Entrar

Plano de aula de Gênero Textual: Texto Publicitário

Português

Original Teachy

'EF08LP01'

Gênero Textual: Texto Publicitário

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender o conceito de texto publicitário: Os alunos devem ser capazes de definir o que é um texto publicitário e identificar suas principais características, tais como persuasão, apelo ao consumo e linguagem sugestiva.

  2. Identificar os elementos de um texto publicitário: Os alunos devem ser capazes de identificar os componentes que compõem um texto publicitário, como o título, o slogan, as imagens, o corpo do texto e a chamada para ação.

  3. Analisar exemplos de textos publicitários: Os alunos devem aprender a analisar criticamente os textos publicitários, identificando os recursos linguísticos e visuais utilizados, o público-alvo, a intenção do anúncio e a eficácia da mensagem.

Objetivos secundários:

  • Estimular o pensamento crítico: Através da análise de textos publicitários, os alunos serão incentivados a desenvolver habilidades de pensamento crítico, questionando a intenção por trás das mensagens publicitárias e o impacto que elas podem ter na sociedade.

  • Promover a criatividade: Os alunos serão desafiados a criar seus próprios textos publicitários, promovendo a criatividade e a expressão escrita.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os conceitos de gêneros textuais já estudados, enfatizando a diferença entre eles e a importância de entender as características específicas de cada um. Além disso, é importante reforçar a importância da comunicação persuasiva e eficaz.

  2. Situações-Problema: Para envolver os alunos, o professor pode propor duas situações problema relacionadas ao tema da aula. A primeira pode ser a análise de um anúncio publicitário, pedindo aos alunos que identifiquem os elementos do texto e discutam a intenção do anúncio. A segunda situação pode ser um desafio para os alunos criarem seu próprio anúncio publicitário, aplicando os conceitos que aprenderão durante a aula.

  3. Contextualização: O professor deve contextualizar a importância dos textos publicitários, explicando como eles estão presentes no dia a dia dos alunos, seja na televisão, na internet, nas ruas ou em revistas. Além disso, pode-se discutir como a compreensão desses textos pode ajudar os alunos a se tornarem consumidores mais conscientes e críticos.

  4. Introdução ao Tópico: Para introduzir o tópico de forma interessante, o professor pode compartilhar curiosidades sobre a história da publicidade, como o fato de que os primeiros anúncios impressos datam do século XVIII, ou o significado de termos comuns na publicidade, como "jingle". Além disso, pode-se discutir a importância da escolha das palavras e das imagens em um anúncio, usando exemplos famosos para ilustrar o ponto.

  5. Ganhar a Atenção dos Alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar exemplos de anúncios publicitários engraçados, emocionantes ou impactantes, pedindo aos alunos que comentem o que acharam e o que acreditam que o anúncio estava tentando vender ou comunicar. Além disso, pode-se propor um jogo de "quem consegue identificar mais elementos de um anúncio", onde os alunos devem identificar e listar os componentes de um anúncio publicitário que o professor exibe.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Análise de Anúncios": O professor deve preparar previamente uma seleção de diferentes anúncios publicitários de revistas, jornais, televisão e internet. Os anúncios devem ser variados, cobrindo diferentes produtos, serviços e públicos-alvo. Os alunos, divididos em grupos de 4 ou 5, receberão um anúncio para analisar. Eles deverão identificar e listar os elementos do anúncio (título, slogan, imagens, texto, chamada para ação), discutir o público-alvo e a intenção do anúncio, e avaliar a eficácia da mensagem. Após a atividade, cada grupo apresentará suas conclusões para a classe. (10 - 15 minutos)

  2. Atividade "Criação de Anúncios": Ainda em grupos, os alunos receberão a tarefa de criar seu próprio anúncio publicitário. Eles podem escolher qualquer produto ou serviço para promover. O anúncio deve incluir todos os elementos discutidos durante a aula (título, slogan, imagens, texto, chamada para ação), e os alunos devem ser incentivados a serem criativos e a usarem a linguagem de forma persuasiva. Após a criação, cada grupo apresentará seu anúncio para a classe, explicando a escolha dos elementos e a intenção por trás da mensagem. (10 - 15 minutos)

  3. Atividade "Debate: O Papel da Publicidade na Sociedade": Para encerrar a parte de Desenvolvimento da aula, o professor pode propor um debate sobre o papel da publicidade na sociedade. Os alunos podem discutir questões como a influência da publicidade no consumo, a ética da publicidade direcionada para crianças, ou o impacto da publicidade na percepção da beleza e do corpo. O professor deve moderar o debate, assegurando que todas as vozes sejam ouvidas e que o respeito mútuo seja mantido. (5 - 10 minutos)

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: O professor deve promover uma discussão em grupo para que cada equipe compartilhe suas soluções ou conclusões das atividades realizadas. Cada grupo terá um tempo máximo de 5 minutos para apresentar. Durante as apresentações, os outros alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e comentários, promovendo assim um ambiente de aprendizado colaborativo. (5 - 7 minutos)

  2. Conexão com a Teoria: Após as apresentações, o professor deve retomar os conceitos teóricos apresentados no início da aula e fazer conexões com as atividades realizadas. Por exemplo, o professor pode destacar como os textos publicitários analisados se encaixam na definição e características de um texto publicitário, ou como a criação dos próprios anúncios permitiu aos alunos aplicar os conceitos aprendidos. (3 - 5 minutos)

  3. Reflexão Individual: Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. O professor pode fazer perguntas como:

    1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    3. Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em situações do dia a dia?

    Os alunos devem ter um minuto para pensar em suas respostas, que podem ser compartilhadas com a classe se desejarem. Esta reflexão final é uma oportunidade para consolidar o aprendizado, identificar lacunas no entendimento e incentivar os alunos a pensarem criticamente sobre a aplicação do conhecimento. (2 - 3 minutos)

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo: O professor deve iniciar a Conclusão da aula com um breve resumo dos principais pontos abordados. Isso inclui a definição e características de um texto publicitário, a identificação de seus elementos, a análise de exemplos e a criação de anúncios. Este resumo serve para reforçar o conteúdo aprendido e ajudar os alunos a consolidar suas novas habilidades e conhecimentos.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações: O professor deve destacar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Por exemplo, os alunos tiveram a oportunidade de aplicar a teoria ao analisar e criar anúncios publicitários, e também discutiram a aplicação da publicidade na sociedade. Isso ajuda os alunos a entenderem a relevância do que aprenderam e como podem aplicar seu conhecimento em situações reais.

  3. Materiais Extras: O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre textos publicitários. Isso pode incluir livros, artigos, vídeos online, ou sites de publicidade. Por exemplo, o professor pode sugerir que os alunos assistam a uma série de vídeos do YouTube que analisam anúncios publicitários populares, ou que leiam um artigo sobre as técnicas de persuasão usadas na publicidade.

  4. Importância do Tópico: Por fim, o professor deve reiterar a importância do tópico da aula para o dia a dia dos alunos. Isso pode incluir a capacidade de entender e questionar as mensagens publicitárias que estão constantemente expostos, a habilidade de comunicar de forma persuasiva e eficaz, e a consciência sobre o papel da publicidade na sociedade. O professor pode encorajar os alunos a continuarem a observar e analisar os anúncios que encontram, e a considerar a ética por trás dessas mensagens.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies