Entrar

Plano de aula de Corpo Humano: Sistema Nervoso

Ciências

Original Teachy

'EF06CI07'

Corpo Humano: Sistema Nervoso

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Corpo Humano: Sistema Nervoso

Palavras ChaveSistema Nervoso, Cérebro, Cerebelo, Bulbo, Medula Espinhal, Sistema Nervoso Central, Sistema Nervoso Periférico, Atividades Interativas, Mapa do Sistema Nervoso, Jogo de Tabuleiro, Dramatização, Comunicação, Trabalho em Equipe, Aprendizado Prático, Revisão de Conteúdo
Materiais NecessáriosPapel, Canetinhas coloridas, Massinha de modelar, Cartolina, Canetas, Dados de jogo
Códigos BNCCEF06CI07: Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.; EF06CI10: Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaVida e Evolução

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para estabelecer um entendimento básico e sólido sobre o sistema nervoso, que servirá como fundação para as atividades práticas e discussões em sala. Ao definir claramente os objetivos, os alunos terão uma visão precisa do que é esperado deles, permitindo uma direção focada e eficaz durante as aulas interativas. Esta abordagem ajuda a maximizar o tempo de aula para aplicação e discussão, garantindo que os alunos estejam bem preparados e engajados.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a descrever o sistema nervoso e seus componentes, incluindo o cérebro, o cerebelo e o bulbo, e explicar suas funções específicas.

2. Possibilitar que os alunos diferenciem claramente o sistema nervoso central do sistema nervoso periférico, identificando suas funções e interações no corpo humano.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo estudado previamente com situações reais e curiosidades, aumentando o interesse e a compreensão do tema. As situações problema permitem que os alunos apliquem seu conhecimento prévio para resolver cenários práticos, enquanto a contextualização destaca a relevância do sistema nervoso no cotidiano e em avanços científicos, preparando o terreno para uma exploração mais aprofundada em sala de aula.

Situações Problema

1. Imagine que você está assistindo a um filme de suspense e, de repente, o personagem principal começa a ter uma crise de ansiedade, sentindo seu coração bater rápido, mãos suadas e até tremores nas pernas. Como o sistema nervoso reage a situações de estresse e por que isso acontece?

2. Pense em um dia em que você estava muito cansado e, mesmo assim, precisava prestar atenção em uma aula importante. O que acontece em seu corpo para que você consiga manter a atenção, e como o sistema nervoso contribui para isso?

Contextualização

O sistema nervoso é um dos sistemas mais complexos e fascinantes do corpo humano, responsável por coordenar todas as atividades e reações do organismo. Para entender melhor sua importância, considere que, se uma pessoa toca em algo quente, o sistema nervoso reage quase instantaneamente para afastar a mão, evitando uma queimadura. Além disso, as descobertas sobre o sistema nervoso têm aplicações práticas em medicina, como no desenvolvimento de próteses controladas pelo cérebro, que podem melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiências físicas.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa o conhecimento prévio adquirido sobre o sistema nervoso. Através de atividades lúdicas e criativas, os alunos terão a oportunidade de explorar o sistema nervoso de maneira aprofundada, solidificando seu entendimento através da manipulação de materiais, discussões em grupo e apresentações. Esta abordagem visa não apenas aprofundar o conhecimento teórico, mas também desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e criatividade.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Viagem pelo Sistema Nervoso

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de representação visual e compreensão das funções do sistema nervoso, promovendo o trabalho em equipe.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar um mapa detalhado do sistema nervoso, utilizando materiais diversos, como papel, canetinhas coloridas e até mesmo massinha de modelar. O objetivo é representar de forma criativa e precisa o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico, identificando os principais componentes e suas funções.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os materiais necessários: papel, canetinhas, massinhas de modelar.

  • Peça que cada grupo desenhe uma figura humana no papel, representando o sistema nervoso.

  • Instrua os alunos a identificarem e colorirem o cérebro, o cerebelo, o bulbo e a medula espinhal.

  • Cada grupo deve explicar as funções de cada parte desenhada.

  • Os alunos podem usar a massinha para criar modelos tridimensionais dos componentes do sistema nervoso.

  • Ao final, cada grupo apresenta seu mapa e explica as funções representadas.

Atividade 2 - O Jogo das Funções Nervosas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Revisar e aprofundar o conhecimento sobre o sistema nervoso de forma lúdica, desenvolvendo a capacidade de associação e raciocínio rápido.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo de tabuleiro que simula as funções do sistema nervoso. O tabuleiro será criado em sala, e cada casa representará um desafio ou uma função específica do sistema nervoso a ser explicada ou demonstrada.

- Instruções:

  • Organize a sala em grupos de até 5 alunos.

  • Forneça materiais como cartolina, canetas e dados para cada grupo.

  • Peça que cada grupo crie um tabuleiro de jogo, onde as casas representam componentes ou funções do sistema nervoso.

  • Os alunos devem escrever ou desenhar nas casas desafios ou perguntas que envolvam o sistema nervoso.

  • Cada grupo joga o jogo criado por outro grupo, avançando pelas casas ao responder corretamente as perguntas.

  • Discuta as respostas e explicações após cada rodada, para reforçar o aprendizado.

Atividade 3 - Dramatização dos Impulsos Nervosos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e entender o processo de transmissão de impulsos nervosos de forma dinâmica e criativa, melhorando a retenção do conteúdo.

- Descrição: Os alunos irão criar e apresentar pequenas peças teatrais que representam o trajeto de um impulso nervoso, desde a percepção de um estímulo até a resposta. Cada grupo ficará responsável por uma etapa do trajeto, utilizando adereços e diálogos para explicar o processo.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Explique a cada grupo uma etapa do trajeto do impulso nervoso: recepção, transmissão e resposta.

  • Permita que os alunos criem cenários e diálogos que representem claramente sua etapa.

  • Os grupos se apresentam em ordem, conectando suas cenas para formar o trajeto completo do impulso nervoso.

  • Após as apresentações, discuta com a classe as diferentes etapas e reações observadas.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa de retorno é projetada para consolidar os conhecimentos adquiridos pelos alunos através das atividades práticas. Ao compartilhar suas experiências e discutir em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar e reforçar seu entendimento, além de aprenderem uns com os outros. Isso não só ajuda na fixação do conteúdo como também desenvolve habilidades de comunicação e colaboração. A discussão também permite que o professor avalie o grau de compreensão da turma e esclareça quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve pedir que cada grupo compartilhe as descobertas e aprendizados obtidos durante as atividades. Incentive os alunos a discutirem sobre as dificuldades encontradas, as soluções criativas aplicadas e o que mais os surpreendeu durante a exploração do sistema nervoso. Utilize um tempo de 5 minutos para cada grupo apresentar seus principais pontos, e reserve mais 10 minutos para discussões e perguntas entre os grupos e a classe.

Perguntas Chave

1. Quais são as principais funções do cérebro, do cerebelo e do bulbo, e como elas se interconectam?

2. Como o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico trabalham juntos para garantir a comunicação e as respostas do corpo?

3. Houve alguma parte do sistema nervoso que vocês acharam mais difícil de entender? Como conseguiram superar essa dificuldade?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham uma visão clara e consolidada dos conceitos estudados, reforçando a ligação entre teoria e prática e destacando a relevância do sistema nervoso no cotidiano. Este momento também serve para avaliar a eficácia das atividades realizadas e o nível de compreensão dos alunos, preparando-os para aplicar o conhecimento em situações futuras e estudos posteriores.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre o sistema nervoso, destacando a estrutura e função do cérebro, do cerebelo, do bulbo e da medula espinhal, assim como a distinção entre sistema nervoso central e periférico.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, os alunos tiveram a oportunidade de conectar a teoria com a prática por meio de atividades interativas, como a criação de mapas e modelos, jogos de tabuleiro e dramatizações, que ajudaram a visualizar e entender o funcionamento do sistema nervoso de maneira dinâmica e lúdica.

Fechamento

É essencial que os alunos compreendam a importância do sistema nervoso no dia a dia, influenciando desde simples ações reflexas até processos complexos como pensamento e emoções. Este conhecimento é crucial não apenas para a continuação dos estudos em ciências, mas também para o entendimento de como nosso corpo reage e interage com o ambiente.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies