Entrar

Plano de aula de Tipologia Narrativa: Biografia e Autobiografia

Português

Original Teachy

'EF07LP01'

Tipologia Narrativa: Biografia e Autobiografia

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o que são biografias e autobiografias: O professor deve explicar aos alunos a diferença entre biografias e autobiografias. Deve-se enfatizar que a biografia é um relato da vida de uma pessoa feito por outra, enquanto a autobiografia é um relato feito pela própria pessoa sobre sua própria vida.

  2. Identificar as características das biografias e autobiografias: O professor deve orientar os alunos a identificar as características próprias de cada gênero. Para isso, é necessário destacar elementos como a objetividade e a imparcialidade presentes na biografia, e a subjetividade e a parcialidade presentes na autobiografia.

  3. Analisar exemplos de biografias e autobiografias: O professor deve apresentar exemplos de biografias e autobiografias e orientar os alunos a analisá-los. A análise deve focar nas características identificadas anteriormente, e os alunos devem ser incentivados a discutir suas interpretações e percepções.

    Objetivos secundários:

    • Estimular a leitura e a interpretação de textos narrativos: O estudo das biografias e autobiografias pode ser uma excelente oportunidade para incentivar os alunos a ler e interpretar textos narrativos, já que esses gêneros literários são ricos em narrativas.

    • Desenvolver habilidades de pesquisa: A pesquisa sobre a vida de personalidades que escreveram biografias e autobiografias pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades de pesquisa, o que é uma competência valiosa para a vida acadêmica e profissional.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdo: O professor deve começar a aula relembrando os conceitos de gêneros literários e de narrativa, que foram estudados anteriormente. Isso é fundamental para que os alunos possam compreender as diferenças e as particularidades das biografias e autobiografias. O professor pode fazer isso através de uma breve discussão com os alunos, pedindo que eles recordem o que aprenderam sobre esses conceitos.

  2. Situações-problema: O professor pode apresentar duas situações que envolvam o tema da aula para despertar o interesse dos alunos:

    • Situação 1: Apresentar a história de uma personalidade conhecida e pedir aos alunos que imaginem como seria uma biografia dessa pessoa, escrita por um amigo próximo. Em seguida, pedir que imaginem como seria a autobiografia da mesma pessoa, se ela mesma a escrevesse.

    • Situação 2: Apresentar a história de uma pessoa anônima e pedir aos alunos que pensem em como seria uma biografia e uma autobiografia dessa pessoa. Neste caso, o desafio é que os alunos teriam que criar a história, pensando nas características de cada gênero.

  3. Contextualização: O professor deve explicar aos alunos a importância das biografias e autobiografias na literatura e na história. Pode mencionar que esses gêneros literários permitem conhecer mais sobre a vida e a personalidade de grandes personalidades, e que, além disso, muitas vezes são fontes primárias para a pesquisa histórica.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: O professor pode usar algumas curiosidades ou histórias interessantes para chamar a atenção dos alunos para o tema. Por exemplo:

    • Curiosidade 1: Mencionar que a palavra "autobiografia" foi usada pela primeira vez em 1797, por William Taylor, um crítico literário inglês.

    • Curiosidade 2: Contar a história de Algernon Charles Swinburne, um poeta e escritor inglês do século XIX, que escreveu uma autobiografia que começa no dia do seu nascimento e termina na hora em que ele começou a escrever a autobiografia.

  5. Introdução ao tópico: Finalmente, o professor deve introduzir o tópico da aula, explicando que os alunos irão aprender sobre as características das biografias e autobiografias, e como analisar e interpretar esses gêneros literários. Pode-se também mencionar que os alunos terão a oportunidade de ler e analisar exemplos de biografias e autobiografias, e até mesmo de escrever pequenos textos nesses gêneros.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de pesquisa e apresentação de biografias e autobiografias (10 - 15 minutos):

    • O professor deve dividir a turma em grupos de no máximo 5 alunos. Cada grupo receberá a tarefa de escolher uma personalidade que tenha escrito tanto uma biografia quanto uma autobiografia.
    • Após a escolha, os grupos deverão pesquisar sobre a vida da personalidade escolhida e sobre as obras que ela escreveu, tanto a biografia quanto a autobiografia. A pesquisa pode ser feita na biblioteca da escola, em livros ou na internet, com a supervisão do professor.
    • Com a pesquisa pronta, cada grupo deverá preparar uma breve apresentação sobre a personalidade escolhida, incluindo informações sobre a sua vida e uma comparação entre a biografia e a autobiografia escritas por ela.
    • As apresentações devem ser feitas para a turma, e os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas impressões e opiniões.
  2. Atividade prática de escrita (10 - 15 minutos):

    • Após a apresentação das biografias e autobiografias, o professor deve propor uma atividade de escrita. Cada grupo deverá escolher um dos personagens da biografia ou autobiografia apresentada e escrever um pequeno texto narrativo, de no máximo uma página, contando um episódio marcante da vida desse personagem, do ponto de vista dele.
    • O professor deve orientar os alunos a utilizar as características dos gêneros biografia e autobiografia que foram discutidas na aula. Por exemplo, se a personalidade escolhida escreveu uma autobiografia, o texto deve ser subjetivo e parcial, mostrando o episódio escolhido da perspectiva do personagem. Se a personalidade escolheu escrever uma biografia, o texto deve ser objetivo e imparcial, apresentando os fatos do episódio escolhido sem a perspectiva do personagem.
    • Ao final da atividade, cada grupo deve ler o seu texto para a turma. Os textos podem ser corrigidos e aperfeiçoados posteriormente, em casa ou em uma próxima aula.
  3. Discussão e reflexão sobre as atividades (5 - 10 minutos):

    • Após as apresentações e a leitura dos textos, o professor deve promover uma discussão em sala de aula. Os alunos devem ser incentivados a refletir sobre as atividades realizadas e a compartilhar suas opiniões e aprendizados.
    • O professor pode fazer perguntas como: "Como foi o processo de pesquisa e análise das biografias e autobiografias?" "Quais foram as principais dificuldades encontradas ao escrever o texto narrativo?" "O que vocês aprenderam sobre as características das biografias e autobiografias com essas atividades?"
    • O objetivo dessa discussão é consolidar o aprendizado, esclarecer dúvidas e promover a reflexão crítica dos alunos sobre os gêneros biografia e autobiografia.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos):

    • O professor deve reunir a turma e pedir que cada grupo compartilhe as soluções ou conclusões encontradas durante as atividades realizadas. Cada grupo terá no máximo 3 minutos para apresentar suas descobertas.
    • Enquanto os grupos apresentam, o professor deve fazer anotações sobre os principais pontos levantados por cada um. Isso ajudará a guiar a discussão final e aprofundar a compreensão dos alunos sobre o tema.
    • Durante as apresentações, o professor deve incentivar a participação de todos os alunos, promovendo um ambiente de respeito e valorização das diferentes perspectivas.
  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos):

    • Após as apresentações, o professor deve retomar os conceitos teóricos apresentados no início da aula e fazer a conexão com as atividades realizadas. Isso ajudará os alunos a entender como a prática se relaciona com a teoria, e a consolidar o aprendizado.
    • O professor pode, por exemplo, comentar sobre como as características das biografias e autobiografias foram observadas durante as apresentações e a escrita dos textos narrativos.
  3. Reflexão individual (3 - 5 minutos):

    • O professor deve propor que os alunos façam uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula. Para isso, o professor pode fazer perguntas como:
      1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • O professor deve incentivar os alunos a responderem honestamente, garantindo que todas as opiniões sejam respeitadas. Essa reflexão individual ajudará os alunos a internalizar o aprendizado e a identificar possíveis dúvidas ou dificuldades que precisam ser esclarecidas.
  4. Feedback e esclarecimento de dúvidas (2 - 3 minutos):

    • Por fim, o professor deve abrir espaço para que os alunos expressem suas dúvidas e comentários sobre a aula. O professor deve responder a todas as dúvidas da melhor forma possível, e se alguma pergunta não puder ser respondida naquele momento, o professor deve se comprometer a buscar a resposta e trazê-la para a próxima aula.
    • O professor também deve aproveitar esse momento para dar um feedback geral sobre a participação e o desempenho dos alunos, destacando pontos positivos e sugerindo melhorias. O feedback é uma ferramenta importante para o Desenvolvimento dos alunos, pois ajuda a reforçar o que foi bem feito e a identificar áreas que precisam ser trabalhadas.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos principais pontos (2 - 3 minutos):

    • O professor deve começar a Conclusão da aula fazendo um breve resumo dos principais pontos abordados. Deve-se relembrar a definição e as características das biografias e autobiografias, a importância da objetividade e imparcialidade na biografia e da subjetividade e parcialidade na autobiografia, e a diferença entre esses dois gêneros literários.
    • O professor pode utilizar um quadro ou um slide para listar esses pontos, de forma a facilitar a visualização e a compreensão dos alunos.
  2. Conexão entre teoria, prática e aplicações (1 - 2 minutos):

    • Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Deve-se destacar que, através das atividades de pesquisa, apresentação e escrita, os alunos puderam aplicar os conceitos teóricos aprendidos.
    • O professor pode também mencionar que as habilidades desenvolvidas durante a aula, como a capacidade de pesquisa, a interpretação de textos narrativos e a escrita, são habilidades úteis não apenas para a disciplina de Português, mas também para outras áreas do conhecimento e para a vida cotidiana.
  3. Materiais extras (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Esses materiais podem incluir livros, artigos, documentários e sites de pesquisa. O professor pode, por exemplo, recomendar a leitura de biografias e autobiografias de diferentes personalidades, a pesquisa sobre a vida e a obra de autores que se destacaram nesses gêneros, ou a análise de textos críticos sobre biografias e autobiografias.
  4. Importância do tema (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância do tema da aula para a vida dos alunos. Deve-se enfatizar que as biografias e autobiografias não são apenas gêneros literários, mas também importantes fontes de conhecimento sobre a história e a cultura, e valiosas ferramentas para o Desenvolvimento da empatia e da compreensão do outro.
    • O professor pode também mencionar que a habilidade de analisar e interpretar textos narrativos, que foi exercitada durante a aula, é uma habilidade fundamental para a vida acadêmica e profissional, pois é necessária em diversas situações, como na leitura de livros, na produção de textos, na interpretação de filmes e séries, e na compreensão de notícias e informações.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies