Entrar

Plano de aula de Gênero Textual: Contos

Português

Original Teachy

'EF67LP03'

Gênero Textual: Contos

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Gênero Textual: Contos

Palavras ChaveContos, Gênero textual, Interpretação, Comparação, Atividades práticas, Análise crítica, Criatividade, Expressão literária, Teatro, Ilustração, Discussão em grupo, Aprendizado ativo
Materiais NecessáriosCópias de contos variados com finais ocultos, Material para escrita (cadernos, canetas, lápis), Recursos para apresentações teatrais (palco, se disponível, ou espaço adequado, figurinos e acessórios simples), Material para ilustração (papéis, lápis de cor, canetas coloridas), Computador ou projetor para apresentações digitais, Cópias de roteiros ou listas de características de contos
Códigos BNCCEF67LP03: Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade.; EF67LP30: Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é essencial para guiar o foco da aula e as expectativas de aprendizado dos alunos. Ao estabelecer claramente o que se espera que os alunos aprendam, eles podem direcionar sua atenção e esforços para atingir essas metas específicas. Além disso, esta seção serve para alinhar as atividades propostas com os objetivos de aprendizado, garantindo uma abordagem coerente e eficaz durante a aula.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer e definir o gênero textual 'conto', identificando suas características estruturais e temáticas.

2. Habilitar os alunos a comparar diferentes contos, destacando suas semelhanças e diferenças, e interpretar as mensagens contidas em cada um.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação textual nos alunos.
  2. Fomentar a apreciação pela diversidade de estilos literários, estimulando a criatividade e a imaginação dos alunos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente, estimulando-os a aplicar o conhecimento em situações práticas e contextualizadas. As situações problema incentivam a reflexão e a análise crítica, preparando o terreno para uma aula ativa e participativa. A contextualização, por sua vez, visa ampliar a percepção dos alunos sobre a relevância dos contos, conectando o aprendizado com o mundo real e incentivando um maior interesse pelo tema.

Situações Problema

1. Peça aos alunos que imaginem que estão participando de um concurso de contos onde precisam escolher entre dois contos de temas diferentes para competir. Eles devem justificar, com base nas características de cada conto, qual seria sua escolha e por quê.

2. Proponha aos alunos que analisem dois contos lidos previamente e identifiquem como o uso de elementos como o tempo, o espaço e os personagens influenciam a mensagem transmitida. Solicite que escrevam um parágrafo justificando qual conto consideram mais impactante e por quê.

Contextualização

Para contextualizar a importância dos contos, o professor pode mencionar que muitos dos contos clássicos que conhecemos, como os irmãos Grimm ou as histórias de fadas de Hans Christian Andersen, foram originalmente transmitidos oralmente e, posteriormente, registrados. Além disso, contos modernos frequentemente exploram temas atuais, refletindo e influenciando a sociedade. Discutir como diferentes autores e culturas abordam essas narrativas pode ajudar os alunos a perceber a universalidade e a evolução dos contos ao longo do tempo.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para aplicar os conhecimentos prévios dos alunos sobre contos de maneira prática e engajadora. Ao trabalhar em atividades lúdicas e criativas, os alunos têm a oportunidade de explorar mais profundamente as características dos contos, promovendo uma compreensão mais rica e integrada do gênero. Esta abordagem não só reforça o aprendizado como também desenvolve habilidades de colaboração, expressão e pensamento crítico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Mistério no Museu

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de inferir e criar desfechos literários, aplicando o conhecimento sobre as características dos contos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão detetives que precisam resolver um mistério relacionado a um conto. O professor dividirá a classe em grupos de até 5 alunos e cada grupo receberá uma história de conto com o final oculto. Eles deverão usar as características dos contos aprendidas para inferir possíveis desfechos. Cada grupo criará um final alternativo, justificando suas escolhas com base nas características do conto.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua uma cópia do conto com o final oculto para cada grupo.

  • Peça que identifiquem as características do conto (tempo, espaço, personagens, conflito) que podem influenciar o desfecho.

  • Sugira que discutam em grupo e escrevam um final alternativo para o conto.

  • Cada grupo apresenta seu final alternativo para a classe, justificando suas escolhas com base nas características do conto.

Atividade 2 - Teatro de Contos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a criatividade e a compreensão das características estruturais dos contos, além de desenvolver habilidades de expressão e colaboração.

- Descrição: Os alunos irão transformar um conto clássico em uma peça teatral curta. Cada grupo escolherá um conto para adaptar, criando um roteiro que mantenha as características essenciais do conto original. Eles deverão pensar em como representar o tempo, o espaço, os personagens e o conflito de forma criativa no palco.

- Instruções:

  • Escolha um conto da lista fornecida pelo professor para adaptar.

  • Identifique as principais características do conto (tempo, espaço, personagens, conflito).

  • Escreva um roteiro para uma peça teatral curta que mantenha a essência do conto original.

  • Decida como representar o tempo, espaço, personagens e conflito no palco.

  • Prepare e apresente a peça teatral para a classe.

Atividade 3 - Concurso de Ilustração

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a interpretação visual e aprofundar a compreensão das narrativas dos contos, além de promover o uso criativo de habilidades artísticas.

- Descrição: Os alunos participarão de um concurso para ilustrar cenas de um conto. Cada grupo escolherá um conto da lista fornecida e deverá ilustrar uma cena importante, considerando as características do conto. As ilustrações serão apresentadas e explicadas para a classe, destacando como cada elemento visual reflete o texto.

- Instruções:

  • Escolha um conto da lista para ilustrar.

  • Identifique a cena no conto que consideram mais importante.

  • Desenhe uma ilustração que represente a cena, usando elementos visuais que reflitam o texto do conto.

  • Prepare uma breve explicação sobre a escolha da cena e dos elementos utilizados.

  • Apresente a ilustração para a classe, explicando como ela reflete o texto do conto.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e ouçam diferentes perspectivas e abordagens. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão das características dos contos e a promover habilidades de comunicação e pensamento crítico. Além disso, proporciona ao professor uma avaliação qualitativa do entendimento dos alunos sobre o gênero textual trabalhado.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, organize uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a discussão com uma breve introdução, destacando a importância de compartilhar as diferentes perspectivas e descobertas dos grupos. Em seguida, peça que cada grupo apresente um resumo do que realizou, focando nas descobertas mais significativas e nos desafios enfrentados. Encoraje os alunos a fazerem perguntas uns aos outros e a oferecerem feedback construtivo.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais características dos contos que influenciaram as escolhas feitas em suas atividades?

2. Como as diferentes interpretações dos contos podem enriquecer nossa compreensão das narrativas?

3. Houve algum aspecto do conto que foi particularmente desafiador de representar ou reinterpretar?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da conclusão é garantir que os alunos tenham consolidado o conhecimento adquirido durante a aula, relacionando a teoria com a prática e entendendo a relevância dos contos em diversas esferas do cotidiano. Esta etapa também serve para reforçar a importância dos contos como ferramentas de expressão cultural e pessoal, estimulando os alunos a continuarem explorando e apreciando esse gênero literário.

Resumo

Para encerrar a aula, o professor deve resumir os principais conceitos discutidos sobre o gênero textual 'conto', relembrando as características estruturais, temáticas e as diferenças entre os contos analisados. É importante que os alunos tenham uma visão clara do que foi aprendido e como isso se aplica na interpretação e criação de contos.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, o professor conectou a teoria com a prática através de atividades dinâmicas que permitiram aos alunos aplicar o conhecimento teórico em cenários práticos, como a criação de finais alternativos, adaptação teatral e ilustração de contos. Essa abordagem não só reforçou o entendimento das características dos contos, mas também estimulou a criatividade e a análise crítica.

Fechamento

Por fim, o professor deve destacar a importância dos contos no desenvolvimento da capacidade de interpretação e criação literária. Deve-se enfatizar como a compreensão dos contos pode enriquecer a experiência de leitura e escrita dos alunos, além de influenciar a forma como eles percebem e se expressam no mundo ao seu redor.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies