Entrar

Plano de aula de Que é história?

História

Original Teachy

'EF06HI03'

Que é história?

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Que é história?

Palavras ChaveHistória como ciência, Objetos de estudo da História, Ações humanas no tempo, Eventos históricos, Memória histórica, Cultura, Metodologia de sala de aula invertida, Atividades interativas, Pensamento crítico, Narrativas históricas
Materiais NecessáriosCaixas misteriosas contendo objetos e documentos fictícios, Cartões com eventos históricos, Materiais para cenários de peças de teatro (papelão, tecidos, etc.), Acesso a materiais de pesquisa (livros, computadores, internet), Espaço na sala de aula para construção da linha do tempo no chão
Códigos BNCCEF06HI03: Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.; EF06HI01: Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para estabelecer claramente o que se espera que os alunos alcancem ao final da aula. Ao definir os objetivos, o professor orienta as atividades subsequentes e garante que todos os esforços em sala estejam alinhados com resultados de aprendizagem específicos. Esta clareza ajuda os alunos a focar nos aspectos mais importantes do estudo da História como ciência e a desenvolver uma perspectiva crítica e analítica.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a compreender o conceito de História como ciência e seus objetos de estudo, incluindo ações humanas no tempo, eventos, memória e cultura.

2. Desenvolver habilidades críticas para que os alunos possam analisar e questionar as narrativas históricas, entendendo como diferentes perspectivas influenciam a compreensão dos eventos.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o interesse dos alunos pela História como disciplina fundamental para a compreensão do mundo contemporâneo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo que eles estudaram em casa com a prática em sala. Através de situações problema, estimula-se o pensamento crítico e a aplicação do conhecimento prévio em contextos novos. A contextualização visa mostrar a relevância da História no cotidiano e como ela é uma ferramenta essencial para entender o mundo ao nosso redor, incentivando a curiosidade e a apreciação pela disciplina.

Situações Problema

1. Imagine que você descobre um livro de História que descreve uma batalha famosa, mas quando pesquisa mais a fundo, encontra relatos locais que contradizem o que o livro diz. Como você determinaria qual versão é mais confiável?

2. Se um arqueólogo encontrasse uma coleção de objetos antigos em uma escavação perto de sua escola, como ele poderia usar esses achados para reescrever a história da região?

Contextualização

História não é apenas sobre datas e eventos; é uma disciplina que influencia como vemos o mundo e a nós mesmos. Por exemplo, como a descoberta de novas evidências pode alterar a maneira como entendemos o passado, como aconteceu com a teoria da evolução após a descoberta de fósseis. Além disso, muitas das questões que a História levanta são pertinentes hoje, como o impacto das decisões políticas e sociais na população, que é crucial para entender o presente e moldar o futuro.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento permite que os alunos apliquem de maneira prática o conhecimento adquirido em casa sobre a definição de História e seus objetos de estudo. As atividades propostas são desenhadas para engajar os alunos em processos ativos de aprendizagem, como investigação, colaboração e criatividade. Escolhendo uma das atividades, os alunos terão a oportunidade de aprofundar a compreensão sobre como a História é construída e como diferentes perspectivas podem influenciar as narrativas históricas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives do Passado

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e construção de narrativas históricas.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão um 'caso' histórico para investigar. Cada grupo terá uma 'caixa misteriosa' contendo objetos e documentos (falsos, mas plausíveis) que os ajudarão a reconstruir um evento histórico. O objetivo é usar a imaginação e o conhecimento prévio para criar uma narrativa coerente e apresentar uma 'solução' para o caso.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua uma 'caixa misteriosa' para cada grupo, contendo objetos e documentos relacionados a um evento histórico.

  • Os alunos devem examinar o conteúdo da caixa e discutir em seus grupos o que cada item pode significar e como se relaciona ao evento histórico proposto.

  • Cada grupo deve criar uma narrativa que explique como os itens se encaixam na história e o que eles representam.

  • Apresente as narrativas para a classe, e cada grupo deve justificar suas escolhas e como elas se relacionam ao evento histórico real.

Atividade 2 - Construtores de Linhas do Tempo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a compreensão de sequências temporais e desenvolver a capacidade de analisar e justificar escolhas históricas.

- Descrição: Os alunos, em grupos, irão construir uma linha do tempo gigante no chão da sala de aula, representando eventos históricos de diferentes períodos. Eles deverão classificar e posicionar os eventos de acordo com sua importância e conexões temporais, utilizando cartões que representam os eventos.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos e forneça cartões com eventos históricos escritos.

  • Peça aos grupos que discutam e decidam a importância relativa de cada evento.

  • Os grupos devem posicionar os cartões no chão, criando uma linha do tempo que faz sentido cronológico e histórico.

  • Cada grupo apresenta sua linha do tempo para a classe, explicando as escolhas e as conexões entre os eventos.

  • Realize uma discussão em classe sobre como diferentes grupos organizaram os eventos e o que isso revela sobre interpretações históricas.

Atividade 3 - Dramaturgos do Passado

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a pesquisa, a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos, além de promover uma compreensão mais profunda dos eventos históricos.

- Descrição: Nesta atividade criativa, os alunos devem escolher um evento histórico e criar uma peça de teatro curta que o represente. Eles precisarão pesquisar o evento, escrever o roteiro, montar cenários simples e ensaiar a apresentação para a classe.

- Instruções:

  • Os grupos escolhem um evento histórico para representar.

  • Cada grupo pesquisa o evento escolhido, utilizando materiais previamente estudados e recursos adicionais disponíveis.

  • Os alunos escrevem o roteiro da peça, incluindo diálogos e descrições de cenário.

  • Os grupos preparam os cenários com materiais disponíveis na sala de aula.

  • Os grupos ensaiam suas peças e depois as apresentam para a classe.

  • Após as apresentações, cada grupo explica como o evento foi interpretado e quais foram as escolhas dramatúrgicas feitas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre as atividades realizadas e articulem o conhecimento adquirido. Através da discussão em grupo, os alunos são incentivados a verbalizar suas ideias e a ouvir perspectivas diferentes, o que contribui para uma compreensão mais profunda e crítica do processo histórico e de suas interpretações. Além disso, esse momento de partilha de experiências promove habilidades de comunicação e argumentação.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe suas descobertas e experiências durante as atividades. Sugere-se que seja estabelecido um ambiente de respeito, onde todos possam expressar suas opiniões e ouvir as dos colegas. É importante que o professor faça perguntas direcionadas para que os alunos reflitam sobre a importância das diferentes perspectivas na construção da história e como as atividades os ajudaram a compreender isso melhor.

Perguntas Chave

1. Como as diferentes versões de um evento histórico podem ser reconciliadas?

2. De que maneira as atividades realizadas hoje ajudaram a compreender melhor a natureza da História como ciência?

3. Quais desafios vocês enfrentaram ao tentar 'resolver' o caso histórico e como superaram esses obstáculos?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A Conclusão tem como propósito consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham retido os conceitos fundamentais da aula. Além disso, serve para reforçar a ligação entre teoria e prática, demonstrando como o conhecimento teórico é aplicável em situações reais e relevantes. Por fim, destaca-se a relevância do estudo da História para o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas, essenciais para os alunos como cidadãos ativos e informados.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir e recapitular os pontos principais abordados durante a aula, destacando a definição de História como ciência e explorando seus objetos de estudo, como ações humanas no tempo, eventos, memória e cultura. É crucial que os alunos tenham clareza sobre o conteúdo discutido para consolidar seu aprendizado.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida por meio de atividades interativas, como 'Detetives do Passado', 'Construtores de Linhas do Tempo' e 'Dramaturgos do Passado', que permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos estudados previamente de forma prática e dinâmica. Essa abordagem não só facilita o entendimento dos conteúdos como também estimula o pensamento crítico.

Fechamento

A importância de compreender o estudo da História transcende a sala de aula, influenciando a maneira como percebemos e interagimos com o mundo. Por meio da análise de diferentes perspectivas e da crítica das narrativas históricas, os alunos desenvolvem habilidades que são essenciais para a vida cotidiana, como a capacidade de avaliar informações e tomar decisões informadas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies