Entrar

Plano de aula de Leitura e Compreensão do Texto

Português

Original Teachy

''EF05LP09''

Leitura e Compreensão do Texto

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Desenvolver a habilidade de leitura: Os alunos devem ser capazes de ler de forma fluente e compreender textos simples. Isso inclui a identificação de palavras familiares, a inferência de significado com base no contexto e a capacidade de fazer perguntas sobre o texto.

  2. Estimular a compreensão textual: Os alunos devem aprender a identificar a ideia principal de um texto e a reconhecer detalhes importantes. Eles também devem ser capazes de fazer conexões entre o texto e suas próprias experiências.

  3. Promover a interação e a colaboração em sala de aula: Através de atividades em grupo, os alunos devem ser incentivados a discutir suas ideias, compartilhar o que aprenderam e ajudar uns aos outros na compreensão dos textos.

Objetivos secundários:

  • Encorajar a paixão pela leitura: É importante que os alunos desenvolvam um amor pela leitura desde cedo. Portanto, um objetivo secundário é despertar o interesse e a curiosidade dos alunos pelos textos.

  • Desenvolver a habilidade de fazer perguntas: Além de responder perguntas sobre o texto, os alunos devem ser incentivados a fazer suas próprias perguntas, o que ajuda a aprofundar sua compreensão.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre a importância da leitura e de como ela nos ajuda a aprender coisas novas, a imaginar e a viajar para diferentes lugares. Pode-se fazer perguntas como: "Quem lembra o que é ler?" e "Por que vocês acham que a leitura é importante?". Em seguida, o professor pode pedir que os alunos compartilhem algumas de suas experiências de leitura.

  2. Situações-problema: O professor propõe duas situações que requerem a habilidade de leitura e compreensão. A primeira situação pode ser: "Suponha que vocês estão em casa e querem fazer uma receita de bolo. O que vocês precisam fazer primeiro? Ler a receita, certo? Como vocês fariam isso?". A segunda situação pode ser: "Vocês estão brincando no parque e veem um aviso que diz 'Não pisar na grama'. O que isso significa? Como vocês souberam o que estava escrito?".

  3. Contextualização: O professor explica que, assim como na situação do bolo e do aviso no parque, a leitura e a compreensão de textos são muito importantes em nosso dia a dia. Ele menciona algumas situações em que a leitura é usada, como ler um livro, um bilhete, uma placa de rua, uma embalagem de brinquedo, entre outros. Além disso, o professor pode falar sobre diferentes tipos de textos que os alunos podem encontrar, como histórias, receitas, notícias, etc.

  4. Introdução do tópico: O professor introduz o tópico da aula, explicando que eles irão aprender mais sobre como ler e entender diferentes tipos de textos. Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar uma curiosidade, como: "Sabiam que existem pessoas que passam a vida estudando os textos? Elas são chamadas de 'linguistas' e ajudam a entender como as línguas funcionam. Vocês podem ser linguistas também, começando a aprender mais sobre a leitura e a escrita hoje!".

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade: Caça ao Tesouro Literário (10 - 15 minutos)

    • O professor divide a turma em grupos de no máximo 5 alunos.
    • Cada grupo recebe uma 'carta de missão' que é, na verdade, uma lista de itens para encontrar na sala de aula. Os itens serão palavras ou frases simples escritas em pedaços de papel (por exemplo: "uma palavra com a letra 'A'", "uma palavra que você conhece o significado", "uma frase que contenha a palavra 'amigo'").
    • Os grupos devem 'caçar' por esses itens na sala e, uma vez encontrados, ler em voz alta para a turma e explicar o que a palavra ou frase significa para eles.
    • O professor circula pela sala, auxiliando os grupos e fornecendo suporte adicional quando necessário.
  2. Atividade: Teatro de Fantoches (10 - 15 minutos)

    • O professor separa a turma em grupos de até 5 alunos.
    • Cada grupo recebe um pequeno texto (por exemplo, uma fábula curta) e uma caixa de fantoches.
    • Os alunos, em seus respectivos grupos, devem ler o texto, discutir e entender seu conteúdo.
    • Em seguida, eles devem usar os fantoches para recontar a história, atuando como os diferentes personagens.
    • O professor circula pela sala, observando as apresentações e oferecendo orientações conforme necessário.

Estas são apenas sugestões de atividades e o professor pode escolher a que mais se adequa à sua turma. O objetivo dessas atividades é proporcionar aos alunos uma experiência prática e lúdica de leitura e compreensão de textos, incentivando a colaboração e a interação entre os membros do grupo.

Observações importantes:

  • O professor deve se certificar de que todos os grupos estão progredindo em suas tarefas e que cada aluno tem a oportunidade de contribuir para a atividade.
  • O professor deve encorajar a discussão e a troca de ideias entre os membros do grupo.
  • O professor deve estar atento para corrigir eventuais erros de leitura e compreensão de forma gentil e construtiva.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor reúne todos os alunos para uma discussão em grupo. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas experiências e aprendizados das atividades.
    • O professor pode fazer perguntas como: "Quais palavras ou frases vocês encontraram na Caça ao Tesouro Literário? O que elas significam para vocês?" e "Como foi recontar a história com os fantoches? Quem pode nos contar um pouco sobre a história que recontaram?".
    • Durante a discussão, o professor deve encorajar todos os alunos a participar, elogiando suas contribuições e incentivando o respeito mútuo.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)

    • Após a discussão, o professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas e a teoria.
    • O professor pode dizer: "Vocês se lembram quando falamos sobre a importância da leitura e da compreensão de textos? Hoje, vocês puderam vivenciar isso na prática, ao ler os textos da Caça ao Tesouro Literário e recontar a história com os fantoches. Vocês também puderam ver que, às vezes, precisamos discutir e trabalhar em grupo para entender melhor o que estamos lendo".
    • O professor pode reforçar os conceitos aprendidos, fazendo perguntas como: "Quem pode me dizer o que é compreensão de texto?" e "Por que é importante trabalhar em grupo quando estamos lendo e tentando entender um texto?".
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam sobre o que aprenderam.
    • O professor pode fazer duas perguntas simples para os alunos pensarem por um momento e depois compartilharem suas respostas. As perguntas podem ser: "O que você mais gostou de fazer na aula de hoje?" e "O que você aprendeu sobre a leitura e a compreensão de textos que você não sabia antes?".
    • O professor deve incentivar os alunos a expressarem suas opiniões, reforçando que todos os pensamentos e sentimentos são válidos e importantes.

O retorno é uma parte crucial do plano de aula, pois permite ao professor verificar o que os alunos aprenderam, corrigir quaisquer mal-entendidos e encorajar a reflexão e o pensamento crítico.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor conclui a aula fazendo um breve resumo dos principais pontos abordados. Ele pode relembrar a importância da leitura e da compreensão de textos, as estratégias utilizadas durante as atividades práticas e as habilidades desenvolvidas pelos alunos.
    • O professor pode perguntar aos alunos: "Quem pode me dizer por que a leitura é importante?" e "Quais foram as estratégias que usamos para entender os textos na aula de hoje?".
  2. Conexão com a Teoria e a Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor explica que a aula de hoje foi uma combinação de teoria e prática. Ele destaca como as atividades práticas, como a Caça ao Tesouro Literário e o Teatro de Fantoches, ajudaram os alunos a aplicar os conceitos teóricos de leitura e compreensão de textos.
    • O professor pode dizer: "Vocês puderam ver como a teoria que aprendemos sobre a leitura e a compreensão de textos na sala de aula se conecta com a prática. Ao fazer a Caça ao Tesouro Literário, vocês puderam usar suas habilidades de leitura e compreensão para encontrar as palavras e frases na sala. E ao fazer o Teatro de Fantoches, vocês puderam recontar a história, mostrando que entenderam o que leram".
  3. Materiais Extras (1 minuto)

    • O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Isso pode incluir livros infantis sobre leitura e compreensão de textos, sites educativos com jogos interativos de leitura, e vídeos educativos sobre o tema.
    • O professor pode dizer: "Para quem quiser aprender mais sobre a leitura e a compreensão de textos, eu sugiro o livro 'O Mundo da Leitura' e o site 'Leitura Divertida'. Esses recursos têm muitas atividades legais que podem ajudar vocês a se tornarem ainda melhores leitores!".
  4. Importância no Dia a Dia (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor destaca a importância da leitura e da compreensão de textos no dia a dia. Ele pode mencionar situações cotidianas em que essas habilidades são usadas, como ler um livro, um bilhete, um cardápio, uma placa de trânsito, e até mesmo jogar um jogo de videogame que requer a leitura de instruções.
    • O professor pode concluir dizendo: "Ler e entender textos é uma habilidade muito importante. Ela nos ajuda a aprender coisas novas, a nos divertir e a nos comunicar com o mundo ao nosso redor. Então, continuem praticando suas habilidades de leitura e compreensão, pois elas serão úteis em muitas situações ao longo da vida!".

A conclusão é um momento importante para consolidar o aprendizado da aula, reforçar a importância do tema e incentivar os alunos a continuar explorando o assunto. Além disso, ao sugerir materiais extras, o professor está proporcionando aos alunos a oportunidade de aprender de maneira autônoma e independente.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies