🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Verbo: Vozes do Verbo

Português

Original Teachy

'EF08LP06'

Verbo: Vozes do Verbo

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Verbo: Vozes do Verbo

Palavras ChaveVozes do Verbo, Voz Ativa, Voz Passiva, Voz Reflexiva, Análise Textual, Atividades Interativas, Aplicação Prática, Colaboração em Grupo, Comunicação Efetiva, Dinâmica das Ações, Literatura, Mídia, Raciocínio Lógico, Revisão e Consolidação
Materiais NecessáriosTextos impressos variados, Envelopes, Cartões com sujeitos, verbos e complementos, Tabelas para classificação de vozes do verbo, Quadro branco, Marcadores, Cronômetro
Códigos BNCCEF08LP06: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).; EF08LP08: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, verbos na voz ativa e na voz passiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo (agente da passiva).
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para o que é essencial no estudo das vozes do verbo. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, esta seção ajuda a alinhar as atividades e discussões subsequentes com os resultados de aprendizagem desejados. Isso permite uma abordagem mais direcionada e eficaz durante as atividades práticas em sala, maximizando o aproveitamento do tempo de aula.

Objetivos principais:

1. Identificar e diferenciar as vozes do verbo (ativa, passiva e reflexiva) em contextos variados.

2. Aplicar o conceito de vozes do verbo para reconhecer e transformar orações nas diferentes vozes.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o raciocínio lógico e a análise crítica por meio da manipulação de estruturas linguísticas complexas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que estudaram previamente em casa, através de situações problema que os fazem pensar e aplicar os conhecimentos sobre as vozes do verbo. Além disso, a contextualização ajuda a perceber a relevância prática e teórica do tema, estabelecendo uma ponte entre o conhecimento prévio e o novo aprendizado, motivando os alunos a explorar as vozes do verbo em contextos variados.

Situações Problema

1. Considere a frase 'Os convidados devoraram o bolo'. Como você transformaria essa frase para a voz passiva, mantendo o mesmo sentido?

2. Analisem a oração 'Os alunos decoraram a casa'. Como podemos modificar essa estrutura para a voz reflexiva?

Contextualização

As vozes do verbo são essenciais para a compreensão da dinâmica das ações nas línguas. Por exemplo, na literatura, autores utilizam diferentes vozes para criar diferentes impactos ou para enfatizar certos elementos na narrativa. Além disso, entender as vozes do verbo pode ajudar na clareza da comunicação e na interpretação de textos variados, desde notícias até posts em redes sociais. Curiosamente, a voz passiva é frequentemente usada na mídia para desviar a atenção do agente da ação, o que pode ser útil em contextos como relatórios de notícias ou em situações diplomáticas.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir aos alunos aplicar de forma prática e interativa o conhecimento prévio sobre as vozes do verbo. Através de atividades lúdicas e desafiadoras, os estudantes terão a oportunidade de consolidar e expandir sua compreensão, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades de colaboração, análise crítica e criatividade. Esta abordagem não só torna o aprendizado mais efetivo, mas também mais envolvente e memorável.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetive das Vozes

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise textual e compreensão das vozes do verbo em diferentes contextos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se transformarão em detetives linguísticos, analisando trechos de textos misteriosos para identificar e classificar as vozes dos verbos utilizados. Cada grupo receberá um envelope contendo recortes de textos de diferentes gêneros e deverá determinar se os verbos estão em voz ativa, passiva ou reflexiva.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua um envelope de recortes de textos para cada grupo.

  • Os textos devem ser lidos e analisados cuidadosamente para identificar os verbos e suas respectivas vozes.

  • Cada grupo deve classificar os verbos em vozes ativa, passiva ou reflexiva em uma tabela fornecida.

  • Após a classificação, cada grupo apresentará suas descobertas para a turma, justificando cada escolha.

Atividade 2 - Construtores de Histórias

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a criatividade e o entendimento prático das vozes do verbo, aplicando-as em uma narrativa coerente.

- Descrição: Os alunos, em grupos, criarão pequenas histórias que utilizem os três tipos de vozes do verbo. Cada grupo receberá cartões com sujeitos, verbos e complementos, e deverão construir uma narrativa que inclua vozes ativa, passiva e reflexiva, utilizando todos os elementos fornecidos.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo um conjunto de cartões, cada um contendo um sujeito, um verbo e um complemento.

  • Os grupos devem usar os cartões para construir uma história que inclua vozes ativa, passiva e reflexiva.

  • Cada grupo apresentará sua história para a turma, destacando o uso das diferentes vozes do verbo.

Atividade 3 - Olimpíada das Vozes

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Revisar e aprofundar o conhecimento sobre as vozes do verbo de maneira lúdica e competitiva.

- Descrição: Esta atividade transforma a sala de aula em uma arena de competição saudável. Os grupos competirão em uma série de desafios que envolvem identificar e corrigir o uso das vozes do verbo em frases e textos. O objetivo é acumular pontos através de respostas corretas e rápidas.

- Instruções:

  • Organize a classe em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Explique as regras da competição, onde cada desafio vale pontos e o grupo com mais pontos ao final vence.

  • Apresente uma série de frases com erros intencionais no uso das vozes do verbo; os alunos devem identificar e corrigir os erros.

  • Realize um quiz rápido com perguntas sobre as definições das vozes do verbo.

  • Pontue as respostas corretas e declare o grupo vencedor ao final da aula.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos articulem e consolidem o conhecimento adquirido durante as atividades práticas. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de refletir sobre suas próprias aprendizagens, de ouvir perspectivas diferentes e de esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes. Este momento é crucial para garantir que os conceitos de vozes do verbo estejam bem fixados, além de promover habilidades de comunicação e argumentação.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo convidando cada grupo a compartilhar insights e descobertas de suas atividades. Pode começar com uma revisão geral, discutindo o que cada grupo achou mais desafiador e o que lhes pareceu mais intuitivo. Em seguida, peça que cada grupo compartilhe uma ou duas situações que eles consideraram mais interessantes ou que geraram dúvidas durante as atividades. Encoraje os alunos a explicarem o raciocínio por trás de suas escolhas e como aplicaram o conceito das vozes do verbo em diferentes contextos.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais dificuldades que vocês encontraram ao tentar identificar e classificar as vozes do verbo nas atividades?

2. Como o entendimento das vozes do verbo pode ajudar na interpretação de textos mais complexos?

3. Houve alguma situação nas atividades que mudou sua percepção sobre como as vozes do verbo podem alterar o significado de uma frase?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é consolidar o aprendizado, conectando os pontos chave abordados durante a aula com suas aplicações práticas e teóricas. Esta seção permite aos alunos refletir sobre o que foi aprendido, destacando a importância dos conceitos revisados e preparando-os para futuras aplicações do conhecimento sobre as vozes do verbo. Além disso, ajuda a reforçar a ligação entre teoria e prática, garantindo que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e integrada do tema.

Resumo

Nesta aula, os alunos exploraram as vozes do verbo através de atividades práticas e interativas. Revisaram a voz ativa, passiva e reflexiva, identificando-as em contextos variados e aplicando-as na prática através da construção de narrativas e análises de textos. A aula reuniu teoria e prática, permitindo aos alunos não apenas entender, mas também aplicar os conceitos aprendidos.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou a teoria das vozes do verbo com a prática, demonstrando como o entendimento das diferentes vozes pode alterar o significado e a estrutura das frases. As atividades propostas permitiram aos alunos verem na prática como a escolha da voz do verbo pode afetar a clareza e a ênfase da comunicação, ilustrando a aplicabilidade do conhecimento linguístico no dia a dia.

Fechamento

A compreensão das vozes do verbo é crucial não apenas para o estudo da língua portuguesa, mas também para a comunicação eficaz no cotidiano. Ao entender como as vozes do verbo funcionam, os alunos podem melhorar não só suas habilidades de escrita e leitura, mas também a capacidade de interpretar e produzir textos em diferentes contextos, desde acadêmicos até profissionais e pessoais.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies