Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Período Composto por Subordinação
Palavras Chave | Período Composto por Subordinação, Oração Principal, Oração Subordinada, Tipos de Orações Subordinadas, Substantivas, Adjetivas, Adverbiais, Gramática, Interpretação de Textos, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Reconhecer Emoções, Compreender Emoções, Nomear Emoções, Expressar Emoções, Regular Emoções |
Materiais Necessários | Folhas com períodos compostos por subordinação, Canetas, Quadro branco, Marcadores para quadro branco, Cadeiras confortáveis, Espaço tranquilo para meditação, Relógio ou cronômetro para controlar o tempo das atividades |
Códigos BNCC | EF08LP11: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, agrupamento de orações em períodos, diferenciando coordenação de subordinação.; EF08LP12: Identificar, em textos lidos, orações subordinadas com conjunções de uso frequente, incorporando-as às suas próprias produções. |
Ano Escolar | 8º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Gramática |
Objetivos
Duração: (10 a 15 minutos)
A finalidade desta etapa é estabelecer uma base clara e objetiva sobre o tema 'Período Composto por Subordinação', permitindo que os alunos compreendam os conceitos fundamentais e saibam identificar as estruturas gramaticais envolvidas. Este entendimento inicial é crucial para o desenvolvimento das competências socioemocionais, pois facilita o reconhecimento de emoções e a compreensão de suas causas e consequências ao analisar e interpretar textos complexos.
Objetivos Principais
1. Reconhecer quando um período é composto por subordinação, identificando a oração principal e a oração subordinada.
2. Verificar e classificar os tipos de orações subordinadas presentes nos períodos compostos.
Introdução
Duração: (10 a 15 minutos)
Atividade de Aquecimento Emocional
Meditação Guiada para Foco e Concentração
A atividade de aquecimento emocional será uma Meditação Guiada. Esta prática ajudará os alunos a desenvolverem foco, presença e concentração, preparando-os emocionalmente para a aula.
1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés firmemente apoiados no chão e as mãos repousadas sobre os joelhos.
2. Instrua os alunos a fecharem os olhos suavemente e a começarem a prestar atenção na sua respiração, inspirando e expirando profundamente.
3. Guie os alunos através de uma série de respirações profundas, incentivando-os a inspirar pelo nariz e expirar pela boca.
4. Peça aos alunos que se concentrem nas sensações do corpo, começando pelos pés e subindo lentamente até a cabeça, relaxando cada parte do corpo à medida que avançam.
5. Depois de alguns minutos de relaxamento, oriente os alunos a visualizarem um lugar tranquilo e seguro, onde se sintam completamente à vontade e em paz.
6. Mantenha um tom de voz calmo e sereno, e continue guiando a visualização por mais alguns minutos, incentivando os alunos a explorarem esse lugar tranquilo em suas mentes.
7. Gradualmente, traga os alunos de volta ao momento presente, pedindo-lhes que comecem a mover os dedos dos pés e das mãos, e lentamente abram os olhos quando estiverem prontos.
Contextualização do Conteúdo
O estudo do Período Composto por Subordinação é fundamental não apenas para o domínio da gramática, mas também para a interpretação de textos complexos e a construção de argumentos coerentes. Ao reconhecer e entender as relações entre as orações, os alunos desenvolvem habilidades críticas que são essenciais tanto na vida acadêmica quanto na vida pessoal. Por exemplo, a capacidade de identificar a oração principal e as subordinadas pode ser comparada à habilidade de reconhecer as emoções principais e secundárias em uma situação emocional, facilitando uma melhor compreensão e regulação das emoções.
Desenvolvimento
Duração: (60 a 75 minutos)
Roteiro Teórico
Duração: (25 a 30 minutos)
1. Definição de Período Composto por Subordinação: Um período composto por subordinação é aquele que possui uma oração principal e uma ou mais orações subordinadas, que dependem gramaticalmente da principal para fazer sentido completo.
2. Oração Principal: É a oração que tem sentido completo e da qual dependem as orações subordinadas. Exemplo: 'Eu sei [que você estuda muito].'
3. Oração Subordinada: É a oração que completa o sentido da oração principal, podendo ser classificada em diferentes tipos, como substantiva, adjetiva e adverbial. Exemplo: 'Eu sei [que você estuda muito].' (oração subordinada substantiva objetiva direta)
4. Tipos de Orações Subordinadas: As orações subordinadas podem ser classificadas em: Substantivas: Funcionam como substantivo na oração principal. Exemplo: 'Desejo [que você seja feliz].' Adjetivas: Funcionam como adjetivo, qualificando um substantivo da oração principal. Exemplo: 'O livro [que você recomendou] é ótimo.' Adverbiais: Funcionam como advérbio, modificando o verbo da oração principal. Exemplo: 'Estudo [porque quero aprender].'
5. Identificação das Orações: Para identificar a oração principal e a subordinada, procurar os conectivos que ligam as orações, como pronomes relativos (que, quem, cujo) ou conjunções subordinativas (que, porque, quando, se).
6. Exemplos Práticos: 'A professora pediu [que vocês entregassem o trabalho].' (oração subordinada substantiva objetiva direta) 'O filme [que assistimos] foi emocionante.' (oração subordinada adjetiva restritiva) 'Saímos cedo [para não perder o ônibus].' (oração subordinada adverbial final)
Atividade com Feedback Socioemocional
Duração: (30 a 35 minutos)
Análise de Períodos Compostos por Subordinação
Nesta atividade, os alunos irão identificar e classificar as orações subordinadas em diferentes períodos compostos. Além disso, serão incentivados a refletir sobre as emoções envolvidas nas sentenças e a relacioná-las com suas próprias experiências, promovendo o autoconhecimento e a consciência social.
1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
2. Distribua uma folha com diversos períodos compostos por subordinação para cada grupo.
3. Peça aos alunos que identifiquem a oração principal e as subordinadas em cada período, classificando-as corretamente.
4. Em seguida, solicite aos alunos que discutam as emoções que cada período pode evocar e como essas emoções podem influenciar a interpretação do texto.
5. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma, destacando tanto a análise gramatical quanto a reflexão emocional.
Discussão e Feedback em Grupo
Para aplicar o método RULER durante a discussão em grupo, primeiro reconheça as emoções que os alunos expressam ao apresentar suas análises. Compreenda as causas dessas emoções, relacionando-as com a estrutura das orações subordinadas. Ajude os alunos a nomear corretamente essas emoções, estabelecendo um vocabulário emocional rico e preciso.
Incentive os alunos a expressar suas emoções de maneira apropriada, tanto ao falar quanto ao ouvir os colegas. Por fim, regule as emoções discutindo estratégias para lidar com sentimentos negativos que possam surgir durante a análise e apresentação, promovendo um ambiente de respeito e empatia.
Conclusão
Duração: (15 a 20 minutos)
Reflexão e Regulação das Emoções
Sugira aos alunos que escrevam um parágrafo refletindo sobre os desafios que encontraram durante a aula e como geriram suas emoções ao trabalhar com orações subordinadas. Alternativamente, realize uma discussão em grupo, onde cada aluno compartilha suas experiências e estratégias emocionais. Incentive-os a pensar sobre situações específicas em que sentiram frustração, satisfação ou outras emoções, e como essas emoções influenciaram seu aprendizado e interação com os colegas.
Objetivo: O objetivo desta subseção é encorajar os alunos à autoavaliação e à regulação emocional. Ao refletirem sobre suas experiências e emoções durante a aula, os alunos podem identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras no futuro. Isso promove um entendimento mais profundo de suas próprias respostas emocionais e desenvolve habilidades de autogestão.
Encerramento e Olhar para o Futuro
Para encerrar a aula, sugira aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo aprendido. Peça que cada aluno escreva uma ou duas metas específicas que desejam alcançar, como melhorar a identificação de orações subordinadas ou aplicar o conhecimento de gramática em redações futuras. Discuta brevemente como essas metas podem ser alcançadas e a importância de continuar praticando o conteúdo aprendido.
Possíveis Ideias de Metas:
1. Melhorar a habilidade de identificar orações principais e subordinadas.
2. Classificar corretamente os tipos de orações subordinadas.
3. Aplicar o conhecimento de períodos compostos por subordinação em redações.
4. Desenvolver maior autoconhecimento e regulação emocional durante atividades acadêmicas. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Ao definir metas pessoais e acadêmicas, os alunos são incentivados a continuar desenvolvendo suas habilidades e a aplicar o conhecimento adquirido em contextos futuros. Isso promove um aprendizado contínuo e o desenvolvimento pessoal, além de reforçar a importância do autoconhecimento e da regulação emocional.