Entrar

Plano de aula de Frases Negativas: Introdução

Inglês

Original Teachy

Frases Negativas: Introdução

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Ensinar aos alunos o conceito de frases negativas em inglês de uma maneira lúdica e interativa, utilizando exemplos do cotidiano e do material didático.
  2. Desenvolver a capacidade de compreensão oral e escrita dos alunos, permitindo que eles identifiquem e compreendam frases negativas em inglês através de atividades práticas e jogos.
  3. Incentivar os alunos a usar frases negativas em inglês em situações comunicativas, promovendo a prática da língua de forma natural e contextualizada.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor iniciará a aula relembrando brevemente os conceitos de afirmação e negação no idioma português, realizando exemplos orais e solicitando que os alunos participem, compartilhando suas próprias ideias. (3 - 5 minutos)

  2. Situação Problema: Em seguida, o professor propõe duas situações-problema que envolvam o uso de frases negativas em inglês. Por exemplo, "Você quer ir ao parque, mas está chovendo. O que você diria para sua mãe?" ou "Você está com fome, mas não gosta de legumes. Como você diria que não quer legumes para o jantar?". O objetivo é despertar o interesse dos alunos e motivá-los a aprender mais sobre o tópico. (2 - 3 minutos)

  3. Contextualização da Importância do Assunto: O professor explicará brevemente como o uso de frases negativas é importante no nosso dia a dia, tanto em português quanto em inglês. Ele pode dizer, por exemplo, que "quando queremos expressar que não gostamos de algo ou que não queremos fazer algo, usamos frases negativas". Além disso, o professor pode mencionar que o uso correto de frases negativas é essencial para a comunicação eficaz. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução ao Tópico: Para introduzir o tópico de frases negativas em inglês de maneira interessante, o professor pode compartilhar algumas curiosidades. Por exemplo, ele pode dizer que em inglês, ao contrário do português, usamos "do" e "does" nas negações, e não "não". Ele também pode mencionar que em algumas situações, como para fazer convites, as frases negativas em inglês são usadas de maneira diferente do que estamos acostumados em português. (3 - 4 minutos)

Cada uma dessas etapas é projetada para engajar os alunos e prepará-los para a aprendizagem ativa e significativa que ocorrerá durante a parte principal da aula.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de "Caça ao Tesouro" (10 - 12 minutos):

    • O professor preparará previamente uma série de cartões com frases em inglês, algumas afirmativas e outras negativas. Cada cartão terá uma frase escrita e ilustrada, para facilitar a compreensão dos alunos.
    • Os cartões serão espalhados pela sala de aula ou área designada e os alunos, divididos em grupos, serão convidados a "caçar o tesouro" - isto é, encontrar os cartões.
    • Uma vez que todos os cartões foram encontrados, cada grupo deverá classificar as frases como afirmativas ou negativas. O grupo que classificar corretamente o maior número de frases receberá a recompensa de "tesouro" - um adesivo ou doce, por exemplo.
    • Durante a atividade, o professor caminhará pela sala, auxiliando os alunos quando necessário e disponibilizando o material de apoio.
  2. Jogo "Simon Says" (8 - 10 minutos):

    • O professor explicará as regras do jogo para os alunos. Este é um jogo tradicional, e o professor pode aproveitar a oportunidade para reforçar o vocabulário de direções em inglês.
    • O professor agirá como "Simon" e dará uma série de comandos para os alunos seguirem. O truque é que os alunos só devem seguir os comandos que são negativos, por exemplo, "Simon says: don't touch your nose." ou "Simon says: don't clap your hands."
    • O objetivo do jogo é que os alunos pratiquem ouvindo e compreendendo as frases negativas em inglês de uma maneira lúdica e interativa.
    • O jogo continuará até que todos os alunos tenham tido a chance de serem "Simon", ou até que o tempo designado para esta atividade tenha se esgotado.
  3. "Teatro de Fantoches" (8 - 10 minutos):

    • Esta atividade fomenta a criatividade, a expressão oral e a compreensão das frases negativas em inglês. O professor dividirá a turma em grupos e fornecerá a cada grupo um conjunto de fantoches.
    • Cada grupo receberá uma "situação" (por exemplo, "João não quer comer legumes") e terá que criar um pequeno diálogo entre os fantoches, utilizando frases negativas para expressar a situação.
    • Os alunos terão a oportunidade de praticar a pronúncia e a construção de frases negativas de maneira divertida e descontraída.
    • Ao final, os grupos apresentarão seus diálogos para a classe, reforçando o aprendizado e promovendo a interação e a valorização do trabalho em equipe.

Durante todas as atividades, o professor estará ativo, circulando pela sala, observando, orientando e corrigindo os alunos conforme necessário. Importante lembrar que o objetivo principal é a prática e a fixação do conceito de frases negativas em inglês, sempre de maneira lúdica e divertida.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    • O professor reunirá todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo terá a chance de compartilhar suas experiências e o que aprenderam durante as atividades. Esta é uma oportunidade para os alunos aprenderem uns com os outros e para o professor avaliar o entendimento de cada aluno sobre o conceito de frases negativas em inglês.
    • O professor fará perguntas abertas para estimular a discussão, como "Quais foram as frases mais difíceis de classificar? Por quê?" ou "O que vocês acharam mais interessante sobre o uso de frases negativas em inglês?". Ele também pode pedir que os alunos expliquem como eles sabiam que uma frase era negativa, para verificar a compreensão do conceito.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos):

    • Após a discussão, o professor fará uma recapitulação dos principais pontos teóricos abordados na aula. Ele pode, por exemplo, relembrar a estrutura das frases negativas em inglês, destacar a importância do uso correto das palavras "do" e "does" nas negações e reforçar que o uso de frases negativas é uma parte importante da comunicação em inglês.
    • O professor deve fazer isso de maneira simples e clara, usando exemplos do cotidiano dos alunos sempre que possível. Por exemplo, ele pode dizer, "Lembrem-se, se vocês querem dizer que não gostam de algo, vocês podem dizer 'I don't like...'" ou "Se vocês não querem fazer algo, vocês podem dizer 'I don't want to...'".
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos):

    • Para encerrar a aula, o professor proporá que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. Ele fará duas perguntas simples para orientar a reflexão dos alunos: "O que foi mais difícil sobre a aula de hoje?" e "O que vocês acharam mais interessante sobre as frases negativas em inglês?".
    • Os alunos terão um minuto para pensar sobre suas respostas, e depois serão convidados a compartilhar suas reflexões com a turma. O professor deve encorajar todos os alunos a participar e a respeitar as opiniões uns dos outros.

Este retorno é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento. Além disso, ele proporciona ao professor uma oportunidade de avaliar a eficácia da aula e fazer ajustes, se necessário, para futuras aulas.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Principais Pontos (2 - 3 minutos):

    • O professor começará a conclusão resumindo os principais pontos abordados na aula. Ele relembrará a estrutura das frases negativas em inglês, enfatizando o uso de "do" e "does" nas negações, e a importância do uso correto das frases negativas para uma comunicação eficaz.
    • Ele também reforçará a ideia de que as frases negativas são usadas para expressar desagrado ou recusa em relação a algo, e que são uma parte essencial do idioma inglês.
  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos):

    • Em seguida, o professor explicará como a aula conectou a teoria da sala de aula com a prática. Ele pode dizer, por exemplo, que as atividades de "Caça ao Tesouro" e "Teatro de Fantoches" permitiram aos alunos aplicar o que aprenderam sobre frases negativas de uma maneira divertida e significativa.
    • Além disso, o professor pode mencionar como o jogo de "Simon Says" ajudou os alunos a praticar a audição e a compreensão das frases negativas em inglês.
  3. Materiais Extras (1 minuto):

    • Para enriquecer o aprendizado dos alunos, o professor pode sugerir alguns materiais extras. Por exemplo, ele pode recomendar sites ou aplicativos interativos que ajudem os alunos a praticar a construção de frases negativas em inglês.
    • Além disso, o professor pode sugerir que os alunos procurem por frases negativas em inglês em livros de histórias em inglês, desenhos animados ou músicas que eles gostem.
  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor explicará a importância do assunto para a vida cotidiana dos alunos. Ele pode dizer que, ao aprender a construir e entender frases negativas em inglês, os alunos serão capazes de se comunicar melhor em situações cotidianas.
    • O professor pode dar exemplos de situações em que o uso de frases negativas é comum, como quando alguém é convidado para comer algo que não gosta, ou quando alguém sugere uma atividade que não quer fazer.
    • Além disso, o professor pode explicar que o uso correto das frases negativas é importante para a comunicação eficaz em inglês, e que é uma habilidade que os alunos irão usar em muitas outras lições e atividades de inglês.

A conclusão é uma parte essencial do plano de aula, pois ajuda a consolidar o aprendizado dos alunos, a conectar a teoria com a prática e a destacar a importância do assunto para a vida cotidiana dos alunos. Além disso, ela fornece aos alunos recursos adicionais para continuar aprendendo e praticando fora da sala de aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies