Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Vocabulário: Nome e Saudação
Palavras Chave | Vocabulário, Nome, Saudação, Inglês, Apresentação, Hello, Hi, Good morning, Good afternoon, Good evening, What is your name?, My name is..., How are you?, I'm fine, I'm good, I'm okay, Not bad, So-so, I'm tired, Diálogos práticos, 1º ano do Ensino Médio, Comunicação, Interações cotidianas, Globalização, Língua franca |
Materiais Necessários | Quadro branco, Marcadores, Projetor, Slides de apresentação, Folhas de exercício, Canetas, Cadernos, Aparelho de som |
Códigos BNCC | EM13LGG403: Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo. |
Ano Escolar | 1º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Inglês |
Unidade Temática | Interpretação de Texto |
Objetivos
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos compreendam claramente os objetivos da aula e saibam o que se espera que eles aprendam. Ao definir explicitamente os objetivos, os alunos podem focar melhor no conteúdo apresentado e se sentir mais motivados a alcançar as metas estabelecidas.
Objetivos principais:
1. Ensinar aos alunos como se apresentar em inglês, incluindo como perguntar e responder 'Qual é o seu nome?'
2. Instruir os alunos a utilizar saudações básicas em inglês, como 'Hello', 'Hi', 'Good morning', 'Good afternoon' e 'Good evening'
3. Capacitar os alunos a perguntar e responder 'How are you?' em inglês, compreendendo as respostas mais comuns, como 'I'm fine', 'I'm good' e 'I'm okay'
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é criar um ambiente acolhedor e motivador para os alunos, introduzindo o tema de forma clara e envolvente. Ao contextualizar o conteúdo e apresentar curiosidades, os alunos podem perceber a relevância prática do que irão aprender, aumentando o interesse e a participação na aula.
Contexto
Comece a aula destacando a importância de poder se comunicar em inglês em diversas situações do dia a dia. Explique que saber como se apresentar e cumprimentar pessoas é uma habilidade essencial tanto em contextos pessoais quanto profissionais. Ressalte que, em um mundo globalizado, o inglês é frequentemente utilizado como língua franca, permitindo a comunicação entre pessoas de diferentes partes do mundo. Dê exemplos de situações comuns, como viagens internacionais, reuniões de trabalho com estrangeiros e interações em redes sociais, onde o uso de saudações e apresentações em inglês se torna necessário e útil.
Curiosidades
Você sabia que o inglês é a língua oficial ou amplamente falada em mais de 50 países? Além disso, é a língua mais ensinada como segunda língua no mundo. Dominando as saudações e apresentações em inglês, você abre portas para se comunicar com aproximadamente 1,5 bilhão de pessoas ao redor do globo!
Desenvolvimento
Duração: (40 - 50 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma explicação detalhada e prática sobre como se apresentar e cumprimentar pessoas em inglês. Ao abordar os tópicos de forma clara e estruturada, os alunos podem compreender e internalizar as frases e expressões básicas necessárias para interações cotidianas. A resolução de questões em sala de aula reforça o aprendizado e permite que o professor avalie o entendimento dos alunos em tempo real.
Tópicos Abordados
1. Saudações Básicas: Explique as diversas formas de saudar alguém em inglês, como 'Hello', 'Hi', 'Good morning', 'Good afternoon' e 'Good evening'. Destaque a hora do dia apropriada para cada saudação. 2. Perguntando e Respondendo Nomes: Ensine como perguntar 'What is your name?' e como responder 'My name is...'. Forneça exemplos claros e peça para os alunos repetirem em voz alta. 3. Perguntando e Respondendo 'How are you?': Explique como perguntar 'How are you?' e as respostas comuns como 'I'm fine', 'I'm good' e 'I'm okay'. Discuta também outras respostas possíveis e suas variações, como 'Not bad', 'So-so' e 'I'm tired'. 4. Diálogos Práticos: Demonstre diálogos curtos utilizando as saudações e perguntas aprendidas. Por exemplo: 'Hello! What is your name?' 'My name is John. How are you?' 'I'm good, thank you.' 5. Anotações: Reserve um momento para que os alunos anotem as frases e palavras-chave no caderno. Incentive-os a escrever os exemplos de diálogos e as variações das respostas.
Questões para Sala de Aula
1. Qual é a diferença entre 'Hello' e 'Good morning'? 2. Como você pergunta o nome de alguém em inglês? 3. Liste três respostas possíveis para a pergunta 'How are you?'
Discussão de Questões
Duração: (20 - 25 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conteúdo aprendido, permitindo que os alunos esclareçam dúvidas e reforcem o entendimento das saudações e apresentações em inglês. Ao promover uma discussão detalhada e engajar os alunos com perguntas reflexivas, o professor pode avaliar a compreensão dos alunos e oferecer feedback imediato, garantindo que todos tenham assimilado o conteúdo de forma eficaz.
Discussão
-
Qual é a diferença entre 'Hello' e 'Good morning'?
-
Explique que 'Hello' é uma saudação genérica que pode ser usada em qualquer momento do dia. Já 'Good morning' é uma saudação específica para a parte da manhã. Destaque que utilizar saudações específicas para diferentes momentos do dia pode tornar a comunicação mais educada e apropriada ao contexto.
-
Como você pergunta o nome de alguém em inglês?
-
A pergunta correta é 'What is your name?'. É importante praticar a pronúncia e a entonação correta para que a pergunta seja compreendida claramente. Incentive os alunos a praticarem com diferentes colegas para se familiarizarem com a estrutura da pergunta.
-
Liste três respostas possíveis para a pergunta 'How are you?'
-
As respostas mais comuns são 'I'm fine', 'I'm good' e 'I'm okay'. Além dessas, explique que respostas como 'Not bad', 'So-so' e 'I'm tired' também são adequadas, dependendo do contexto. Peça para que os alunos pratiquem essas respostas com diferentes entonações para expressar diferentes estados emocionais.
Engajamento dos Alunos
1. Quais situações do cotidiano você pode utilizar essas saudações e apresentações em inglês? 2. Como você se sente ao usar inglês para se apresentar e cumprimentar alguém? 3. Você consegue pensar em outras saudações ou formas de se apresentar que não foram abordadas na aula? Quais são elas? 4. Em uma viagem internacional, como essas frases podem te ajudar a se comunicar melhor? 5. Por que é importante conhecer e praticar diferentes formas de perguntar 'How are you?' e suas respostas possíveis?
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conteúdo aprendido, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e completa das saudações e apresentações em inglês. Ao recapitular os principais pontos, conectar a teoria com a prática e destacar a relevância, os alunos podem reforçar o aprendizado e reconhecer a aplicabilidade do que foi ensinado.
Resumo
- Saudações Básicas: 'Hello', 'Hi', 'Good morning', 'Good afternoon', 'Good evening'.
- Perguntando e Respondendo Nomes: 'What is your name?' e 'My name is...'.
- Perguntando e Respondendo 'How are you?': 'How are you?' e respostas como 'I'm fine', 'I'm good', 'I'm okay', além de variações como 'Not bad', 'So-so' e 'I'm tired'.
- Diálogos Práticos: Exemplos de diálogos curtos utilizando as saudações e perguntas aprendidas.
A aula conectou a teoria com a prática ao proporcionar explicações detalhadas sobre saudações e apresentações em inglês, seguidas por exemplos práticos e atividades de repetição. Isso permitiu que os alunos internalizassem as estruturas e as utilizassem em interações simuladas e reais, facilitando a compreensão e a aplicação do conteúdo no dia a dia.
O conhecimento das saudações e apresentações em inglês é essencial para a comunicação em um mundo globalizado. Saber se apresentar e cumprimentar pessoas em inglês abre portas para interações em viagens internacionais, ambientes profissionais e redes sociais. Além disso, curiosidades como o fato de o inglês ser a língua mais ensinada como segunda língua no mundo destacam a importância prática do aprendizado.