Objetivos (5 - 10 minutos)
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Compreender o que são biografias e autobiografias: O professor deve explicar aos alunos a diferença entre biografias e autobiografias. Deve-se enfatizar que a biografia é um relato da vida de uma pessoa feito por outra, enquanto a autobiografia é um relato feito pela própria pessoa sobre sua própria vida.
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Identificar as características das biografias e autobiografias: O professor deve orientar os alunos a identificar as características próprias de cada gênero. Para isso, é necessário destacar elementos como a objetividade e a imparcialidade presentes na biografia, e a subjetividade e a parcialidade presentes na autobiografia.
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Analisar exemplos de biografias e autobiografias: O professor deve apresentar exemplos de biografias e autobiografias e orientar os alunos a analisá-los. A análise deve focar nas características identificadas anteriormente, e os alunos devem ser incentivados a discutir suas interpretações e percepções.
Objetivos secundários:
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Estimular a leitura e a interpretação de textos narrativos: O estudo das biografias e autobiografias pode ser uma excelente oportunidade para incentivar os alunos a ler e interpretar textos narrativos, já que esses gêneros literários são ricos em narrativas.
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Desenvolver habilidades de pesquisa: A pesquisa sobre a vida de personalidades que escreveram biografias e autobiografias pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades de pesquisa, o que é uma competência valiosa para a vida acadêmica e profissional.
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Introdução (10 - 15 minutos)
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Revisão de conteúdo: O professor deve começar a aula relembrando os conceitos de gêneros literários e de narrativa, que foram estudados anteriormente. Isso é fundamental para que os alunos possam compreender as diferenças e as particularidades das biografias e autobiografias. O professor pode fazer isso através de uma breve discussão com os alunos, pedindo que eles recordem o que aprenderam sobre esses conceitos.
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Situações-problema: O professor pode apresentar duas situações que envolvam o tema da aula para despertar o interesse dos alunos:
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Situação 1: Apresentar a história de uma personalidade conhecida e pedir aos alunos que imaginem como seria uma biografia dessa pessoa, escrita por um amigo próximo. Em seguida, pedir que imaginem como seria a autobiografia da mesma pessoa, se ela mesma a escrevesse.
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Situação 2: Apresentar a história de uma pessoa anônima e pedir aos alunos que pensem em como seria uma biografia e uma autobiografia dessa pessoa. Neste caso, o desafio é que os alunos teriam que criar a história, pensando nas características de cada gênero.
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Contextualização: O professor deve explicar aos alunos a importância das biografias e autobiografias na literatura e na história. Pode mencionar que esses gêneros literários permitem conhecer mais sobre a vida e a personalidade de grandes personalidades, e que, além disso, muitas vezes são fontes primárias para a pesquisa histórica.
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Ganhar a atenção dos alunos: O professor pode usar algumas curiosidades ou histórias interessantes para chamar a atenção dos alunos para o tema. Por exemplo:
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Curiosidade 1: Mencionar que a palavra "autobiografia" foi usada pela primeira vez em 1797, por William Taylor, um crítico literário inglês.
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Curiosidade 2: Contar a história de Algernon Charles Swinburne, um poeta e escritor inglês do século XIX, que escreveu uma autobiografia que começa no dia do seu nascimento e termina na hora em que ele começou a escrever a autobiografia.
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Introdução ao tópico: Finalmente, o professor deve introduzir o tópico da aula, explicando que os alunos irão aprender sobre as características das biografias e autobiografias, e como analisar e interpretar esses gêneros literários. Pode-se também mencionar que os alunos terão a oportunidade de ler e analisar exemplos de biografias e autobiografias, e até mesmo de escrever pequenos textos nesses gêneros.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Atividade de pesquisa e apresentação de biografias e autobiografias (10 - 15 minutos):
- O professor deve dividir a turma em grupos de no máximo 5 alunos. Cada grupo receberá a tarefa de escolher uma personalidade que tenha escrito tanto uma biografia quanto uma autobiografia.
- Após a escolha, os grupos deverão pesquisar sobre a vida da personalidade escolhida e sobre as obras que ela escreveu, tanto a biografia quanto a autobiografia. A pesquisa pode ser feita na biblioteca da escola, em livros ou na internet, com a supervisão do professor.
- Com a pesquisa pronta, cada grupo deverá preparar uma breve apresentação sobre a personalidade escolhida, incluindo informações sobre a sua vida e uma comparação entre a biografia e a autobiografia escritas por ela.
- As apresentações devem ser feitas para a turma, e os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas impressões e opiniões.
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Atividade prática de escrita (10 - 15 minutos):
- Após a apresentação das biografias e autobiografias, o professor deve propor uma atividade de escrita. Cada grupo deverá escolher um dos personagens da biografia ou autobiografia apresentada e escrever um pequeno texto narrativo, de no máximo uma página, contando um episódio marcante da vida desse personagem, do ponto de vista dele.
- O professor deve orientar os alunos a utilizar as características dos gêneros biografia e autobiografia que foram discutidas na aula. Por exemplo, se a personalidade escolhida escreveu uma autobiografia, o texto deve ser subjetivo e parcial, mostrando o episódio escolhido da perspectiva do personagem. Se a personalidade escolheu escrever uma biografia, o texto deve ser objetivo e imparcial, apresentando os fatos do episódio escolhido sem a perspectiva do personagem.
- Ao final da atividade, cada grupo deve ler o seu texto para a turma. Os textos podem ser corrigidos e aperfeiçoados posteriormente, em casa ou em uma próxima aula.
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Discussão e reflexão sobre as atividades (5 - 10 minutos):
- Após as apresentações e a leitura dos textos, o professor deve promover uma discussão em sala de aula. Os alunos devem ser incentivados a refletir sobre as atividades realizadas e a compartilhar suas opiniões e aprendizados.
- O professor pode fazer perguntas como: "Como foi o processo de pesquisa e análise das biografias e autobiografias?" "Quais foram as principais dificuldades encontradas ao escrever o texto narrativo?" "O que vocês aprenderam sobre as características das biografias e autobiografias com essas atividades?"
- O objetivo dessa discussão é consolidar o aprendizado, esclarecer dúvidas e promover a reflexão crítica dos alunos sobre os gêneros biografia e autobiografia.
Retorno (10 - 15 minutos)
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Discussão em grupo (5 - 7 minutos):
- O professor deve reunir a turma e pedir que cada grupo compartilhe as soluções ou conclusões encontradas durante as atividades realizadas. Cada grupo terá no máximo 3 minutos para apresentar suas descobertas.
- Enquanto os grupos apresentam, o professor deve fazer anotações sobre os principais pontos levantados por cada um. Isso ajudará a guiar a discussão final e aprofundar a compreensão dos alunos sobre o tema.
- Durante as apresentações, o professor deve incentivar a participação de todos os alunos, promovendo um ambiente de respeito e valorização das diferentes perspectivas.
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Conexão com a teoria (2 - 3 minutos):
- Após as apresentações, o professor deve retomar os conceitos teóricos apresentados no início da aula e fazer a conexão com as atividades realizadas. Isso ajudará os alunos a entender como a prática se relaciona com a teoria, e a consolidar o aprendizado.
- O professor pode, por exemplo, comentar sobre como as características das biografias e autobiografias foram observadas durante as apresentações e a escrita dos textos narrativos.
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Reflexão individual (3 - 5 minutos):
- O professor deve propor que os alunos façam uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula. Para isso, o professor pode fazer perguntas como:
- "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
- "Quais questões ainda não foram respondidas?"
- O professor deve incentivar os alunos a responderem honestamente, garantindo que todas as opiniões sejam respeitadas. Essa reflexão individual ajudará os alunos a internalizar o aprendizado e a identificar possíveis dúvidas ou dificuldades que precisam ser esclarecidas.
- O professor deve propor que os alunos façam uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula. Para isso, o professor pode fazer perguntas como:
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Feedback e esclarecimento de dúvidas (2 - 3 minutos):
- Por fim, o professor deve abrir espaço para que os alunos expressem suas dúvidas e comentários sobre a aula. O professor deve responder a todas as dúvidas da melhor forma possível, e se alguma pergunta não puder ser respondida naquele momento, o professor deve se comprometer a buscar a resposta e trazê-la para a próxima aula.
- O professor também deve aproveitar esse momento para dar um feedback geral sobre a participação e o desempenho dos alunos, destacando pontos positivos e sugerindo melhorias. O feedback é uma ferramenta importante para o Desenvolvimento dos alunos, pois ajuda a reforçar o que foi bem feito e a identificar áreas que precisam ser trabalhadas.
Conclusão (5 - 10 minutos)
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Resumo dos principais pontos (2 - 3 minutos):
- O professor deve começar a Conclusão da aula fazendo um breve resumo dos principais pontos abordados. Deve-se relembrar a definição e as características das biografias e autobiografias, a importância da objetividade e imparcialidade na biografia e da subjetividade e parcialidade na autobiografia, e a diferença entre esses dois gêneros literários.
- O professor pode utilizar um quadro ou um slide para listar esses pontos, de forma a facilitar a visualização e a compreensão dos alunos.
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Conexão entre teoria, prática e aplicações (1 - 2 minutos):
- Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Deve-se destacar que, através das atividades de pesquisa, apresentação e escrita, os alunos puderam aplicar os conceitos teóricos aprendidos.
- O professor pode também mencionar que as habilidades desenvolvidas durante a aula, como a capacidade de pesquisa, a interpretação de textos narrativos e a escrita, são habilidades úteis não apenas para a disciplina de Português, mas também para outras áreas do conhecimento e para a vida cotidiana.
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Materiais extras (1 - 2 minutos):
- O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Esses materiais podem incluir livros, artigos, documentários e sites de pesquisa. O professor pode, por exemplo, recomendar a leitura de biografias e autobiografias de diferentes personalidades, a pesquisa sobre a vida e a obra de autores que se destacaram nesses gêneros, ou a análise de textos críticos sobre biografias e autobiografias.
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Importância do tema (1 - 2 minutos):
- Por fim, o professor deve ressaltar a importância do tema da aula para a vida dos alunos. Deve-se enfatizar que as biografias e autobiografias não são apenas gêneros literários, mas também importantes fontes de conhecimento sobre a história e a cultura, e valiosas ferramentas para o Desenvolvimento da empatia e da compreensão do outro.
- O professor pode também mencionar que a habilidade de analisar e interpretar textos narrativos, que foi exercitada durante a aula, é uma habilidade fundamental para a vida acadêmica e profissional, pois é necessária em diversas situações, como na leitura de livros, na produção de textos, na interpretação de filmes e séries, e na compreensão de notícias e informações.