Objetivos (5 - 7 minutos)
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Compreender o conceito de texto argumentativo e sua estrutura, focando na subcategoria "crítica".
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Desenvolver habilidades para identificar e analisar a estrutura de um texto argumentativo de crítica, incluindo a identificação de tese, argumentos e contra-argumentos.
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Praticar a escrita de textos argumentativos de crítica, aplicando as habilidades adquiridas na análise de estruturas e conceitos.
Objetivos Secundários:
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Promover discussões em sala de aula sobre o papel da crítica na sociedade, estimulando a reflexão dos alunos sobre a importância do pensamento crítico.
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Desenvolver a habilidade de argumentação oral, permitindo que os alunos expressem suas opiniões e argumentos de maneira clara e coerente.
Introdução (10 - 15 minutos)
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O professor inicia a aula relembrando os conceitos de texto argumentativo e estrutura argumentativa, que foram estudados em aulas anteriores. É importante que os alunos estejam familiarizados com estes conceitos para entenderem a aula atual.
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Em seguida, o professor apresenta duas situações-problema em formato de histórias:
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A primeira situação envolve um aluno que, insatisfeito com a qualidade da merenda escolar, decide escrever um texto para o jornal da escola criticando a situação. Ele precisa, então, aprender a estruturar suas críticas de maneira argumentativa.
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A segunda situação envolve um jovem que assiste a um filme e, embora a maioria das pessoas tenha gostado, ele tem uma opinião bastante contrária. Ele decide escrever uma crítica sobre o filme, mas não sabe como estruturar seus argumentos.
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O professor contextualiza as situações, explicando que a habilidade de escrever textos argumentativos de crítica é muito importante, pois permite que os alunos expressem suas opiniões de maneira fundamentada e coerente. Além disso, o professor ressalta que a habilidade de fazer críticas construtivas é essencial para o Desenvolvimento pessoal e social.
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Para introduzir o tópico e captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias relacionadas à crítica:
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Pode contar a história de como a crítica cinematográfica surgiu e evoluiu ao longo do tempo, destacando a importância de críticas bem fundamentadas para o crescimento da indústria do cinema.
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Pode também falar sobre a importância da crítica na filosofia e na ciência, destacando como a habilidade de questionar e criticar ideias estabelecidas é fundamental para o avanço do conhecimento.
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Por fim, pode mencionar exemplos de críticas famosas, como a crítica de Fernando Pessoa ao livro "Mensagem", ou a crítica de Eça de Queirós à sociedade portuguesa em "Os Maias".
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Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Teoria - Conceito de Texto Argumentativo de Crítica (5 - 7 minutos)
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O professor introduz o conceito de texto argumentativo de crítica, explicando que este é um tipo de texto que tem como objetivo principal avaliar, julgar e/ou avaliar um determinado tema, obra, situação, entre outros.
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O professor enfatiza que, embora a crítica possa apresentar uma opinião negativa, é importante que ela seja fundamentada, ou seja, apoiada em argumentos lógicos e coerentes.
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Para facilitar a compreensão, o professor pode usar exemplos de críticas que os alunos estejam familiarizados, como críticas de filmes, livros, jogos, etc.
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Teoria - Estrutura de um Texto Argumentativo de Crítica (7 - 10 minutos)
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O professor detalha a estrutura de um texto argumentativo de crítica, que geralmente é composta por: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
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O professor explica que na Introdução deve-se apresentar o tema que será criticado, e na Conclusão deve-se apresentar a opinião do autor sobre o tema, ou seja, a crítica propriamente dita.
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No Desenvolvimento, o professor ressalta a importância de apresentar argumentos que sustentem a crítica, e possíveis contra-argumentos que possam ser refutados.
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O professor pode utilizar um quadro ou flipchart para desenhar a estrutura de um texto argumentativo de crítica, destacando cada uma de suas partes.
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Prática - Análise de Textos Argumentativos de Crítica (5 - 7 minutos)
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O professor propõe que os alunos analisem textos argumentativos de crítica, identificando a estrutura e os argumentos apresentados.
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O professor pode fornecer alguns textos para a análise, ou pedir que os alunos tragam seus próprios textos.
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Durante a análise, o professor circula pela sala, tirando dúvidas e orientando os alunos.
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Prática - Escrita de Textos Argumentativos de Crítica (5 - 7 minutos)
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O professor propõe que os alunos escrevam seus próprios textos argumentativos de crítica.
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O professor pode sugerir alguns temas, ou deixar que os alunos escolham livremente.
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Durante a escrita, o professor circula pela sala, auxiliando os alunos que necessitarem de ajuda.
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Discussão e Feedback (3 - 5 minutos)
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Após a escrita, o professor propõe que os alunos compartilhem suas críticas com a turma.
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O professor pode incentivar a discussão, perguntando aos alunos o que eles concordam ou discordam nas críticas apresentadas, e por quê.
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O professor também pode dar feedback sobre as críticas, destacando os pontos fortes e áreas de melhoria.
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Retorno (8 - 10 minutos)
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Conexão com a Prática (3 - 4 minutos)
- O professor pede aos alunos que reflitam sobre a atividade de escrita que acabaram de realizar. Ele pode fazer perguntas como: "Como foi escrever uma crítica argumentativa? Quais foram os desafios que vocês enfrentaram? O que vocês aprenderam com esta atividade?"
- O professor também pode pedir aos alunos que comparem suas críticas com as críticas profissionais que foram analisadas anteriormente. Ele pode perguntar: "Como suas críticas se comparam com as críticas profissionais? O que vocês poderiam melhorar em suas críticas?"
- O professor pode ainda pedir aos alunos que reflitam sobre a importância da crítica argumentativa na vida cotidiana. Ele pode perguntar: "Vocês conseguem pensar em situações da vida cotidiana em que a habilidade de escrever críticas argumentativas pode ser útil?"
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Revisão dos Conceitos (2 - 3 minutos)
- O professor faz uma revisão dos conceitos-chave abordados na aula. Ele pode perguntar aos alunos: "O que é um texto argumentativo de crítica? Quais são os elementos que compõem a estrutura de um texto argumentativo de crítica? Quais são as características de uma crítica argumentativa bem escrita?"
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Perguntas de Verificação (2 - 3 minutos)
- O professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre as perguntas a seguir e, em seguida, compartilhem suas respostas com a turma:
- "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
- "Quais questões ainda não foram respondidas?"
- O professor pode recolher as respostas dos alunos e usá-las para planejar as aulas futuras, garantindo que todas as dúvidas e conceitos mal compreendidos sejam abordados.
- O professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre as perguntas a seguir e, em seguida, compartilhem suas respostas com a turma:
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Feedback do Professor (1 minuto)
- Por fim, o professor dá um feedback geral sobre a aula, destacando os pontos fortes e áreas de melhoria. Ele pode, por exemplo, elogiar a participação ativa dos alunos na discussão, mas observar que alguns alunos ainda têm dificuldades em identificar e analisar os argumentos em um texto argumentativo de crítica.
- O professor também pode reforçar a importância do pensamento crítico e da habilidade de expressar opiniões de maneira fundamentada, reforçando que estas são habilidades que serão úteis não apenas na disciplina de Português, mas também em outras áreas do conhecimento e na vida cotidiana.
Conclusão (5 - 7 minutos)
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Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)
- O professor inicia a Conclusão relembrando os pontos principais abordados durante a aula. Ele recapitula o conceito de texto argumentativo de crítica, a estrutura deste tipo de texto e a importância de argumentos bem fundamentados.
- O professor pode, por exemplo, fazer um resumo no quadro ou flipchart, destacando os principais elementos de um texto argumentativo de crítica.
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Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos)
- O professor destaca como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação. Ele pode explicar que a discussão inicial e a análise de textos argumentativos de crítica permitiram aos alunos entender a teoria na prática.
- O professor também ressalta que a atividade de escrita de textos argumentativos de crítica permitiu aos alunos aplicar as habilidades adquiridas e desenvolver suas habilidades de escrita e argumentação.
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Materiais Extras (1 - 2 minutos)
- O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Estes materiais podem incluir artigos, livros, vídeos e sites que tratem de textos argumentativos de crítica.
- O professor pode, por exemplo, sugerir a leitura de críticas literárias ou cinematográficas, ou a análise de textos argumentativos de crítica em revistas e jornais.
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Aplicação no Dia a Dia (1 minuto)
- Por fim, o professor destaca a importância do tema para o dia a dia dos alunos. Ele pode explicar que a habilidade de escrever críticas argumentativas é útil em diversas situações, desde a escrita de redações escolares até a participação em debates e discussões.
- O professor pode também enfatizar que a habilidade de fazer críticas construtivas é essencial para o Desenvolvimento pessoal e social, pois permite que os indivíduos expressem suas opiniões de maneira respeitosa e fundamentada.