Entrar

Plano de aula de Verbo: Imperativo Negativo

Português

Original Teachy

'EF08LP06'

Verbo: Imperativo Negativo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de Imperativo Negativo e suas implicações na língua portuguesa.
  2. Identificar e diferenciar o Imperativo Negativo dos demais tipos de verbos na língua portuguesa, em particular do Imperativo Afirmativo.
  3. Utilizar o Imperativo Negativo de forma correta e coerente em situações práticas de escrita e fala, demonstrando a compreensão do uso do mesmo.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de textos, identificando o uso do Imperativo Negativo em diferentes contextos.
  2. Promover a prática da escrita através de exercícios que envolvam o uso do Imperativo Negativo.
  3. Incentivar a participação ativa dos alunos através de discussões em grupo e apresentações individuais sobre o tema.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios (3 - 4 minutos): O professor deve iniciar a aula fazendo uma breve revisão sobre o que são verbos e os diferentes tipos de verbos na língua portuguesa, com ênfase no Imperativo Afirmativo. Esta revisão é essencial para que os alunos possam compreender a diferença entre o Imperativo Afirmativo e o Imperativo Negativo, que será o foco da aula.

  2. Situações-Problema (3 - 4 minutos): O professor deve propor duas situações-problema para contextualizar o tema. Por exemplo:

    • "Imagine que você está dando instruções a alguém e quer enfatizar o que não deve ser feito. Como você usaria o verbo nesta situação?"
    • "Em um texto de notícia, como o autor pode expressar uma ordem negativa de forma clara e objetiva?"
  3. Contextualização (2 - 3 minutos): O professor deve então explicar a importância do Imperativo Negativo, mostrando como ele é usado no dia a dia, seja em conversas informais, seja em textos formais. Pode-se citar exemplos de uso em manuais de instruções, placas de sinalização, normas de segurança, entre outros.

  4. Introdução ao Tópico (2 - 3 minutos): Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades sobre o uso do Imperativo Negativo. Por exemplo:

    • "Você sabia que, em algumas línguas, como o inglês, não existe uma forma específica para o Imperativo Negativo? É algo muito peculiar da língua portuguesa!"
    • "E que tal o fato de que o Imperativo Negativo pode ser usado para expressar uma sugestão ou um conselho, como em 'Não venha tarde'?"

Essa Introdução irá preparar o terreno para a próxima etapa do plano, que é a exploração do tópico.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Conceito de Imperativo Negativo (5 - 7 minutos): O professor, agora, deve se aprofundar na explicação do conceito de Imperativo Negativo. Ele deve deixar claro que o Imperativo Negativo é utilizado para expressar uma ordem ou um pedido de maneira negativa, ou seja, para dizer o que não se deve fazer. O professor pode usar exemplos simples, como "Não corra", "Não fale alto", para ilustrar o conceito.

  2. Diferenciação entre Imperativo Negativo e Afirmativo (5 - 7 minutos): O professor deve então explicar a diferença entre o Imperativo Negativo e o Imperativo Afirmativo, que provavelmente já foi mencionado na revisão de conteúdos prévios. O professor deve enfatizar que, enquanto o Imperativo Afirmativo é usado para dar ordens ou fazer pedidos de forma positiva, o Imperativo Negativo é usado para dizer o que não se deve fazer.

  3. Formação do Imperativo Negativo (5 - 7 minutos): Em seguida, o professor deve explicar como formar o Imperativo Negativo. Ele deve mostrar que, para a maioria dos verbos, basta colocar o "não" antes do verbo no Imperativo Afirmativo. Por exemplo, de "Corra!" para "Não corra!". O professor deve também destacar que alguns verbos, como "ser" e "ir", têm formas específicas no Imperativo Negativo, como "não sejas" e "não vás".

  4. Exemplos e Prática (5 - 7 minutos): O professor deve então dar mais exemplos de como usar o Imperativo Negativo em contextos diferentes. Ele pode, por exemplo, mostrar como usar o Imperativo Negativo para dar conselhos, como em "Não estudes tanto!" ou "Não te preocupes!". O professor deve também propor atividades práticas, como a reescrita de frases no Imperativo Afirmativo para o Imperativo Negativo, ou a criação de situações em que o Imperativo Negativo seria a forma mais apropriada de expressar uma ordem ou um pedido.

Retorno da Atenção (5 - 7 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve propor uma discussão em grupo sobre o que foi aprendido na aula. Os alunos devem ser incentivados a compartilhar suas dúvidas, reflexões e conclusões. O professor deve guiar a discussão, reforçando os pontos principais e esclarecendo quaisquer mal-entendidos. Esta é uma oportunidade para consolidar o aprendizado e para os alunos desenvolverem a habilidade de expressar suas ideias de forma clara e coerente.

  2. Conexão com a Prática (2 - 3 minutos): O professor deve então fazer a conexão entre a teoria e a prática, mostrando como o que foi aprendido pode ser aplicado no dia a dia dos alunos. Ele deve, por exemplo, mostrar como o Imperativo Negativo é frequentemente usado em instruções de segurança, em conselhos e sugestões, e em textos formais. O professor pode também propor que os alunos observem o uso do Imperativo Negativo em textos que encontrarem em seu cotidiano, como em jornais, revistas, sites, e redes sociais, e que compartilhem suas observações na próxima aula.

  3. Feedback dos Alunos (1 minuto): Finalmente, o professor deve pedir um feedback dos alunos sobre a aula. Ele deve perguntar o que eles mais gostaram, o que acharam mais difícil, e o que gostariam de aprender mais. O feedback dos alunos é uma ferramenta valiosa para o professor avaliar a eficácia de sua aula e para fazer ajustes em aulas futuras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos): O professor deve resumir os principais pontos abordados durante a aula, relembrando a definição de Imperativo Negativo, a diferença entre Imperativo Negativo e Afirmativo, e a formação do Imperativo Negativo. Ele deve enfatizar que o Imperativo Negativo é usado para expressar ordens ou pedidos de forma negativa, ou seja, para dizer o que não se deve fazer.

  2. Reflexão sobre a Aula (1 - 2 minutos): O professor deve então propor que os alunos façam uma breve reflexão sobre o que aprenderam. Ele pode fazer perguntas como:

    • "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    • "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • "Como você usaria o Imperativo Negativo em situações do dia a dia?"
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o Imperativo Negativo. Estes materiais podem incluir livros de gramática, sites educativos, vídeos explicativos, e exercícios online. O professor pode, por exemplo, sugerir o livro "Gramática de Uso da Língua Portuguesa" de Maria Helena de Moura Neves, que é uma referência na área de gramática da língua portuguesa.

  4. Importância do Assunto (1 minuto): Finalmente, o professor deve reforçar a importância do Imperativo Negativo para a comunicação eficaz em língua portuguesa. Ele deve destacar que, ao dominar o uso do Imperativo Negativo, os alunos serão capazes de expressar ordens e pedidos de forma clara e concisa, além de serem capazes de interpretar textos que usam o Imperativo Negativo.

  5. Encerramento (1 minuto): Para finalizar a aula, o professor deve agradecer a participação dos alunos e encorajá-los a continuar estudando o tema. Ele deve também lembrar os alunos sobre a importância de revisar o conteúdo aprendido e de realizar as atividades propostas como forma de consolidar o aprendizado.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies