Entrar

Plano de aula de Corpo Humano: Sistema Urinário

Ciências

Original Teachy

'EF06CI06'

Corpo Humano: Sistema Urinário

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a função do sistema urinário: Os alunos devem ser capazes de entender o papel do sistema urinário no corpo humano, principalmente na excreção de resíduos metabólicos e na regulação do equilíbrio hídrico.

  2. Identificar os principais órgãos do sistema urinário: Os alunos devem poder identificar e descrever a função dos principais órgãos do sistema urinário, incluindo os rins, ureteres, bexiga e uretra.

  3. Entender o processo de formação de urina: Os alunos devem ser capazes de descrever o processo de formação de urina nos rins e como ela é eliminada do corpo.

    Objetivos secundários:

    • Relacionar a função do sistema urinário com a saúde geral: Os alunos devem ser capazes de conectar a função do sistema urinário com a saúde geral do corpo, entendendo como a falha nesse sistema pode levar a sérios problemas de saúde.

    • Aplicar o conhecimento em situações do cotidiano: Os alunos devem ser capazes de aplicar o conhecimento adquirido sobre o sistema urinário para entender e explicar fenômenos comuns, como o processo de urinar e a importância de manter-se hidratado.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os conceitos básicos de anatomia e fisiologia humana, com foco nos sistemas do corpo que já foram estudados. Isso pode incluir uma recapitulação dos principais órgãos e suas funções, bem como uma revisão do ciclo da água no corpo. Esta revisão ajudará os alunos a estabelecer conexões com o novo tópico.

  2. Situações-problema:

    • Situação 1: O professor pode propor a seguinte questão: "O que aconteceria se nosso corpo não pudesse eliminar os resíduos metabólicos?" Ele pode então discutir as possíveis implicações para a saúde, levando os alunos a refletir sobre a importância do sistema urinário.

    • Situação 2: Em seguida, o professor pode apresentar a seguinte situação: "Imagine que você está fazendo uma caminhada longa em um dia quente e não está bebendo água suficiente. O que pode acontecer ao seu corpo e por quê?" Esta situação ajudará os alunos a entender a importância do sistema urinário na regulação do equilíbrio hídrico.

  3. Contextualização: O professor deve então explicar a importância do sistema urinário para a saúde geral e o bem-estar. Ele pode mencionar como os problemas no sistema urinário podem levar a condições graves, como infecções do trato urinário, cálculos renais e insuficiência renal. Além disso, pode-se destacar a relevância do consumo adequado de água na manutenção da função renal adequada.

  4. Ganhar a atenção dos alunos:

    • Curiosidade 1: O professor pode compartilhar a curiosidade de que, em média, os rins de uma pessoa filtram cerca de 180 litros de sangue por dia para produzir cerca de 1 a 2 litros de urina. Isso pode ajudar a ilustrar a importância e a eficiência do sistema urinário.

    • Curiosidade 2: Em seguida, ele pode mencionar que os rins não apenas filtram resíduos do sangue, mas também ajudam a regular a pressão arterial, a produzir glóbulos vermelhos e a manter o equilíbrio ácido-base do corpo. Isso pode surpreender os alunos e mostrar a complexidade e a importância do sistema urinário.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Montando o Sistema Urinário" (10 - 12 minutos): Nesta atividade prática e lúdica, os alunos serão divididos em grupos de 4 - 5. Cada grupo receberá um conjunto de materiais, incluindo papel cartão, canetas coloridas, tesouras e imagens impressas de órgãos do sistema urinário. O objetivo é que eles construam um modelo 3D do sistema urinário.

    • Passo 1: O professor deve explicar que cada imagem representa um órgão diferente do sistema urinário e que cada grupo deve identificar corretamente cada órgão e escrever brevemente sua função. (5 minutos)

    • Passo 2: Em seguida, os alunos devem recortar as imagens dos órgãos, colá-las no papel cartão e montar o modelo 3D. Eles podem usar as canetas para colorir e destacar as diferentes partes dos órgãos, como as artérias e veias nos rins. (5 minutos)

    • Passo 3: Depois que todos os grupos concluírem seus modelos, eles devem ser convidados a apresentar seus modelos para a classe. Eles devem explicar a função de cada órgão e como eles trabalham juntos para formar e eliminar a urina. (2 - 3 minutos por grupo)

  2. Atividade "Jogo da Função Urinária" (10 - 12 minutos): Nesta atividade, os alunos continuarão trabalhando em seus grupos. Eles receberão cartões com diferentes situações relacionadas à formação e eliminação da urina.

    • Passo 1: O professor deve explicar que eles devem discutir em seus grupos e determinar qual órgão do sistema urinário está mais diretamente envolvido na situação dada. Eles também devem explicar brevemente por que escolheram esse órgão. (5 minutos)

    • Passo 2: As situações podem incluir coisas como "Você acabou de beber um copo de água" ou "Você está correndo e suando muito". Cada situação deve ser projetada para destacar a função de um órgão específico do sistema urinário. (5 minutos)

    • Passo 3: Após a discussão, cada grupo deve apresentar suas respostas e justificativas para a classe. Isso permitirá que eles vejam como diferentes situações podem afetar o sistema urinário e como cada órgão tem um papel importante a desempenhar. (2 - 3 minutos por grupo)

  3. Atividade "Experimentando a Filtração Renal" (5 - 7 minutos): Esta atividade prática ajudará os alunos a entender melhor a filtração renal, um processo chave na formação da urina.

    • Passo 1: O professor deve dividir os alunos em pares e cada par receberá uma garrafa de plástico vazia, algodão, areia, cascalho e água colorida. (2 minutos)

    • Passo 2: Em seguida, os alunos devem colocar o algodão, a areia e o cascalho na garrafa na ordem indicada pelo professor. Depois, eles devem despejar a água colorida na garrafa e observar o que acontece. O algodão representa os glomérulos renais, a areia e o cascalho representam o tubo renal e a água colorida representa o sangue sendo filtrado. (3 - 4 minutos)

    • Passo 3: Após a atividade, os alunos devem discutir em seus pares o que observaram e como isso se relaciona com a filtração renal. O professor pode então conduzir uma discussão em classe, revisando o processo de filtração renal e esclarecendo quaisquer dúvidas. (2 - 3 minutos)

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo. Cada grupo deve compartilhar suas conclusões e soluções das atividades realizadas. O professor deve encorajar os alunos a fazer perguntas uns aos outros e a fornecer feedback construtivo. Esta é uma oportunidade para os alunos aprenderem com as ideias e perspectivas uns dos outros.

    • Passo 1: O professor deve começar a discussão pedindo a cada grupo para resumir brevemente o que fizeram e o que aprenderam. (1 - 2 minutos)

    • Passo 2: Em seguida, o professor deve fazer perguntas para estimular a reflexão e aprofundar a compreensão dos alunos. Isso pode incluir perguntas como "Por que vocês escolheram esse órgão para essa situação?" ou "O que vocês acharam mais desafiador sobre a atividade de montar o sistema urinário?" (2 - 3 minutos)

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão, o professor deve fazer uma revisão da teoria, conectando-a com as atividades práticas realizadas. Ele deve destacar como as atividades ajudaram a ilustrar e aprofundar a compreensão dos alunos sobre o sistema urinário.

    • Passo 1: O professor deve começar perguntando aos alunos o que eles acharam das atividades práticas e como elas ajudaram a entender a teoria. (1 minuto)

    • Passo 2: Em seguida, o professor deve resumir os principais pontos da aula, reiterando a função dos órgãos do sistema urinário, o processo de formação de urina e a importância da regulação do equilíbrio hídrico. (1 - 2 minutos)

  3. Reflexão Final (3 - 4 minutos): Para finalizar, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as respostas para as seguintes perguntas:

    1. "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?"

    2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"

    • Passo 1: O professor deve pedir aos alunos que compartilhem suas respostas com a classe. (1 - 2 minutos)

    • Passo 2: Em seguida, o professor deve encerrar a aula, agradecendo a participação dos alunos e incentivando-os a continuar explorando o tema em casa. (1 minuto)

Esta etapa de Retorno é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes refletir sobre o que aprenderam e identificar quaisquer áreas que ainda não entendem completamente. Além disso, proporciona ao professor a oportunidade de avaliar a eficácia da aula e fazer ajustes se necessário.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve começar a Conclusão da aula resumindo os principais pontos discutidos. Eles devem recapitular a função do sistema urinário, os órgãos que o compõem, o processo de formação de urina e a importância da regulação do equilíbrio hídrico. Este resumo ajudará a consolidar o conhecimento dos alunos e a lembrá-los dos conceitos mais importantes.

  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve explicar como as atividades práticas realizadas durante a aula ajudaram a ilustrar e aprofundar a teoria. Eles podem destacar como a construção do modelo 3D do sistema urinário permitiu aos alunos visualizar a estrutura e a posição dos órgãos, enquanto o jogo e o experimento ajudaram a entender a função e o processo do sistema urinário de forma mais interativa. Isso ajudará os alunos a ver a relevância e a aplicação prática do que aprenderam.

  3. Materiais Extras (1 minuto): O professor deve então sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento do sistema urinário. Isso pode incluir leituras adicionais, vídeos educacionais, jogos online interativos e perguntas de revisão. O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos pesquisem sobre comuns doenças do sistema urinário, como a infecção do trato urinário e a insuficiência renal, para melhor entender as implicações de um sistema urinário não saudável.

  4. Aplicações Práticas (1 - 2 minutos): Finalmente, o professor deve explicar brevemente como o conhecimento sobre o sistema urinário pode ser aplicado na vida cotidiana. Eles podem mencionar, por exemplo, como a compreensão da função renal pode ajudar a entender a importância de beber água suficiente e de manter uma boa saúde geral. Além disso, eles podem destacar como o conhecimento do sistema urinário é relevante para carreiras em medicina, enfermagem, pesquisa biomédica e outras áreas da saúde.

A Conclusão é uma parte crucial da aula, pois ajuda a consolidar o aprendizado dos alunos, a estabelecer conexões entre a teoria e a prática, e a motivar a aprendizagem contínua. Ao revisar os conteúdos, fornecer materiais extras e destacar as aplicações práticas, o professor pode ajudar os alunos a ver o valor e a relevância do que aprenderam.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies