Entrar

Plano de aula de Ampliação e redução de figuras

Matemática

Original Teachy

'EF06MA21'

Ampliação e redução de figuras

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Ampliação e redução de figuras

Palavras ChaveAmpliação e Redução de Figuras, Áreas e Perímetros, Cálculo Proporcional, Atividades Práticas, Discussão em Grupo, Aplicação Teórica, Desafios Lúdicos, Mapas e Modelos, Trabalho Colaborativo, Visualização Espacial
Materiais NecessáriosMapas encolhidos, Mapas ampliados, Régua, Papel, Calculadora, Marcadores ou lápis de cor, Mapas reduzidos de continentes, Folhas de atividades
Códigos BNCCEF06MA21: Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.; EF06MA29: Analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para compreender que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área.; EF06MA21: Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para direcionar claramente o foco da aula e garantir que tanto o professor quanto os alunos tenham uma compreensão precisa do que se espera alcançar. Ao definir objetivos específicos, facilita-se o planejamento das atividades e a avaliação do aprendizado. Esta etapa também serve para motivar os alunos, mostrando a relevância prática do tema através de exemplos cotidianos e aplicações reais.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a descrever e calcular valores de áreas e perímetros de figuras que sofrem ampliação ou redução proporcionalmente.

2. Desenvolver a habilidade de visualização e compreensão espacial dos alunos ao trabalhar com figuras que passam por transformações geométricas.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar o raciocínio lógico e a aplicação de fórmulas matemáticas em situações práticas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente em casa, utilizando situações problema que estimulam a aplicação prática do conhecimento. Ao contextualizar a importância do tema com exemplos do mundo real, os alunos conseguem visualizar a relevância da matéria, aumentando assim a motivação e o interesse pelo aprendizado. Esta etapa prepara o terreno para as atividades práticas que seguirão, onde os alunos terão a oportunidade de aplicar de forma ativa o que já aprenderam.

Situações Problema

1. Imagine que você tem uma foto de um quadrado e deseja imprimir uma versão ampliada, mas precisa saber quanto de papel será necessário para enquadrar a nova figura. Como você calcula a nova área e perímetro do quadrado ampliado?

2. Se um jardineiro precisa reduzir o tamanho de um canteiro retangular no jardim para adicionar uma nova planta, como ele calcularia o novo perímetro do canteiro após a redução, sabendo que todos os lados foram reduzidos pela metade?

Contextualização

A ampliação e redução de figuras não é apenas um conceito matemático abstrato; é uma habilidade prática utilizada em diversas áreas, como engenharia, arquitetura e design. Por exemplo, ao construir um modelo em escala de um edifício, os arquitetos precisam calcular não apenas as dimensões lineares, mas também as áreas e volumes. Além disso, na vida cotidiana, entender como as figuras se comportam ao serem ampliadas ou reduzidas pode ajudar a tomar decisões mais informadas, como na escolha do tamanho de móveis para um espaço específico.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e engajadora os conceitos de ampliação e redução de figuras que estudaram previamente. Através de atividades em grupo, eles terão a oportunidade de trabalhar colaborativamente, discutir estratégias e resolver problemas, reforçando o aprendizado através da prática. Esta abordagem não só solidifica o conhecimento matemático teórico como também desenvolve habilidades de comunicação, pensamento crítico e resolução de problemas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Mistério do Mapa Encolhido e do Tesouro Escondido

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de cálculo de proporções e redução de figuras em um contexto divertido e desafiador, estimulando o raciocínio lógico e a colaboração.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos irão explorar a ideia de redução de figuras ao tentar decifrar um mapa do tesouro que foi encolhido. O mapa original, em tamanho real, mostra detalhes de um terreno com vários elementos, como rios, montanhas e árvores. Os alunos receberão um mapa encolhido e, utilizando as técnicas de redução proporcional, deverão calcular as novas distâncias e proporções para encontrar o local exato do tesouro.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os mapas encolhidos e explique que eles devem calcular as distâncias reais baseando-se nas medidas do mapa original.

  • Peça que cada grupo apresente um relatório com os cálculos realizados e a conclusão de onde o tesouro deve estar.

  • Fomente a discussão entre os grupos para que justifiquem suas escolhas e métodos de cálculo.

Atividade 2 - Construtores do Futuro: Ampliando a Cidade

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conceito de ampliação de figuras em um cenário realista, promovendo o trabalho em equipe e a habilidade de visualizar e planejar mudanças físicas em uma escala maior.

- Descrição: Os alunos, organizados em equipes, receberão o desafio de planejar a ampliação de uma cidade em um terreno limitado. Eles usarão mapas ampliados de seções da cidade e deverão calcular as novas áreas e perímetros das construções, mantendo a proporção e considerando as necessidades dos habitantes atuais e futuros.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Entregue a cada grupo os mapas ampliados e as especificações da ampliação da cidade.

  • Oriente os alunos a calcularem as novas áreas e perímetros das construções, considerando que o terreno foi ampliado proporcionalmente.

  • Peça que cada grupo apresente seu plano de ampliação, incluindo os cálculos e justificativas para as escolhas feitas.

Atividade 3 - Desafio dos Fazedores de Mapas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de cálculo e desenho baseado em proporções, além de promover a criatividade e a colaboração entre os alunos.

- Descrição: Os alunos, divididos em grupos, receberão a tarefa de criar um mapa de um novo continente, baseando-se em um mapa já existente que será reduzido. Eles deverão calcular e desenhar os novos limites continentais e rios, mantendo a escala e a proporção corretas.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Forneça a cada grupo um mapa reduzido de um continente.

  • Instrua os alunos a calcularem e desenharem os novos limites continentais e rios, mantendo a proporção correta.

  • Cada grupo deverá apresentar seu mapa finalizado e explicar o processo de cálculo e desenho utilizado.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e reflitam sobre o processo de aprendizagem. A discussão em grupo ajuda a identificar lacunas de compreensão e a reforçar os conceitos discutidos, além de promover habilidades de comunicação e argumentação. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos em um círculo para uma discussão em grupo. Inicie a conversa relembrando os desafios propostos e destacando a importância de entender como a ampliação e redução de figuras se aplicam em situações práticas. Sugira que cada grupo compartilhe uma descoberta interessante ou um desafio que encontraram durante as atividades e como conseguiram superá-lo.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais dificuldades ao aplicar os conceitos de ampliação e redução de figuras nas atividades propostas?

2. Como a compreensão de proporções e escalas pode ser útil em situações do cotidiano ou em futuras profissões?

3. Houve alguma situação em que a teoria estudada previamente não se aplicou diretamente? Como vocês resolveram isso?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e resumida dos conceitos abordados. Esta seção serve para amarrar todos os tópicos discutidos ao longo da aula, reforçando a importância prática e teórica do tema. Além disso, visa assegurar que os alunos possam levar consigo um entendimento claro do assunto e de sua aplicabilidade no mundo real.

Resumo

Na conclusão, o professor deve resumir os principais pontos abordados, reiterando que os alunos aprenderam a descrever e calcular valores de áreas e perímetros de figuras que sofrem ampliação ou redução proporcionalmente. É essencial recapitular as fórmulas e os métodos utilizados nas atividades práticas, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada do conteúdo.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre a teoria estudada em casa e as práticas em sala foi claramente estabelecida. As atividades como 'O Mistério do Mapa Encolhido e do Tesouro Escondido' e 'Construtores do Futuro: Ampliando a Cidade' permitiram a aplicação direta dos conceitos teóricos em situações práticas e lúdicas. Isso não apenas facilitou a compreensão, mas também demonstrou a relevância do estudo das ampliações e reduções de figuras em contextos reais e cotidianos.

Fechamento

Para finalizar, é importante destacar a utilidade do conhecimento sobre ampliação e redução de figuras no dia a dia, especialmente em áreas como design, arquitetura e engenharia. Essa habilidade não só ajuda a resolver problemas práticos, como também estimula um pensamento crítico e analítico que é valioso em diversas situações. Encoraja-se os alunos a continuarem explorando esses conceitos e a reconhecerem sua aplicabilidade em diferentes contextos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies