Entrar

Plano de aula de Ampliação e redução de figuras

Matemática

Original Teachy

'EF06MA21'

Ampliação e redução de figuras

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o conceito de ampliação e redução de figuras bidimensionais:

    • Definir ampliação e redução de figuras, explicando como elas afetam as dimensões de uma figura.
    • Identificar situações em que ampliação e redução de figuras são aplicadas no cotidiano.
  2. Aplicar as razões de ampliação e redução em problemas práticos:

    • Calcular as razões de ampliação e redução em diferentes figuras.
    • Aplicar essas razões para ampliar ou reduzir uma figura de acordo com as especificações dadas.
  3. Resolver problemas envolvendo ampliação e redução de figuras:

    • Desenvolver habilidades para resolver problemas práticos que envolvam a ampliação e redução de figuras.
    • Utilizar o raciocínio lógico e as habilidades matemáticas para chegar a uma solução.

Objetivos secundários:

  • Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas: O plano de aula visa desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas dos alunos, uma vez que eles terão que aplicar os conceitos aprendidos para resolver problemas práticos.

  • Promover a interdisciplinaridade: O plano de aula também busca promover a interdisciplinaridade, mostrando como os conceitos matemáticos podem ser aplicados em situações do cotidiano e em outras disciplinas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios:

    • O professor inicia a aula relembrando conceitos básicos de geometria, como o que são figuras planas, suas características e propriedades, e como calcular áreas e perímetros. Esses conceitos são fundamentais para o entendimento do tópico da aula - ampliação e redução de figuras.
  2. Situações-problema:

    • O professor apresenta duas situações-problema que envolvem ampliação e redução de figuras. Por exemplo, a primeira situação pode envolver a ampliação de um mapa para que ele possa ser lido de uma distância maior, enquanto a segunda pode envolver a redução de uma imagem para que ela caiba em um espaço menor. Essas situações são usadas para despertar a curiosidade dos alunos e mostrar a relevância prática do conteúdo que será abordado.
  3. Contextualização:

    • O professor explica como a ampliação e redução de figuras são aplicadas em diversas áreas da vida, como na arquitetura (na criação de maquetes, por exemplo), no design (na criação de logotipos, por exemplo) e até mesmo em jogos de computador (na criação de personagens e cenários). Isso ajuda a mostrar aos alunos que o conteúdo que eles estão aprendendo tem aplicações reais e práticas.
  4. Ganho de atenção:

    • Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades sobre a ampliação e redução de figuras. Por exemplo, ele pode falar sobre como a arte do origami, que envolve a criação de figuras complexas a partir de um simples pedaço de papel, é baseada em técnicas de ampliação e redução. Outra curiosidade interessante é que a ampliação e redução de figuras também são usadas na medicina, por exemplo, para criar modelos tridimensionais do corpo humano a partir de imagens de ressonância magnética.

Após a Introdução, os alunos devem ter uma compreensão básica do que é a ampliação e redução de figuras e de como esse conceito é aplicado no mundo real. Eles também devem estar motivados a aprender mais sobre o tópico, graças às situações-problema e curiosidades apresentadas.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Ampliando e Reduzindo o Mundo" (10 - 15 minutos)

    • Divida a turma em pequenos grupos de 4 a 5 alunos e forneça a cada grupo um mapa de um país ou região.
    • Explique que eles devem imaginar que são planejadores urbanos e que precisam ampliar ou reduzir o mapa para criar um novo plano de Desenvolvimento urbano.
    • Cada grupo deve escolher um fator de ampliação ou redução (por exemplo, 1:1000, 1:500, 1:2000) e aplicá-lo ao mapa.
    • Eles devem calcular as novas dimensões do mapa e desenhar os novos planos de Desenvolvimento urbano.
    • No final, cada grupo deve apresentar seu novo plano de Desenvolvimento urbano e explicar o fator de ampliação ou redução que eles usaram.
    • Esta atividade permite que os alunos apliquem os conceitos de ampliação e redução de figuras em um contexto prático e realista. Além disso, ela promove o trabalho em equipe e a comunicação efetiva, já que os alunos precisam discutir e tomar decisões em grupo.
  2. Atividade "Recriando o Mundo em Miniatura" (10 - 15 minutos)

    • Ainda em seus grupos, os alunos receberão uma caixa de sapatos vazia e uma série de materiais de artesanato, como papel, tesoura, cola, tintas, etc.
    • A tarefa é criar um modelo em miniatura da região que foi ampliada ou reduzida na atividade anterior.
    • Eles devem usar os materiais fornecidos para criar as diferentes características da região, como estradas, prédios, rios, etc., na escala que escolheram.
    • Durante a atividade, os alunos devem discutir como aplicarão a razão de ampliação ou redução ao criar as diferentes partes do modelo.
    • No final, os modelos devem ser apresentados à classe, e cada grupo deve explicar como aplicou a razão de ampliação ou redução e como isso afetou o tamanho do modelo.
    • Esta atividade permite que os alunos vejam a aplicação prática da ampliação e redução de figuras de forma lúdica e criativa. Além disso, ela desenvolve habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas, uma vez que os alunos precisam decidir como criar as diferentes partes do modelo de acordo com a razão de ampliação ou redução escolhida.
  3. Discussão em Grupo (5 - 10 minutos)

    • Após as apresentações, o professor deve promover uma discussão em grupo sobre as atividades.
    • Os alunos devem ter a oportunidade de compartilhar suas experiências, dificuldades e aprendizados durante as atividades.
    • O professor deve guiar a discussão, fazendo perguntas que promovam a reflexão dos alunos sobre os conceitos de ampliação e redução de figuras e suas aplicações práticas.
    • Por exemplo, o professor pode perguntar: "Como você decidiu a razão de ampliação ou redução que usaria em suas atividades? Como você calculou as novas dimensões do mapa? Como você aplicou a razão de ampliação ou redução ao criar o modelo em miniatura?"
    • A discussão em grupo permite que os alunos consolidem seus aprendizados e esclareçam quaisquer dúvidas que ainda possam ter sobre o tópico.

Essas atividades práticas ajudam os alunos a entender o conceito de ampliação e redução de figuras de forma concreta e a aplicá-lo em situações do cotidiano. Além disso, elas promovem o trabalho em equipe, a comunicação efetiva, o pensamento crítico e a resolução de problemas.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos):

    • O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão sobre as soluções apresentadas por cada grupo.
    • Cada grupo tem até 3 minutos para compartilhar suas conclusões e como chegaram a elas.
    • Enquanto os grupos apresentam, o professor deve encorajar os outros alunos a fazerem perguntas e comentários.
    • Após todas as apresentações, o professor deve resumir as principais ideias e insights que emergiram da discussão.
  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos):

    • O professor, então, faz a conexão entre as atividades práticas e a teoria.
    • Ele destaca como as razões de ampliação e redução foram aplicadas durante as atividades e como as dimensões das figuras foram alteradas como resultado.
    • Ele também reforça a importância de entender e aplicar corretamente as razões de ampliação e redução para garantir que as figuras sejam alteradas de acordo com as especificações.
  3. Reflexão individual (3 - 5 minutos):

    • O professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam durante a aula.
    • Ele faz perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos têm um minuto para pensar em suas respostas e, em seguida, são incentivados a compartilhá-las com a turma.
    • O professor deve ouvir atentamente as respostas dos alunos e, se necessário, esclarecer quaisquer mal-entendidos ou responder a quaisquer perguntas não respondidas.
  4. Feedback do professor (1 - 2 minutos):

    • Finalmente, o professor fornece feedback aos alunos sobre seu desempenho durante a aula.
    • Ele elogia os pontos fortes dos alunos, como sua capacidade de trabalhar em equipe, sua criatividade e seu pensamento crítico.
    • Ele também aponta áreas para melhoria e sugere estratégias para os alunos continuarem a aprender e melhorar suas habilidades em ampliação e redução de figuras.

O Retorno é uma parte crucial do plano de aula, pois permite que o professor avalie o progresso dos alunos, esclareça quaisquer mal-entendidos e forneça feedback construtivo. Além disso, a discussão em grupo e a reflexão individual ajudam os alunos a consolidar seus aprendizados, a identificar áreas para melhoria e a refletir sobre como podem aplicar o que aprenderam em outras situações.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Recapitulação do conteúdo (2 - 3 minutos):

    • O professor deve retomar os principais pontos discutidos na aula, reforçando os conceitos de ampliação e redução de figuras e a importância da aplicação correta das razões de ampliação e redução.
    • Ele pode fazer isso resumindo as atividades realizadas durante a aula e destacando como elas ajudaram a ilustrar e aplicar os conceitos teóricos.
    • O professor deve garantir que os alunos compreendam que a ampliação e a redução de figuras são processos que alteram as dimensões das figuras sem alterar suas formas.
  2. Conexão entre teoria, prática e aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações dos conceitos de ampliação e redução de figuras.
    • Ele pode revisar como as atividades práticas permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos de ampliação e redução de figuras em um contexto realista e relevante.
    • Ele pode também relembrar as aplicações práticas discutidas durante a aula e como essas aplicações ilustram a relevância e utilidade dos conceitos aprendidos.
  3. Materiais extras (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir materiais adicionais que os alunos podem explorar para aprofundar seu entendimento do tópico.
    • Isso pode incluir sites, vídeos, livros e exercícios online que abordam o tema de ampliação e redução de figuras.
    • O professor pode encorajar os alunos a pesquisar exemplos adicionais de ampliação e redução de figuras em diferentes contextos, como na arte, na arquitetura, na engenharia, etc., para expandir sua apreciação e compreensão do tópico.
  4. Importância do tópico no dia a dia (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor deve resumir a importância do tópico de ampliação e redução de figuras para o cotidiano dos alunos.
    • Ele pode reforçar que a habilidade de entender e aplicar as razões de ampliação e redução é útil em muitas áreas da vida, desde o planejamento urbano até o design de produtos e a arte.
    • O professor pode encorajar os alunos a pensar em situações do cotidiano em que eles podem aplicar os conceitos aprendidos e a refletir sobre como esses conceitos podem ajudá-los a entender e resolver problemas do mundo real.

A Conclusão é uma parte essencial do plano de aula, pois ajuda a consolidar os aprendizados dos alunos, a conectar a teoria com a prática e as aplicações, e a motivar os alunos a continuar aprendendo sobre o tópico. Além disso, ela reforça a relevância e a utilidade do tópico para o cotidiano dos alunos, o que pode ajudar a aumentar o engajamento e o interesse deles no assunto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies