Plano de Aula | Metodologia Ativa | Contextos Comunicativos
Palavras Chave | Contextos Comunicativos, Espaço, Tempo, Ambiente, Comunicação eficaz, Adaptação comunicativa, Análise crítica, Atividades interativas, Debate, Peça teatral, Detetive linguístico, Discussão em grupo |
Materiais Necessários | Envelopes lacrados com cenários de comunicação, Espaço organizado para debates e peças teatrais, Material para escrita (cadernos, canetas), Projetor ou quadro para apresentações, Cronômetro para controlar o tempo das atividades, Marcadores para destacar pontos chave nas discussões |
Códigos BNCC | EF35LP10: Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).; EF35LP11: Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos. |
Ano Escolar | 5º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Interpretação Textual |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de objetivos é fundamental para estabelecer claramente o que se espera que os alunos aprendam ao final da aula. Ao delinearmos os objetivos principais, estamos direcionando o foco dos estudantes e garantindo que todas as atividades propostas estejam alinhadas com as competências que desejamos que desenvolvam. Essa clareza permite uma abordagem mais eficaz e direcionada durante a aula, assegurando que os alunos possam aplicar o conhecimento prévio de maneira efetiva e crítica.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a compreender o contexto como uma situação comunicativa em que interlocutores estão inseridos, incluindo aspectos de ambiente, espaço e tempo.
2. Desenvolver habilidades de análise crítica nos alunos para identificar como diferentes contextos influenciam a comunicação.
Objetivos secundários:
- Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões em sala, promovendo a troca de ideias e experiências sobre diferentes contextos comunicativos.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A introdução serve para engajar os alunos e fazer com que reflitam sobre a aplicação prática do conceito de contextos comunicativos que estudaram previamente. As situações problema propostas estimulam o pensamento crítico e a aplicação direta do conhecimento, preparando o terreno para as atividades mais práticas em sala. A contextualização, por sua vez, visa mostrar a relevância do tema no cotidiano dos alunos, despertando o interesse e a curiosidade pelo assunto.
Situações Problema
1. Imagine que você está em uma reunião de família e precisa contar uma história, mas algumas pessoas estão distraídas com seus celulares. Como você adaptaria sua forma de contar a história para capturar a atenção de todos?
2. Pense em uma situação em que você precisa pedir ajuda para um colega no recreio, mas ele está longe e o sino está prestes a tocar. Como você comunicaria sua necessidade considerando o tempo e espaço disponíveis?
Contextualização
Os contextos comunicativos estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano, desde a maneira como nos comunicamos em ambientes familiares, escolares ou profissionais, até a adaptação de nossa fala e gestos em eventos sociais ou situações de emergência. Compreender esses contextos não apenas melhora a eficácia da nossa comunicação, mas também fortalece nossas relações interpessoais e nossa capacidade de adaptação. Curiosidades e exemplos do dia a dia podem ser utilizados para ilustrar como diferentes contextos influenciam a forma como nos expressamos e como somos compreendidos.
Desenvolvimento
Duração: (65 - 75 minutos)
A etapa de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e criativa o conhecimento adquirido sobre contextos comunicativos. As atividades propostas visam consolidar a compreensão dos alunos sobre como o espaço, tempo e ambiente afetam a comunicação, além de desenvolver habilidades de análise crítica e adaptação de discurso. Através destas dinâmicas, os alunos poderão explorar o tema de forma interativa e colaborativa, garantindo uma aprendizagem mais significativa e engajadora.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Detetives do Contexto
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver a habilidade de analisar contextos comunicativos e adaptar a comunicação de acordo com o cenário apresentado.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão transformados em detetives linguísticos que precisam identificar e descrever o contexto de diferentes situações comunicativas. Serão apresentados a eles vários cenários em que a comunicação é crucial, como uma festa de aniversário, uma reunião de negócios, uma sala de aula durante uma prova, entre outros. Cada grupo receberá um cenário e terá que analisar elementos como espaço, tempo e ambiente para determinar como a comunicação deve ser adaptada.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
-
Distribua envelopes lacrados, cada um contendo um cenário específico.
-
Cada grupo deve ler o cenário e discutir entre si como adaptariam a comunicação para aquele contexto.
-
Os alunos devem criar uma lista de observações sobre o espaço, tempo e ambiente que influenciariam sua comunicação no cenário proposto.
-
Após 30 minutos de discussão e preparação, cada grupo apresentará suas descobertas para a classe, justificando suas escolhas com base nos elementos de contexto.
Atividade 2 - O Grande Debate do Tempo e Espaço
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Fomentar o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos, utilizando o conhecimento sobre contextos comunicativos.
- Descrição: Os alunos participarão de um debate estruturado, onde defenderão como o tempo e o espaço influenciam a comunicação em diferentes contextos. Utilizarão exemplos práticos e teóricos estudados previamente para fundamentar seus argumentos.
- Instruções:
-
Organize a sala em um formato de debate, com duas equipes claramente divididas.
-
Explique que cada equipe representará um lado do argumento: 'Tempo é o fator mais importante na comunicação' e 'Espaço é o fator mais importante na comunicação'.
-
Permita a cada equipe 10 minutos para preparar seus argumentos com base nos exemplos dados e no material estudado.
-
Inicie o debate, permitindo que cada lado apresente seus argumentos por 5 minutos, seguidos por 3 minutos de réplica e tréplica.
-
Conclua com uma votação entre os alunos para determinar qual equipe apresentou os argumentos mais convincentes.
Atividade 3 - Teatro da Comunicação
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Explorar de forma criativa e prática como os contextos comunicativos variam e influenciam a comunicação.
- Descrição: Encenar situações de comunicação em que o contexto é crucial para entender a mensagem. Os alunos criarão pequenas peças teatrais que ilustram diferentes contextos comunicativos, como uma entrevista de emprego, uma discussão em família, ou uma conversa entre amigos durante um jogo de futebol.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Cada grupo escolhe um contexto comunicativo e prepara uma pequena peça teatral que o exemplifique.
-
Os alunos devem considerar cuidadosamente como o espaço, o tempo e o ambiente influenciam a performance de sua peça.
-
Após 45 minutos de preparação, cada grupo apresenta sua peça para a classe.
-
Após cada apresentação, promova uma discussão sobre como o contexto influenciou a forma como a mensagem foi transmitida e recebida.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular o conhecimento adquirido e refletir sobre a aplicação prática dos conceitos de contextos comunicativos. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar suas experiências e ouvir perspectivas diferentes, o que enriquece o entendimento do tema. Esta etapa também serve para avaliar o quanto os alunos conseguiram internalizar e aplicar os conceitos estudados, além de fomentar habilidades de comunicação e argumentação.
Discussão em Grupo
Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe as principais descobertas e desafios encontrados durante as atividades. Incentive os alunos a discutir como o contexto influencia a comunicação e quais estratégias eles desenvolveram para adaptar a comunicação em diferentes situações. Sugira que reflitam sobre exemplos concretos vivenciados nas atividades e em suas vidas cotidianas.
Perguntas Chave
1. Quais foram os maiores desafios ao adaptar a comunicação para os diferentes contextos propostos nas atividades?
2. Como o entendimento do espaço, tempo e ambiente ajudou vocês a melhorarem a comunicação nas situações simuladas?
3. Houve algum momento em que a adaptação de comunicação não foi eficaz? O que vocês aprenderam com essa experiência?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A finalidade desta etapa de conclusão é garantir que os alunos tenham uma visão clara e consolidada dos conceitos trabalhados durante a aula, vinculando o conhecimento teórico com as atividades práticas realizadas. Além disso, busca reforçar a relevância do tema no cotidiano dos alunos, destacando como a compreensão dos contextos comunicativos pode ser aplicada em diversas situações para melhorar a qualidade da comunicação interpessoal e garantir uma aprendizagem eficaz e duradoura.
Resumo
Nesta conclusão, o professor irá resumir e recapitular os principais conceitos abordados sobre contextos comunicativos, destacando a importância de compreender como o espaço, o tempo e o ambiente influenciam a maneira como nos comunicamos. Serão relembradas as atividades realizadas, como 'Detetives do Contexto', 'O Grande Debate do Tempo e Espaço' e o 'Teatro da Comunicação', enfatizando as descobertas e aprendizados dos alunos.
Conexão com a Teoria
A aula de hoje foi cuidadosamente estruturada para conectar a teoria com a prática de maneira dinâmica e envolvente. Através das atividades, os alunos puderam aplicar diretamente o conhecimento teórico em situações simuladas e reais, o que facilitou a compreensão e a retenção de conceitos fundamentais de comunicação em diferentes contextos.
Fechamento
Compreender os contextos comunicativos é essencial não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para o desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais. Saber adaptar a comunicação de acordo com o ambiente, o tempo e as pessoas envolvidas pode fazer a diferença em diversas situações da vida cotidiana, melhorando as relações interpessoais e a eficácia na transmissão de mensagens.