Entrar

Plano de aula de Construindo Narrativas

Português

Original Teachy

'EF15LP14'

Construindo Narrativas

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Construindo Narrativas

Palavras ChaveNarrativas, Engajamento emocional, Começo, meio e fim, Redes sociais, Instagram, Gamificação, Kahoot, YouTube, Colaboração, Criatividade, Expressão pessoal, Feedback 360°
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Contas no Instagram, Computadores com acesso à internet, Acesso à plataforma Kahoot ou Google Forms, Aplicativos de edição de vídeo (ex: iMovie, Kinemaster), Materiais para anotações (papel e caneta ou aplicativos de notas)
Códigos BNCCEF15LP14: Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).; EF15LP19: Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão clara dos objetivos a serem alcançados na aula, assegurando que todos estejam cientes das habilidades que serão desenvolvidas e da importância de se comunicar de maneira emocional através de narrativas bem estruturadas.

Objetivos principais:

1. Compreender os elementos básicos de uma narrativa: começo, meio e fim.

2. Desenvolver habilidades para criar narrativas que envolvem o interlocutor de maneira emocional.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar a criatividade e a expressão pessoal dos alunos na construção de narrativas.
  2. Promover a colaboração entre os alunos através de atividades práticas e interativas.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir o tema de forma dinâmica e interativa, envolvendo os alunos desde o início da aula. Ao buscar informações e compartilhar com a turma, os alunos começam a se engajar com o conteúdo de maneira prática e colaborativa, preparando-se para as atividades subsequentes.

Aquecendo

Aquecimento: O desenvolvimento de narrativas é uma habilidade essencial na comunicação, permitindo transmitir ideias e emoções de maneira estruturada. Para começar, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre narrativas ou sobre um autor famoso de histórias. Eles terão 5 minutos para encontrar e compartilhar com a turma.

Reflexões Iniciais

1. O que é uma narrativa?

2. Quais são as partes fundamentais de uma narrativa?

3. Por que é importante ter um começo, meio e fim bem definidos?

4. Como uma narrativa pode envolver emocionalmente o interlocutor?

5. Vocês já leram ou assistiram a uma história que lhes impactou emocionalmente? Qual e por quê?

Desenvolvimento

Duração: 65 a 75 minutos

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos de forma prática e contextualizada, utilizando tecnologias modernas e ferramentas digitais para criar narrativas envolventes que têm começo, meio e fim. Este formato de aprendizado promove a colaboração, a criatividade e a capacidade de comunicação emocional, preparando os alunos para o uso efetivo das habilidades narrativas em diversos contextos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Histórias no Instagram: Criando uma Narrativa Visual

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Permitir que os alunos pratiquem a criação de narrativas estruturadas utilizando tecnologias populares, conectando elementos visuais e textuais para envolver emocionalmente o interlocutor.

- Descrição: Os alunos irão utilizar a plataforma Instagram para criar uma sequência de fotos e vídeos que formam uma narrativa com começo, meio e fim. Eles deverão incluir elementos visuais e legendas que conectem emocionalmente o interlocutor, utilizando recursos como stickers, músicas e perguntas interativas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um tema para sua história (ex: um dia na vida de um super-herói, a jornada de uma comida favorita, etc.).

  • Usando seus celulares, os alunos devem criar um perfil temporário no Instagram ou usar uma conta já existente.

  • Os grupos devem planejar e criar uma sequência de pelo menos 5 posts (fotos ou vídeos) que contam a história escolhida, utilizando recursos do Instagram para enriquecer a narrativa.

  • Incentive os alunos a utilizarem legendas criativas, emojis, stickers e músicas para transmitir emoção e engajamento.

  • Cada grupo deve apresentar sua história para a turma, explicando o enredo e os recursos usados para envolver o público.

Atividade 2 -  Gamificando a Narrativa: Missões e Aventuras

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de narrativa e tomada de decisão, incentivando a criatividade e o pensamento crítico através da gamificação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar uma 'aventura gamificada' onde a narrativa é desenvolvida através de missões e desafios. Utilizando a plataforma Kahoot ou Google Forms, eles criarão um roteiro interativo que exige decisões do usuário, afetando o desenrolar e o desfecho da história.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um tema para sua história interativa (ex: um mistério a ser resolvido, uma jornada heroica, etc.).

  • Usando um computador com acesso à internet, os alunos devem acessar a plataforma Kahoot ou Google Forms.

  • Desenvolver uma sequência de perguntas/desafios que levam o usuário a tomar decisões que afetam a narrativa.

  • Os grupos devem garantir que a história tem um começo, meio e fim, com pelo menos 3 decisões-chave que mudam o curso da narrativa.

  • Os alunos devem testar sua aventura com outro grupo e ajustar conforme necessário.

  • Cada grupo apresenta a aventura gamificada para a turma, explicando as escolhas de enredo e mostrando os diferentes desfechos possíveis.

Atividade 3 -  Influenciadores Digitais: Contando Histórias no YouTube

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Praticar habilidades de narrativa e comunicação através de formatos modernos de mídia digital, incentivando a colaboração e o uso criativo das tecnologias disponíveis.

- Descrição: Os alunos irão criar um vídeo estilo vlog para o YouTube, contando uma história com começo, meio e fim. Eles devem planejar, gravar e editar o vídeo, incluindo elementos que ajudam a envolver emocionalmente o espectador.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve decidir sobre o tema do vlog (ex: uma aventura no parque, um dia na escola, etc.).

  • Os alunos devem roteirizar o vídeo, assegurando que a história tem um começo, meio e fim claros.

  • Usando seus celulares, os alunos devem gravar as diferentes partes da história, utilizando diferentes ângulos e técnicas de filmagem.

  • Após a gravação, os grupos devem utilizar aplicativos de edição de vídeo (ex: iMovie, Kinemaster) para editar o vlog, incluindo músicas, efeitos visuais e legendas.

  • Os grupos devem ser encorajados a adicionar elementos pessoais e emocionais para conectar com o espectador.

  • Cada grupo apresenta seu vlog finalizado para a turma, explicando suas escolhas criativas e como essas contribuem para envolver o público.

Retorno

Duração: 20 a 25 minutos

A finalidade desta etapa é promover a reflexão aprofundada sobre a experiência de aprendizagem, permitindo que os estudantes reconheçam os desafios e sucessos durante a atividade. Além disso, o feedback 360° desenvolve habilidades de crítica construtiva e autoaperfeiçoamento, fortalecendo a capacidade de trabalhar em equipe e a comunicação interpessoal.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, reúna todos os alunos e peça que cada grupo compartilhe rapidamente suas experiências e o que aprenderam ao criar suas narrativas. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão: 'Hoje tivemos a chance de explorar como construir narrativas através de diferentes plataformas digitais. Gostaria que cada grupo falasse sobre os desafios que encontraram, as soluções criativas que implementaram e como se sentiram ao utilizar essas ferramentas para contar suas histórias. Vamos começar com o grupo A e depois passamos para os demais.'

Reflexões

1. Quais foram os principais desafios que vocês enfrentaram ao criar sua narrativa? 2. Como vocês utilizaram elementos emocionais para conectar com o público? 3. O que vocês aprenderam sobre trabalho em equipe e colaboração ao realizar essa atividade?

Feedback 360°

Após a discussão em grupo, instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°. Explique que cada aluno deve fornecer feedback construtivo e respeitoso aos colegas de seu grupo. Sugira que utilizem a técnica do 'feedback sanduíche', onde começam com um ponto positivo, mencionam uma área de melhoria e finalizam com outro ponto positivo. Enfatize a importância de ser específico e gentil nas observações.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar os aprendizados da aula, ajudando os alunos a entenderem a relevância das habilidades adquiridas. Ao conectar o conteúdo com a realidade deles, reforça-se a importância do que foi aprendido e promove-se a aplicação prática no dia a dia. Além disso, oferece um momento de reflexão sobre como essas novas habilidades podem ser úteis em diversos contextos futuros.

Resumo

Resumo Divertido: Nesta aula, exploramos o fascinante mundo das narrativas! Vimos que toda boa história tem um começo para capturar a atenção, um meio para desenvolver os eventos e um fim para concluir a jornada. Aprendemos a criar narrativas emocionantes usando plataformas modernas como Instagram, YouTube e até gamificação com o Kahoot!  Unimos textos, imagens, vídeos e efeitos para tocar o coração do interlocutor. 

No Mundo

No Mundo: Em um mundo onde estamos constantemente conectados, saber contar uma boa história é uma habilidade valiosa. Seja para criar conteúdo nas redes sociais, conectar-se com amigos, ou até mesmo em futuros empregos, a arte das narrativas está em todo lugar! Vivemos na era digital, onde histórias visuais e interativas são a chave para engajar e emocionar.

Na Prática

Aplicações: Comunicar-se bem através de histórias não é só para escritores e cineastas. É importante para todos! Desde escrever uma redação escolar até fazer uma apresentação no trabalho, saber estruturar uma narrativa envolvente nos ajuda a transmitir ideias de forma clara e emocionalmente impactante.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies