Entrar

Plano de aula de Leitura e Compreensão

Português

Original Teachy

'EF89LP33'

Leitura e Compreensão

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Leitura e Compreensão

Palavras ChaveLeitura, Compreensão, Inferência, Estrutura do Texto, Gêneros Textuais, Estratégias de Leitura, Interpretação Crítica, Análise Contextual, Desenvolvimento Acadêmico, Vocabulário
Materiais NecessáriosTextos variados (narrativo, descritivo, dissertativo, injuntivo, expositivo), Quadro branco e marcadores, Cópias impressas dos textos para cada aluno, Dicionários (físicos ou digitais), Material para anotações (cadernos, lápis, canetas), Projetor multimídia (opcional)
Códigos BNCCEF89LP33: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é assegurar que os alunos estejam cientes dos objetivos principais da aula, para que possam direcionar sua atenção e esforços para alcançar uma compreensão sólida e crítica dos textos apresentados. Esta etapa é crucial para alinhar expectativas e fornecer uma visão clara do que será abordado, facilitando um aprendizado mais focado e eficaz.

Objetivos principais:

1. Garantir que os alunos compreendam o sentido principal de textos diversos.

2. Desenvolver a habilidade dos alunos de fazer inferências a partir dos textos lidos.

3. Ensinar técnicas de leitura crítica para melhor interpretação textual.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir os alunos ao tema de Leitura e Compreensão, destacando a relevância dessa habilidade em diversos aspectos da vida. Esta introdução visa captar a atenção dos alunos, despertar o interesse pelo tema e preparar o terreno para a exploração mais aprofundada dos conteúdos que serão discutidos ao longo da aula.

Contexto

Para iniciar a aula sobre Leitura e Compreensão, é essencial contextualizar a importância da leitura na vida cotidiana e no desenvolvimento acadêmico. Explique que a leitura é uma habilidade fundamental que vai além do ambiente escolar, sendo necessária para compreender notícias, interpretar contratos, entender manuais de instrução e até mesmo para se entreter com livros e revistas. Ressalte que a capacidade de interpretar corretamente um texto é uma competência que será útil ao longo de toda a vida.

Curiosidades

Sabia que a leitura pode aumentar a empatia? Estudos mostram que ler ficção literária pode melhorar a capacidade de entender e compartilhar os sentimentos dos outros. Isso é especialmente verdadeiro para histórias que exploram profundamente as emoções e motivações dos personagens. Além disso, a leitura frequente pode ampliar o vocabulário e melhorar a escrita, o que é extremamente benéfico para o desempenho acadêmico.

Desenvolvimento

Duração: (40 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre leitura e compreensão, explorando diferentes aspectos que contribuem para uma interpretação precisa e crítica dos textos. Esta fase é crucial para fornecer aos alunos ferramentas práticas e teóricas que os capacitarão a interpretar textos de forma autônoma e reflexiva.

Tópicos Abordados

1. Estrutura do Texto: Explique as partes principais de um texto, como título, introdução, desenvolvimento e conclusão. Detalhe como cada parte contribui para a compreensão geral do texto. 2. Tipos de Texto: Aborde os diferentes gêneros textuais, como narrativo, descritivo, dissertativo, injuntivo e expositivo. Explique as características de cada gênero e como identificar qual tipo de texto está sendo lido. 3. Estratégias de Leitura: Introduza técnicas como leitura exploratória (skimming), leitura detalhada (scanning) e leitura reflexiva. Discuta como e quando usar cada técnica para melhorar a compreensão do texto. 4. Inferência Contextual: Ensine como usar pistas contextuais para inferir significados de palavras desconhecidas e implicações não explícitas no texto. Dê exemplos práticos para ilustrar o processo de inferência. 5. Interpretação Crítica: Explique a importância de analisar o texto além do conteúdo superficial. Discuta como identificar o ponto de vista do autor, a intenção comunicativa e possíveis vieses presentes no texto.

Questões para Sala de Aula

1. Leia o texto fornecido e identifique a tese principal apresentada pelo autor. Quais são os argumentos que sustentam essa tese? 2. Identifique o gênero textual do texto lido. Quais são as características que o levaram a essa conclusão? 3. Encontre duas palavras ou expressões no texto que não são familiares para você. Use o contexto para inferir seus significados e explique o raciocínio por trás de suas inferências.

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar a compreensão dos alunos sobre o texto lido, garantindo que eles tenham uma interpretação clara e crítica. Esta discussão permite que os alunos compartilhem seus insights, esclareçam dúvidas e aprofundem seu entendimento através do engajamento com perguntas reflexivas e análises detalhadas.

Discussão

  • Explique que a tese principal de um texto é a ideia central que o autor deseja transmitir. No caso do texto fornecido, a tese pode estar explicitamente apresentada na introdução ou ser inferida ao longo do desenvolvimento. Liste os argumentos que sustentam essa tese e mostre como cada um contribui para fortalecer o ponto de vista do autor.

  • Destaque que a identificação do gênero textual é fundamental para a compreensão do texto. Relembre as características de cada gênero textual discutido anteriormente e peça para que os alunos expliquem quais elementos do texto fornecido os levaram a identificar seu gênero. Por exemplo, um texto narrativo geralmente conta uma história com personagens, um cenário e uma trama, enquanto um texto dissertativo apresenta uma argumentação lógica.

  • Para a inferência de significados de palavras ou expressões desconhecidas, incentive os alunos a utilizarem pistas contextuais. Explique que ao analisar o contexto em que a palavra está inserida, eles podem deduzir seu significado. Peça para que compartilhem suas inferências e o raciocínio por trás delas. Por exemplo, se a palavra 'obstinado' aparece em um contexto onde o personagem não desiste de alcançar seus objetivos, os alunos podem inferir que significa 'persistente'.

Engajamento dos Alunos

1. Qual foi a tese principal que você identificou no texto? Como o autor a apresentou e quais argumentos ele usou para sustentá-la? 2. Que gênero textual você identificou no texto lido? Quais características te levaram a essa conclusão? 3. Encontre uma palavra ou expressão no texto que não conhecia antes e explique como você inferiu seu significado usando o contexto. Seu palpite estava correto após verificar o dicionário? 4. Você encontrou algum viés ou ponto de vista específico do autor no texto? Como isso influenciou a forma como você interpretou o texto? 5. Que estratégias de leitura você utilizou durante a atividade? Como elas ajudaram na compreensão do texto?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar os principais pontos discutidos ao longo da aula, reforçando o entendimento dos alunos e destacando a aplicabilidade prática dos conceitos aprendidos. Esta revisão final ajuda a fixar o conhecimento, garantindo que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e prática do tema abordado.

Resumo

  • A importância da leitura na vida cotidiana e no desenvolvimento acadêmico.
  • Estrutura de um texto: título, introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Diferenças entre os gêneros textuais: narrativo, descritivo, dissertativo, injuntivo e expositivo.
  • Estratégias de leitura: leitura exploratória (skimming), leitura detalhada (scanning) e leitura reflexiva.
  • Inferência contextual para deduzir significados de palavras desconhecidas.
  • Interpretação crítica de textos, incluindo análise do ponto de vista do autor e identificação de possíveis vieses.

A aula conectou a teoria com a prática ao explicar detalhadamente cada conceito e, em seguida, aplicar esses conceitos na leitura e interpretação de textos reais. Isso permitiu que os alunos vissem como as técnicas de leitura e as estratégias de inferência são utilizadas na prática, ajudando a consolidar o aprendizado teórico com exercícios práticos de interpretação textual.

A leitura e compreensão de textos são habilidades essenciais que impactam diretamente a vida cotidiana dos alunos. Seja para entender contratos, interpretar notícias ou se divertir com um livro, a capacidade de ler e interpretar textos de maneira crítica e eficiente é fundamental. Além disso, o desenvolvimento dessas habilidades pode melhorar o desempenho acadêmico e expandir o vocabulário dos alunos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies