Entrar

Plano de aula de MMC

Matemática

Original Teachy

MMC

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e sua importância na resolução de problemas que envolvem a comparação de múltiplos.
  2. Desenvolver habilidades para calcular o MMC de dois ou mais números, utilizando o método da fatoração e o algoritmo do Crivo de Eratóstenes.
  3. Aplicar o conhecimento adquirido sobre o MMC na resolução de problemas contextualizados, promovendo a conexão do conteúdo com situações do cotidiano.

Objetivos secundários:

  • Estimular a capacidade de raciocínio lógico e a resolução de problemas de forma autônoma.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos por meio de discussões e atividades práticas.
  • Reforçar a importância do estudo da matemática para a compreensão e resolução de situações-problema em diferentes contextos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios: O professor deve iniciar a aula fazendo uma rápida revisão dos conceitos de múltiplos e divisores. Estes conceitos são fundamentais para a compreensão do conteúdo a ser abordado. É importante que os alunos recordem que múltiplos são os resultados da multiplicação de um número por outros, e que divisores são os números que dividem um número de forma exata. (3 - 5 minutos)

  2. Situação-Problema 1: O professor apresenta a seguinte situação: "João tem 3 pacotes de balas, cada pacote contém 4 balas. Ele quer dividir igualmente as balas entre seus 2 irmãos. Quantas balas cada um deles receberá?". O professor pede que os alunos pensem em como podem utilizar o conceito de MMC para resolver o problema. (2 - 3 minutos)

  3. Situação-Problema 2: O professor apresenta a seguinte situação: "Em uma fábrica de brinquedos, as bonecas são embaladas em pacotes de 6 e os carrinhos em pacotes de 8. A fábrica deseja montar pacotes com a mesma quantidade de cada brinquedo. Quantos brinquedos devem ser colocados em cada pacote?". O professor pede que os alunos pensem em como podem utilizar o conceito de MMC para resolver o problema. (2 - 3 minutos)

  4. Contextualização: O professor explica que o MMC é um conceito importante na matemática e é amplamente utilizado em várias áreas do conhecimento, como na física, química, engenharia, entre outras. Além disso, o professor pode citar exemplos do uso do MMC no dia a dia, como na montagem de grades de janelas, na programação de semáforos, entre outros. (2 - 3 minutos)

  5. Ganho de Atenção: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades sobre o MMC. Por exemplo, o professor pode mencionar que o MMC é um conceito que remonta à antiguidade, sendo utilizado por matemáticos como Euclides e Arquimedes. Outra curiosidade é que o MMC também é conhecido como o "menor número comum múltiplo", o que pode parecer paradoxal, mas faz sentido quando se entende a definição e a utilidade do MMC. (1 - 2 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1 - "O Jogo do MMC" (10 - 12 minutos)

    • Os alunos serão divididos em grupos de no máximo 5 integrantes.
    • Cada grupo receberá um conjunto de cartões numerados de 1 a 20. Esses números foram escolhidos de forma que haja múltiplos comuns entre eles.
    • O objetivo do jogo é que cada grupo encontre o menor múltiplo comum (MMC) entre os números de seus cartões.
    • Para isso, os alunos deverão discutir entre si e utilizar o método da fatoração e/ou o algoritmo do Crivo de Eratóstenes.
    • O primeiro grupo que encontrar o MMC correto e apresentar a solução ganha um ponto. O jogo continua até que todos os grupos encontrem o MMC.
    • Ao final da atividade, o professor irá reforçar o conceito de MMC, explicando novamente o que é e como se calcula.
  2. Atividade 2 - "Problemas do Cotidiano" (10 - 13 minutos)

    • Ainda em seus grupos, os alunos receberão uma série de problemas que envolvem o uso do MMC para serem resolvidos. Esses problemas serão contextualizados, ou seja, terão uma situação do cotidiano como referência.
    • Os alunos devem ler atentamente cada problema, discutir entre si a melhor estratégia para resolvê-lo e, em seguida, calcular o MMC e encontrar a solução.
    • Os problemas podem incluir situações como: divisão de tarefas entre pessoas, distribuição de alimentos, programação de atividades, entre outros.
    • O professor irá circular pela sala, auxiliando os grupos que encontrarem dificuldades e esclarecendo dúvidas.
    • Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar uma solução para um dos problemas. O professor irá corrigir e comentar as soluções, reforçando o uso do MMC e sua importância na resolução dos problemas.
  3. Atividade 3 - "MMC na Arte" (5 - 10 minutos)

    • O professor irá apresentar aos alunos a música "A tabuada do 2", do grupo Palavra Cantada. Nesta música, os versos são formados por sequências de múltiplos de 2. (https://www.youtube.com/watch?v=J5mZLpWAK6c)
    • Após ouvirem a música, os alunos serão desafiados a identificar qual é o MMC dos números que aparecem nos versos da música.
    • Esta atividade tem como objetivo reforçar o conceito de MMC de forma lúdica, além de trabalhar a percepção musical dos alunos.
    • Ao final da atividade, o professor irá discutir com os alunos as respostas e esclarecer possíveis dúvidas.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 5 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos para uma discussão em grupo. Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar as soluções ou conclusões que chegaram durante as atividades.
    • O professor deve incentivar os alunos a explicarem como chegaram a essas soluções, destacando os passos do raciocínio e as estratégias utilizadas.
    • Durante as apresentações, o professor deve fazer perguntas para estimular o pensamento crítico e aprofundar a compreensão dos alunos sobre o conceito de MMC.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)

    • Após as apresentações dos grupos, o professor deve fazer um resumo das estratégias utilizadas e como elas se conectam com a teoria do MMC.
    • O professor pode, por exemplo, destacar como o método da fatoração e o algoritmo do Crivo de Eratóstenes foram aplicados para encontrar o MMC, e como a resolução dos problemas do cotidiano exigiu a aplicação desses métodos.
    • O professor também pode retomar os conceitos de múltiplos e divisores, e como eles são fundamentais para o cálculo do MMC.
    • O objetivo dessa etapa é reforçar a conexão entre a prática e a teoria, e garantir que os alunos compreendam o conceito de MMC de forma sólida.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula.
    • O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • O objetivo dessa etapa é que os alunos se conscientizem sobre o seu próprio processo de aprendizagem, identifiquem possíveis dificuldades e reflitam sobre como podem superá-las.
    • O professor pode orientar a reflexão dos alunos, reforçando os pontos principais da aula e lembrando-os da importância do MMC para a resolução de problemas.
  4. Feedback e Encerramento (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve coletar o feedback dos alunos sobre a aula. O professor pode perguntar: "O que vocês mais gostaram na aula de hoje?" e "O que poderia ser melhorado?".
    • O professor deve anotar os comentários dos alunos e levar em consideração para planejar as próximas aulas.
    • O professor deve agradecer a participação e o empenho dos alunos, reforçar a importância do estudo contínuo e motivá-los para a próxima aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • Inicialmente, o professor deve fazer um breve resumo dos principais pontos abordados durante a aula.
    • Ele deve recapitular o conceito de Mínimo Múltiplo Comum (MMC), os métodos de cálculo (fatoração e Crivo de Eratóstenes) e a aplicação do MMC na resolução de problemas do cotidiano.
    • É importante que o professor reforce a relevância do MMC e como ele é uma ferramenta útil em diversas situações, tanto na matemática quanto em outras disciplinas e no cotidiano.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor deve ressaltar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações do MMC.
    • Ele pode mencionar como as atividades práticas, como o "Jogo do MMC", permitiram aos alunos aplicar a teoria de forma concreta e entender melhor como o MMC funciona.
    • Além disso, o professor pode destacar como os problemas do cotidiano apresentados ajudaram os alunos a visualizar a importância e a utilidade do MMC em situações reais.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar o seu entendimento sobre o MMC.
    • Esses materiais podem incluir vídeos explicativos, sites com exercícios resolvidos e comentados, livros de matemática, entre outros.
    • É importante que o professor oriente os alunos a utilizarem esses materiais de forma autônoma e complementar ao conteúdo abordado em sala de aula.
  4. Relevância do Assunto (1 minuto)

    • Para encerrar, o professor deve ressaltar mais uma vez a importância do MMC.
    • Ele pode mencionar que o MMC é um conceito fundamental na matemática e em diversas áreas do conhecimento, pois permite a resolução de problemas que envolvem a comparação de múltiplos.
    • Além disso, o professor pode destacar que o MMC ajuda a desenvolver habilidades importantes, como o raciocínio lógico, a capacidade de resolução de problemas e a aplicação de conceitos teóricos em situações práticas.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies