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Plano de aula de Linguagem, Língua, Discursos e Sentidos

Português

Original Teachy

'EF06LP03'

Linguagem, Língua, Discursos e Sentidos

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do conceito de linguagem: Os alunos devem ser capazes de entender a linguagem como um sistema de comunicação que envolve o uso de palavras, símbolos, gestos e sons para expressar significados e sentimentos.

  2. Diferenciação entre linguagem e língua: Os alunos devem ser capazes de distinguir entre linguagem, que é um conceito mais amplo envolvendo todas as formas de comunicação, e língua, que se refere a um sistema específico de comunicação utilizado por um grupo de pessoas.

  3. Identificação de discursos e sentidos: Os alunos devem ser capazes de reconhecer diferentes tipos de discursos (informal, formal, figurado) e entender como o sentido de uma frase pode variar dependendo do contexto e do discurso utilizado.

Objetivos secundários:

  • Desenvolvimento da habilidade de análise: Os alunos devem ser incentivados a analisar textos, frases e conversas em termos de linguagem, língua, discursos e sentidos.

  • Estímulo ao pensamento crítico: Os alunos devem ser incentivados a questionar e refletir sobre o uso da linguagem, a escolha das palavras e o impacto do discurso na comunicação e na sociedade.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos prévios: O professor deve começar a aula revisando brevemente os conceitos de comunicação e significado, que foram discutidos em aulas anteriores. Isso é fundamental para que os alunos possam entender e apreciar o conteúdo da aula atual. (2 - 3 minutos)

  2. Situações-problema: O professor pode propor duas situações que ilustrem a importância da linguagem, da língua, dos discursos e dos sentidos. Por exemplo:

    • Situação 1: Um aluno que recentemente se mudou para um novo país está lutando para se comunicar com seus colegas de classe devido à barreira do idioma. Ele percebe que, embora esteja usando a mesma língua (digamos, inglês), a linguagem e o discurso podem variar significativamente, dificultando a comunicação eficaz. (3 - 4 minutos)

    • Situação 2: O professor pode apresentar uma manchete de notícia ambígua ou um meme que pode ser interpretado de várias maneiras, dependendo do discurso e do sentido. Os alunos devem ser incentivados a discutir e refletir sobre essas situações. (3 - 4 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve explicar a importância do entendimento da linguagem, língua, discursos e sentidos no mundo real. Ele pode mencionar como a má interpretação de linguagem e discurso pode levar a mal-entendidos, conflitos e até mesmo a violência. Por exemplo, a importensão de se compreender o contexto e o uso da linguagem em notícias e mídias sociais para evitar a propagação de notícias falsas. (3 - 4 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias envolvendo a linguagem, a língua, os discursos e os sentidos. Por exemplo:

    • Curiosidade 1: A língua pirahã, falada por um pequeno grupo indígena no Amazonas, é famosa por ter um sistema de numeração extremamente simples, que consiste apenas em "um", "dois" e "muitos". Isso levantou questões interessantes sobre a relação entre língua e pensamento. (2 - 3 minutos)

    • Curiosidade 2: A palavra "saudade", do português, não tem uma tradução direta em muitas outras línguas. Isso ilustra como a língua pode influenciar a nossa percepção do mundo e a nossa capacidade de expressar certos sentimentos. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria - Conceito de Linguagem, Língua, Discursos e Sentidos (7 - 10 minutos)

    • O professor deve explicar que a linguagem é a capacidade que os seres humanos têm de se comunicar, de expressar pensamentos, ideias, sentimentos, etc. Ela pode ser verbal (falada e escrita) e não-verbal (gestos, expressões faciais, etc). (2 - 3 minutos)

    • Em seguida, o professor deve diferenciar linguagem e língua. A língua é um conjunto de sinais e regras usados por uma comunidade para se comunicar. Ela pode ser um dialeto, um idioma, uma língua de sinais, etc. A língua é um sistema particular, enquanto a linguagem é um fenômeno geral. (2 - 3 minutos)

    • O professor deve então introduzir o conceito de discursos. Eles são formas específicas de usar a linguagem em diferentes contextos e situações sociais. Existem discursos formais (usados em situações de trabalho, por exemplo), informais (usados entre amigos) e figurados (que usam metáforas, por exemplo). (1 minuto)

    • Por fim, o professor deve explicar que o sentido de uma frase pode variar dependendo do discurso utilizado. O sentido é o significado que se atribui a algo, e ele pode ser literal (quando a palavra tem o mesmo significado do dicionário) ou figurado (quando a palavra tem um sentido diferente do dicionário, mas que é reconhecido e compreendido pelos falantes da língua). (2 - 3 minutos)

  2. Prática - Exemplos e Exercícios (13 - 15 minutos)

    • O professor deve apresentar exemplos de discursos (um texto formal, uma conversa informal, um poema, etc) e pedir aos alunos que identifiquem o tipo de discurso e o sentido das frases. Isso ajudará os alunos a entenderem melhor o conceito e a aplicação dos discursos e sentidos. (5 - 7 minutos)

    • O professor deve propor alguns exercícios de reconhecimento de discursos e sentidos. Por exemplo, ele pode apresentar uma piada e pedir aos alunos que expliquem o porquê dela ser engraçada, levando em consideração o discurso e o sentido. (5 - 7 minutos)

    • Além disso, o professor pode propor uma atividade de produção de texto, em que os alunos devem escrever um pequeno texto em diferentes discursos (formal, informal, figurado). Isso permitirá que os alunos pratiquem a aplicação dos conceitos aprendidos. (3 - 4 minutos)

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em grupo (4 - 5 minutos)

    • O professor deve promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas pelos alunos durante a atividade de produção de texto. Os alunos podem compartilhar seus textos e explicar por que escolheram usar determinados discursos e sentidos. Isso permitirá que os alunos aprendam com as diferentes perspectivas e abordagens de seus colegas.
  2. Conexão com a teoria (3 - 4 minutos)

    • O professor deve então revisitar a teoria apresentada no início da aula e fazer a conexão com as atividades práticas realizadas. Ele pode perguntar aos alunos como a prática os ajudou a entender melhor os conceitos teóricos. Isso ajudará a reforçar o aprendizado e a aplicação dos conceitos.
  3. Reflexão individual (3 - 4 minutos)

    • Para finalizar, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Ele pode fazer perguntas como "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". Os alunos devem ser incentivados a pensar criticamente e a expressar suas opiniões e dúvidas. Isso permitirá que o professor avalie a eficácia da aula e planeje futuras aulas com base no feedback dos alunos.
  4. Feedback do professor (1 minuto)

    • O professor deve encerrar a aula dando um breve feedback sobre o desempenho dos alunos e reforçando a importância dos conceitos aprendidos. Ele deve também esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes e se colocar à disposição para ajudar os alunos que necessitem de apoio adicional.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor deve recapitular os principais pontos abordados na aula, reafirmando a diferença entre linguagem e língua, a importância da compreensão dos discursos e sentidos, e como estes podem variar dependendo do contexto. Ele deve enfatizar que a linguagem é um sistema complexo e multifacetado que desempenha um papel fundamental na comunicação humana.

    • Além disso, o professor deve relembrar as situações-problema e exemplos utilizados durante a aula para ilustrar os conceitos teóricos. Ele pode pedir aos alunos para recontarem brevemente essas situações e exemplos, garantindo que eles tenham compreendido e internalizado os conceitos.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • Em seguida, o professor deve destacar como a aula conectou a teoria e a prática. Ele deve explicar que, ao entender os conceitos de linguagem, língua, discursos e sentidos, os alunos foram capazes de analisar e produzir textos em diferentes contextos e de forma mais significativa. Isso demonstra a aplicabilidade desses conceitos no dia a dia dos alunos.
  3. Materiais Complementares (1 minuto)

    • O professor deve sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Isso pode incluir livros, artigos, vídeos, podcasts, entre outros. Ele pode, por exemplo, sugerir a leitura de "O que é linguagem?" de José Luiz Fiorin ou a visualização do TED Talk "As palavras e suas armas", de Luiz Felipe Pondé.
  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor deve reforçar a relevância do tema apresentado para o cotidiano dos alunos. Ele pode ressaltar como a compreensão da linguagem, língua, discursos e sentidos é fundamental para que os alunos sejam comunicadores eficazes e críticos. Além disso, ele pode mencionar como esses conceitos são importantes para a interpretação de textos, para a redação de argumentos persuasivos, e até mesmo para a compreensão e participação ativa na sociedade.
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