Plano de Aula | Metodologia Teachy | Separação de Misturas
Palavras Chave | Separação de Misturas, Metodologia Digital, Metodologia Ativa, Misturas Heterogêneas, Evaporação, Tecnologia Digital, Engajamento Estudantil, Realidade Virtual, Gamificação, Trabalho Colaborativo, TikTok Challenge, Ciências, 6º ano, Educação Contextualizada |
Materiais Necessários | Celulares ou tablets com acesso à internet, Aplicativo de edição de vídeo, Conta no YouTube ou outra plataforma de vídeo, Conta no TikTok, Aplicativo de gamificação (Kahoot!, Quizizz, etc.), Materiais para simulação de misturas (água, sal, areia, óleo), Acesso a aplicativos de simulação científica, Papéis e canetas para planejamento, Projetor ou tela para exibição dos vídeos |
Códigos BNCC | EF06CI03: Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros). |
Ano Escolar | 6º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Ciências |
Unidade Temática | Matéria e Energia |
Objetivos
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é introduzir os objetivos principais da aula, esclarecendo quais habilidades específicas os alunos devem desenvolver. Isso prepara os alunos para o que será esperado deles durante as atividades práticas e digitais, assegurando que estejam focados nas metas de aprendizagem estabelecidas.
Objetivos principais:
1. Entender os diferentes métodos de separação de misturas, focando na separação de misturas heterogêneas.
2. Aplicar o método de evaporação para separar uma mistura de água e sal.
Objetivos secundários:
- Incorporar o uso de ferramentas digitais para simulação de processos de separação de misturas.
- Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e resolução colaborativa de problemas.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é engajar os alunos e despertar o interesse pelo tema. Ao utilizar seus celulares para buscar informações, os alunos se relacionam com o conteúdo de forma prática e contextualizada, preparando-se para as atividades mais aprofundadas que virão a seguir. Além disso, a discussão inicial promoverá a troca de conhecimentos, permitindo que todos comecem a aula no mesmo nível de entendimento.
Aquecendo
A separação de misturas é um conceito fundamental na química e no dia a dia. Para começar a aula, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a separação de misturas. Por exemplo, como a dessalinização da água do mar é feita em algumas partes do mundo. Incentive-os a compartilhar o que encontraram com a turma.
Reflexões Iniciais
1. Quais são os diferentes métodos de separação de misturas que vocês já conhecem?
2. Por que é importante conhecer diferentes métodos de separação de misturas?
3. Alguém pode explicar como a evaporação pode ser usada para separar uma mistura de água e sal?
4. Quais são alguns exemplos de misturas heterogêneas que encontramos no nosso cotidiano?
Desenvolvimento
Duração: (60 - 70 minutos de atividade + 10 - 15 minutos de explicação inicial)
A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma experiência prática e envolvente na aplicação dos conceitos estudados sobre separação de misturas. Através de atividades que utilizam ferramentas digitais e estimulam a criatividade, os alunos poderão consolidar seus conhecimentos de forma lúdica e colaborativa.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Reality Show: A Grande Separação de Misturas
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver a capacidade de identificar e aplicar métodos de separação de misturas, além de aprimorar habilidades de comunicação e uso de tecnologias digitais.
- Descrição: Os alunos vão criar um episódio fictício de um reality show onde são desafiados a resolver problemas de separação de misturas. Utilizando seus celulares, devem documentar cada etapa do processo, gravar vídeos explicativos e compartilhar o resultado final em uma plataforma de vídeo como o YouTube.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo deve escolher um cenário de mistura heterogênea para separar (ex.: água e areia, água e óleo, sal e água).
-
Os grupos devem utilizar seus celulares para gravar pequenos vídeos explicativos detalhando cada etapa do processo de separação.
-
Incentive os alunos a utilizar a edição de vídeo para adicionar informações visuais, como setas e textos, que expliquem o que estão fazendo.
-
Os vídeos devem ser editados em um formato de episódio de reality show, com narração e elementos de storytelling.
-
Após a gravação, os grupos devem fazer upload do vídeo em uma plataforma online e compartilhar o link com a turma.
-
Cada grupo deve assistir aos vídeos dos colegas e deixar comentários construtivos.
Atividade 2 - 離 Desafio TikTok: Mistura e Separação
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Promover o entendimento dos métodos de separação de misturas e fomentar a criatividade e uso consciente das redes sociais.
- Descrição: Os alunos criarão um desafio viral no TikTok, mostrando diferentes métodos de separação de misturas através de vídeos curtos e criativos. A ideia é usar a rede social para explicar conceitos científicos de forma divertida e envolvente.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo deve escolher um método de separação de misturas para demonstrar (ex.: filtração, decantação, evaporação).
-
Os grupos devem planejar e gravar vídeos curtos (até 60 segundos) mostrando como realizar a separação escolhida.
-
Incentive os alunos a serem criativos, utilizando músicas, efeitos visuais e legendas para tornar o vídeo atrativo.
-
Os alunos devem publicar os vídeos em suas contas de TikTok com uma hashtag específica da turma, por exemplo, #Mistura6Ano.
-
Cada grupo deve assistir aos vídeos dos colegas e deixar comentários com apreciações e sugestões.
Atividade 3 - Gamificação: A Missão do Cientista
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Favorecer o aprendizado colaborativo e o uso de metodologias ativas, além de engajar os alunos por meio da gamificação.
- Descrição: Os alunos participarão de um jogo digital onde interpretarão cientistas que precisam resolver uma série de desafios sobre separação de misturas para ganhar pontos e avançar de nível. Utilizando um aplicativo de gamificação ou um site de quiz, serão apresentados a diferentes problemas que devem ser solucionados em equipe.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo deve se registrar em um aplicativo de gamificação, como Kahoot! ou Quizizz.
-
Os alunos devem escolher um avatar de cientista e um nome de equipe.
-
Disponibilize um conjunto de perguntas e desafios relacionados à separação de misturas, que os alunos devem resolver em equipe.
-
Os grupos competem entre si para ganhar pontos, respondendo corretamente aos desafios propostos.
-
Ao final do tempo, a equipe com mais pontos é declarada vencedora e recebe uma pequena recompensa (por exemplo, estrelas de papel, certificados digitais).
Retorno
Duração: (20 - 25 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam, troquem experiências e feedbacks construtivos e reforcem os conceitos discutidos. A discussão em grupo e o feedback 360° promovem um ambiente colaborativo e de crescimento mútuo, consolidando o aprendizado de forma significativa e integrada.
Discussão em Grupo
[Discussão em Grupo] Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Sugira um breve roteiro que o professor pode utilizar para introduzir essa discussão:
- Introdução: Inicie agradecendo aos alunos pelo engajamento nas atividades. Explique que agora é o momento de compartilhar o que cada grupo descobriu e refletir sobre as diferentes abordagens e metodologias utilizadas.
- Compartilhamento de Experiências: Peça a cada grupo que apresente um resumo da atividade que realizaram, destacando os métodos de separação de misturas utilizados, os desafios enfrentados e as soluções encontradas.
- Discussão Aberta: Após cada grupo compartilhar, abra a discussão para perguntas e comentários dos colegas. Este é o momento para troca de ideias e aprofundamento do aprendizado.
- Conclusão: Finalize a discussão reforçando os pontos principais abordados, e destacando a importância da colaboração e do uso consciente das tecnologias digitais.
Reflexões
1. O que foi mais desafiador na realização das atividades de separação de misturas e como vocês superaram esses desafios? 2. Como a utilização de ferramentas digitais influenciou o seu aprendizado sobre separação de misturas? 3. Em que outras situações do dia a dia vocês acreditam que poderiam aplicar os métodos de separação de misturas que aprenderam?
Feedback 360°
[Feedback 360°] Instrua o professor a realizar uma etapa de feedback 360° onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Ajude o professor a orientar a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso:
- Introdução: Explique a importância do feedback construtivo e como ele pode ajudar no desenvolvimento pessoal e acadêmico.
- Orientações: Forneça um roteiro simples para o feedback, como: o que foi bem realizado, o que pode ser aprimorado, e sugestões para futuras atividades.
- Feedback em Prática: Cada grupo se reúne e cada aluno tem a oportunidade de dar e receber feedback dos colegas.
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
Finalidade: Esta etapa final do plano de aula tem como objetivo reforçar os conceitos abordados, conectar o conteúdo ao mundo real e destacar as aplicações práticas no dia a dia. É um momento para consolidar o aprendizado e refletir sobre a importância dos métodos de separação de misturas, promovendo um entendimento mais profundo e contextualizado.
Resumo
Resumo Interativo: Imagine que você é um detetive químico e acabou de resolver um mistério complicado. Hoje, você aprendeu a separar misturas heterogêneas utilizando métodos como filtração, decantação e evaporação. Através de atividades práticas e digitais, você descobriu como separar água e sal, areia e água, e muito mais. De reality shows a desafios no TikTok, transformamos a sala de aula em um verdadeiro laboratório digital! ⚗️
No Mundo
Conexão com o Mundo Atual: Assim como em muitas indústrias, a habilidade de separar misturas é essencial, desde a purificação da água até a reciclagem de materiais ♻️. No nosso mundo digital, entender essas técnicas pode nos ajudar a criar soluções tecnológicas inovadoras que impactam positivamente o meio ambiente e a sociedade.
Na Prática
Aplicações no Dia a Dia: Separar misturas não é apenas algo que os cientistas fazem em laboratórios. Pense na cozinha , ao coar o café, ou em filtros de água que usamos diariamente. Essas técnicas são fundamentais para diversas atividades cotidianas e industriais, mostrando a importância de compreender os métodos de separação de misturas.