Entrar

Plano de aula de Dicionário: Palavras no Contexto

Português

Original Teachy

'EF35LP12'

Dicionário: Palavras no Contexto

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Familiarizar os alunos com o conceito de dicionário e sua utilidade no dia a dia, destacando que o dicionário é uma ferramenta que ajuda a encontrar o significado das palavras.

  2. Ensinar aos alunos como usar o dicionário, incluindo a localização de palavras e a leitura dos significados.

  3. Desenvolver habilidades de leitura, escrita e vocabulário, através do exercício prático de busca e interpretação de palavras no dicionário.

Objetivos secundários:

  • Estimular a autonomia e a curiosidade dos alunos, encorajando-os a procurar palavras desconhecidas no dicionário e a descobrir o seu significado.

  • Reforçar a importância do dicionário como uma ferramenta de aprendizagem que pode ser usada em várias situações, dentro e fora da sala de aula.

  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos, incentivando-os a compartilhar suas descobertas e a ajudar uns aos outros na utilização do dicionário.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. O professor inicia a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar sobre o dicionário e para que ele serve. Ele pode trazer exemplos de palavras que os alunos já conhecem e perguntar se eles sabem o que essas palavras significam. O professor pode também contar uma história curta ou dar um exemplo do dia a dia para mostrar como o dicionário pode ser útil.

  2. Em seguida, o professor apresenta duas situações problema para os alunos. Ele pode mostrar uma imagem de um animal desconhecido e perguntar aos alunos se eles sabem o nome daquele animal. Depois, o professor pode mostrar uma palavra escrita de maneira diferente e perguntar aos alunos se eles sabem o que aquela palavra significa. O professor explica que, para resolver essas situações, podemos usar o dicionário.

  3. Para contextualizar a importância do dicionário, o professor pode mencionar que os escritores de livros, os jornalistas, os professores, entre outros profissionais, usam o dicionário para encontrar o significado das palavras. Ele também pode mencionar que, quando vamos a um lugar novo ou quando conhecemos pessoas de diferentes lugares, o dicionário pode nos ajudar a entender o que as pessoas estão falando.

  4. O professor introduz o tópico da aula explicando que, durante a aula, os alunos aprenderão como usar o dicionário para encontrar o significado das palavras. Ele pode dizer que isso os ajudará a entender melhor o que estão lendo e a escrever de maneira mais clara e precisa.

  5. Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o dicionário. Por exemplo, ele pode contar que o dicionário mais antigo do mundo é o Dicionário de Cangjie, da China, que foi criado há mais de 3.000 anos. Ou então, pode mencionar que o Dicionário Aurélio, um dos mais famosos do Brasil, tem mais de 150.000 palavras!

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Atividade 1: Caça ao Tesouro no Dicionário

  1. O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos e fornece a cada grupo um dicionário impresso.

  2. O professor explica que eles farão uma "Caça ao Tesouro" no dicionário.

  3. O professor sorteia uma palavra e a escreve no quadro.

  4. Cada grupo deve, então, procurar a palavra no dicionário e anotar o significado em um pedaço de papel.

  5. O primeiro grupo que encontrar a palavra e seu significado corretamente ganha um ponto.

  6. O processo é repetido várias vezes com diferentes palavras, até que todos os grupos tenham tido a oportunidade de participar.

  7. Durante a atividade, o professor circula pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

Atividade 2: Bingo do Dicionário

  1. O professor prepara previamente cartelas de bingo com palavras escritas aleatoriamente, que serão retiradas de um saco.

  2. O professor sorteia uma palavra do saco e a lê para a turma.

  3. Os alunos, então, devem procurar a palavra no dicionário e, se a encontrarem, marcam com um x na sua cartela de bingo.

  4. O primeiro aluno a completar uma linha na cartela deve gritar "bingo!".

  5. O professor verifica se a palavra está correta no dicionário e o aluno ganhador é recompensado com um pequeno prêmio simbólico.

  6. A atividade continua até que todos os alunos tenham tido a oportunidade de ganhar.

Durante essas atividades, o professor deve promover a interação entre os alunos, incentivando-os a compartilhar suas descobertas e a ajudar uns aos outros na busca das palavras no dicionário. Além disso, o professor deve aproveitar a oportunidade para ensinar aos alunos sobre a organização do dicionário, como as palavras estão agrupadas por ordem alfabética e como usar o índice (se houver) para encontrar palavras mais rapidamente.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Após as atividades, o professor reúne todos os alunos em um grande círculo para discutir as soluções. Ele começa perguntando a cada grupo qual palavra encontrou e qual foi o seu significado. O professor deve assegurar que cada grupo teve a oportunidade de compartilhar suas descobertas.

  2. O professor, então, pergunta aos alunos se eles tiveram alguma dificuldade em encontrar as palavras no dicionário e se sim, quais foram essas dificuldades. Ele pode anotar as dificuldades mencionadas pelos alunos em um quadro ou em uma folha de papel grande para que todos possam ver.

  3. Com base nas dificuldades levantadas pelos alunos, o professor faz uma breve revisão sobre como usar o dicionário de forma eficaz. Ele pode, por exemplo, explicar novamente sobre a organização das palavras em ordem alfabética e sobre o uso do índice, se houver. Ele também pode dar dicas práticas, como a de começar a busca pela palavra procurada pelas primeiras letras e ir lendo aos poucos.

  4. O professor, então, pede aos alunos para compartilharem o que aprenderam com a atividade. Ele pode perguntar: "O que vocês aprenderam sobre o uso do dicionário hoje?". Ele deve dar a cada aluno a oportunidade de falar e valorizar as respostas, por mais simples que sejam.

  5. Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam na aula. Ele pode fazer duas perguntas simples: "Qual foi a palavra mais difícil que vocês encontraram no dicionário hoje?" e "O que vocês fizeram para conseguir encontrar o significado dessa palavra?". Os alunos podem compartilhar suas reflexões com a turma, se desejarem.

Durante todo o retorno, o professor deve manter um ambiente de respeito e valorização das contribuições dos alunos. Ele deve encorajar os alunos a expressarem suas opiniões e a compartilharem suas experiências, reforçando a ideia de que todos estão em um processo de aprendizagem contínua.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. O professor recapitula os pontos chave da aula, reforçando que o dicionário é uma ferramenta muito útil para descobrir o significado das palavras. Ele pode mencionar novamente a importância de saber usar o dicionário corretamente, lembrando os alunos sobre a organização das palavras em ordem alfabética e a função do índice (se houver).

  2. Em seguida, o professor conecta a aula com o dia a dia dos alunos, explicando que o conhecimento adquirido hoje pode ser usado em várias situações. Ele pode dar exemplos simples, como quando eles estiverem lendo um livro, assistindo a um filme com legendas, ou até mesmo conversando com pessoas de diferentes lugares. O professor pode também mencionar que, ao aprender a usar o dicionário, os alunos estão se tornando mais independentes e confiantes em sua capacidade de aprender.

  3. O professor sugere algumas atividades extras para os alunos praticarem em casa. Ele pode, por exemplo, pedir aos alunos para escolherem cinco palavras em um livro que estão lendo e procurarem seus significados no dicionário. Outra atividade pode ser pedir aos alunos para criarem um pequeno dicionário com palavras que eles encontram no dia a dia e que não conhecem o significado.

  4. Por fim, o professor reforça a importância do dicionário como uma ferramenta de aprendizagem e incentiva os alunos a continuarem usando o dicionário em suas atividades diárias. Ele pode encorajar os alunos a trazerem dicionários de casa para a sala de aula e a usá-los durante as atividades de leitura e escrita. O professor pode também recomendar aplicativos de dicionário online, que são acessíveis e fáceis de usar.

  5. O professor conclui a aula agradecendo a participação e o esforço de todos os alunos e reforçando que a aprendizagem é um processo contínuo e divertido. Ele pode dizer: "Lembrem-se, meus queridos alunos, que aprender sempre vale a pena! E o dicionário é uma ferramenta incrível que pode nos ajudar a aprender coisas novas todos os dias. Até a próxima aula!".

Durante a conclusão, o professor deve manter um tom positivo e encorajador, reforçando a ideia de que todos os esforços dos alunos são valiosos e que a aprendizagem é um processo contínuo e recompensador.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies