Entrar

Plano de aula de Primitivo e Derivado

Português

Original Teachy

''EF05LP08''

Primitivo e Derivado

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introduzir o conceito de palavras primitivas e derivadas, de maneira lúdica e envolvente, para os alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).
  2. Desenvolver a habilidade dos alunos de identificar palavras primitivas e derivadas em contextos diversos, através de jogos e atividades práticas.
  3. Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela língua portuguesa, demonstrando a importância e a utilidade do estudo das palavras primitivas e derivadas em seu dia a dia.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Relembrando conteúdos anteriores: O professor iniciará a aula pedindo aos alunos para recordarem o que já aprenderam sobre palavras e suas estruturas básicas: vogais, consoantes e sílabas. Serão mostrados exemplos de palavras simples e conhecidas por eles para reforçar a ideia (ex: bola, casa, livro).

  2. Situações-problema: O professor propõe duas situações para os alunos:

    • Primeira situação: "Imagine que vocês estão brincando de montar palavras e alguém diz 'bolar'. O que vocês acham que isso significa?".
    • Segunda situação: "Agora, se alguém diz 'desenhar', o que vocês pensam que essa palavra significa?".
  3. Contextualização: O professor explicará que as palavras que eles pensaram são um exemplo de palavras primitivas e derivadas. Ele dará exemplos de situações cotidianas:

    • "Quando vocês jogam bola, qual a ação que estão fazendo? Estão 'bolando' o jogo, ou seja, pensando em como jogar, onde passar a bola, como fazer o gol. 'Bolar' é uma palavra derivada da palavra 'bola'."
    • "Quando vocês desenham, estão fazendo um desenho. 'Desenhar' é uma palavra derivada da palavra 'desenho'."
  4. Ganhando a atenção dos alunos: Para introduzir o tópico de maneira interessante, o professor poderá propor dois desafios:

    • Desafio 1: "Vamos ver quem consegue formar mais palavras derivadas da palavra 'amigo'. Por exemplo, 'amigável', 'amiguinho', 'amigão'. Quem tiver mais palavras ganha!".
    • Desafio 2: "Agora, vamos pensar em palavras que são primitivas. Por exemplo, a palavra 'pão'. Vocês sabem o que é pão, certo? Mas e a palavra 'padeiro'? Alguém sabe o que é? É a pessoa que faz o pão! Então 'pão' é a palavra primitiva e 'padeiro' é a palavra derivada."
  5. Apresentação do tópico: Após as atividades, o professor explicará que hoje eles vão aprender mais sobre as palavras primitivas e derivadas, que são muito importantes para entendermos melhor o nosso idioma, o português, e como ele funciona. Ele ressaltará que, com essa nova habilidade, eles poderão entender melhor o significado de muitas palavras que encontrarem em textos, livros, jogos, entre outros.

Essa introdução será importante para estabelecer a base de conhecimento necessária para o desenvolvimento da aula e preparar os alunos para as atividades práticas que virão a seguir.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Montando Palavras" - 8 a 10 minutos

    • O professor dividirá a classe em grupos de 3 a 4 alunos e distribuirá para cada grupo um conjunto de cartões com letras do alfabeto.
    • Cada grupo terá que escolher uma palavra primitiva e, a partir dela, formar o maior número possível de palavras derivadas utilizando os cartões disponíveis.
    • Após a formação de cada palavra, o grupo deverá explicar o significado da palavra primitiva e como ela se relaciona com a palavra derivada.
    • O professor circulará pela sala auxiliando os grupos e esclarecendo dúvidas que possam surgir.
    • Ao final da atividade, cada grupo apresentará para a turma as palavras que conseguiram formar e suas respectivas relações de primitividade e derivabilidade.
  2. Atividade "Detetive de Palavras" - 8 a 10 minutos

    • O professor entregará para cada grupo um texto curto, previamente preparado, contendo diferentes palavras primitivas e derivadas.
    • O objetivo da atividade é que os alunos se tornem "detetives de palavras" e encontrem no texto as palavras primitivas e derivadas ali presentes.
    • Para auxiliar nessa tarefa, o professor fornecerá uma tabela com as palavras primitivas já listadas e os alunos deverão completá-la com as palavras derivadas encontradas no texto.
    • O professor incentivará os alunos a discutirem em grupo e a justificarem suas respostas, reforçando a importância de entender o significado das palavras para identificar se são primitivas ou derivadas.
    • Ao final da atividade, cada grupo apresentará para a turma as palavras que encontrou e explicará por que as considerou primitivas ou derivadas.
  3. Atividade "Palavras em Movimento" - 4 a 5 minutos

    • O professor pedirá que os alunos fiquem em um círculo e dará início a um jogo chamado "Palavras em Movimento".
    • Ele dirá uma palavra primitiva e, ao som de uma música, os alunos deverão caminhar em círculo. Quando a música parar, eles deverão parar e formar uma palavra derivada a partir da palavra primitiva dita pelo professor.
    • Em seguida, o professor dará outra palavra primitiva e o jogo recomeça.
    • O objetivo dessa atividade é exercitar a agilidade mental dos alunos na formação de palavras derivadas e reforçar o conhecimento sobre o tema de maneira lúdica e divertida.

Essas atividades foram pensadas para serem dinâmicas, envolventes e divertidas, de maneira a estimular o interesse e o aprendizado dos alunos. Além disso, elas proporcionam diferentes oportunidades para que os alunos pratiquem a identificação de palavras primitivas e derivadas em contextos diversos.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo - 3 a 4 minutos

    • O professor reunirá todos os alunos em um grande círculo e abrirá espaço para que cada grupo compartilhe suas respostas e conclusões das atividades realizadas.
    • Durante a apresentação, o professor estimulará a interação entre os grupos, encorajando perguntas e comentários sobre as soluções encontradas por cada um.
    • O professor fará perguntas orientadoras para promover uma reflexão final sobre as atividades, como: "Quais foram as palavras mais desafiadoras de se identificar se eram primitivas ou derivadas? Por quê? Como vocês conseguiram descobrir o significado de uma palavra derivada?".
  2. Conexão com a Teoria - 3 a 4 minutos

    • Após a discussão, o professor retomará os conceitos teóricos de palavras primitivas e derivadas, fazendo a conexão com as atividades práticas realizadas.
    • Ele reforçará a ideia de que as palavras derivadas são formadas a partir de palavras primitivas, e que é importante conhecer o significado das palavras para identificar se são primitivas ou derivadas.
    • O professor pode utilizar as respostas dos alunos nas atividades para exemplificar a teoria, mostrando como eles foram capazes de identificar se uma palavra era primitiva ou derivada com base em seu conhecimento do idioma e de seu contexto de uso.
  3. Reflexão Final - 2 minutos

    • Para finalizar a aula, o professor proporá um momento de reflexão individual, em que cada aluno pensará sobre o que aprendeu na aula.
    • O professor fará duas perguntas simples para guiar a reflexão dos alunos:
      • Pergunta 1: "Qual foi a palavra primitiva mais interessante que você descobriu hoje? Por quê?"
      • Pergunta 2: "Como você pode usar o que aprendeu hoje sobre palavras primitivas e derivadas em suas atividades diárias, como ler um livro ou escrever uma história?".
    • Os alunos terão um minuto para pensar em suas respostas, e aqueles que quiserem poderão compartilhá-las com a turma.

Este retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre o que aprenderam e percebam a relevância e a aplicabilidade dos conceitos abordados na aula. Além disso, a discussão em grupo e a conexão com a teoria servirão para reforçar o conteúdo e esclarecer possíveis dúvidas que ainda possam existir.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação - 2 a 3 minutos

    • O professor fará um resumo dos principais pontos abordados durante a aula, reforçando os conceitos de palavras primitivas e derivadas.
    • Ele lembrará aos alunos que palavras derivadas são formadas a partir de palavras primitivas e que é importante conhecer o significado das palavras para identificar se são primitivas ou derivadas.
    • O professor pode utilizar novamente os exemplos dados pelos alunos durante as atividades para reforçar a compreensão dos conceitos.
  2. Conexão entre Teoria e Prática - 1 minuto

    • O professor explicará que a aula de hoje proporcionou aos alunos a oportunidade de conectar a teoria sobre palavras primitivas e derivadas com a prática, através das atividades lúdicas e interativas.
    • Ele ressaltará que, ao participarem das atividades, os alunos puderam vivenciar na prática a formação de palavras derivadas a partir de palavras primitivas, aplicando os conceitos teóricos de maneira significativa.
  3. Materiais Extras - 1 a 2 minutos

    • O professor sugerirá alguns materiais extras para que os alunos possam aprofundar seu conhecimento sobre o assunto em casa. Ele pode indicar livros infantis que abordam o tema de maneira lúdica e divertida, como "O Dicionário da Minha Mãe" de José Jorge Letria, ou sites educativos que oferecem jogos e atividades interativas para praticar a identificação de palavras primitivas e derivadas, como o "Educar para Crescer" da Editora Abril.
    • Além disso, o professor poderá propor que os alunos observem as palavras ao seu redor em casa, na escola e na rua, e tentem identificar quais são primitivas e quais são derivadas, anotando suas descobertas em um caderno de curiosidades.
  4. Importância do Assunto - 1 minuto

    • Por fim, o professor destacará a importância do estudo das palavras primitivas e derivadas para o dia a dia dos alunos.
    • Ele explicará que, ao conhecer e compreender esses conceitos, os alunos poderão enriquecer seu vocabulário e melhorar sua capacidade de leitura e escrita, tornando-se mais habilidosos na comunicação oral e escrita.
    • Além disso, ele ressaltará que a habilidade de identificar se uma palavra é primitiva ou derivada pode facilitar a compreensão de textos diversos, como livros, revistas, sites e até mesmo jogos e brincadeiras.
    • Por fim, o professor reforçará que o aprendizado das palavras primitivas e derivadas é uma ferramenta poderosa para aprimorar o conhecimento da língua portuguesa, a qual é essencial em todas as áreas do conhecimento, seja na matemática, na história, na ciência ou na geografia.

Esta conclusão é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, reforçar a importância e a aplicabilidade do conteúdo aprendido e estimular o estudo autônomo. Ao encorajar os alunos a explorarem o tema por conta própria, o professor estará incentivando a curiosidade, a autonomia e o prazer pelo aprendizado, fundamentais para o desenvolvimento de um estudante bem-sucedido.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies