Entrar

Plano de aula de Leitura: Compartilhada e Autônoma Avançada

Português

Original Teachy

'EF15LP15'

Leitura: Compartilhada e Autônoma Avançada

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Desenvolver a habilidade de leitura compartilhada: Os alunos devem ser capazes de participar ativamente de uma leitura compartilhada, identificando personagens, eventos e cenários, e fazendo perguntas para esclarecer dúvidas e compreender a história.

  2. Promover a leitura autônoma avançada: Os alunos devem ser incentivados a ler livros de forma independente, escolhendo títulos adequados ao seu nível de leitura e interesses. Eles devem ser capazes de compreender o enredo, os personagens e as informações principais do texto lido.

  3. Estimular o gosto pela leitura: O principal objetivo desta aula é cultivar o amor pela leitura entre os alunos. Para isso, eles devem ser expostos a diferentes tipos de textos, incluindo ficção, não ficção e poesia, e ter a oportunidade de discutir e expressar suas opiniões sobre as histórias lidas.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver a atenção e a concentração dos alunos durante a leitura.
  • Melhorar a capacidade de compreensão e interpretação de textos.
  • Incentivar a expressão oral e a participação ativa em discussões em grupo.

O professor deve explicar claramente esses objetivos aos alunos, para que eles entendam o que se espera deles durante a aula e possam se envolver de forma efetiva nas atividades propostas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrar conteúdos anteriores: O professor começará a aula fazendo uma rápida revisão sobre o que os alunos já aprenderam sobre leitura. Ele pode relembrá-los sobre a importância da leitura, os diferentes tipos de textos (ficção, não ficção, poesia) e como identificar o início, meio e fim de uma história. Isso ajudará a preparar os alunos para os novos conceitos que serão apresentados.

  2. Situar o contexto: O professor pode então apresentar duas situações-problema para engajar os alunos. A primeira seria: "Vocês já pegaram um livro para ler sozinhos, mas não entenderam muito bem o que estava escrito? Como vocês se sentiram?". A segunda seria: "Vocês já leram um livro com um amigo ou um adulto? Como foi a experiência? O que vocês aprenderam?". Essas situações permitirão que os alunos reflitam sobre suas próprias experiências de leitura e se preparem para as atividades práticas.

  3. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode apresentar curiosidades sobre a leitura. Por exemplo, ele pode contar que existem mais de 130 milhões de livros no mundo, escritos em mais de 300 idiomas. Ou que o livro mais antigo do mundo, chamado de "Diamante Sutra", foi impresso na China em 868 d.C. e tem mais de 1.300 anos. Além disso, o professor pode mencionar alguns livros populares entre as crianças e perguntar se eles já ouviram falar ou leram algum deles.

  4. Introduzir o tópico da aula: Por fim, o professor deve introduzir o tópico da aula: "Hoje, nós vamos aprender como ler de duas maneiras diferentes: lendo sozinhos e lendo com um amigo ou adulto. Vamos descobrir como cada uma dessas maneiras pode nos ajudar a entender melhor as histórias que lemos. E, no final da aula, vamos ter um tempo para escolher um livro e ler juntos. Que tal?". O professor deve enfatizar que a leitura é uma atividade divertida e que todos os alunos são capazes de ler e entender histórias.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade: Teatro de Sombras Literárias

    • O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
    • Cada grupo recebe um livro de contos de fadas conhecidos, como "Chapeuzinho Vermelho", "João e o Pé de Feijão" ou "Os Três Porquinhos".
    • Cada grupo deve, então, escolher uma cena do conto para reencenar utilizando sombras projetadas na parede, com o auxílio de uma lanterna e silhuetas recortadas em papelão.
    • Enquanto um aluno do grupo faz a leitura da cena, os demais devem manipular as silhuetas para representar os personagens e os eventos descritos.
    • Após a apresentação de cada grupo, todos os alunos são encorajados a fazer perguntas sobre a cena e a história, consolidando a ideia de leitura compartilhada.
  2. Atividade: Criação de Minilivros Ilustrados

    • O professor fornece folhas de papel, lápis de cor, tesoura e cola para cada aluno.
    • Os alunos são incentivados a escolher um conto de fadas ou fábula que gostem e a recontá-lo de forma resumida e simples, fazendo suas próprias ilustrações.
    • O professor circula pela sala, auxiliando os alunos na escrita e na ilustração dos minilivros.
    • Ao final da atividade, cada aluno terá produzido seu próprio minilivro, que poderá levar para casa e compartilhar com a família, estimulando a leitura autônoma avançada.
  3. Atividade: Contação de Histórias em Círculo

    • O professor organiza os alunos em um grande círculo.
    • Inicialmente, o professor faz a leitura de uma história curta, como uma fábula ou um conto folclórico, incentivando os alunos a fazerem perguntas e comentários.
    • Depois, o professor passa a palavra para um aluno, que deverá contar uma história que conhece ou que inventou. O aluno pode escolher entre ler a história de um livro ou contar de memória.
    • O círculo se repete até que todos os alunos tenham tido a oportunidade de compartilhar uma história.
    • Esta atividade promove a leitura compartilhada e autônoma avançada, além de desenvolver a criatividade e a oralidade dos alunos.

O professor pode escolher realizar uma ou mais destas atividades, dependendo do tempo disponível e das necessidades da turma. É importante que o professor circule pela sala durante as atividades, auxiliando os alunos, encorajando a participação de todos e garantindo que as atividades estejam sendo desenvolvidas de forma adequada.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo - O professor deve reunir todos os alunos em uma grande roda e promover uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar o que aprendeu com a atividade que realizou. O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi a parte mais divertida da atividade para vocês?", "Vocês conseguiram entender melhor o conto/fábula depois de reencená-lo/reescrevê-lo?", "Como foi a experiência de compartilhar uma história com os colegas?".

  2. Conexão com a Teoria - Em seguida, o professor fará a conexão entre as atividades práticas e a teoria discutida no início da aula. Ele pode perguntar aos alunos: "Como a atividade de teatro de sombras ajudou vocês a entender melhor a história?", "Como a atividade de criação de minilivros ajudou vocês a ler de forma autônoma?", "O que vocês acharam da atividade de contação de histórias em círculo? Foi mais fácil ou mais difícil do que ler um livro sozinhos?".

  3. Reflexão Individual - Para encerrar a aula, o professor proporá que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam. Ele fará duas perguntas simples para guiar a reflexão:

    • "O que foi a coisa mais interessante que vocês descobriram sobre a leitura hoje?";
    • "Como vocês podem usar o que aprenderam hoje para melhorar a leitura de vocês no dia a dia?".
  4. Compartilhamento das Reflexões - Depois do minuto de reflexão, o professor dará a oportunidade para alguns alunos compartilharem suas respostas. Isso pode ser feito de forma voluntária, ou o professor pode escolher aleatoriamente alguns alunos para compartilhar. O professor deve valorizar todas as respostas e lembrar aos alunos que cada um tem seu próprio ritmo de aprendizado e suas próprias maneiras de se apropriar do conhecimento.

  5. Encerramento - Para encerrar a aula, o professor pode parabenizar os alunos pelo empenho e participação durante a aula e reforçar o quanto a leitura é uma habilidade importante e divertida. Ele pode sugerir que os alunos continuem praticando a leitura em casa, escolhendo livros que lhes interessem e compartilhando as histórias com a família.

O retorno é uma parte crucial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar o aprendizado dos alunos, reforçar os conceitos-chave e promover a autoavaliação e a reflexão. Além disso, essa etapa ajuda a consolidar o que foi aprendido e a preparar os alunos para as próximas aulas.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos: O professor irá resumir os principais pontos da aula, reforçando os conceitos de leitura compartilhada e autônoma avançada. Ele pode lembrar aos alunos sobre as diferentes atividades que realizaram, como o teatro de sombras, a criação de minilivros e a contação de histórias em círculo, e como cada uma dessas atividades contribuiu para o aprendizado da leitura. O professor também pode mencionar os benefícios da leitura, como o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e do vocabulário.

  2. Conexão entre Teoria e Prática: O professor explicará como as atividades práticas realizadas na aula ajudaram a reforçar os conceitos teóricos. Ele pode mencionar, por exemplo, como o teatro de sombras permitiu aos alunos visualizarem a história, facilitando a compreensão do enredo e dos personagens. Da mesma forma, a criação de minilivros incentivou a leitura autônoma e a contação de histórias em círculo a leitura compartilhada, ambas habilidades essenciais para a formação de bons leitores.

  3. Materiais Extras: O professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos, como livros, sites ou aplicativos que incentivem a leitura. Ele pode recomendar, por exemplo, alguns livros populares entre as crianças, como os da série "Diário de um Banana", "Harry Potter" ou "O Pequeno Príncipe". Além disso, o professor pode sugerir sites e aplicativos que ofereçam livros digitais gratuitos, jogos de leitura e atividades interativas. Ele deve enfatizar que a leitura deve ser sempre uma atividade prazerosa e que os alunos devem escolher livros que lhes interessem.

  4. Importância do Assunto: Por fim, o professor irá explicar a importância da leitura para o dia a dia dos alunos. Ele pode mencionar que a leitura é fundamental para a aprendizagem em todas as disciplinas, não apenas em português, mas também em matemática, ciências, história, entre outras. Além disso, o professor pode ressaltar que a leitura é uma habilidade essencial para a vida, pois permite aos alunos se informarem, se divertirem e se comunicarem de maneira eficaz. Ele deve lembrar aos alunos que a leitura é uma habilidade que se desenvolve com a prática e que eles devem se esforçar para ler todos os dias, mesmo que seja por alguns minutos.

A conclusão é uma parte importante do plano de aula, pois permite ao professor reforçar os conceitos aprendidos, motivar os alunos a continuar aprendendo e refletindo, e estabelecer a relevância do assunto para a vida dos alunos. Ao final da aula, os alunos devem estar entusiasmados para continuar explorando o maravilhoso mundo da leitura.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies