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Plano de aula de Operações: Razões

Matemática

Original Teachy

'EF07MA09'

Operações: Razões

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Operações: Razões

Palavras ChaveMatemática, Razões, Ensino Fundamental, 7º ano, Metodologia Digital, Aprendizagem Ativa, Velocidade, Escala de Mapas, Fração, Influenciadores Digitais, Redes Sociais, Gamificação, Colaboração, Criatividade, Comunicação, Projetos Digitais, Feedback 360°, Interação, Contexto Moderno
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets, Acesso à internet, Computadores, Aplicativos de edição de vídeo, Google Maps ou outro mapa online, Conta fictícia em rede social (opcional), Documentos Google ou apresentações em slides, Projetor ou tela para exibir vídeos, Materiais de escrita (papel e caneta), Software de apresentação (PowerPoint, Google Slides)
Códigos BNCCEF07MA09: Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.; EF07MA11: Compreender e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais, a relação entre elas e suas propriedades operatórias.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa é fundamental para delinear claramente o que se espera que os alunos aprendam e desenvolvam ao longo da aula. Fornece uma visão direcionada e específica das habilidades que serão trabalhadas, ajudando a manter o foco tanto do professor quanto dos alunos durante a realização das atividades práticas propostas na metodologia digital.

Objetivos principais:

1. Identificar o que é uma razão e saber calculá-la.

2. Calcular algumas das principais razões existentes, como a velocidade de um carro e a escala de um mapa.

3. Resolver problemas utilizando a relação entre fração e razão de duas grandezas.

Objetivos secundários:

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

Esta etapa tem como finalidade aquecer a turma e trazer o conhecimento prévio dos alunos para o centro da discussão. Ao utilizar os celulares para buscar informações, os alunos se engajam de forma ativa e personalizada, relacionando o tema da aula com contextos que lhes são familiares e interessantes. Isso ajuda a contextualizar o conteúdo e tornar o aprendizado mais significativo, além de preparar o terreno para as atividades práticas subsequentes.

Aquecendo

Inicie a aula explicando brevemente que uma razão é uma comparação entre duas grandezas. Por exemplo, ao dizer que em uma sala há 15 meninos para cada 10 meninas, estamos utilizando uma razão. A seguir, instrua os alunos a utilizarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre razões em diferentes contextos, como esportes, economia ou fenômenos naturais. Incentive-os a compartilhar suas descobertas com a turma.

Reflexões Iniciais

1. O que é uma razão em termos matemáticos?

2. Como você explicaria a diferença entre uma fração e uma razão?

3. Pode dar um exemplo de uma razão que você encontrou na sua pesquisa?

4. Por que é importante entender como calcular razões no dia a dia?

5. Quais são algumas das situações práticas onde utilizamos razões, como a velocidade de um carro ou a escala de um mapa?

Desenvolvimento

Duração: 60 - 70 minutos

Esta etapa do plano de aula visa proporcionar uma experiência de aprendizado ativo e engajante, onde os alunos aplicam o conhecimento prévio de razões em atividades práticas e contextualizadas com o mundo digital. Ao trabalhar em grupos, os alunos desenvolvem habilidades de colaboração, comunicação e criatividade, além de aprofundarem sua compreensão matemática de forma lúdica e significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Missão Influenciador Digital: Calculando Velocidade

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Permitir que os alunos apliquem o conceito de razão para calcular a velocidade, enquanto usam habilidades criativas e digitais para explicar o conteúdo de forma engajante e moderna.

- Descrição: Os alunos vão simular ser influenciadores digitais que precisam ensinar seus seguidores a calcular a razão da velocidade. Eles criarão um vídeo rápido e dinâmico explicando como calcular a velocidade de um carro.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Explique que cada grupo será um time de influenciadores digitais.

  • Peça que eles pesquisem os conceitos de velocidade e razão, utilizando celulares ou computadores.

  • Cada grupo deve criar um roteiro de vídeo curto (máximo de 3 minutos) explicando como calcular a velocidade (por exemplo: usando a fórmula velocidade = distância/tempo).

  • Incentive os alunos a usar efeitos visuais, gráficos e exemplos do cotidiano, como a velocidade de um carro em uma corrida ou uma viagem.

  • Os alunos podem gravar o vídeo utilizando os celulares e editar com aplicativos básicos de edição de vídeo.

  • Ao final, os vídeos serão compartilhados com a turma e exibidos para todos.

  • Abra uma discussão sobre os diferentes métodos e explicações usadas nos vídeos.

Atividade 2 - Desafio Gamificado: Explorando Razões em Mapas e Distâncias

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aplicar o conceito de razão em um contexto prático e real, como a escala de um mapa, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades de trabalho em grupo e apresentação digital.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo gamificado onde precisarão resolver uma série de desafios relacionados a razões e escalas em mapas.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Peça que cada grupo acesse um mapa online (como Google Maps) e escolha uma cidade ou região.

  • Explique que cada grupo deverá identificar a escala do mapa e escolher dois pontos de interesse para calcular a distância real entre eles, usando a razão fornecida pela escala.

  • Os grupos deverão criar uma apresentação digital (pode ser um documento Google ou uma apresentação em slides) onde vão detalhar o processo de cálculo, incluindo capturas de tela do mapa e as etapas de cálculo.

  • O professor pode criar um sistema de pontos onde cada grupo ganha pontos por precisão dos cálculos, criatividade na apresentação e clareza na explicação.

  • Ao final da atividade, cada grupo apresentará suas descobertas e cálculo para a turma.

  • Os grupos podem votar na melhor apresentação, e o grupo vencedor receberá uma recompensa simbólica.

Atividade 3 - Storytelling nas Redes Sociais: A Jornada das Razões

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover a compreensão do conceito de razão através de um formato de storytelling digital, incentivando a criatividade, colaboração e habilidades de comunicação.

- Descrição: Os alunos criarão uma sequência de postagens para uma rede social fictícia, explicando de forma lúdica e criativa como as razões aparecem em situações cotidianas.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Explique que cada grupo será responsável por criar uma conta fictícia em uma rede social e postar uma série de explicações sobre razões.

  • Os grupos devem começar com uma introdução ao conceito de razão, seguido de exemplos práticos (como a quantidade de ingredientes em uma receita, velocidade de um carro, etc.).

  • Cada postagem deve incluir texto explicativo, imagens ou memes, gráficos e até pequenos vídeos.

  • Os alunos devem revisar e comentar nas postagens de outros grupos, promovendo uma interação construtiva e colaborativa.

  • Ao final da atividade, cada grupo apresenta um resumo das postagens e das interações obtidas, destacando os aprendizados e feedbacks recebidos.

Retorno

Duração: (20 - 25 minutos)

Esta etapa tem como objetivo consolidar o aprendizado dos alunos, proporcionando um espaço para que eles reflitam sobre suas experiências, compartilhem insights e recebam feedback construtivo. Ao discutir e ouvir diferentes perspectivas, os alunos desenvolvem uma compreensão mais profunda dos conceitos trabalhados e aprimoram habilidades de comunicação e pensamento crítico.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão com toda a turma onde cada grupo compartilha o que aprendeu durante as atividades. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução: "Agora que todos concluíram suas atividades, vamos compartilhar o que cada grupo aprendeu. Gostaria que cada grupo falasse brevemente sobre suas experiências e descobertas."
  2. Perguntas de Reflexão: "Vamos refletir sobre estas atividades. Como foram as experiências? O que vocês acharam mais desafiador e mais interessante?"
  3. Conclusão: "Após ouvir todos os grupos, quais são as principais lições que aprendemos sobre razões e como aplicá-las no nosso dia a dia?"

Reflexões

1.Perguntas para Reflexão:

  1. Qual foi a parte mais desafiadora das atividades e como vocês superaram esses desafios?
  2. Como a utilização de ferramentas digitais ajudou no entendimento de razões e na execução das atividades?
  3. Quais são alguns exemplos práticos do dia a dia onde vocês podem ver a aplicação das razões?

Feedback 360°

Feedback 360°: Após a discussão em grupo, organize uma etapa de feedback 360°. Instrua os alunos a fornecerem feedback construtivo e respeitoso para seus colegas de grupo. Este processo pode seguir os passos abaixo:

  1. Introdução ao Feedback: "Vamos dedicar agora alguns minutos para oferecer feedback uns aos outros. Lembrem-se de serem respeitosos e específicos no que comentarem."
  2. Feedback Específico: "Cada aluno deve comentar algo positivo e uma sugestão de melhoria para cada colega do grupo."
  3. Conclusão: "Depois de todos terem falado, cada aluno deve resumir o que aprendeu com o feedback recebido e como pretende aplicar essas sugestões."

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade : Esta etapa da aula tem como finalidade consolidar o aprendizado, proporcionando um momento de reflexão e compreensão sobre a importância e aplicação das razões em diferentes contextos. Além disso, ao conectar o conteúdo com o mundo atual e seu dinamismo, os alunos percebem a relevância prática do que foi aprendido, favorecendo uma assimilação mais significativa dos conceitos abordados. 

Resumo

Resumo da Aula : Vamos relembrar nossa jornada! Hoje, descobrimos que razão é uma maneira de comparar duas grandezas. Aprendemos a calcular a velocidade através de vídeos super criativos, resolvemos desafios gamificados explorando escalas de mapas e distâncias reais, e ainda nos tornamos verdadeiros contadores de histórias digitais explicando razões em postagens de redes sociais. Tudo isso de forma prática, colaborativa e divertida! 

No Mundo

No Mundo Atual : A aula de hoje se conecta diretamente com nosso cotidiano digital. Quando falamos sobre razões, estamos falando de conceitos que aparecem constantemente em nossas vidas — desde calcular o tempo de uma viagem usando a velocidade de um carro até entender a escala ao planejar uma rota em um mapa digital. Além disso, a habilidade de comunicar esses conceitos de forma criativa e eficaz é amplamente valorizada no mundo moderno, repleto de influenciadores digitais e conteúdo visual. ✨

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia : Compreender como calcular e aplicar razões é essencial para diversas situações cotidianas, como planejar viagens, cozinhar com receitas proporcionais e até mesmo analisar dados econômicos e financeiros. Essas habilidades tornam-se ainda mais relevantes quando percebemos sua presença em ferramentas digitais que usamos diariamente, como aplicativos de navegação e redes sociais. ️

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