Entrar

Plano de aula de Adjetivo e Locução Adjetiva

Português

Original Teachy

'EF07LP08'

Adjetivo e Locução Adjetiva

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do conceito de adjetivos e locuções adjetivas: O objetivo principal desta etapa é que os alunos entendam o que são adjetivos e locuções adjetivas, como eles são usados na língua portuguesa e quais são suas principais características.

  2. Identificação de adjetivos e locuções adjetivas em contextos variados: Nesta etapa, os alunos devem ser capazes de identificar adjetivos e locuções adjetivas em diferentes tipos de textos, como poesias, contos, notícias, etc. Isso envolve a compreensão de como essas palavras modificam o substantivo e contribuem para o sentido geral do texto.

  3. Aplicação do conhecimento adquirido na produção de textos: Por fim, os alunos devem ser capazes de utilizar os adjetivos e locuções adjetivas de forma eficaz na produção de seus próprios textos. Isso inclui a escolha adequada das palavras, a concordância com o substantivo e a manutenção da coerência e coesão textual.

Objetivos Secundários

  • Incentivar a leitura e a interpretação de textos: O estudo de adjetivos e locuções adjetivas pode ser uma ótima oportunidade para os alunos aprimorarem suas habilidades de leitura e interpretação de textos, uma vez que a identificação e o uso dessas palavras dependem de uma boa compreensão do contexto em que estão inseridas.

  • Promover a prática de escrita criativa: Ao aplicar o conhecimento adquirido na produção de textos, os alunos terão a chance de desenvolver sua habilidade de escrita criativa, explorando diferentes formas de expressão e enriquecendo seu vocabulário.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios:

    • O professor inicia a aula relembrando os conceitos de substantivos, a classe de palavras que será modificada pelos adjetivos e locuções adjetivas.
    • Além disso, é importante reforçar a diferença entre adjetivos e advérbios, já que ambos podem modificar um substantivo, mas de maneiras diferentes.
  2. Situações-problema:

    • O professor apresenta duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos e contextualizar a importância do estudo dos adjetivos e locuções adjetivas:
      1. "Como podemos descrever uma pessoa ou um objeto de forma precisa e detalhada em um texto, de modo que o leitor possa visualizá-lo claramente?"
      2. "Como podemos expressar nossas opiniões e sentimentos sobre algo ou alguém de forma eficaz e persuasiva em um texto?"
  3. Contextualização:

    • O professor contextualiza a importância do uso de adjetivos e locuções adjetivas no dia a dia e em diferentes situações. Pode citar exemplos como a descrição de um produto em um anúncio, a composição de um perfil profissional em um currículo, a redação de uma resenha de um livro ou filme, entre outros.
  4. Ganhar a atenção dos alunos:

    • O professor introduz o tópico de forma atraente, mencionando curiosidades ou fatos interessantes sobre adjetivos e locuções adjetivas. Por exemplo:
      1. "Vocês sabiam que em algumas línguas, como o inglês, os adjetivos não variam em gênero e número, diferente do que acontece em português?"
      2. "Vocês já ouviram falar na expressão 'locução adjetiva'? Sabe o que é? Pois bem, hoje vamos desvendar esse mistério!"
  5. Apresentação do tópico:

    • O professor apresenta o tópico da aula, explicando que irão aprender sobre adjetivos e locuções adjetivas, como identificá-los em textos e como usá-los de forma adequada na escrita.
    • Para despertar ainda mais o interesse, o professor pode mostrar algumas frases sem adjetivos, perguntando aos alunos como poderiam melhorá-las. Por exemplo: "O carro é rápido." - "Como podemos deixar essa frase mais interessante e descritiva?"
    • O professor também pode apresentar uma poesia ou trecho de um livro que faça um uso rico de adjetivos e locuções adjetivas, para mostrar aos alunos como essas palavras podem enriquecer um texto.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Caça ao Adjetivo" (10 - 12 minutos):

    • O professor divide a turma em grupos de até cinco alunos e entrega a cada grupo um texto curto, que pode ser um trecho de um conto, uma notícia, um poema, etc.
    • O objetivo da atividade é que os alunos identifiquem os adjetivos e locuções adjetivas presentes no texto. Para isso, eles devem sublinhar essas palavras com uma caneta de cor diferente.
    • Após a identificação, cada grupo deve discutir e anotar quais substantivos são modificados por cada adjetivo ou locução adjetiva, e qual é o efeito disso na compreensão do texto.
    • Ao final, cada grupo deve apresentar o seu texto para a turma, destacando os adjetivos e locuções adjetivas encontrados e explicando como eles contribuem para o sentido geral do texto.
    • Esta atividade tem como objetivo principal a prática da identificação de adjetivos e locuções adjetivas em contextos variados, incentivando os alunos a perceberem a importância dessas palavras na construção do sentido de um texto.
  2. Atividade "Construindo Descrições" (10 - 12 minutos):

    • Ainda em grupos, os alunos recebem uma lista de substantivos comuns (como: casa, árvore, pessoa, animal, etc.) e devem criar descrições para cada um desses substantivos, utilizando adjetivos e locuções adjetivas.
    • O professor orienta os alunos a variarem os tipos de adjetivos e locuções adjetivas utilizados, explorando diferentes características dos substantivos e diferentes formas de expressão.
    • O professor circula pela sala, auxiliando os grupos e fazendo perguntas para estimular a reflexão e a criatividade dos alunos. Por exemplo: "Vocês poderiam usar um adjetivo mais específico aqui? Como seria se usássemos uma locução adjetiva em vez de um adjetivo simples?"
    • Ao final, cada grupo deve compartilhar suas descrições com a turma, e todos os alunos devem discutir as escolhas feitas, avaliando a eficácia das descrições e a riqueza de adjetivos e locuções adjetivas utilizados.
    • Esta atividade tem como objetivo a prática da aplicação do conhecimento adquirido na produção de textos, incentivando os alunos a utilizarem os adjetivos e locuções adjetivas de forma criativa e eficaz na descrição de objetos, pessoas, lugares, etc.
  3. Atividade "Adjetivos na Música" (opcional, se houver tempo) (5 - 8 minutos):

    • O professor propõe que os alunos escolham uma música de sua preferência e, em seus grupos, identifiquem e anotem os adjetivos e locuções adjetivas presentes na letra da música.
    • Depois, cada grupo deve apresentar a música para a turma, destacando os adjetivos e locuções adjetivas encontrados e explicando como eles contribuem para a compreensão da mensagem da música.
    • Esta atividade tem como objetivo a prática da identificação de adjetivos e locuções adjetivas em um contexto lúdico e familiar para os alunos, associando o uso dessas palavras a uma forma de expressão artística.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • O professor promove uma discussão em grupo com todos os alunos, abordando as soluções e conclusões encontradas por cada grupo durante as atividades.
    • Cada grupo tem até 2 minutos para compartilhar suas descobertas, ideias e desafios durante a identificação de adjetivos e locuções adjetivas nos textos, e na construção de descrições.
    • Durante a discussão, o professor estimula a participação de todos, fazendo perguntas para aprofundar a compreensão dos alunos sobre o uso dos adjetivos e locuções adjetivas e para promover a troca de experiências entre eles.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • O professor, a partir das discussões em grupo, faz a conexão entre a prática realizada e a teoria apresentada no início da aula.
    • Ele reforça os conceitos aprendidos, destacando como os adjetivos e locuções adjetivas modificam o sentido dos substantivos, e como a escolha adequada dessas palavras pode enriquecer a expressão e a compreensão de um texto.
    • Além disso, o professor elucida dúvidas que possam ter surgido durante as atividades, esclarecendo as diferenças entre adjetivos e advérbios, e dando exemplos de locuções adjetivas comuns na língua portuguesa.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos):

    • Para finalizar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam.
    • Ele faz perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?", "Quais foram os principais desafios que você enfrentou durante as atividades?", "O que você gostaria de aprender mais sobre adjetivos e locuções adjetivas?".
    • Os alunos têm um minuto para pensar sobre essas perguntas, e em seguida, quem quiser pode compartilhar suas respostas com a turma.
    • Esta reflexão individual tem como objetivo estimular a metacognição dos alunos, ou seja, a capacidade de refletir sobre seus próprios processos de aprendizagem. Além disso, ela permite ao professor avaliar o que os alunos aprenderam e quais são as dificuldades ainda presentes, para poder planejar as próximas aulas de acordo com as necessidades da turma.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos):

    • O professor recapitula os conceitos principais apresentados durante a aula, reforçando a definição de adjetivos e locuções adjetivas e a diferença entre eles.
    • Ele relembra os Objetivos da aula, ressaltando que os alunos foram capazes de identificar adjetivos e locuções adjetivas em diferentes tipos de textos, e de utilizá-los de forma adequada na produção de seus próprios textos.
    • O professor também reitera a importância do uso de adjetivos e locuções adjetivas na língua portuguesa, destacando como essas palavras podem enriquecer a expressão e a compreensão de um texto.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos):

    • O professor explica como a aula conectou a teoria sobre adjetivos e locuções adjetivas com a prática da identificação e do uso dessas palavras em diferentes contextos.
    • Ele reforça que a compreensão teórica é fundamental para a correta aplicação prática, e que o exercício constante da prática ajuda a consolidar e aprofundar a compreensão teórica.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor sugere materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre adjetivos e locuções adjetivas.
    • Esses materiais podem incluir livros didáticos, sites educativos, exercícios online, vídeos explicativos, entre outros.
    • O professor pode, por exemplo, indicar um site com jogos educativos sobre adjetivos e locuções adjetivas, para que os alunos possam continuar aprendendo de forma divertida e autônoma.
  4. Importância do Assunto (1 minuto):

    • Por fim, o professor ressalta a importância do estudo de adjetivos e locuções adjetivas para a vida cotidiana e para a formação de leitores e escritores competentes.
    • Ele explica que o domínio dessas palavras não só melhora a qualidade da escrita, tornando-a mais rica e expressiva, mas também aprimora a habilidade de leitura e de interpretação de textos, uma vez que a identificação e o entendimento do papel dos adjetivos e locuções adjetivas dependem de uma boa compreensão do contexto em que estão inseridas.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies