Entrar

Plano de aula de Construção Musical

Artes

Original Teachy

'EF69AR20'

Construção Musical

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender a estrutura de uma música: Os alunos devem ser capazes de analisar e entender a estrutura básica de uma música, incluindo a melodia, harmonia e ritmo. Isso inclui a identificação e compreensão de elementos como versos, refrões, pontes, etc.

  2. Identificar instrumentos musicais e suas funções: Os alunos devem ser capazes de identificar uma variedade de instrumentos musicais e entender suas funções dentro de uma composição musical. Isso inclui a capacidade de distinguir diferentes sons e timbres.

  3. Desenvolver habilidades de escuta ativa: Os alunos devem aprimorar suas habilidades de escuta para identificar e apreciar os diferentes elementos e camadas em uma música. Isso inclui a capacidade de reconhecer e separar os vários instrumentos e vozes, bem como acompanhar a melodia e o ritmo.

Objetivos Secundários:

  • Promover a apreciação musical: Além do entendimento teórico, é importante que os alunos desenvolvam um apreço pela música e suas diversas formas de expressão.

  • Encorajar a criatividade e a expressão pessoal: Ao explorar a construção musical, os alunos devem ser incentivados a expressar suas próprias ideias e sentimentos através da música.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores (2 - 3 minutos): O professor inicia a aula fazendo uma rápida revisão dos conceitos básicos de música, como melodia, harmonia e ritmo. Isso pode ser feito através de uma breve discussão ou perguntas direcionadas aos alunos para avaliar seu conhecimento prévio.

  2. Apresentação de situações problema (3 - 5 minutos): O professor apresenta duas situações problema que servirão de base para o Desenvolvimento teórico e prático da aula. As situações podem ser: a) "Como diferentes instrumentos musicais podem se unir para criar uma música harmoniosa?" e b) "Como a estrutura de uma música, com seus versos e refrões, influencia a experiência do ouvinte?".

  3. Contextualização da importância do assunto (2 - 3 minutos): O professor contextualiza a importância da construção musical, explicando como a compreensão da estrutura e dos elementos musicais pode melhorar a apreciação e o entendimento da música. Além disso, o professor pode mencionar como a habilidade de identificar instrumentos e entender suas funções pode ser útil em diversas carreiras, como a produção musical, a crítica musical, entre outras.

  4. Introdução do tópico com curiosidades ou histórias (3 - 5 minutos): O professor introduz o tópico de construção musical com algumas curiosidades ou histórias interessantes. Por exemplo, pode mencionar como o compositor Johann Sebastian Bach foi um dos primeiros a usar a estrutura de uma fuga (um tipo de composição musical) de maneira sistemática e complexa. Outra curiosidade interessante pode ser a história do theremin, um instrumento musical eletrônico que é tocado sem ser tocado, mas sim pela movimentação das mãos na proximidade de suas antenas. Essas curiosidades devem servir para despertar o interesse dos alunos e prepará-los para o conteúdo da aula.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria: Elementos da Construção Musical (7 - 10 minutos):

    • Melodia (2 - 3 minutos): O professor inicia explicando que a melodia é a parte mais marcante de uma música, é a sequência de notas que compõe a linha principal. Ele pode exemplificar com melodias conhecidas, como o hino nacional. Pode também mostrar como a melodia pode variar, como em uma música de ninar que tem uma melodia mais suave e repetitiva, e em uma música de rock que tem uma melodia mais complexa e rápida.

    • Harmonia (2 - 3 minutos): O professor então explica que a harmonia é o suporte da melodia, é o conjunto de acordes que dá a base para a melodia. Ele pode demonstrar isso no piano ou em um instrumento de cordas, tocando uma melodia e depois acrescentando os acordes que a acompanham. Pode também mostrar como a harmonia pode mudar o sentimento da música, como em uma música triste que tem uma harmonia mais lenta e em uma música alegre que tem uma harmonia mais rápida.

    • Ritmo (2 - 3 minutos): Por fim, o professor explica que o ritmo é o elemento que organiza o tempo na música. Ele pode fazer os alunos baterem palmas em diferentes ritmos para exemplificar. Pode também mostrar como o ritmo pode variar, como em uma música de samba que tem um ritmo mais acelerado e em uma música de balada que tem um ritmo mais lento.

  2. Prática: Identificando Elementos Musicais (7 - 10 minutos):

    • Identificando Melodia (2 - 3 minutos): O professor toca um trecho de uma música e pede aos alunos para identificarem a melodia. Ele pode fazer isso várias vezes, com músicas de diferentes estilos, para que os alunos percebam como a melodia varia.

    • Identificando Harmonia (2 - 3 minutos): O professor toca um trecho de uma música e pede aos alunos para identificarem a harmonia. Ele pode fazer isso várias vezes, com músicas de diferentes estilos, para que os alunos percebam como a harmonia varia.

    • Identificando Ritmo (2 - 3 minutos): O professor toca um trecho de uma música e pede aos alunos para identificarem o ritmo. Ele pode fazer isso várias vezes, com músicas de diferentes estilos, para que os alunos percebam como o ritmo varia.

  3. Teoria: Instrumentos Musicais e Suas Funções (4 - 5 minutos):

    • Identificando Instrumentos (2 - 3 minutos): O professor mostra aos alunos uma variedade de instrumentos musicais e pede para eles identificarem o som de cada um. Ele pode fazer isso com instrumentos de diferentes famílias, como cordas, metais, madeiras, percussão, etc.

    • Função dos Instrumentos (2 - 3 minutos): O professor explica que cada instrumento tem um papel específico na música. Por exemplo, os instrumentos de corda geralmente tocam a melodia, os instrumentos de percussão marcam o ritmo e os instrumentos de sopro podem tocar tanto a melodia quanto a harmonia. Ele pode exemplificar isso com gravações de músicas, mostrando como os diferentes instrumentos contribuem para a música como um todo.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 5 minutos): O professor pode promover uma discussão em grupo sobre as práticas de identificação de elementos musicais e instrumentos. Os alunos podem compartilhar suas percepções e dificuldades, e o professor pode reforçar os conceitos apresentados, corrigir mal-entendidos e esclarecer dúvidas.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos): O professor deve então conectar a prática com a teoria, destacando como a habilidade de identificar e compreender os elementos musicais e os instrumentos se relaciona com a construção musical. Ele pode reforçar a importância de cada elemento e como eles se unem para criar uma música harmoniosa e significativa.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): O professor pode propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Ele pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre essas perguntas e, em seguida, podem compartilhar suas respostas com a turma, se sentirem confortáveis.

  4. Atividade de Aprofundamento (2 - 5 minutos): Para encerrar a aula, o professor pode propor uma atividade de aprofundamento para os alunos. Por exemplo, ele pode pedir que os alunos escolham uma música de seu gênero musical favorito e analisem a estrutura da música, identificando a melodia, a harmonia e o ritmo, bem como os instrumentos utilizados. Os alunos podem fazer isso em casa como tarefa, ou o professor pode dedicar um tempo no início da próxima aula para que os alunos compartilhem suas análises.

  5. Feedback do Professor (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve fornecer feedback sobre a participação e o desempenho dos alunos durante a aula. Ele pode elogiar os pontos fortes dos alunos, oferecer sugestões de melhoria e reforçar a importância do tema para o aprendizado da música.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve fazer um resumo dos principais pontos discutidos durante a aula, reforçando a estrutura de uma música e os elementos musicais (melodia, harmonia e ritmo). Ele também deve recapitular a importância de identificar instrumentos musicais e entender suas funções para a compreensão da construção musical.

  2. Conexão da Teoria com a Prática (2 - 3 minutos): O professor deve destacar como a aula conectou a teoria e a prática, lembrando as atividades realizadas para identificar os elementos musicais e os instrumentos. Ele pode ressaltar a importância de aplicar o conhecimento teórico na análise prática de músicas.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor pode sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Isso pode incluir livros, documentários, sites, aplicativos de música, entre outros. Ele pode, por exemplo, recomendar um site que permite aos alunos ouvir diferentes instrumentos musicais e aprender sobre suas características e funções.

  4. Relevância do Assunto (1 - 2 minutos): Para concluir, o professor deve reforçar a relevância do tema para o dia a dia dos alunos. Ele pode explicar como a habilidade de identificar e apreciar a construção musical pode enriquecer a experiência musical dos alunos, seja como ouvintes, seja como músicos. Além disso, ele pode mencionar como essas habilidades podem ser úteis em diversas carreiras relacionadas à música, como a produção musical, a crítica musical, entre outras.

  5. Encerramento (1 minuto): Por fim, o professor deve agradecer a participação dos alunos e encorajá-los a continuar explorando e apreciando a música. Ele pode também lembrar os alunos sobre a próxima aula e qualquer tarefa ou preparação necessária.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies