Entrar

Plano de aula de Texto Argumentativo

Português

Original Teachy

'EF07LP14'

Texto Argumentativo

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Texto Argumentativo

Palavras ChaveTexto Argumentativo, Estratégias de Argumentação, Habilidades Práticas, Mercado de Trabalho, Análise Crítica, Coerência, Clareza, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Evidências, Apelo Emocional, Apelo Lógico, Colaboração, Reflexão
Materiais NecessáriosVídeo de discurso famoso (ex.: discurso 'I Have a Dream' de Martin Luther King Jr., discurso de Malala Yousafzai na ONU), Computador e projetor para exibição do vídeo, Cartazes ou folhas grandes, Marcadores ou canetas para escrever nos cartazes, Textos argumentativos impressos para exercícios de fixação, Material de escrita (papel, canetas, lápis)
Códigos BNCCEF07LP14: Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade.; EF67LP07: Identificar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e perceber seus efeitos de sentido.; EF67LP13: Produzir, revisar e editar textos publicitários, levando em conta o contexto de produção dado, explorando recursos multissemióticos, relacionando elementos verbais e visuais, utilizando adequadamente estratégias discursivas de persuasão e/ou convencimento e criando título ou slogan que façam o leitor motivar-se a interagir com o texto produzido e se sinta atraído pelo serviço, ideia ou produto em questão.; EF67LP17: Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição) e algumas das marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos, como forma de possibilitar a escrita fundamentada de cartas como essas ou de postagens em canais próprios de reclamações e solicitações em situações que envolvam questões relativas à escola, à comunidade ou a algum dos seus membros.; EF67LP18: Identificar o objeto da reclamação e/ou da solicitação e sua sustentação, explicação ou justificativa, de forma a poder analisar a pertinência da solicitação ou justificação.; EF67LP19: Realizar levantamento de questões, problemas que requeiram a denúncia de desrespeito a direitos, reivindicações, reclamações, solicitações que contemplem a comunidade escolar ou algum de seus membros e examinar normas e legislações.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos compreendam a essência de um texto argumentativo, reconhecendo suas características e técnicas principais. O foco está em desenvolver habilidades práticas que possibilitem a criação e a análise de textos argumentativos, competências essas que são altamente valorizadas no mercado de trabalho, especialmente em áreas que demandam comunicação eficaz e persuasiva.

Objetivos principais:

1. Compreender qual é o propósito de um texto argumentativo.

2. Identificar as estratégias usadas em textos para a argumentação.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise crítica ao avaliar diferentes argumentos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é despertar o interesse dos alunos pelo tema e mostrar a relevância da argumentação em contextos reais e no mercado de trabalho. Ao conectar o conteúdo com situações práticas e inspiradoras, busca-se motivar os alunos a se engajarem ativamente nas atividades subsequentes.

Contextualização

No mundo atual, a capacidade de argumentar de forma eficaz é essencial. Desde debates em redes sociais até negociações no mercado de trabalho, saber expressar um ponto de vista de maneira persuasiva e fundamentada pode fazer a diferença em diversas situações. A argumentação é uma habilidade-chave que vai além da sala de aula e se aplica a várias esferas da vida cotidiana e profissional.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidade: Você sabia que grandes líderes e influenciadores, como Martin Luther King Jr. e Malala Yousafzai, utilizaram a argumentação para promover mudanças sociais significativas? No mercado de trabalho, a argumentação é uma habilidade muito valorizada em áreas como marketing, direito, jornalismo e gestão. Profissionais nessas áreas precisam convencer clientes, juízes, leitores e equipes sobre suas ideias e estratégias.

Atividade Inicial

Atividade Inicial: Exiba um vídeo curto (2-3 minutos) de um discurso famoso, como o discurso 'I Have a Dream' de Martin Luther King Jr. ou o discurso de Malala Yousafzai na ONU. Após o vídeo, faça a seguinte pergunta provocadora aos alunos: 'O que torna esse discurso tão poderoso e persuasivo?' Oriente os alunos a discutirem suas impressões em duplas por alguns minutos antes de compartilharem com a turma.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre textos argumentativos, proporcionando atividades práticas que permitam a aplicação das estratégias de argumentação discutidas. Ao trabalhar colaborativamente, os alunos desenvolverão habilidades críticas e comunicativas essenciais para a produção de textos eficazes e persuasivos.

Tópicos a Abordar

  1. O que é um texto argumentativo?
  2. Estrutura de um texto argumentativo: introdução, desenvolvimento e conclusão
  3. Estratégias de argumentação: uso de evidências, apelo à emoção, apelo à lógica
  4. A importância da clareza e coerência na argumentação

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como a argumentação é usada no dia a dia, tanto em contextos pessoais quanto profissionais. Provoque-os a pensar em situações em que convenceram alguém de algo e quais estratégias usaram para isso. Pergunte como essas estratégias poderiam ser estruturadas em um texto escrito para serem igualmente eficazes.

Mini Desafio

Desafio Maker: Criação de um Texto Argumentativo

Os alunos serão desafiados a criar um texto argumentativo sobre um tema de relevância social ou escolar. Eles deverão aplicar as estratégias de argumentação discutidas anteriormente, estruturando o texto corretamente em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 3 a 4 pessoas.
  2. Escolha um tema relevante para a turma, como 'A importância da reciclagem na escola' ou 'Deveria haver mais tempo para atividades extracurriculares?'
  3. Cada grupo deve discutir e anotar os principais argumentos a favor e contra o tema escolhido.
  4. Os alunos devem escolher um lado da argumentação e estruturar um texto argumentativo, utilizando evidências, apelos emocionais e lógicos.
  5. Os grupos devem escrever o texto em um cartaz ou em folhas grandes para facilitar a apresentação.
  6. Após a elaboração, cada grupo apresenta seu texto argumentativo para a turma.

Objetivo: Aplicar as estratégias de argumentação em uma prática colaborativa, desenvolvendo a habilidade de estruturar um texto argumentativo de forma clara e coerente.

Duração: (40 - 50 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Peça aos alunos que identifiquem a tese, os argumentos principais e as evidências em um texto argumentativo fornecido.
  2. Solicite que os alunos reescrevam um parágrafo argumentativo, melhorando a coerência e clareza das ideias apresentadas.
  3. Proponha que os alunos criem um esquema com a estrutura de um texto argumentativo, destacando as partes essenciais (introdução, desenvolvimento e conclusão) e as estratégias de argumentação utilizadas.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos compreendam a relevância das habilidades desenvolvidas. Ao promover uma discussão reflexiva e recapitular os conteúdos, busca-se reforçar a conexão entre teoria e prática, além de destacar as aplicações práticas do conhecimento adquirido.

Discussão

Discussão: Promova uma discussão aberta com os alunos sobre o que aprenderam durante a aula. Pergunte o que acharam dos vídeos, atividades práticas e desafios. Incentive-os a refletirem sobre como as estratégias de argumentação podem ser aplicadas em diferentes contextos do dia a dia, tanto pessoais quanto profissionais. Estimule debates sobre a importância de saber argumentar de forma clara e coerente.

Resumo

Resumo: Recapitule os principais conteúdos abordados na aula: o que é um texto argumentativo, suas estruturas (introdução, desenvolvimento e conclusão), e as estratégias de argumentação (uso de evidências, apelo à emoção e à lógica). Reforce a importância da clareza e coerência na construção desses textos.

Fechamento

Fechamento: Explique como a aula conectou teoria e prática, mostrando a relevância das habilidades desenvolvidas para o mercado de trabalho e para a vida cotidiana. Enfatize que a capacidade de argumentar eficazmente é uma competência valiosa em diversas situações profissionais e pessoais. Finalize destacando a importância de continuar praticando a argumentação para aprimorar essas habilidades.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies