Entrar

Plano de aula de Brasil: Morfoclimático

Geografia

Original Teachy

'EF07GE01'

Brasil: Morfoclimático

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Brasil: Morfoclimático

Palavras ChaveGeografia, Brasil, Regiões Morfoclimáticas, Clima, Vegetação, Amazônico, Araucárias, Caatinga, Cerrado, Pradarias, Metodologia Digital, Metodologia Ativa, Tecnologia, Redes Sociais, Engajamento, Aprendizado Ativo, Colaboração, Pesquisa, Análise Crítica, Multimídia, Ferramentas Digitais, Educação Ambiental
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores, Acesso à Internet, Aplicativos de Edição de Imagem e Vídeo (Canva, InShot, etc.), Google Docs, Google Slides, Adobe Spark, Google Forms, Plataformas de Gamificação (Kahoot!, Quizizz, etc.)
Códigos BNCCEF07GE01: Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaTerritório

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa tem como finalidade orientar os alunos sobre os objetivos principais e secundários da aula, proporcionando uma visão clara do que irão aprender e do que será esperado deles ao longo da aula. Isso ajuda a situá-los no contexto do tema e garante um foco direcionado durante as atividades práticas e interativas que serão realizadas.

Objetivos principais:

1. Compreender as características fundamentais e as influências climáticas nas cinco regiões morfoclimáticas do Brasil: amazônico, araucárias, caatinga, cerrado e pradarias.

2. Relacionar as particularidades de cada domínio morfoclimático com os aspectos climáticos e geográficos que determinam essas características.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pesquisa e de análise crítica utilizando ferramentas digitais e recursos multimídia.
  2. Promover a colaboração entre os alunos através de atividades em grupo e discussões online.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

Esta etapa tem como finalidade preparar os alunos para a aula, aquecendo suas mentes e estimulando a curiosidade inicial. Ao utilizar dispositivos móveis para pesquisar fatos interessantes, os alunos se conectam com o tema de uma maneira mais dinâmica e engajadora. As perguntas chave servirão para iniciar um debate e garantir que todos estejam alinhados e prontos para aprofundar o conhecimento sobre as regiões morfoclimáticas do Brasil.

Aquecendo

Para iniciar a aula sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil, explique brevemente aos alunos que o Brasil possui uma diversidade climática e geográfica única, dividida em cinco regiões morfoclimáticas: amazônico, araucárias, caatinga, cerrado e pradarias. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre uma dessas regiões e compartilhem com a turma. Isso ajudará a despertar o interesse e a curiosidade em relação ao tema.

Reflexões Iniciais

1. Qual é a principal característica climática da região amazônica?

2. Como o clima influencia a vegetação na caatinga?

3. Quais são as diferenças climáticas entre o cerrado e as pradarias?

4. Por que as araucárias se desenvolvem melhor em climas mais frios?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 85 minutos

A finalidade desta etapa é promover a aprendizagem ativa e colaborativa através de atividades práticas e criativas que utilizam ferramentas digitais. Essas atividades permitem que os alunos explorem o tema de maneira dinâmica e contextualizada, relacionando-o com suas próprias experiências e o mundo moderno.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores Digitais Morfoclimáticos

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Utilizar ferramentas digitais e redes sociais para aprofundar e disseminar o conhecimento sobre as regiões morfoclimáticas do Brasil de forma criativa e interativa.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos simularão ser influenciadores digitais especializados em geografia. Cada grupo escolherá uma das cinco regiões morfoclimáticas do Brasil e criará uma série de postagens para uma rede social (Instagram ou TikTok) com o objetivo de educar o público sobre as características climáticas e geográficas dessa região.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolherá uma das cinco regiões morfoclimáticas do Brasil: amazônico, araucárias, caatinga, cerrado ou pradarias.

  • Os alunos deverão realizar uma pesquisa aprofundada usando seus celulares e computadores com acesso à internet para coletar informações relevantes sobre a região escolhida.

  • Utilizando aplicativos de edição de imagem e vídeo (como Canva, InShot, etc.), os alunos criarão uma série de postagens (mínimo de 5) simulando uma conta de influenciador digital que educa sobre a região morfoclimática.

  • As postagens devem incluir: um texto informativo, imagens ou vídeos, hashtags relevantes e engajamento com o público (sugestão de perguntas ou enquetes).

  • Os grupos apresentarão suas postagens para a turma, simulando uma live ou stories ao vivo.

Atividade 2 - Jornalistas do Clima

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e comunicação multimídia ao explorar e divulgar problemas ambientais nas regiões morfoclimáticas do Brasil.

- Descrição: Os alunos se transformarão em jornalistas investigativos que precisam criar uma reportagem multimídia sobre um problema ambiental em uma das cinco regiões morfoclimáticas do Brasil. A reportagem deve incluir texto, imagens, gráficos e vídeos.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolherá uma das cinco regiões morfoclimáticas do Brasil para investigar um problema ambiental específico (por exemplo, desmatamento na Amazônia, desertificação na Caatinga, etc.).

  • Os alunos deverão coletar dados e informações através de pesquisas online, utilizando diferentes fontes de informação (artigos científicos, notícias, vídeos, etc.).

  • Cada grupo criará uma reportagem multimídia utilizando ferramentas como Google Docs para o texto, Canva para gráficos, Adobe Spark para a montagem final, e Google Slides para a apresentação.

  • A reportagem deve conter: uma introdução ao problema ambiental, dados estatísticos, entrevistas (reais ou fictícias), soluções propostas e uma conclusão.

  • Os grupos apresentarão suas reportagens para a turma, simulando uma transmissão de telejornal.

Atividade 3 - Gamificação: Exploradores Morfoclimáticos

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a aprendizagem colaborativa e o uso de ferramentas digitais enquanto os alunos aprofundam seus conhecimentos sobre as regiões morfoclimáticas do Brasil através de uma atividade gamificada.

- Descrição: Nesta atividade gamificada, os alunos participarão de uma caça ao tesouro digital em que precisarão resolver enigmas e cumprir missões relacionadas às características das cinco regiões morfoclimáticas do Brasil.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolherá uma das cinco regiões morfoclimáticas do Brasil para explorar.

  • Crie uma série de enigmas e missões no Google Forms ou em uma plataforma de gamificação como Kahoot! ou Quizizz, que os alunos precisarão resolver para avançar na caça ao tesouro.

  • Os enigmas e missões deverão incluir perguntas sobre as características climáticas e geográficas da região escolhida, desafios de pesquisa online, e atividades práticas (por exemplo, criar um mini-diário de bordo da exploração).

  • Os alunos usarão seus celulares e computadores para solucionar as pistas e cumprir as missões.

  • O grupo que completar todas as missões e resolver todos os enigmas no menor tempo possível será declarado vencedor e receberá uma recompensa simbólica (certificados, pontos extras, etc.).

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado adquirido durante a aula, permitindo que os alunos reflitam sobre suas experiências e compartilhem suas descobertas e dificuldades com os colegas. A discussão em grupo e o feedback 360° promovem a comunicação, a colaboração e a autoavaliação, incentivando um ambiente de aprendizado respeito e apoio mútuo.

Discussão em Grupo

Explique aos alunos que agora será o momento de compartilharem suas experiências e conclusões com o restante da turma. Divida a discussão em três partes: (1) cada grupo deve apresentar um resumo da atividade que realizou, destacando os aspectos mais interessantes e as informações mais relevantes; (2) todos os grupos devem discutir as dificuldades encontradas e as soluções propostas durante a atividade; (3) estimule a turma a trocar ideias sobre como as ferramentas digitais e redes sociais podem contribuir para a disseminação do conhecimento geográfico. Conduza a discussão de forma a garantir que todos os grupos tenham oportunidade de falar e que todos os alunos possam participar ativamente, fazendo perguntas e comentários.

Reflexões

1. Quais foram as características climáticas e geográficas mais surpreendentes que vocês descobriram sobre a região morfoclimática que estudaram? 2. De que maneira as atividades desenvolvidas ajudaram vocês a compreender melhor a relação entre clima e vegetação em cada região? 3. Como vocês acham que as redes sociais e outras ferramentas digitais podem ser utilizadas para promover a educação ambiental e geográfica?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°. Instrua os alunos a fornecer feedback construtivo e respeitoso, destacando pontos positivos e sugestões de melhoria para cada membro do grupo. Explique a importância de ser específico e objetivo. Por exemplo, eles podem comentar sobre a qualidade da pesquisa realizada, a eficácia da comunicação durante as apresentações e a colaboração entre os membros do grupo. Encoraje os alunos a usar frases como 'Eu gostei de como você...', 'Foi interessante quando você...', e 'Você poderia melhorar em...'. Reserve um tempo para que cada aluno possa receber o feedback do grupo e refletir sobre ele.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade da Conclusão : Esta etapa visa consolidar os conhecimentos adquiridos, conectando-os à realidade moderna e destacando sua relevância prática. É um momento para refletir sobre as experiências vividas, reforçar a importância do aprendizado e inspirar os alunos a aplicar o conhecimento de maneira consciente e inovadora em suas vidas.

Resumo

Resumo Divertido e Dinâmico : Parabéns, exploradores dos domínios morfoclimáticos do Brasil!  Durante nossa jornada, vocês se tornaram influenciadores digitais, jornalistas investigativos e até mesmo caçadores de tesouros!  Desvendamos juntos as características únicas das cinco regiões: amazônico, araucárias, caatinga, cerrado e pradarias. Cada uma com seu próprio clima e vegetação, moldadas por fatores geográficos fascinantes! ️ As postagens, reportagens e enigmas resolveram mistérios que tornam nosso país tão diverso e rico! 

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual : Nesta era digital, onde redes sociais e informações multimídia dominam, entender o ambiente que nos cerca é crucial. As redes sociais não são apenas para selfies; são ferramentas poderosas para compartilhar conhecimento e conscientização ambiental!  Além disso, as habilidades digitais e de pesquisa que praticamos são essenciais em quase todas as profissões modernas.

Na Prática

Importância no Dia a Dia: Compreender nossas regiões morfoclimáticas nos ajuda a tomar decisões mais informadas sobre preservação ambiental, uso sustentável dos recursos naturais e até mesmo a enfrentar desafios climáticos.  Saber como o clima e a vegetação interagem também pode nos guiar em planejamentos urbanos e agrícolas mais eficazes. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies