Entrar

Plano de aula de Tempo Histórico

História

Original Teachy

'EF06HI01'

Tempo Histórico

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de tempo histórico:

    • Definir o tempo histórico como a maneira pela qual os eventos se desenrolam e são percebidos ao longo da história humana.
    • Identificar as principais características do tempo histórico, incluindo a sequência, a duração e a simultaneidade dos eventos.
  2. Analisar diferentes formas de medir o tempo:

    • Explorar as várias formas de medir o tempo, incluindo calendários, relógios e ferramentas astronômicas.
    • Compreender como a invenção e a evolução dessas ferramentas impactaram a maneira como percebemos e registramos o tempo.
  3. Relacionar o tempo histórico com os eventos e mudanças na sociedade:

    • Conectar a passagem do tempo com as mudanças na sociedade, na política, na cultura e na tecnologia.
    • Analisar como os eventos históricos influenciam e são influenciados pelo tempo em que ocorrem.

Objetivos Secundários:

  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e analítico:
    • Encorajar os alunos a questionar e refletir sobre a natureza do tempo e seu impacto na história humana.
    • Incentivar a análise de fontes históricas e contemporâneas para entender como diferentes perspectivas podem alterar a nossa percepção do tempo.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores:

    • O professor começará a aula relembrando brevemente os conceitos de história, sua importância e como ela é estudada.
    • Em seguida, fará um rápido resumo dos principais períodos históricos que serão referidos durante a aula, como a antiguidade, a Idade Média, a era moderna, entre outros.
    • Esta revisão servirá como base para a Introdução do novo tópico do tempo histórico.
  2. Situações-Problema:

    • O professor apresentará duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos e contextualizar a importância do estudo do tempo histórico.
      • Primeira situação: "Como seria se não tivéssemos uma maneira de medir o tempo? Como registraríamos os eventos e entenderíamos a ordem em que ocorreram?"
      • Segunda situação: "Imagine que você está estudando um evento histórico importante, como a Revolução Industrial. Como o tempo - tanto a duração do evento quanto o período em que ocorreu - é fundamental para entender as causas e os efeitos desse evento?"
  3. Contextualização:

    • O professor explicará a importância do tempo histórico na compreensão dos eventos passados e no planejamento para o futuro.
    • Ele irá destacar como a nossa percepção e registro do tempo mudaram ao longo da história, e como isso influenciou a maneira como vemos e entendemos o mundo.
  4. Introdução ao Tópico:

    • Para despertar a curiosidade e a atenção dos alunos, o professor compartilhará algumas curiosidades e histórias sobre o tempo histórico.
      • Por exemplo, ele pode mencionar como diferentes civilizações antigas mediam o tempo (como os egípcios com seus calendários solares e lunares) e como esses sistemas influenciaram os calendários que usamos hoje.
      • Outra curiosidade pode ser sobre a "linha do tempo", uma ferramenta fundamental no estudo da história. O professor pode explicar como a ideia da linha do tempo evoluiu ao longo do tempo, passando de uma simples lista de eventos para uma representação visual mais complexa.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Linha do Tempo Humana (10 - 12 minutos):

    • O professor dividirá a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá um grande rolo de papel, marcadores coloridos e uma lista de eventos históricos significativos (por exemplo: a invenção da roda, a descoberta da eletricidade, a Primeira Guerra Mundial, etc.).
    • O objetivo da atividade é criar uma linha do tempo humana que abranja o maior número possível de eventos da lista, começando com o evento mais antigo e terminando com o mais recente.
    • Os alunos devem discutir em grupo a ordem dos eventos, considerando a duração e a simultaneidade dos mesmos. Eles também devem levar em conta as mudanças na sociedade, na política, na cultura e na tecnologia que ocorreram durante esses eventos.
    • Ao final da atividade, cada grupo apresentará sua linha do tempo para a classe, explicando as escolhas que fizeram. O professor facilitará a discussão, destacando a importância do tempo histórico e como ele ajuda a organizar e entender a história humana.
  2. Atividade de Comparação de Calendários (5 - 7 minutos):

    • O professor fornecerá a cada grupo uma cópia de um calendário antigo (como o calendário maia, o calendário chinês, etc.) e um calendário moderno.
    • O objetivo desta atividade é que os alunos comparem os dois calendários e identifiquem as semelhanças e diferenças na forma como o tempo é medido.
    • Os alunos devem discutir em grupo as razões por trás das diferenças e como essas diferenças podem afetar a maneira como percebemos o tempo e a história.
    • Após a discussão em grupo, cada grupo compartilhará suas observações com a classe. O professor facilitará a discussão, destacando a importância das ferramentas de medição do tempo na nossa compreensão do tempo histórico.
  3. Atividade de Debate: O Tempo como um Conceito Humano ou Universal (5 - 6 minutos):

    • Após as atividades práticas, o professor organizará um breve debate em sala de aula sobre a natureza do tempo.
    • O professor dividirá a turma em dois grupos, um defendendo a ideia de que o tempo é um conceito humano, e o outro defendendo a ideia de que o tempo é um conceito universal.
    • Cada grupo terá um curto período de tempo para preparar seus argumentos. Em seguida, cada grupo apresentará seus argumentos para a classe.
    • O professor moderará o debate, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e que o debate permaneça respeitoso e focado no tópico.
    • Após o debate, o professor resumirá os principais pontos discutidos e relacionará de volta ao conceito de tempo histórico.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • O professor irá convidar cada grupo a compartilhar brevemente as soluções ou conclusões que chegaram durante as atividades em grupo. Cada grupo terá um máximo de 3 minutos para apresentar.
    • Durante as apresentações, o professor deve encorajar os outros alunos a fazerem perguntas e comentários, promovendo assim um ambiente de discussão e aprendizado colaborativo.
    • O professor deve fazer conexões entre as apresentações dos grupos e os conceitos teóricos discutidos na aula, reforçando a importância do tempo histórico na compreensão dos eventos passados e presentes.
  2. Verificação de Aprendizado (2 - 3 minutos):

    • Após todas as apresentações, o professor fará uma breve revisão dos principais pontos abordados durante a aula, reforçando os conceitos chave relacionados ao tempo histórico e às diferentes formas de medir o tempo.
    • O professor pode fazer perguntas direcionadas aos alunos para verificar a compreensão deles sobre os conceitos discutidos. Por exemplo: "Quais são as principais características do tempo histórico?" ou "Como diferentes civilizações mediam o tempo e qual o impacto disso na nossa compreensão do tempo histórico?".
    • O professor deve dar tempo para os alunos pensarem antes de responder, e deve incentivar todos os alunos a participarem da discussão.
  3. Reflexão Final (3 - 4 minutos):

    • Para encerrar a aula, o professor irá propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam.
    • O professor fará perguntas de reflexão, como:
      1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje sobre o tempo histórico?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos terão um minuto para pensar sobre as respostas para essas perguntas. Em seguida, eles serão convidados a compartilhar suas respostas com a classe, se desejarem.
    • O professor deve encorajar os alunos a serem honestos em suas reflexões, e deve valorizar todas as respostas, mesmo que elas não estejam completamente corretas. O objetivo desta atividade é ajudar os alunos a consolidarem o que aprenderam e a identificar quaisquer lacunas em seu entendimento que possam precisar de mais atenção em aulas futuras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):

    • O professor fará um resumo dos principais pontos abordados durante a aula, relembrando os conceitos de tempo histórico, diferentes formas de medir o tempo e a relação entre o tempo e os eventos da sociedade.
    • Ele irá reforçar a importância de entender o tempo histórico e como ele ajuda a organizar e dar sentido aos eventos do passado.
    • O professor pode usar a linha do tempo criada pelos alunos durante a atividade em grupo para ilustrar esses pontos.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor explicará como a aula conectou a teoria (os conceitos de tempo histórico), a prática (as atividades em grupo) e as aplicações (a compreensão de como o tempo influencia a nossa percepção e compreensão dos eventos históricos).
    • Ele reforçará que o estudo do tempo histórico não é apenas uma atividade acadêmica, mas uma ferramenta útil para entender o mundo ao nosso redor e para planejar para o futuro.
  3. Materiais Extras (1 minuto):

    • O professor sugerirá alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre o tempo histórico.
    • Estes materiais podem incluir livros, documentários, sites de história e jogos educativos relacionados ao tema.
    • O professor pode compartilhar alguns títulos específicos, ou simplesmente fornecer diretrizes gerais para os alunos que desejam explorar o tópico por conta própria.
  4. Importância do Assunto no Dia a Dia (1 - 2 minutos):

    • Para encerrar, o professor explicará brevemente como o conceito de tempo histórico é relevante no dia a dia.
    • Ele pode mencionar exemplos de como a compreensão do tempo histórico pode nos ajudar a entender as notícias atuais, a apreciar a herança cultural e a planejar para o futuro.
    • O professor encorajará os alunos a pensar em outras maneiras pelas quais o tempo histórico pode ser relevante em suas vidas, incentivando-os a continuar refletindo sobre o que aprenderam na aula.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies