Entrar

Plano de aula de Tipologia Narrativa: Biografia e Autobiografia

Português

Original Teachy

'EF07LP01'

Tipologia Narrativa: Biografia e Autobiografia

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do gênero biográfico e autobiográfico: O professor deve garantir que os alunos entendam a definição de uma biografia e de uma autobiografia, bem como a diferença entre os dois. Eles devem ser capazes de identificar os elementos característicos de cada gênero, incluindo o uso de narrativa em primeira ou terceira pessoa e a presença de fatos históricos.

  2. Identificação de exemplos de biografias e autobiografias: Os alunos devem ser capazes de identificar se um texto é uma biografia ou uma autobiografia, com base nos elementos que aprenderam. Eles também devem conseguir citar exemplos conhecidos de cada gênero, demonstrando que compreendem o tópico.

  3. Produção de textos biográficos e autobiográficos: Ao final da aula, os alunos devem ser capazes de escrever um pequeno parágrafo no estilo de uma biografia ou de uma autobiografia, utilizando as convenções corretas para cada gênero. Isso demonstrará seu entendimento prático do tópico e sua habilidade de aplicar o conhecimento adquirido.

Objetivos secundários:

  • Discussão e análise: Além de entender os conceitos básicos de biografias e autobiografias, os alunos devem ser capazes de discutir e analisar o propósito e a importância desses gêneros literários. Isso pode envolver a reflexão sobre como as biografias e autobiografias contribuem para a compreensão da história e da cultura.

  • Habilidades de pesquisa: Os alunos podem ser incentivados a aprofundar sua compreensão do tópico realizando pesquisas breves sobre biografias e autobiografias de autores ou figuras históricas de seu interesse. Isso não apenas reforçará seu entendimento, mas também desenvolverá suas habilidades de pesquisa e de aprendizado autônomo.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdo prévio: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre o que é uma narrativa e os diferentes tipos de narrativas que já foram discutidos em aulas anteriores. Isso servirá como uma base para a Introdução dos gêneros biográficos e autobiográficos. (3 - 4 minutos)

  2. Situações-problema: O professor pode propor duas situações que despertem o interesse dos alunos e os motivem a aprender sobre o tópico. Por exemplo, pode falar sobre a importância de biografias na compreensão da história de uma nação ou de um movimento social, ou sobre a relevância das autobiografias na revelação de experiências e perspectivas pessoais. Outra situação pode ser a apresentação de uma passagem de um texto e o desafio dos alunos em identificar se é uma biografia ou uma autobiografia e por quê. (4 - 5 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve então contextualizar a importância dos gêneros biográficos e autobiográficos no mundo real. Pode mencionar exemplos de figuras históricas cujas biografias influenciaram o entendimento da sociedade sobre eventos passados, ou de autores contemporâneos que usam a autobiografia como meio de expressão e reflexão. Além disso, pode destacar a presença desses gêneros em diferentes mídias, como livros, filmes, documentários, podcasts, entre outros. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para engajar os alunos, o professor pode compartilhar curiosidades sobre biografias e autobiografias. Por exemplo, pode mencionar que a biografia mais vendida de todos os tempos é "A Bíblia", ou que uma das autobiografias mais famosas é "O Diário de Anne Frank". Além disso, pode falar sobre a polêmica em torno de algumas biografias, como a questão da veracidade das histórias contadas ou da exposição não autorizada da vida privada de uma pessoa. (3 - 4 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: O Jogo da Biografia e Autobiografia (10 - 12 minutos)

    • Descrição: O professor deve dividir a turma em grupos de 3 a 4 alunos. Cada grupo receberá um conjunto de cartões, cada um com o nome de uma pessoa famosa, e deve decidir se aquela pessoa é mais apropriada para ser o tema de uma biografia ou de uma autobiografia. Após a discussão, os grupos devem justificar suas escolhas para a turma.
    • Passo a passo:
      1. O professor distribui os cartões para cada grupo.
      2. Os alunos discutem em seus grupos e decidem se a pessoa no cartão é mais apropriada para uma biografia ou uma autobiografia.
      3. Cada grupo apresenta suas escolhas e justifica para a classe.
    • Objetivo: Esta atividade visa aprofundar o entendimento dos alunos sobre a diferença entre biografias e autobiografias, ao mesmo tempo em que desenvolve suas habilidades de argumentação e trabalho em equipe.
  2. Atividade 2: Criação de um "Museu de Biografias" (10 - 12 minutos)

    • Descrição: Ainda em seus grupos, os alunos devem escolher uma figura histórica ou uma personalidade contemporânea e criar um "exposição de museu" sobre ela. A exposição deve incluir uma breve biografia ou autobiografia, bem como imagens, citações, objetos simbólicos, etc. Os alunos devem levar em consideração os elementos que tornam uma narrativa biográfica ou autobiográfica e como apresentar essas informações de forma interessante e informativa.
    • Passo a passo:
      1. Os alunos escolhem uma figura histórica ou contemporânea para a sua exposição.
      2. Eles pesquisam sobre a vida da pessoa escolhida e decidem se irão criar uma biografia ou uma autobiografia.
      3. Usando materiais de sala de aula (cartolinas, canetas coloridas, revistas, etc.), eles criam a exposição, incluindo a narrativa, as imagens, as citações, etc.
      4. Cada grupo apresenta sua exposição para a turma, explicando por que escolheram criar uma biografia ou uma autobiografia e como os elementos de narrativa foram utilizados.
    • Objetivo: Esta atividade visa não apenas consolidar o conhecimento dos alunos sobre biografias e autobiografias, mas também desenvolver suas habilidades de pesquisa, criatividade e apresentação.
  3. Atividade 3: Escrita Criativa (5 - 8 minutos)

    • Descrição: Por último, os alunos devem aplicar o que aprenderam e escrever um pequeno parágrafo no estilo de uma biografia ou de uma autobiografia. O professor pode fornecer um prompt (por exemplo, "Escreva uma breve biografia de um herói fictício de sua escolha" ou "Escreva um parágrafo autobiográfico descrevendo uma experiência significativa de sua vida"). Os alunos devem se esforçar para incorporar os elementos de narrativa e o estilo de linguagem apropriados para o gênero escolhido.
    • Passo a passo:
      1. O professor fornece o prompt para a atividade.
      2. Os alunos escrevem o parágrafo em seus cadernos.
      3. Os alunos que se sentirem confortáveis podem compartilhar suas escritas com a turma, discutindo por que escolheram escrever uma biografia ou uma autobiografia e como aplicaram os elementos de narrativa.
    • Objetivo: Esta atividade visa avaliar a compreensão dos alunos sobre o tópico e sua habilidade de aplicar o conhecimento de forma prática. Além disso, permite que os alunos expressem sua criatividade e melhorem suas habilidades de escrita.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • Descrição: O professor deve abrir um espaço para que cada grupo compartilhe suas soluções ou conclusões das atividades realizadas. Cada grupo terá no máximo 3 minutos para apresentar. É importante que o professor estimule a participação de todos os alunos, garantindo que todos tenham a oportunidade de expressar suas ideias e opiniões.
    • Passo a passo:
      1. O professor chama um representante de cada grupo para apresentar as principais conclusões ou soluções encontradas durante as atividades.
      2. Enquanto os grupos apresentam, o professor deve ouvir ativamente, fazer perguntas para esclarecer pontos e estimular a discussão entre os grupos.
    • Objetivo: Esta etapa permite que o professor avalie o entendimento dos alunos sobre o tópico, corrija quaisquer mal-entendidos e promova uma discussão rica e significativa.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • Descrição: Após as apresentações, o professor deve retomar os conceitos teóricos discutidos durante a aula e fazer conexões com as descobertas feitas pelos alunos durante as atividades. O professor pode destacar as semelhanças e diferenças entre as soluções dos grupos, reforçando a compreensão do tópico.
    • Passo a passo:
      1. O professor retoma os conceitos-chave da aula, reforçando a definição de biografia e autobiografia, e a diferença entre os dois gêneros.
      2. O professor faz conexões entre a teoria e as atividades práticas realizadas pelos alunos, destacando as principais descobertas e a aplicação dos conceitos teóricos.
    • Objetivo: Esta etapa visa consolidar o aprendizado dos alunos, ajudando-os a fazer conexões entre a teoria e a prática.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos)

    • Descrição: Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". Os alunos podem compartilhar suas reflexões, se desejarem, e o professor deve anotar as principais ideias para referência futura.
    • Passo a passo:
      1. O professor propõe as perguntas de reflexão e dá um minuto para que os alunos pensem sobre elas.
      2. Os alunos que quiserem compartilhar suas reflexões têm a oportunidade de fazê-lo.
      3. O professor anota as principais ideias para referência futura e aprimoramento do plano de aula.
    • Objetivo: Esta etapa visa estimular a autoavaliação e o pensamento crítico dos alunos, além de fornecer feedback valioso para o professor sobre a eficácia da aula e áreas que podem precisar de reforço em aulas futuras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)

    • Descrição: O professor deve fazer um resumo dos principais pontos discutidos durante a aula, reforçando a definição de biografia e autobiografia, a diferença entre os dois gêneros, e os elementos que os caracterizam. Este é um momento para recapitular e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos.
    • Passo a passo:
      1. O professor recapitula os principais conceitos e definições apresentados durante a aula.
      2. Ele reforça as diferenças entre biografia e autobiografia, e destaca os elementos que caracterizam cada um desses gêneros.
    • Objetivo: Esta etapa visa reforçar os conceitos-chave e garantir que os alunos tenham compreendido o conteúdo da aula.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • Descrição: O professor deve explicar como a aula permitiu aos alunos conectar a teoria com a prática e com as aplicações do mundo real. Ele pode referir-se às atividades realizadas e como elas ajudaram a ilustrar os conceitos teóricos, bem como à discussão sobre a importância das biografias e autobiografias na compreensão da história e da cultura.
    • Passo a passo:
      1. O professor destaca as principais conexões entre a teoria, a prática e as aplicações.
      2. Ele usa exemplos concretos para ilustrar essas conexões.
    • Objetivo: Esta etapa visa reforçar a relevância do conhecimento adquirido, mostrando como ele pode ser aplicado em diferentes contextos.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • Descrição: O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o tópico. Isso pode incluir livros, artigos, documentários, filmes, sites de pesquisa, entre outros. Além disso, o professor pode recomendar atividades de aprendizado autônomo, como a leitura de uma biografia ou autobiografia de um autor ou figura histórica de interesse dos alunos.
    • Passo a passo:
      1. O professor lista os materiais extras e as atividades de aprendizado autônomo.
      2. Ele explica brevemente como cada um desses recursos pode ajudar os alunos a aprofundar seu entendimento do tópico.
    • Objetivo: Esta etapa visa promover a curiosidade e a busca de conhecimento autônomo, incentivando os alunos a continuarem aprendendo sobre o tópico além da sala de aula.
  4. Importância do Tópico para o Dia a Dia (1 minuto)

    • Descrição: Para encerrar, o professor deve ressaltar a importância do conhecimento adquirido para o dia a dia dos alunos. Ele pode mencionar exemplos de como a habilidade de identificar e escrever biografias e autobiografias pode ser útil em diferentes contextos, como na escola (para entender melhor textos literários e históricos), no trabalho (para pesquisas e apresentações) e na vida pessoal (para expressar experiências e reflexões).
    • Passo a passo:
      1. O professor explica brevemente como a habilidade de trabalhar com biografias e autobiografias pode ser útil no dia a dia.
    • Objetivo: Esta etapa visa reforçar o valor do conhecimento adquirido, motivando os alunos a aplicarem o que aprenderam em suas vidas cotidianas.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies