Entrar

Plano de aula de Aspectos da Conversa

Português

Original Teachy

'EF15LP09'

Aspectos da Conversa

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Aspectos da Conversa

Palavras ChaveConversação, Diálogo, Escuta ativa, Comunicação eficaz, Atividades interativas, Colaboração, Debate, Correção de erros, Expressão clara, Pontos de vista, Teoria e prática, Aplicação cotidiana
Materiais NecessáriosCartões coloridos com diálogos, Blocos de montar, Cartões com descrições de animais e cenários para debate, Espaço adequado para apresentações e debates, Material de escrita (canetas, lápis, papel)
Códigos BNCCEF15LP09: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.; EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.; EF15LP11: Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.; EF15LP12: Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.; EF15LP13: Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre o foco da aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem direcionar melhor seu estudo prévio e participação em classe. Esta seção serve como um guia para garantir que os componentes chave da conversa sejam compreendidos e aplicados de maneira prática e eficaz durante as atividades em sala.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e reconhecer os componentes essenciais para uma comunicação eficaz durante conversas.

2. Desenvolver habilidades ativas de escuta para melhorar a interação durante diálogos e debates.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa e igualitária de todos os alunos durante as atividades em grupo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos e revisar brevemente os conceitos estudados previamente em casa. As situações problema propostas incentivam os alunos a pensar criticamente e a aplicar seu conhecimento em cenários práticos. A contextualização, por sua vez, destaca a importância do tema no cotidiano, aumentando a relevância e o interesse dos alunos pelo assunto. Esta etapa prepara o terreno para as atividades práticas que seguirão, solidificando o entendimento teórico através de exemplos concretos e significativos.

Situações Problema

1. Imagine que você está no parque e vê um grupo de crianças brincando. Uma delas parece estar sozinha e um pouco triste. Como você começaria uma conversa para fazer com que ela se sinta melhor?

2. Pense em uma situação onde você e um amigo têm opiniões diferentes sobre qual é o melhor sabor de sorvete. Como vocês poderiam conversar para expressar suas opiniões sem brigar?

Contextualização

A habilidade de conversar de maneira eficaz não é apenas útil, mas essencial em diversas situações do dia a dia, como na escola, em casa ou em atividades sociais. Saber ouvir ativamente e expressar claramente ideias pode ajudar a resolver conflitos, formar amizades mais fortes e até mesmo melhorar o desempenho acadêmico. Além disso, entender as normas sociais da conversação pode variar de cultura para cultura, o que torna o estudo deste tema ainda mais interessante e relevante.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conceitos de conversação e diálogo que estudaram em casa. Através de atividades lúdicas e colaborativas, como o 'Detetives da Conversação', 'Construtores de Histórias' e 'O Grande Debate dos Bichos', os alunos têm a oportunidade de corrigir erros em diálogos, construir narrativas com blocos de montar e debater, respectivamente, de forma a consolidar o aprendizado e desenvolver habilidades críticas de comunicação e expressão.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives da Conversação

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de identificação e correção de erros em diálogos, além de promover a colaboração e comunicação eficaz entre os alunos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornam detetives de conversação. Eles recebem cenários fictícios onde diálogos estão incompletos ou com informações contraditórias, e precisam descobrir e corrigir os problemas. Cada grupo recebe um conjunto de diálogos, escritos em cartões coloridos, e deve identificar erros e melhorias possíveis, além de completar as falas de forma coerente.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os cartões com diálogos para cada grupo.

  • Peça para que leiam os diálogos e identifiquem possíveis erros ou informações faltantes.

  • Cada grupo deve discutir e anotar suas correções e adições.

  • Após 30 minutos, cada grupo apresenta uma das correções feitas para a classe.

Atividade 2 - Construtores de Histórias

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e a colaboração, além de aprimorar a expressão oral e a capacidade de desenvolver narrativas coerentes.

- Descrição: Os alunos, em grupos, usarão blocos de montar para representar diálogos construídos por eles mesmos. Cada grupo cria um cenário e desenvolve uma pequena história, utilizando os blocos para representar os personagens e objetos mencionados no diálogo. Após a montagem, eles apresentam a história para a classe, explicando o contexto e os diálogos.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Distribua blocos de montar para cada grupo.

  • Peça para que cada grupo elabore um diálogo e construa um cenário que o represente.

  • Os alunos devem usar os blocos para montar as cenas de seu diálogo.

  • Cada grupo apresenta sua história e diálogo para a classe.

Atividade 3 - O Grande Debate dos Bichos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover habilidades de debate e argumentação, além de ensinar a considerar diferentes pontos de vista em uma discussão.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos participam de um debate onde defendem o ponto de vista de diferentes animais sobre um tema. Cada grupo recebe um animal e um cenário que descreve um problema. Eles devem usar argumentos para defender como o animal que representam se sentiria e agiria naquela situação.

- Instruções:

  • Divida a classe em grandes grupos de até 10 alunos, e cada grande grupo em subgrupos de 5.

  • Distribua cartões que descrevem diferentes animais e cenários para cada subgrupo.

  • Dê tempo para que cada grupo discuta e prepare seus argumentos.

  • Realize o debate, onde cada grupo apresenta os argumentos de seu animal para a classe.

  • Conclua com uma reflexão sobre como diferentes perspectivas podem enriquecer uma conversa.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa de retorno é crucial para que os alunos possam refletir sobre o que aprenderam e como aplicaram o conhecimento durante as atividades. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar e compartilhar suas experiências, o que não apenas reforça o aprendizado, mas também promove habilidades de comunicação e colaboração. Além disso, as perguntas-chave direcionam a reflexão e ajudam a identificar o entendimento dos alunos sobre os tópicos abordados, permitindo ao professor avaliar o impacto das atividades e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, organize uma discussão em grupo com todos os alunos. Comece a discussão com uma breve introdução, incentivando os alunos a compartilhar o que aprenderam e quais desafios enfrentaram durante as atividades. Peça que cada grupo apresente um resumo do que discutiram e das conclusões a que chegaram. Esta discussão ajudará a consolidar o aprendizado e permitirá que os alunos vejam diferentes perspectivas e abordagens.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios que vocês enfrentaram ao tentar corrigir os diálogos durante a atividade 'Detetives da Conversação' e como os superaram?

2. Como a atividade 'Construtores de Histórias' ajudou vocês a entender melhor a estrutura de um diálogo e a importância de um contexto claro?

3. O que vocês aprenderam com o 'Grande Debate dos Bichos' sobre a importância de considerar diferentes pontos de vista em uma conversa?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é consolidar o aprendizado, assegurando que os alunos compreendam a aplicabilidade dos conceitos estudados em seu cotidiano. Resumindo e reforçando os pontos discutidos, esta seção ajuda os alunos a solidificar seu entendimento e a reconhecer a importância da comunicação eficaz. Além disso, enfatiza a ligação entre teoria e prática, mostrando aos alunos como as atividades realizadas em sala refletem situações reais, preparando-os para aplicar essas habilidades fora do ambiente escolar.

Resumo

Na conclusão da aula, é essencial resumir e recapitular os pontos-chave abordados sobre os aspectos da conversa. Os alunos devem ser capazes de identificar e reconhecer os componentes fundamentais para uma comunicação eficaz, como a escuta ativa, a clareza na expressão e a consideração mútua de pontos de vista.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades interativas como 'Detetives da Conversação', 'Construtores de Histórias' e 'O Grande Debate dos Bichos', onde os alunos puderam aplicar os conceitos de conversação em situações práticas e lúdicas, solidificando o aprendizado teórico por meio de experiências concretas.

Fechamento

A importância dos aspectos da conversa não se limita apenas ao ambiente escolar, mas tem relevância direta em interações diárias, sociais e profissionais, onde uma comunicação eficaz pode influenciar diretamente nos relacionamentos e no sucesso em diversas áreas da vida. Portanto, compreender e praticar tais habilidades desde cedo é crucial para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies