significado de uma frase.

    • Esta etapa é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos e para ajudá-los a perceber a relevância e a aplicabilidade dos pronomes de sujeito e objeto em diferentes contextos de comunicação.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos):

    • Por fim, o professor proporá que os alunos reflitam silenciosamente sobre o que aprenderam durante a aula. Ele fornecerá algumas perguntas orientadoras para ajudá-los nesse processo:

      1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Os alunos terão um minuto para pensar sobre essas perguntas. Em seguida, poderão optar por compartilhar suas respostas com a turma ou mantê-las para si mesmos.

    • Esta etapa de reflexão é fundamental para que os alunos internalizem o que aprenderam e identifiquem quaisquer áreas que possam precisar de revisão adicional. Além disso, ela permite ao professor coletar feedback valioso sobre a eficácia da aula e sobre as necessidades individuais de aprendizado dos alunos.

Conclusão (10 - 12 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (3 - 4 minutos):

    • O professor começará a Conclusão recapitulando os principais pontos abordados durante a aula. Ele relembrará os alunos sobre a diferença entre pronomes de sujeito e objeto em inglês, quando e como usá-los corretamente, e a importância de seu uso adequado na comunicação escrita e falada.

    • O professor pode usar um quadro ou apresentação de slides para visualizar os pontos principais, o que ajudará os alunos a revisar e reter as informações de forma mais eficaz.

  2. Conexão Teoria-Prática (2 - 3 minutos):

    • Em seguida, o professor enfatizará como a aula conectou a teoria (os conceitos de pronomes de sujeito e objeto) com a prática (as atividades de role-playing e pesquisa).

    • O professor pode revisar exemplos de como os alunos aplicaram os conceitos de pronomes de sujeito e objeto durante as atividades, destacando a relevância desses conceitos para a comunicação eficaz em inglês.

    • Além disso, o professor pode discutir como a aula ajudou os alunos a desenvolver habilidades importantes, como trabalho em equipe, comunicação eficaz, pesquisa e resolução de problemas.

  3. Materiais Complementares (2 - 3 minutos):

    • O professor sugerirá materiais de leitura e estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre pronomes de sujeito e objeto em inglês.

    • Esses materiais podem incluir livros didáticos de inglês, sites de aprendizado de idiomas, vídeos educativos, exercícios de prática online, entre outros.

    • O professor também pode recomendar que os alunos pratiquem o uso de pronomes de sujeito e objeto em suas atividades de escrita e fala diárias, para reforçar o aprendizado e melhorar suas habilidades linguísticas.

  4. Importância do Tópico (3 - 4 minutos):

    • Por fim, o professor enfatizará a importância dos pronomes de sujeito e objeto na vida cotidiana e em diferentes contextos profissionais.

    • O professor pode dar exemplos de como o uso correto de pronomes de sujeito e objeto pode influenciar a clareza e a eficácia da comunicação, tanto na escrita como na fala.

    • Além disso, o professor pode discutir a relevância dos pronomes de sujeito e objeto para os exames de proficiência em inglês, como o TOEFL ou o IELTS, e para a comunicação em ambientes de trabalho internacionais.

    • Esta etapa ajudará os alunos a entender a aplicabilidade prática do que aprenderam e a motivá-los a continuar aprimorando suas habilidades em pronomes de sujeito e objeto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies