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Plano de aula de Gênero Textual: Notícia

Português

Original Teachy

'EF06LP01'

Gênero Textual: Notícia

Objetivos (5 - 10 minutos)

  • Introduzir o conceito de gênero textual notícia, mostrando aos alunos que a notícia é um tipo particular de texto que transmite informações sobre eventos recentes e relevantes.

  • Desenvolver a capacidade dos alunos de identificar as características distintivas das notícias, como a objetividade, a impessoalidade e a estrutura de pirâmide invertida.

  • Promover a habilidade dos alunos de analisar e interpretar notícias, identificando o objetivo do autor, as fontes de informação e a forma como o texto é estruturado para transmitir a informação.

Objetivos secundários:

  • Estimular a leitura de notícias pelos alunos, incentivando a busca por informações atualizadas e relevantes para a sociedade.

  • Fomentar a discussão em sala de aula sobre notícias, permitindo que os alunos expressem suas opiniões e interpretações sobre os eventos noticiados.

Introdução (10 - 15 minutos)

  • O professor inicia a aula relembrando os conceitos de gênero textual, enfatizando que a língua portuguesa é rica em diferentes tipos de textos, cada um com suas características próprias. Explica que, assim como existem diferentes gêneros musicais, cinematográficos ou literários, há também diferentes gêneros textuais, que servem para diferentes propósitos de comunicação. (2 - 3 minutos)

  • Em seguida, o professor propõe duas situações-problema para os alunos, ambas relacionadas ao tema notícia:

    1. "Imagine que você é um jornalista e precisa informar a população sobre um acidente grave que ocorreu na sua cidade. O que você diria? Como você estruturaria essa informação de forma clara e objetiva?"

    2. "Ao ler uma notícia sobre um novo medicamento que promete a cura de uma doença grave, você se pergunta: essa notícia é confiável? Quem são as fontes de informação? Como o autor apresenta os fatos e as opiniões?" (3 - 4 minutos)

  • O professor contextualiza a importância do gênero textual notícia, explicando que, em uma sociedade democrática, o acesso à informação de qualidade é fundamental. Destaca que a notícia, quando bem escrita e bem estruturada, tem o poder de informar, formar opiniões e mobilizar a sociedade. (2 - 3 minutos)

  • Para despertar o interesse dos alunos, o professor apresenta duas curiosidades sobre notícias:

    1. "Você sabia que a notícia mais antiga que se tem registro foi escrita na Babilônia, no século XIX a.C? Ela relatava a queda de uma dinastia e a ascensão de outra."

    2. "E que a expressão 'fazer notícia' vem do inglês 'to make news', que originalmente significava 'ser interessante o suficiente para ser noticiado', mas que, com o tempo, passou a ser usada com o sentido de 'inventar algo para ser noticiado'?" (4 - 5 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  • O professor inicia esta etapa apresentando o conceito de notícia, explicando que é um gênero textual que tem como objetivo informar os leitores sobre fatos recentes, relevantes e de interesse público. (3 - 4 minutos)

  • Em seguida, o professor detalha as características principais de uma notícia, que são:

    1. Objetividade: a notícia deve ser escrita de forma imparcial, sem a opinião do autor interferir na informação transmitida. O professor pode exemplificar essa característica com notícias que apresentam apenas os fatos, sem comentários ou juízos de valor.

    2. Impessoalidade: o autor da notícia não deve se colocar como protagonista da história. Ele deve ser um observador imparcial que relata os fatos. O professor pode exemplificar essa característica com notícias que usam a terceira pessoa do singular ou o pronome "se" para indicar generalidade.

    3. Pirâmide invertida: a notícia deve ser estruturada de forma que as informações mais importantes estejam no início do texto e as menos importantes no final. O professor pode exemplificar essa característica com notícias que, ao serem lidas do início ao fim, vão do geral para o particular.

  • O professor propõe, então, uma atividade de identificação das características de uma notícia em textos reais. Para isso, ele pode trazer para a sala de aula notícias impressas ou projetá-las no quadro. Os alunos, em grupos, devem identificar as características de notícia presentes nos textos. Após a atividade, cada grupo apresenta suas descobertas para a turma. (10 - 12 minutos)

  • Em seguida, o professor introduz o conceito de fonte de informação, explicando que é a pessoa ou instituição que fornece os dados, os relatos ou as opiniões que são usados na notícia. O professor pode exemplificar com notícias que citam fontes de informação, como testemunhas, especialistas, autoridades, etc.

  • O professor propõe, então, uma atividade de análise das fontes de informação em notícias. Para isso, ele pode trazer para a sala de aula notícias que citam fontes de informação e notícias que não citam. Os alunos, em grupos, devem discutir a importância das fontes de informação na notícia. Após a atividade, cada grupo apresenta suas conclusões para a turma. (5 - 7 minutos)

  • Para finalizar a etapa de Desenvolvimento, o professor propõe uma atividade de produção de notícias. Os alunos, em grupos, devem criar uma notícia fictícia, seguindo as características do gênero textual notícia. O professor pode fornecer um tema para a notícia, como "inauguração de um novo parque na cidade", ou deixar que os alunos escolham. Após a produção, cada grupo apresenta sua notícia para a turma. O professor, então, faz uma análise coletiva das notícias, destacando as características de notícia presentes em cada uma delas. (5 - 7 minutos)

Retorno (10 - 15 minutos)

  • O professor inicia esta etapa pedindo aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam na aula. Ele pode fazer perguntas como: "Quais foram os conceitos mais importantes que discutimos hoje?", "O que vocês acharam das atividades de identificação e produção de notícias? Como essas atividades ajudaram a entender melhor o gênero textual notícia?" (3 - 4 minutos)

  • Em seguida, o professor propõe uma atividade de conexão do conteúdo aprendido com situações do cotidiano. Ele pode perguntar aos alunos: "Vocês se lembram das situações-problema que discutimos no início da aula? Como o que aprendemos hoje poderia nos ajudar a resolver essas situações?" O professor pode, então, pedir aos alunos que apliquem o que aprenderam para analisar novamente as situações-problema. (3 - 4 minutos)

  • O professor continua a atividade de conexão com o cotidiano pedindo aos alunos que reflitam sobre a importância do gênero textual notícia para a vida em sociedade. Ele pode perguntar: "Por que é importante que existam notícias? O que aconteceria se não tivéssemos acesso a informações sobre o que está acontecendo ao nosso redor?" O professor pode, então, pedir aos alunos que compartilhem suas opiniões e experiências sobre a importância da notícia. (2 - 3 minutos)

  • Para finalizar a etapa de Retorno, o professor propõe uma atividade de autoavaliação. Ele pode pedir aos alunos que, em um minuto, escrevam em um pedaço de papel as respostas para as seguintes perguntas: "O que eu aprendi hoje?" e "O que eu ainda não entendi?". O professor recolhe os papéis e os guarda para avaliar o progresso dos alunos e planejar as próximas aulas. (2 - 3 minutos)

Conclusão (5 - 10 minutos)

  • O professor inicia a Conclusão da aula recapitulando os principais pontos abordados durante a aula. Ele reafirma o conceito de gênero textual notícia, destacando suas principais características: objetividade, impessoalidade e estrutura de pirâmide invertida. O professor também ressalta a importância das fontes de informação na construção da notícia. (2 - 3 minutos)

  • Em seguida, o professor faz a conexão entre a teoria e a prática, relembrando as atividades realizadas pelos alunos durante a aula. Ele comenta sobre as discussões e análises de notícias feitas pelos grupos, destacando as reflexões e interpretações dos alunos. O professor também menciona a produção de notícias fictícias, ressaltando a aplicação prática dos conceitos aprendidos. (2 - 3 minutos)

  • O professor propõe, então, materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o gênero textual notícia. Ele pode sugerir a leitura de notícias em diferentes veículos de comunicação, a análise de como as mesmas notícias são apresentadas de forma diferente em veículos diferentes e a produção de um pequeno jornal escolar, com notícias sobre a escola e a comunidade. O professor também pode indicar sites e aplicativos de notícias confiáveis para os alunos explorarem. (1 - 2 minutos)

  • Por fim, o professor ressalta a importância do gênero textual notícia para a vida cotidiana. Ele explica que a notícia é uma ferramenta fundamental para a informação e formação de opinião dos cidadãos, e que a capacidade de compreender, analisar e produzir notícias é uma habilidade essencial nos dias de hoje. O professor encerra a aula reforçando o convite para os alunos se tornarem leitores críticos e ativos de notícias. (1 - 2 minutos)

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