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Plano de aula de Ligações Químicas: Iônicas e Covalentes

Ciências

Original Teachy

'EF09CI03'

Ligações Químicas: Iônicas e Covalentes

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Ligações Químicas: Iônicas e Covalentes

Palavras ChaveLigações Químicas, Ligações Iônicas, Ligações Covalentes, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Respiração Profunda, Modelagem, Debate, Reflexão, Regulação Emocional
Materiais NecessáriosBolinhas de isopor, Palitos de dente, Marcadores, Etiquetas adesivas, Cadernos, Canetas
Códigos BNCCEF09CI03: Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaMatéria e Energia

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e estruturada dos objetivos da aula, permitindo que os alunos entendam o que será abordado e quais habilidades serão desenvolvidas. Isso ajuda a orientar o foco dos estudantes e a conectar o conteúdo com suas próprias experiências e emoções, promovendo um ambiente de aprendizado mais engajado e consciente.

Objetivos Principais

1. Compreender as ligações iônicas e covalentes, identificando suas características e diferenças.

2. Identificar compostos que sejam iônicos ou covalentes, exemplificando com substâncias como o NaCl.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Respiração Profunda para Foco e Concentração

A atividade de aquecimento emocional será uma prática de Respiração Profunda focada em promover o foco, a presença e a concentração dos alunos. Esta prática envolve exercícios simples de respiração que ajudam a acalmar a mente, reduzir o estresse e preparar os alunos para o aprendizado.

1. 1. Preparação: Peça aos alunos para se sentarem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés firmemente plantados no chão e as mãos repousando suavemente sobre os joelhos.

2. 2. Orientação Inicial: Explique a importância da respiração profunda para o relaxamento e a concentração. Diga aos alunos que a atividade os ajudará a se sentirem mais calmos e focados para a aula.

3. 3. Respiração Diagragmática: Oriente os alunos a fechar os olhos, se sentirem confortáveis, e a começar a respirar profundamente pelo nariz, enchendo o abdômen de ar (não apenas o peito).

4. 4. Contagem da Respiração: Instrua os alunos a inspirarem lentamente contando até quatro, segurar a respiração contando até quatro, e depois expirar lentamente pela boca contando até quatro.

5. 5. Repetição: Peça aos alunos para repetirem esse ciclo de respiração profunda por cerca de 5 minutos, mantendo a contagem e focando apenas na respiração.

6. 6. Encerramento: Aos poucos, peça aos alunos para abrirem os olhos e retornarem a sua atenção ao ambiente ao seu redor, mantendo a sensação de calma e foco.

Contextualização do Conteúdo

As ligações químicas estão presentes em nosso dia a dia de maneiras que muitas vezes nem percebemos. Por exemplo, o sal de cozinha (NaCl) que usamos para temperar alimentos é um composto iônico. Já a água, essencial para a vida, é formada por ligações covalentes. Entender como esses átomos se unem nos ajuda a compreender melhor o mundo ao nosso redor, desde a composição dos alimentos que ingerimos até os materiais que usamos em nosso cotidiano.

Além disso, as ligações químicas também têm um paralelo interessante com nossas próprias conexões emocionais e sociais. Assim como os átomos formam ligações para alcançar estabilidade e completude, nós também buscamos conexões significativas para nos sentirmos completos e equilibrados. Compreender essas ligações pode nos ajudar a refletir sobre nossas próprias interações e emoções, fortalecendo nossa inteligência emocional.

Desenvolvimento

Duração: (60-75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (20-25 minutos)

1. Ligações Químicas: São interações que mantêm os átomos unidos em uma molécula ou composto. As principais ligações químicas são iônicas e covalentes.

2. Ligações Iônicas: Ocorrem quando há transferência de elétrons de um átomo para outro, formando íons positivos (cátions) e negativos (ânions). Exemplos: NaCl (cloreto de sódio), onde o sódio doa um elétron ao cloro.

3. Características das Ligações Iônicas: Alta temperatura de fusão e ebulição, solubilidade em água, condução de eletricidade quando dissolvidos em água ou fundidos.

4. Ligações Covalentes: Ocorrem quando dois ou mais átomos compartilham pares de elétrons. Exemplos: H2O (água), onde dois átomos de hidrogênio compartilham elétrons com um átomo de oxigênio.

5. Características das Ligações Covalentes: Baixa temperatura de fusão e ebulição, não conduzem eletricidade na maioria dos casos, podem ser solúveis ou insolúveis em água dependendo da polaridade.

6. Diferenças entre Ligação Iônica e Covalente: As ligações iônicas envolvem a transferência de elétrons e a formação de íons, enquanto as ligações covalentes envolvem o compartilhamento de elétrons entre átomos. As ligações iônicas geralmente formam cristais sólidos, enquanto as covalentes podem formar gases, líquidos ou sólidos.

7. Analogias: Uma ligação iônica pode ser comparada a uma troca de presentes entre amigos, onde um amigo dá algo ao outro, enquanto uma ligação covalente é como dois amigos compartilhando um brinquedo.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (35-40 minutos)

Explorando Ligações através de Modelagem e Debate

Nesta atividade, os alunos criarão modelos de compostos iônicos e covalentes utilizando materiais simples como bolinhas de isopor e palitos de dente. Após a construção dos modelos, os alunos participarão de um debate em grupo sobre as características e diferenças entre os tipos de ligações, relacionando-as com emoções e interações sociais.

1. 1. Dividir a turma em grupos: Formar grupos de 4 a 5 alunos.

2. 2. Distribuir materiais: Fornecer bolinhas de isopor, palitos de dente, marcadores e etiquetas adesivas para cada grupo.

3. 3. Instruções para construção: Cada grupo deve construir modelos de NaCl (cloreto de sódio) e H2O (água) utilizando as bolinhas de isopor para representar átomos e os palitos de dente para representar as ligações.

4. 4. Identificação: Pedir aos alunos que identifiquem e etiquetem os átomos e tipo de ligação em cada modelo.

5. 5. Debate em grupo: Após a construção, cada grupo deve discutir as seguintes questões: Como as ligações iônicas e covalentes se formam? Quais são as principais diferenças? Como essas ligações podem ser comparadas às nossas próprias conexões emocionais e sociais?

6. 6. Apresentação: Cada grupo apresenta suas conclusões ao restante da turma.

Discussão e Feedback em Grupo

Para a discussão em grupo, utilize o método RULER:

Reconhecer: Peça aos alunos que identifiquem e reconheçam as emoções que sentiram ao trabalhar em grupo e ao construir os modelos. Pergunte como se sentiram ao colaborar com seus colegas.

Compreender: Ajude os alunos a compreenderem as causas e consequências dessas emoções. Por exemplo, como a cooperação e a comunicação eficaz contribuíram para o sucesso da atividade? Quais foram as dificuldades encontradas?

Nomear: Incentive os alunos a nomearem as emoções que experimentaram, como frustração, alegria, ansiedade ou satisfação. Isso ajuda no desenvolvimento do autoconhecimento.

Expressar: Oriente os alunos a expressarem essas emoções de maneira apropriada durante a discussão, promovendo um ambiente de respeito e empatia.

Regular: Discuta estratégias para regular emoções negativas e potencializar emoções positivas, como respirar fundo, dividir tarefas de forma justa e apoiar os colegas.

Esta discussão proporcionará um feedback valioso para o desenvolvimento socioemocional dos alunos, ajudando-os a refletir sobre suas interações e a melhorar suas habilidades sociais e emocionais.

Conclusão

Duração: (20 - 25 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Para a atividade de reflexão e regulação emocional, sugere-se que o professor peça aos alunos que escrevam um breve parágrafo ou participem de uma discussão em grupo sobre os desafios enfrentados durante a aula e como geriram suas emoções. Perguntas orientadoras podem incluir: Quais foram os momentos mais desafiadores? Como vocês se sentiram durante esses momentos? Quais estratégias vocês usaram para lidar com essas emoções? Como poderiam melhorar no futuro? Esta atividade pode ser realizada individualmente, com os alunos escrevendo em seus cadernos, ou coletivamente, compartilhando suas experiências em uma roda de conversa.

Objetivo: O objetivo desta subseção é encorajar os alunos a autoavaliarem suas experiências emocionais durante a aula. Isso ajuda na identificação de estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras, promovendo o autoconhecimento e a regulação emocional. Ao refletirem sobre suas emoções, os alunos desenvolvem habilidades importantes para reconhecer e nomear suas emoções, entender suas causas e consequências, e aprender a expressá-las e regulá-las de maneira apropriada.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para o encerramento, o professor pode orientar os alunos a definirem metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Isso pode ser feito por meio de uma breve atividade escrita, onde cada aluno deverá listar uma meta acadêmica que deseja alcançar (por exemplo, dominar os conceitos de ligações iônicas e covalentes) e uma meta pessoal (por exemplo, melhorar a capacidade de trabalhar em grupo). O professor pode também promover uma discussão em grupo sobre como essas metas podem ser atingidas e quais passos concretos podem ser seguidos para alcançá-las.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Compreender completamente as diferenças entre ligações iônicas e covalentes.

2. Ser capaz de identificar corretamente compostos iônicos e covalentes em diferentes contextos.

3. Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e comunicação eficaz.

4. Aplicar estratégias de regulação emocional em situações de estresse ou desafio.

5. Fortalecer a conexão entre os aprendizados acadêmicos e as experiências emocionais e sociais. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, promovendo a continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Definir metas concretas ajuda os alunos a se manterem focados e motivados, além de proporcionar um senso de direção e propósito nas suas jornadas educacionais. Ao relacionar as metas com o conteúdo da aula e o desenvolvimento socioemocional, os alunos são incentivados a integrar o conhecimento adquirido com suas experiências diárias e interações sociais.

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