Entrar

Plano de aula de Conto e Crônica com Diálogo Argumentativo

Português

Original Teachy

'EF67LP04'

Conto e Crônica com Diálogo Argumentativo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do Gênero Textual: Os alunos devem ser capazes de distinguir entre o conto e a crônica, identificando as principais características de cada um.

  2. Análise de Textos: Os alunos devem ser capazes de analisar textos previamente selecionados pelo professor, identificando a presença de diálogos argumentativos e como eles contribuem para o Desenvolvimento da história.

  3. Produção de Textos: Os alunos devem ser capazes de produzir seus próprios textos, seguindo as características do conto ou da crônica e incorporando diálogos argumentativos de forma coerente.

Objetivos secundários:

  • Desenvolvimento do Pensamento Crítico: Através da análise de textos e da produção de seus próprios textos, os alunos serão incentivados a desenvolver seu pensamento crítico e a expressá-lo de forma argumentativa.

  • Melhoria das Habilidades de Escrita: Através da prática de produção de textos, os alunos terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de escrita, incluindo a estruturação de diálogos.

  • Estímulo à Leitura: Através da leitura e análise de contos e crônicas, os alunos serão incentivados a desenvolver o hábito de leitura, o que contribui para o Desenvolvimento de diversas habilidades, incluindo a linguagem e a interpretação textual.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor inicia a aula relembrando conceitos importantes que foram vistos em aulas anteriores e que são fundamentais para o entendimento do tópico da aula atual. Entre esses conceitos, destacam-se a definição de gênero textual, o que é diálogo e o que é argumentação.

  2. Situações-Problema: O professor propõe duas situações que servirão de base para o Desenvolvimento teórico da aula. A primeira situação é a leitura de um conto que não possui diálogos argumentativos, levando os alunos a refletirem sobre a importância desses elementos na narrativa. A segunda situação é a leitura de uma crônica com diálogos argumentativos, fazendo com que os alunos percebam a diferença na estrutura e propósito desses diálogos em relação ao conto.

  3. Contextualização: O professor destaca a importância do conhecimento sobre os gêneros conto e crônica, bem como a habilidade de produzir diálogos argumentativos, em diferentes contextos. Pode-se mencionar a importância dessas habilidades no meio acadêmico, profissional e pessoal, como por exemplo, ao escrever um artigo, um relatório, uma carta ou até mesmo ao participar de uma discussão.

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre contos e crônicas. Uma curiosidade é que ambos os gêneros têm origem em tradições orais, sendo posteriormente transcritos para a escrita. Outra curiosidade é que, embora sejam gêneros distintos, contos e crônicas frequentemente se misturam em obras literárias, o que demonstra a riqueza e a flexibilidade desses gêneros.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Conto do Diálogo Perdido": O professor divide a turma em grupos de até 5 alunos. Cada grupo recebe uma folha de papel com um conto que não possui diálogos. A tarefa do grupo é reescrever o conto, adicionando diálogos argumentativos entre os personagens. O professor orienta que os diálogos devem ser coerentes com a história e contribuir para o Desenvolvimento da trama. (10 - 12 minutos)

    • Passo 1: O professor distribui as folhas de papel com o conto para cada grupo.
    • Passo 2: Os alunos leem o conto e discutem entre si sobre os possíveis diálogos que poderiam ser inseridos na história.
    • Passo 3: Os alunos escrevem os diálogos na folha de papel, mantendo a coerência com a narrativa do conto.
    • Passo 4: Cada grupo apresenta o seu "Conto do Diálogo Perdido" para a turma, lendo os diálogos que criaram.
  2. Atividade "Crônica do Diálogo Inesperado": Após a apresentação dos "Contos do Diálogo Perdido", o professor distribui uma nova folha de papel para cada grupo, agora com o início de uma crônica. A tarefa do grupo é completar a crônica, criando um desfecho que envolva um diálogo argumentativo entre os personagens. (10 - 12 minutos)

    • Passo 1: O professor distribui as folhas de papel com o início da crônica para cada grupo.
    • Passo 2: Os alunos leem o início da crônica e discutem entre si sobre possíveis desfechos que envolvam um diálogo argumentativo.
    • Passo 3: Os alunos escrevem o desfecho da crônica, incorporando o diálogo argumentativo.
    • Passo 4: Cada grupo apresenta a sua "Crônica do Diálogo Inesperado" para a turma, lendo o início da crônica e o desfecho que criaram.
  3. Discussão e Feedback: Após as apresentações, o professor conduz uma discussão sobre as atividades realizadas. Os alunos são incentivados a expressar as suas opiniões sobre as dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas e as aprendizagens obtidas. O professor dá feedback sobre os pontos positivos e pontos de melhoria das produções dos alunos, reforçando os conceitos teóricos abordados na aula. (5 - 7 minutos)

    • Passo 1: O professor abre a discussão, convidando os alunos a compartilharem as suas experiências e aprendizagens.
    • Passo 2: Os alunos expressam as suas opiniões e experiências, e o professor complementa as discussões com explicações teóricas.
    • Passo 3: O professor dá feedback sobre as produções dos alunos, destacando os pontos positivos e apontando maneiras de melhorar.
    • Passo 4: O professor encerra a aula reforçando os conceitos principais e a importância do uso de diálogos argumentativos em contos e crônicas.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor reúne todos os alunos em uma roda de discussão e pede que cada grupo compartilhe suas conclusões e aprendizados das atividades práticas realizadas. Cada grupo tem um tempo máximo de 3 minutos para compartilhar suas ideias. Durante as apresentações, o professor incentiva os outros alunos a fazerem perguntas e comentários, promovendo assim um ambiente de aprendizado colaborativo.

    • Passo 1: O professor reúne todos os alunos em uma roda de discussão.
    • Passo 2: Cada grupo compartilha suas conclusões e aprendizados das atividades práticas.
    • Passo 3: Os alunos são incentivados a fazerem perguntas e comentários durante as apresentações.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após as apresentações, o professor faz a conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria aprendida na aula. O professor destaca como a prática de reescrever um conto e completar uma crônica com diálogos argumentativos ajudou a compreender melhor as características desses gêneros literários.

    • Passo 1: O professor relaciona as atividades práticas com a teoria, destacando os principais aprendizados.
    • Passo 2: O professor ressalta a importância da prática para o aprofundamento do entendimento teórico.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): O professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Para isso, o professor faz algumas perguntas direcionadas, como por exemplo:

    1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?

    2. Quais questões ainda não foram respondidas?

    3. O que você gostaria de aprender mais sobre contos, crônicas e diálogos argumentativos?

    • Passo 1: O professor propõe as perguntas de reflexão.
    • Passo 2: Os alunos têm um minuto para refletir sobre cada pergunta.
    • Passo 3: Alguns alunos são convidados a compartilhar suas respostas com a turma, promovendo assim uma reflexão coletiva.
  4. Feedback do Professor (1 minuto): O professor encerra a aula dando um feedback geral sobre o desempenho dos alunos, destacando os pontos fortes e apontando áreas que podem ser melhoradas. O professor também ressalta a importância do tema da aula para o Desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e argumentação dos alunos.

    • Passo 1: O professor dá um feedback geral sobre a aula.
    • Passo 2: O professor reforça a importância do tema para o Desenvolvimento das habilidades dos alunos.
    • Passo 3: O professor encerra a aula, motivando os alunos a continuarem praticando e aprofundando os conhecimentos adquiridos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos Principais (2 - 3 minutos): O professor recapitula os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a definição e características do conto e da crônica, a importância do diálogo argumentativo na estrutura desses gêneros e as habilidades desenvolvidas pelos alunos através das atividades práticas. O professor pode fazer uso de um quadro branco ou apresentações digitais para visualizar os pontos principais e auxiliar na compreensão dos alunos.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 minuto): O professor reforça como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. As atividades práticas permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos na produção de textos e a discussão em grupo proporcionou a reflexão sobre as aplicações destes gêneros textuais em diferentes contextos. O professor pode citar exemplos de como essas habilidades são úteis na vida real, como na escrita acadêmica, na produção de artigos ou até mesmo em situações cotidianas que envolvam a defesa de um ponto de vista.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor sugere materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Isso pode incluir a leitura de mais contos e crônicas, a análise de obras literárias que misturam estes gêneros, a visualização de vídeos ou documentários sobre a produção literária, entre outros. O professor pode disponibilizar esses materiais através de uma lista de leitura ou indicando sites e plataformas online onde os alunos podem encontrar os recursos.

  4. Importância do Assunto no Dia a Dia (1 minuto): Para encerrar a aula, o professor ressalta a relevância do assunto para o dia a dia dos alunos. Ele pode destacar como a habilidade de produzir textos argumentativos, com diálogos bem estruturados, é útil em diversas situações, desde a escrita de uma redação para um concurso ou vestibular até a defesa de um argumento em uma discussão. O professor também pode reforçar a importância do hábito de leitura para o Desenvolvimento de diversas habilidades, incluindo a linguagem, a interpretação textual e o pensamento crítico.

  5. Encerramento da Aula (1 minuto): O professor encerra a aula agradecendo a participação dos alunos, incentivando-os a continuar estudando e ressaltando que está disponível para esclarecer dúvidas. Ele pode também fazer uma breve Introdução ao tema da próxima aula, criando expectativas e motivando os alunos a continuarem engajados no processo de aprendizagem.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies