🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Contextos Comunicativos

Português

Original Teachy

'EF35LP10'

Contextos Comunicativos

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Contextos Comunicativos

Palavras ChaveContextos Comunicativos, Espaço, Tempo, Ambiente, Comunicação eficaz, Adaptação comunicativa, Análise crítica, Atividades interativas, Debate, Peça teatral, Detetive linguístico, Discussão em grupo
Materiais NecessáriosEnvelopes lacrados com cenários de comunicação, Espaço organizado para debates e peças teatrais, Material para escrita (cadernos, canetas), Projetor ou quadro para apresentações, Cronômetro para controlar o tempo das atividades, Marcadores para destacar pontos chave nas discussões
Códigos BNCCEF35LP10: Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).; EF35LP11: Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é fundamental para estabelecer claramente o que se espera que os alunos aprendam ao final da aula. Ao delinearmos os objetivos principais, estamos direcionando o foco dos estudantes e garantindo que todas as atividades propostas estejam alinhadas com as competências que desejamos que desenvolvam. Essa clareza permite uma abordagem mais eficaz e direcionada durante a aula, assegurando que os alunos possam aplicar o conhecimento prévio de maneira efetiva e crítica.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a compreenderem o contexto como uma situação comunicativa em que interlocutores estão inseridos, incluindo aspectos de ambiente, espaço e tempo.

2. Desenvolver habilidades de análise crítica nos alunos para identificar como diferentes contextos influenciam a comunicação.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões em sala, promovendo a troca de ideias e experiências sobre diferentes contextos comunicativos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e fazer com que reflitam sobre a aplicação prática do conceito de contextos comunicativos que estudaram previamente. As situações problema propostas estimulam o pensamento crítico e a aplicação direta do conhecimento, preparando o terreno para as atividades mais práticas em sala. A contextualização, por sua vez, visa mostrar a relevância do tema no cotidiano dos alunos, despertando o interesse e a curiosidade pelo assunto.

Situações Problema

1. Imagine que você está em uma reunião de família e precisa contar uma história, mas algumas pessoas estão distraídas com seus celulares. Como você adaptaria sua forma de contar a história para capturar a atenção de todos?

2. Pense em uma situação em que você precisa pedir ajuda para um colega no recreio, mas ele está longe e o sino está prestes a tocar. Como você comunicaria sua necessidade considerando o tempo e espaço disponíveis?

Contextualização

Os contextos comunicativos estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano, desde a maneira como nos comunicamos em ambientes familiares, escolares ou profissionais, até a adaptação de nossa fala e gestos em eventos sociais ou situações de emergência. Compreender esses contextos não apenas melhora a eficácia da nossa comunicação, mas também fortalece nossas relações interpessoais e nossa capacidade de adaptação. Curiosidades e exemplos do dia a dia podem ser utilizados para ilustrar como diferentes contextos influenciam a forma como nos expressamos e como somos compreendidos.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e criativa o conhecimento adquirido sobre contextos comunicativos. As atividades propostas visam consolidar a compreensão dos alunos sobre como o espaço, tempo e ambiente afetam a comunicação, além de desenvolver habilidades de análise crítica e adaptação de discurso. Através destas dinâmicas, os alunos poderão explorar o tema de forma interativa e colaborativa, garantindo uma aprendizagem mais significativa e engajadora.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives do Contexto

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de analisar contextos comunicativos e adaptar a comunicação de acordo com o cenário apresentado.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão transformados em detetives linguísticos que precisam identificar e descrever o contexto de diferentes situações comunicativas. Serão apresentados a eles vários cenários em que a comunicação é crucial, como uma festa de aniversário, uma reunião de negócios, uma sala de aula durante uma prova, entre outros. Cada grupo receberá um cenário e terá que analisar elementos como espaço, tempo e ambiente para determinar como a comunicação deve ser adaptada.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua envelopes lacrados, cada um contendo um cenário específico.

  • Cada grupo deve ler o cenário e discutir entre si como adaptariam a comunicação para aquele contexto.

  • Os alunos devem criar uma lista de observações sobre o espaço, tempo e ambiente que influenciariam sua comunicação no cenário proposto.

  • Após 30 minutos de discussão e preparação, cada grupo apresentará suas descobertas para a classe, justificando suas escolhas com base nos elementos de contexto.

Atividade 2 - O Grande Debate do Tempo e Espaço

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos, utilizando o conhecimento sobre contextos comunicativos.

- Descrição: Os alunos participarão de um debate estruturado, onde defenderão como o tempo e o espaço influenciam a comunicação em diferentes contextos. Utilizarão exemplos práticos e teóricos estudados previamente para fundamentar seus argumentos.

- Instruções:

  • Organize a sala em um formato de debate, com duas equipes claramente divididas.

  • Explique que cada equipe representará um lado do argumento: 'Tempo é o fator mais importante na comunicação' e 'Espaço é o fator mais importante na comunicação'.

  • Permita a cada equipe 10 minutos para preparar seus argumentos com base nos exemplos dados e no material estudado.

  • Inicie o debate, permitindo que cada lado apresente seus argumentos por 5 minutos, seguidos por 3 minutos de réplica e tréplica.

  • Conclua com uma votação entre os alunos para determinar qual equipe apresentou os argumentos mais convincentes.

Atividade 3 - Teatro da Comunicação

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar de forma criativa e prática como os contextos comunicativos variam e influenciam a comunicação.

- Descrição: Encenar situações de comunicação em que o contexto é crucial para entender a mensagem. Os alunos criarão pequenas peças teatrais que ilustram diferentes contextos comunicativos, como uma entrevista de emprego, uma discussão em família, ou uma conversa entre amigos durante um jogo de futebol.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolhe um contexto comunicativo e prepara uma pequena peça teatral que o exemplifique.

  • Os alunos devem considerar cuidadosamente como o espaço, o tempo e o ambiente influenciam a performance de sua peça.

  • Após 45 minutos de preparação, cada grupo apresenta sua peça para a classe.

  • Após cada apresentação, promova uma discussão sobre como o contexto influenciou a forma como a mensagem foi transmitida e recebida.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular o conhecimento adquirido e refletir sobre a aplicação prática dos conceitos de contextos comunicativos. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar suas experiências e ouvir perspectivas diferentes, o que enriquece o entendimento do tema. Esta etapa também serve para avaliar o quanto os alunos conseguiram internalizar e aplicar os conceitos estudados, além de fomentar habilidades de comunicação e argumentação.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe as principais descobertas e desafios encontrados durante as atividades. Incentive os alunos a discutir como o contexto influencia a comunicação e quais estratégias eles desenvolveram para adaptar a comunicação em diferentes situações. Sugira que reflitam sobre exemplos concretos vivenciados nas atividades e em suas vidas cotidianas.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao adaptar a comunicação para os diferentes contextos propostos nas atividades?

2. Como o entendimento do espaço, tempo e ambiente ajudou vocês a melhorarem a comunicação nas situações simuladas?

3. Houve algum momento em que a adaptação de comunicação não foi eficaz? O que vocês aprenderam com essa experiência?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa de conclusão é garantir que os alunos tenham uma visão clara e consolidada dos conceitos trabalhados durante a aula, vinculando o conhecimento teórico com as atividades práticas realizadas. Além disso, busca reforçar a relevância do tema no cotidiano dos alunos, destacando como a compreensão dos contextos comunicativos pode ser aplicada em diversas situações para melhorar a qualidade da comunicação interpessoal e garantir uma aprendizagem eficaz e duradoura.

Resumo

Nesta conclusão, o professor irá resumir e recapitular os principais conceitos abordados sobre contextos comunicativos, destacando a importância de compreender como o espaço, o tempo e o ambiente influenciam a maneira como nos comunicamos. Serão relembradas as atividades realizadas, como 'Detetives do Contexto', 'O Grande Debate do Tempo e Espaço' e o 'Teatro da Comunicação', enfatizando as descobertas e aprendizados dos alunos.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi cuidadosamente estruturada para conectar a teoria com a prática de maneira dinâmica e envolvente. Através das atividades, os alunos puderam aplicar diretamente o conhecimento teórico em situações simuladas e reais, o que facilitou a compreensão e a retenção de conceitos fundamentais de comunicação em diferentes contextos.

Fechamento

Compreender os contextos comunicativos é essencial não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para o desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais. Saber adaptar a comunicação de acordo com o ambiente, o tempo e as pessoas envolvidas pode fazer a diferença em diversas situações da vida cotidiana, melhorando as relações interpessoais e a eficácia na transmissão de mensagens.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies