Entrar

Plano de aula de Texto Argumentativo: Crítica

Português

Original Teachy

'EF08LP01'

Texto Argumentativo: Crítica

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de texto argumentativo e sua estrutura, focando na subcategoria "crítica".

  2. Desenvolver habilidades para identificar e analisar a estrutura de um texto argumentativo de crítica, incluindo a identificação de tese, argumentos e contra-argumentos.

  3. Praticar a escrita de textos argumentativos de crítica, aplicando as habilidades adquiridas na análise de estruturas e conceitos.

Objetivos Secundários:

  • Promover discussões em sala de aula sobre o papel da crítica na sociedade, estimulando a reflexão dos alunos sobre a importância do pensamento crítico.

  • Desenvolver a habilidade de argumentação oral, permitindo que os alunos expressem suas opiniões e argumentos de maneira clara e coerente.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. O professor inicia a aula relembrando os conceitos de texto argumentativo e estrutura argumentativa, que foram estudados em aulas anteriores. É importante que os alunos estejam familiarizados com estes conceitos para entenderem a aula atual.

  2. Em seguida, o professor apresenta duas situações-problema em formato de histórias:

    • A primeira situação envolve um aluno que, insatisfeito com a qualidade da merenda escolar, decide escrever um texto para o jornal da escola criticando a situação. Ele precisa, então, aprender a estruturar suas críticas de maneira argumentativa.

    • A segunda situação envolve um jovem que assiste a um filme e, embora a maioria das pessoas tenha gostado, ele tem uma opinião bastante contrária. Ele decide escrever uma crítica sobre o filme, mas não sabe como estruturar seus argumentos.

  3. O professor contextualiza as situações, explicando que a habilidade de escrever textos argumentativos de crítica é muito importante, pois permite que os alunos expressem suas opiniões de maneira fundamentada e coerente. Além disso, o professor ressalta que a habilidade de fazer críticas construtivas é essencial para o Desenvolvimento pessoal e social.

  4. Para introduzir o tópico e captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias relacionadas à crítica:

    • Pode contar a história de como a crítica cinematográfica surgiu e evoluiu ao longo do tempo, destacando a importância de críticas bem fundamentadas para o crescimento da indústria do cinema.

    • Pode também falar sobre a importância da crítica na filosofia e na ciência, destacando como a habilidade de questionar e criticar ideias estabelecidas é fundamental para o avanço do conhecimento.

    • Por fim, pode mencionar exemplos de críticas famosas, como a crítica de Fernando Pessoa ao livro "Mensagem", ou a crítica de Eça de Queirós à sociedade portuguesa em "Os Maias".

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria - Conceito de Texto Argumentativo de Crítica (5 - 7 minutos)

    • O professor introduz o conceito de texto argumentativo de crítica, explicando que este é um tipo de texto que tem como objetivo principal avaliar, julgar e/ou avaliar um determinado tema, obra, situação, entre outros.

    • O professor enfatiza que, embora a crítica possa apresentar uma opinião negativa, é importante que ela seja fundamentada, ou seja, apoiada em argumentos lógicos e coerentes.

    • Para facilitar a compreensão, o professor pode usar exemplos de críticas que os alunos estejam familiarizados, como críticas de filmes, livros, jogos, etc.

  2. Teoria - Estrutura de um Texto Argumentativo de Crítica (7 - 10 minutos)

    • O professor detalha a estrutura de um texto argumentativo de crítica, que geralmente é composta por: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

    • O professor explica que na Introdução deve-se apresentar o tema que será criticado, e na Conclusão deve-se apresentar a opinião do autor sobre o tema, ou seja, a crítica propriamente dita.

    • No Desenvolvimento, o professor ressalta a importância de apresentar argumentos que sustentem a crítica, e possíveis contra-argumentos que possam ser refutados.

    • O professor pode utilizar um quadro ou flipchart para desenhar a estrutura de um texto argumentativo de crítica, destacando cada uma de suas partes.

  3. Prática - Análise de Textos Argumentativos de Crítica (5 - 7 minutos)

    • O professor propõe que os alunos analisem textos argumentativos de crítica, identificando a estrutura e os argumentos apresentados.

    • O professor pode fornecer alguns textos para a análise, ou pedir que os alunos tragam seus próprios textos.

    • Durante a análise, o professor circula pela sala, tirando dúvidas e orientando os alunos.

  4. Prática - Escrita de Textos Argumentativos de Crítica (5 - 7 minutos)

    • O professor propõe que os alunos escrevam seus próprios textos argumentativos de crítica.

    • O professor pode sugerir alguns temas, ou deixar que os alunos escolham livremente.

    • Durante a escrita, o professor circula pela sala, auxiliando os alunos que necessitarem de ajuda.

  5. Discussão e Feedback (3 - 5 minutos)

    • Após a escrita, o professor propõe que os alunos compartilhem suas críticas com a turma.

    • O professor pode incentivar a discussão, perguntando aos alunos o que eles concordam ou discordam nas críticas apresentadas, e por quê.

    • O professor também pode dar feedback sobre as críticas, destacando os pontos fortes e áreas de melhoria.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Conexão com a Prática (3 - 4 minutos)

    • O professor pede aos alunos que reflitam sobre a atividade de escrita que acabaram de realizar. Ele pode fazer perguntas como: "Como foi escrever uma crítica argumentativa? Quais foram os desafios que vocês enfrentaram? O que vocês aprenderam com esta atividade?"
    • O professor também pode pedir aos alunos que comparem suas críticas com as críticas profissionais que foram analisadas anteriormente. Ele pode perguntar: "Como suas críticas se comparam com as críticas profissionais? O que vocês poderiam melhorar em suas críticas?"
    • O professor pode ainda pedir aos alunos que reflitam sobre a importância da crítica argumentativa na vida cotidiana. Ele pode perguntar: "Vocês conseguem pensar em situações da vida cotidiana em que a habilidade de escrever críticas argumentativas pode ser útil?"
  2. Revisão dos Conceitos (2 - 3 minutos)

    • O professor faz uma revisão dos conceitos-chave abordados na aula. Ele pode perguntar aos alunos: "O que é um texto argumentativo de crítica? Quais são os elementos que compõem a estrutura de um texto argumentativo de crítica? Quais são as características de uma crítica argumentativa bem escrita?"
  3. Perguntas de Verificação (2 - 3 minutos)

    • O professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre as perguntas a seguir e, em seguida, compartilhem suas respostas com a turma:
      1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • O professor pode recolher as respostas dos alunos e usá-las para planejar as aulas futuras, garantindo que todas as dúvidas e conceitos mal compreendidos sejam abordados.
  4. Feedback do Professor (1 minuto)

    • Por fim, o professor dá um feedback geral sobre a aula, destacando os pontos fortes e áreas de melhoria. Ele pode, por exemplo, elogiar a participação ativa dos alunos na discussão, mas observar que alguns alunos ainda têm dificuldades em identificar e analisar os argumentos em um texto argumentativo de crítica.
    • O professor também pode reforçar a importância do pensamento crítico e da habilidade de expressar opiniões de maneira fundamentada, reforçando que estas são habilidades que serão úteis não apenas na disciplina de Português, mas também em outras áreas do conhecimento e na vida cotidiana.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)

    • O professor inicia a Conclusão relembrando os pontos principais abordados durante a aula. Ele recapitula o conceito de texto argumentativo de crítica, a estrutura deste tipo de texto e a importância de argumentos bem fundamentados.
    • O professor pode, por exemplo, fazer um resumo no quadro ou flipchart, destacando os principais elementos de um texto argumentativo de crítica.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor destaca como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação. Ele pode explicar que a discussão inicial e a análise de textos argumentativos de crítica permitiram aos alunos entender a teoria na prática.
    • O professor também ressalta que a atividade de escrita de textos argumentativos de crítica permitiu aos alunos aplicar as habilidades adquiridas e desenvolver suas habilidades de escrita e argumentação.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Estes materiais podem incluir artigos, livros, vídeos e sites que tratem de textos argumentativos de crítica.
    • O professor pode, por exemplo, sugerir a leitura de críticas literárias ou cinematográficas, ou a análise de textos argumentativos de crítica em revistas e jornais.
  4. Aplicação no Dia a Dia (1 minuto)

    • Por fim, o professor destaca a importância do tema para o dia a dia dos alunos. Ele pode explicar que a habilidade de escrever críticas argumentativas é útil em diversas situações, desde a escrita de redações escolares até a participação em debates e discussões.
    • O professor pode também enfatizar que a habilidade de fazer críticas construtivas é essencial para o Desenvolvimento pessoal e social, pois permite que os indivíduos expressem suas opiniões de maneira respeitosa e fundamentada.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies