Entrar

Plano de aula de 2ª Guerra Mundial

História

Original Teachy

'EF09HI10'

2ª Guerra Mundial

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreensão do Contexto Histórico: Os alunos devem ser capazes de entender e contextualizar a 2ª Guerra Mundial em um amplo contexto histórico. Isso inclui a identificação das principais causas e consequências do conflito, bem como a compreensão das alianças políticas e militares.

  2. Análise do Impacto do Conflito: Os alunos devem ser capazes de analisar e discutir o impacto global da 2ª Guerra Mundial. Isso inclui a compreensão do impacto do conflito nos países envolvidos, bem como a mudança na ordem mundial após a guerra.

  3. Desenvolvimento do Pensamento Crítico: Através do estudo da 2ª Guerra Mundial, os alunos devem ser incentivados a desenvolver habilidades de pensamento crítico. Isso inclui a capacidade de analisar diferentes perspectivas históricas, avaliar fontes primárias e secundárias e formar suas próprias opiniões informadas.

    Objetivos Secundários:

    • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação ao conduzir projetos sobre diferentes aspectos da 2ª Guerra Mundial.

    • Fomentar a empatia e a compreensão ao explorar as experiências das pessoas durante a guerra, incluindo soldados, civis, mulheres e minorias.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando Conteúdos Anteriores: O professor deve iniciar a aula relembrando os eventos e conflitos que levaram ao início da 2ª Guerra Mundial. Isso pode incluir a ascensão do nazismo na Alemanha, a invasão da Polônia pela Alemanha, a formação das principais alianças (Eixo e Aliados) e a política de apaziguamento adotada por algumas nações europeias. Essa revisão vai garantir que os alunos tenham uma base sólida para o novo conteúdo que será apresentado.

  2. Situações-problema: O professor deve propor duas situações-problema para os alunos:

    • "Imagine que você é um soldado americano sendo enviado para a Europa para lutar contra o nazismo. Como você acha que seria a sua experiência? Quais desafios você teria que enfrentar?"

    • "Você é um cidadão alemão vivendo durante a 2ª Guerra Mundial. Como você acha que a guerra afetaria a sua vida diária? Quais seriam as suas preocupações e esperanças?"

  3. Contextualização da Importância do Assunto: O professor deve explicar aos alunos que a 2ª Guerra Mundial foi um dos eventos mais significativos do século XX, com consequências que ainda são sentidas hoje. Ela marcou o fim do colonialismo europeu, o surgimento dos Estados Unidos e da União Soviética como superpotências, e a criação da ONU. Além disso, a guerra teve um impacto profundo nas vidas de milhões de pessoas, e o estudo dela pode nos ajudar a entender melhor a natureza humana e a importância da paz e da cooperação global.

  4. Introdução do Tópico: O professor deve introduzir o tópico da 2ª Guerra Mundial com duas curiosidades:

    • "Você sabia que a 2ª Guerra Mundial foi o conflito mais mortal da história da humanidade, resultando na morte de aproximadamente 75 milhões de pessoas, incluindo civis e combatentes?"

    • "Durante a guerra, ocorreram várias inovações tecnológicas que tiveram um impacto profundo na forma como a guerra foi travada. Por exemplo, os primeiros computadores foram usados para decifrar códigos, e a bomba atômica foi desenvolvida e usada pela primeira vez."

    Essas curiosidades vão despertar o interesse dos alunos pelo tópico e prepará-los para o conteúdo que será apresentado.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da Teoria (10 - 15 minutos):

    1.1. Causas da 2ª Guerra Mundial: O professor deve começar explicando as principais causas do conflito, incluindo o Tratado de Versalhes e a Crise Econômica de 1929, que criou um ambiente propício para o surgimento de regimes totalitários.

    1.2. Principais Fases da Guerra: Em seguida, o professor deve descrever as principais fases da guerra, incluindo a Blitzkrieg alemã, a Batalha de Stalingrado, o Dia D e a Batalha de Berlim.

    1.3. Alianças e Líderes: O professor deve explicar a formação das duas principais alianças, o Eixo e os Aliados, e apresentar os principais líderes de cada um.

    1.4. Consequências da Guerra: O professor deve discutir as principais consequências do conflito, incluindo a destruição de grande parte da Europa, a divisão do mundo em dois blocos liderados pelos EUA e pela URSS, e a criação da ONU.

    1.5. Inovações Tecnológicas e Impactos: Por fim, o professor deve abordar as inovações tecnológicas que surgiram durante a guerra, como os primeiros computadores e a bomba atômica, e discutir o impacto dessas inovações no Desenvolvimento pós-guerra.

  2. Atividade de Discussão (5 - 10 minutos): Após a apresentação da teoria, o professor deve dividir a classe em pequenos grupos e pedir que discutam as seguintes questões:

    • "Na sua opinião, qual foi o evento mais significativo da 2ª Guerra Mundial? Por quê?"

    • "Como a 2ª Guerra Mundial mudou o mundo? Quais foram as mudanças mais importantes?"

    O professor deve circular pela sala, ouvindo as discussões e esclarecendo dúvidas.

  3. Atividade de Pesquisa (5 - 10 minutos): Para aprofundar o entendimento dos alunos sobre a 2ª Guerra Mundial, o professor deve propor uma atividade de pesquisa. Cada grupo deve escolher um aspecto do conflito para pesquisar (por exemplo, a vida dos soldados, a experiência dos civis, as inovações tecnológicas, etc.) e preparar uma breve apresentação para compartilhar com a classe na próxima aula.

    O professor deve fornecer aos alunos um tempo adequado para a pesquisa e orientá-los a usar fontes confiáveis e variadas, incluindo livros, artigos, documentários e sites educacionais.

  4. Encerramento da Atividade (5 - 10 minutos): Para encerrar a atividade, o professor deve pedir que cada grupo compartilhe brevemente o que descobriu em sua pesquisa. O professor deve incentivar os outros alunos a fazerem perguntas e a comentarem as apresentações, promovendo assim a interação e o debate em sala de aula.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Revisão dos Conteúdos (5 - 7 minutos): O professor deve iniciar a etapa de Retorno fazendo uma revisão dos principais pontos abordados durante a aula. Isso pode ser feito através de perguntas diretas aos alunos ou por meio de uma breve recapitulação feita pelo professor. Os pontos a serem revisados incluem as causas e consequências da 2ª Guerra Mundial, as principais fases do conflito, as alianças e líderes envolvidos, e as inovações tecnológicas que surgiram durante a guerra.

  2. Conexão da Teoria com a Prática (2 - 3 minutos): O professor deve então conectar a teoria apresentada com as atividades práticas realizadas. Por exemplo, se os alunos pesquisaram sobre a vida dos soldados durante a guerra, o professor pode discutir como essa pesquisa ajuda a entender melhor o impacto humano do conflito. Da mesma forma, se os alunos discutiram as mudanças no mundo após a guerra, o professor pode destacar como essas mudanças foram influenciadas pelos eventos e pela tecnologia da época.

  3. Reflexão sobre o Aprendizado (2 - 3 minutos): O professor deve pedir aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam durante a aula. Algumas perguntas que podem ser feitas incluem:

    • "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    • "Quais questões você ainda tem sobre a 2ª Guerra Mundial?"
    • "Como a sua visão sobre a 2ª Guerra Mundial mudou após a aula de hoje?"

    O professor deve incentivar os alunos a pensarem profundamente sobre essas perguntas e a expressarem honestamente suas respostas. Isso pode ajudar o professor a avaliar a eficácia da aula e a identificar quaisquer áreas que possam precisar de reforço em aulas futuras.

  4. Preparação para a Próxima Aula (1 - 2 minutos): Finalmente, o professor deve preparar os alunos para a próxima aula. Isso pode incluir a leitura de um capítulo de um livro-texto, a visualização de um documentário ou a realização de uma atividade prática relacionada ao próximo tópico. O professor deve explicar claramente o que os alunos precisam fazer para se preparar e quais serão os Objetivos da próxima aula.

    Por exemplo, se o próximo tópico for a Guerra Fria, o professor pode pedir aos alunos que leiam um capítulo do livro-texto sobre a formação da OTAN e do Pacto de Varsóvia, e que assistam a um documentário sobre a Crise dos Mísseis em Cuba. O professor deve enfatizar a importância da preparação e encorajar os alunos a fazerem perguntas e a expressarem suas opiniões durante a próxima aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve começar a Conclusão fazendo um resumo dos principais conteúdos abordados durante a aula. Isso inclui a revisão das causas e consequências da 2ª Guerra Mundial, as principais fases do conflito, as alianças e líderes envolvidos, e as inovações tecnológicas que surgiram durante a guerra. O professor deve garantir que os alunos tenham uma compreensão clara desses conteúdos antes de prosseguir.

  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos): O professor deve então reforçar a conexão entre a teoria apresentada e as atividades práticas realizadas. Por exemplo, se os alunos pesquisaram sobre a vida dos soldados durante a guerra, o professor pode ressaltar como essa pesquisa ajuda a entender melhor o impacto humano do conflito. Da mesma forma, se os alunos discutiram as mudanças no mundo após a guerra, o professor pode destacar como essas mudanças foram influenciadas pelos eventos e pela tecnologia da época. O objetivo é mostrar aos alunos que a teoria e a prática não são coisas separadas, mas sim partes integrantes do processo de aprendizagem.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve então sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre a 2ª Guerra Mundial. Isso pode incluir livros, documentários, sites educacionais e jogos interativos. O professor deve explicar brevemente o que cada recurso oferece e por que pode ser útil para os alunos. Por exemplo, um documentário pode fornecer uma visão visual dos eventos da guerra, enquanto um livro pode oferecer uma análise mais detalhada das causas e consequências do conflito.

  4. Relevância do Tópico (1 minuto): Finalmente, o professor deve ressaltar a importância do tópico da aula para a vida cotidiana dos alunos. Embora a 2ª Guerra Mundial possa parecer um evento distante e irrelevante para alguns, a verdade é que ela moldou o mundo em que vivemos hoje. A guerra mudou a geopolítica global, acelerou o avanço tecnológico e teve um impacto profundo nas vidas de milhões de pessoas. Ao entender a 2ª Guerra Mundial, os alunos podem começar a entender melhor o mundo em que vivem e a importância de eventos históricos aparentemente distantes.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies