Plano de Aula | Metodologia Ativa | Que é história?
Palavras Chave | História como ciência, Objetos de estudo da História, Ações humanas no tempo, Eventos históricos, Memória histórica, Cultura, Metodologia de sala de aula invertida, Atividades interativas, Pensamento crítico, Narrativas históricas |
Materiais Necessários | Caixas misteriosas contendo objetos e documentos fictícios, Cartões com eventos históricos, Materiais para cenários de peças de teatro (papelão, tecidos, etc.), Acesso a materiais de pesquisa (livros, computadores, internet), Espaço na sala de aula para construção da linha do tempo no chão |
Códigos BNCC | EF06HI03: Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.; EF06HI01: Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas). |
Ano Escolar | 6º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | História |
Unidade Temática | História Geral |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é fundamental para estabelecer claramente o que se espera que os alunos alcancem ao final da aula. Ao definir os objetivos, o professor orienta as atividades subsequentes e garante que todos os esforços em sala estejam alinhados com resultados de aprendizagem específicos. Esta clareza ajuda os alunos a focar nos aspectos mais importantes do estudo da História como ciência e a desenvolver uma perspectiva crítica e analítica.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a compreender o conceito de História como ciência e seus objetos de estudo, incluindo ações humanas no tempo, eventos, memória e cultura.
2. Desenvolver habilidades críticas para que os alunos possam analisar e questionar as narrativas históricas, entendendo como diferentes perspectivas influenciam a compreensão dos eventos.
Objetivos secundários:
- Estimular o interesse dos alunos pela História como disciplina fundamental para a compreensão do mundo contemporâneo.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A Introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo que eles estudaram em casa com a prática em sala. Através de situações problema, estimula-se o pensamento crítico e a aplicação do conhecimento prévio em contextos novos. A contextualização visa mostrar a relevância da História no cotidiano e como ela é uma ferramenta essencial para entender o mundo ao nosso redor, incentivando a curiosidade e a apreciação pela disciplina.
Situações Problema
1. Imagine que você descobre um livro de História que descreve uma batalha famosa, mas quando pesquisa mais a fundo, encontra relatos locais que contradizem o que o livro diz. Como você determinaria qual versão é mais confiável?
2. Se um arqueólogo encontrasse uma coleção de objetos antigos em uma escavação perto de sua escola, como ele poderia usar esses achados para reescrever a história da região?
Contextualização
História não é apenas sobre datas e eventos; é uma disciplina que influencia como vemos o mundo e a nós mesmos. Por exemplo, como a descoberta de novas evidências pode alterar a maneira como entendemos o passado, como aconteceu com a teoria da evolução após a descoberta de fósseis. Além disso, muitas das questões que a História levanta são pertinentes hoje, como o impacto das decisões políticas e sociais na população, que é crucial para entender o presente e moldar o futuro.
Desenvolvimento
Duração: (75 - 85 minutos)
A etapa de Desenvolvimento permite que os alunos apliquem de maneira prática o conhecimento adquirido em casa sobre a definição de História e seus objetos de estudo. As atividades propostas são desenhadas para engajar os alunos em processos ativos de aprendizagem, como investigação, colaboração e criatividade. Escolhendo uma das atividades, os alunos terão a oportunidade de aprofundar a compreensão sobre como a História é construída e como diferentes perspectivas podem influenciar as narrativas históricas.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Detetives do Passado
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e construção de narrativas históricas.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão um 'caso' histórico para investigar. Cada grupo terá uma 'caixa misteriosa' contendo objetos e documentos (falsos, mas plausíveis) que os ajudarão a reconstruir um evento histórico. O objetivo é usar a imaginação e o conhecimento prévio para criar uma narrativa coerente e apresentar uma 'solução' para o caso.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
-
Distribua uma 'caixa misteriosa' para cada grupo, contendo objetos e documentos relacionados a um evento histórico.
-
Os alunos devem examinar o conteúdo da caixa e discutir em seus grupos o que cada item pode significar e como se relaciona ao evento histórico proposto.
-
Cada grupo deve criar uma narrativa que explique como os itens se encaixam na história e o que eles representam.
-
Apresente as narrativas para a classe, e cada grupo deve justificar suas escolhas e como elas se relacionam ao evento histórico real.
Atividade 2 - Construtores de Linhas do Tempo
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Fomentar a compreensão de sequências temporais e desenvolver a capacidade de analisar e justificar escolhas históricas.
- Descrição: Os alunos, em grupos, irão construir uma linha do tempo gigante no chão da sala de aula, representando eventos históricos de diferentes períodos. Eles deverão classificar e posicionar os eventos de acordo com sua importância e conexões temporais, utilizando cartões que representam os eventos.
- Instruções:
-
Organize os alunos em grupos e forneça cartões com eventos históricos escritos.
-
Peça aos grupos que discutam e decidam a importância relativa de cada evento.
-
Os grupos devem posicionar os cartões no chão, criando uma linha do tempo que faz sentido cronológico e histórico.
-
Cada grupo apresenta sua linha do tempo para a classe, explicando as escolhas e as conexões entre os eventos.
-
Realize uma discussão em classe sobre como diferentes grupos organizaram os eventos e o que isso revela sobre interpretações históricas.
Atividade 3 - Dramaturgos do Passado
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Estimular a pesquisa, a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos, além de promover uma compreensão mais profunda dos eventos históricos.
- Descrição: Nesta atividade criativa, os alunos devem escolher um evento histórico e criar uma peça de teatro curta que o represente. Eles precisarão pesquisar o evento, escrever o roteiro, montar cenários simples e ensaiar a apresentação para a classe.
- Instruções:
-
Os grupos escolhem um evento histórico para representar.
-
Cada grupo pesquisa o evento escolhido, utilizando materiais previamente estudados e recursos adicionais disponíveis.
-
Os alunos escrevem o roteiro da peça, incluindo diálogos e descrições de cenário.
-
Os grupos preparam os cenários com materiais disponíveis na sala de aula.
-
Os grupos ensaiam suas peças e depois as apresentam para a classe.
-
Após as apresentações, cada grupo explica como o evento foi interpretado e quais foram as escolhas dramatúrgicas feitas.
Retorno
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre as atividades realizadas e articulem o conhecimento adquirido. Através da discussão em grupo, os alunos são incentivados a verbalizar suas ideias e a ouvir perspectivas diferentes, o que contribui para uma compreensão mais profunda e crítica do processo histórico e de suas interpretações. Além disso, esse momento de partilha de experiências promove habilidades de comunicação e argumentação.
Discussão em Grupo
Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe suas descobertas e experiências durante as atividades. Sugere-se que seja estabelecido um ambiente de respeito, onde todos possam expressar suas opiniões e ouvir as dos colegas. É importante que o professor faça perguntas direcionadas para que os alunos reflitam sobre a importância das diferentes perspectivas na construção da história e como as atividades os ajudaram a compreender isso melhor.
Perguntas Chave
1. Como as diferentes versões de um evento histórico podem ser reconciliadas?
2. De que maneira as atividades realizadas hoje ajudaram a compreender melhor a natureza da História como ciência?
3. Quais desafios vocês enfrentaram ao tentar 'resolver' o caso histórico e como superaram esses obstáculos?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A Conclusão tem como propósito consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham retido os conceitos fundamentais da aula. Além disso, serve para reforçar a ligação entre teoria e prática, demonstrando como o conhecimento teórico é aplicável em situações reais e relevantes. Por fim, destaca-se a relevância do estudo da História para o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas, essenciais para os alunos como cidadãos ativos e informados.
Resumo
Para encerrar, o professor deve resumir e recapitular os pontos principais abordados durante a aula, destacando a definição de História como ciência e explorando seus objetos de estudo, como ações humanas no tempo, eventos, memória e cultura. É crucial que os alunos tenham clareza sobre o conteúdo discutido para consolidar seu aprendizado.
Conexão com a Teoria
Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida por meio de atividades interativas, como 'Detetives do Passado', 'Construtores de Linhas do Tempo' e 'Dramaturgos do Passado', que permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos estudados previamente de forma prática e dinâmica. Essa abordagem não só facilita o entendimento dos conteúdos como também estimula o pensamento crítico.
Fechamento
A importância de compreender o estudo da História transcende a sala de aula, influenciando a maneira como percebemos e interagimos com o mundo. Por meio da análise de diferentes perspectivas e da crítica das narrativas históricas, os alunos desenvolvem habilidades que são essenciais para a vida cotidiana, como a capacidade de avaliar informações e tomar decisões informadas.