🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Vocabulário: False Friends

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Vocabulário: False Friends

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Vocabulário: False Friends

Palavras ChaveFalse Friends, Falsos Cognatos, Inglês, Atividades Interativas, Análise Vocabular, Comunicação, Contextualização, Discussão em Grupo, Cultura e História Linguística, Aplicação Prática
Materiais NecessáriosFichas com frases em inglês contendo 'False Friends', Glossário de 'False Friends', Papel para anotações, Acesso a um projetor para apresentação de slides, Material para produção de filmes ou peças teatrais (câmera ou celular, roupas para caracterização, acessórios), Textos em inglês para tradução, Quadro branco e marcadores
Códigos BNCCEM13LGG403: Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaInglês
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para direcionar o foco dos alunos e do professor nas metas de aprendizado da aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem melhor estruturar seu estudo prévio e participação em sala, enquanto o professor pode ajustar as atividades para garantir que os objetivos sejam atingidos. Esta seção serve como um guia que orienta tanto o preparo como a execução da aula, assegurando que todos os envolvidos estejam alinhados com as expectativas de aprendizado.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e compreender o conceito de 'False Friends' (falsos cognatos) no contexto do inglês, destacando palavras que se assemelham a termos em português, mas que possuem significados diferentes.

2. Desenvolver habilidades de análise e discernimento em relação ao uso de vocabulário em inglês, promovendo uma compreensão mais profunda e precisa durante a leitura e a escrita.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a curiosidade dos alunos em explorar o idioma inglês além das suas semelhanças com o português, incentivando a pesquisa e o autoaprendizado.
  2. Promover o uso ativo do vocabulário em contextos variados, através de diálogos e exercícios práticos que envolvam a identificação e correção de 'False Friends'.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos e fazer uma ponte entre o conhecimento prévio adquirido e a aplicação prática do conceito em estudo. As situações problema propostas estimulam os alunos a pensar criticamente sobre o uso de 'False Friends' e como evitar erros comuns. A contextualização, por outro lado, ajuda a perceber a relevância do assunto no cotidiano e em contextos profissionais e acadêmicos, aumentando o interesse e a compreensão da importância de se dominar corretamente o vocabulário em inglês.

Situações Problema

1. Imagine que um turista brasileiro chega a Londres e, ao pedir 'preservativos' em vez de 'conservas' em um supermercado, causa um grande constrangimento. Por que isso acontece e como poderia ser evitado?

2. Um estudante de inglês, ao traduzir um artigo sobre 'atualidades', substitui 'atualities' por 'atualidades', sem perceber que a palavra correta seria 'current affairs'. Como identificar e corrigir esse erro?

Contextualização

Os 'False Friends' são uma armadilha comum para quem está aprendendo inglês, já que essas palavras são frequentemente confundidas com seus cognatos em português. Por exemplo, 'actual' em inglês não significa 'atual' em português, mas sim 'real' ou 'efetivamente'. Essa confusão não apenas pode levar a erros em contextos acadêmicos e profissionais, mas também pode ser fonte de mal-entendidos em situações do dia a dia, como em viagens ou comunicações com falantes nativos. Curiosamente, a existência desses 'False Friends' reflete nuances culturais e históricas das línguas, o que torna o estudo delas ainda mais interessante.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa o conhecimento sobre 'False Friends' adquirido previamente. Ao trabalhar em grupos, eles desenvolvem habilidades de colaboração, discussão e análise crítica. As atividades sugeridas visam reforçar o entendimento dos conceitos através de métodos lúdicos e contextualizados, garantindo uma aprendizagem profunda e duradoura. Cada atividade proposta é elaborada para ser realizada em um período de aula, permitindo uma exploração detalhada e eficaz do tema.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detectives de Cognatos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise vocabular e compreensão contextual, promovendo o entendimento e correção de 'False Friends' em inglês.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos atuarão como detetives linguísticos. Serão apresentados a eles uma série de frases em inglês que contêm 'False Friends'. Eles deverão identificar os termos que parecem ser cognatos do português, mas que na verdade têm significados diferentes em inglês. Cada grupo receberá um conjunto de frases e um glossário para ajudar na identificação e explicação dos erros.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os materiais: frases em inglês, glossário de 'False Friends' e papel para anotações.

  • Peça para cada grupo analisar as frases e destacar os termos que eles suspeitam ser 'False Friends'.

  • Cada grupo deve explicar por que a palavra foi escolhida e qual seria a tradução correta.

  • Realize uma correção em grupo, discutindo as escolhas e explicando os significados corretos.

Atividade 2 - Cineasta de Cognatos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a criatividade e a compreensão prática do impacto dos 'False Friends' na comunicação, além de reforçar o aprendizado do vocabulário em um contexto divertido.

- Descrição: Os alunos, organizados em pequenos grupos, deverão criar um curto filme ou peça teatral que envolva situações onde o uso incorreto de 'False Friends' leva a mal-entendidos cômicos. Eles devem escrever o roteiro, atuar, filmar se possível, ou apresentar ao vivo. O objetivo é demonstrar de forma criativa como os 'False Friends' podem causar confusões.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Explique o conceito de 'False Friends' e mostre exemplos de seu uso incorreto.

  • Os grupos devem escrever um roteiro para um curto filme ou peça teatral que destaque esses erros.

  • Permita que os grupos ensaiem e, se possível, filmem suas produções.

  • Após as apresentações, discuta em classe os mal-entendidos criados e as correções necessárias.

Atividade 3 - Desafio de Tradução

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar habilidades de tradução e compreensão textual, além de consolidar o conhecimento sobre 'False Friends' através de uma aplicação direta em textos reais.

- Descrição: Neste desafio, os alunos serão divididos em grupos e receberão diferentes textos em inglês que contêm diversos 'False Friends'. Eles deverão traduzir o texto para o português, identificando e corrigindo os erros de 'False Friends'. Após a tradução, cada grupo apresentará seu texto e discutirá as mudanças feitas.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo um texto em inglês para traduzir para o português.

  • Os alunos devem identificar e corrigir os 'False Friends' no texto.

  • Cada grupo apresenta sua tradução e discute as mudanças feitas, justificando as correções.

  • Conclua com uma discussão geral sobre as diferenças e desafios encontrados pelos grupos.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e ouçam diferentes perspectivas. Isso não apenas reforça o conhecimento adquirido, mas também desenvolve habilidades de argumentação e comunicação em inglês. Além disso, ao refletir sobre as experiências dos colegas, os alunos podem ganhar uma compreensão mais ampla e profunda do impacto dos 'False Friends' na comunicação.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve reunir todos os alunos e explicar que a finalidade é compartilhar descobertas e reflexões sobre os 'False Friends' identificados nas atividades. O professor pode começar por um breve resumo do que foi observado durante as atividades e, em seguida, pedir que cada grupo compartilhe suas principais descobertas e desafios. É importante que cada aluno tenha a oportunidade de falar e que todos participem ativamente da discussão, oferecendo insights e feedback uns aos outros.

Perguntas Chave

1. Quais foram as palavras que mais causaram confusão e por quê?

2. Como a compreensão dos 'False Friends' pode ajudar em situações reais de comunicação?

3. Houve algum 'False Friend' que você achou especialmente interessante ou que poderia facilmente levar a mal-entendidos?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A Conclusão tem como objetivo consolidar o aprendizado dos alunos, fazendo uma ponte entre a teoria e a prática e destacando a importância do tema no cotidiano. Este momento permite aos alunos refletirem sobre o que aprenderam e entenderem como aplicar esse conhecimento em situações reais, reforçando a utilidade e a aplicabilidade do estudo dos 'False Friends' no aprimoramento da comunicação em inglês.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve resumir os pontos chave abordados durante a aula, reforçando a definição de 'False Friends' e exemplificando com alguns dos termos mais comuns que foram discutidos. É importante revisitar as situações problemáticas e as atividades práticas para consolidar o entendimento.

Conexão com a Teoria

Ao longo da aula, os alunos puderam conectar a teoria dos 'False Friends' com a prática por meio de atividades interativas e discussões em grupo. Este método de ensino permitiu uma aplicação direta do conhecimento teórico em contextos que simulam situações reais de uso do idioma, facilitando a compreensão e a retenção do conteúdo.

Fechamento

Por fim, é essencial destacar a relevância dos 'False Friends' no dia a dia, como em viagens, estudos e comunicações profissionais. Compreender essas nuances ajuda não apenas na precisão do uso do inglês, mas também na redução de mal-entendidos e na valorização da rica diversidade linguística e cultural que esses termos refletem.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies