Entrar

Plano de aula de Tabela Periódica: Introdução

Ciências

Original Teachy

Tabela Periódica: Introdução

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender a estrutura e organização da tabela periódica: Os alunos deverão ser capazes de entender a estrutura básica da tabela periódica, incluindo os períodos, grupos, e as informações contidas em cada célula.

  2. Identificar os elementos químicos básicos e suas propriedades: Os alunos deverão ser capazes de reconhecer os símbolos e os nomes dos primeiros 20 elementos da tabela periódica, bem como suas propriedades básicas, como o número atômico e a massa atômica.

  3. Discutir a importância da tabela periódica na Química: Os alunos deverão ser capazes de discutir a importância da tabela periódica no estudo da Química, incluindo a previsão de propriedades e comportamentos de diferentes elementos e a organização dos elementos em grupos e períodos.

Objetivos secundários:

  • Incentivar a pesquisa e o estudo autônomo: Através do uso da metodologia de aula invertida, os alunos serão incentivados a pesquisar e estudar o conteúdo de forma autônoma antes da aula, preparando-se para as atividades práticas e discussões em sala.

  • Promover a participação ativa e o pensamento crítico: Durante a aula, os alunos serão encorajados a participar ativamente das discussões, fazer perguntas e compartilhar suas próprias compreensões do tema, promovendo assim o pensamento crítico e a construção coletiva do conhecimento.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conteúdos anteriores: O professor começará a aula relembrando brevemente os conceitos básicos de átomos e moléculas, incluindo o que são elementos químicos, e como eles são representados por símbolos na Química. Poderá fazer perguntas rápidas para verificar o conhecimento prévio dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas iniciais.

  2. Apresentando a situação problema: O professor poderá apresentar aos alunos duas situações problemas que despertem o interesse e a curiosidade sobre o tema da aula:

    • Por que os elementos químicos são organizados da maneira que são na tabela periódica?
    • Como a tabela periódica pode nos ajudar a entender e prever o comportamento dos diferentes elementos?
  3. Contextualização inicial: O professor poderá contextualizar a importância do estudo da tabela periódica, mencionando algumas aplicações práticas, como na medicina (por exemplo, o uso de elementos radioativos em tratamentos e diagnósticos), na indústria (por exemplo, na fabricação de materiais e produtos químicos) e até mesmo na natureza (por exemplo, a formação de diferentes minerais e compostos).

  4. Introduzindo o tópico de forma atraente: Para captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a tabela periódica. Por exemplo:

    • A tabela periódica como a conhecemos hoje foi desenvolvida por Dimitri Mendeleev em 1869, mas ele deixou espaços vazios para elementos que ainda não haviam sido descobertos na época. E esses elementos foram de fato descobertos e se encaixaram perfeitamente em suas previsões!
    • Há um elemento na tabela periódica chamado "Ununquadium" que é tão instável que só pode ser produzido em laboratório e desaparece em questão de segundos. Ele também tem um nome temporário porque os cientistas ainda não concordaram com um nome permanente.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: Construindo a Tabela Periódica Humana (10 - 12 minutos):

    • A turma será dividida em grupos de 5 a 6 alunos. Cada grupo receberá cartões grandes com informações de diferentes elementos químicos (símbolo, número atômico, massa atômica e algumas propriedades).
    • A tarefa de cada grupo será organizar os cartões em uma "tabela periódica humana" no chão. Os alunos deverão discutir em grupo e decidir onde colocar cada cartão, baseando-se nas informações que possuem.
    • Após a organização, cada grupo apresentará sua tabela para a turma, explicando por que decidiram colocar os elementos em determinadas posições.
    • O professor circulará pela sala, fornecendo orientações e esclarecendo dúvidas.
  2. Atividade 2: Caça ao Tesouro na Tabela Periódica (10 - 12 minutos):

    • Ainda em grupos, os alunos receberão uma lista de perguntas sobre os elementos químicos (por exemplo, "Qual é o elemento mais pesado da tabela periódica?", "Qual é o elemento que tem o menor raio atômico?" etc.).
    • Os alunos deverão usar a tabela periódica humana que construíram na atividade anterior para encontrar as respostas. Eles poderão discutir entre si e consultar seus cartões de elementos para ajudá-los a responder às perguntas.
    • O grupo que conseguir responder a maioria das perguntas corretamente no tempo determinado será o vencedor. O professor verificará as respostas e explicará as respostas corretas para a turma.
  3. Atividade 3: Tabela Periódica em 3D (5 - 8 minutos):

    • Para finalizar, cada grupo receberá uma folha de papel A4 e materiais de artes (como lápis de cor, canetas coloridas, tesoura e cola).
    • A tarefa será criar uma tabela periódica em 3D, onde cada célula da tabela será representada por um cubo de papel. Em cada face do cubo, os alunos deverão escrever ou desenhar as informações de um elemento químico.
    • Os alunos poderão escolher os elementos que querem representar em suas tabelas e como querem decorá-las.
    • Ao final da atividade, os grupos exibirão suas tabelas periódicas em 3D para a turma, explicando suas escolhas e ideias de design.
    • O professor reforçará a importância da criatividade e da representação visual na ciência, e elogiará os esforços e o trabalho em equipe dos alunos.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    • O professor reunirá todos os alunos para uma discussão em grupo. Cada grupo terá 2 minutos para compartilhar suas soluções ou conclusões das atividades realizadas.
    • Durante as apresentações, o professor deverá fazer perguntas para estimular a reflexão e o pensamento crítico dos alunos. Por exemplo: "Por que vocês decidiram colocar o hidrogênio na posição 1 da tabela periódica humana?" ou "Como vocês conseguiram encontrar a resposta para a pergunta sobre o elemento com menor raio atômico?".
    • Os alunos também serão encorajados a fazer perguntas uns aos outros e a fornecer feedback construtivo.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos):

    • Após as apresentações, o professor fará uma revisão das principais ideias e conceitos abordados na aula, conectando-os com as soluções ou conclusões apresentadas pelos alunos.
    • O professor poderá destacar como a atividade da Tabela Periódica Humana ilustrou a estrutura e organização da tabela periódica, e como a atividade da Caça ao Tesouro na Tabela Periódica ajudou os alunos a compreenderem as propriedades dos elementos e a importância da tabela periódica na previsão de comportamentos químicos.
    • O professor também poderá discutir como a atividade final da Tabela Periódica em 3D permitiu aos alunos expressarem sua criatividade e visualizarem as informações da tabela periódica de uma nova maneira.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos):

    • Para encerrar a aula, o professor pedirá aos alunos que reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:
      1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Após o minuto de reflexão, os alunos serão convidados a compartilhar suas respostas com a turma. O professor anotará as principais ideias e questões em um quadro ou em um documento compartilhado, para que possam ser revisitadas em aulas futuras.
    • O professor também poderá fornecer algumas dicas ou recursos para os alunos explorarem mais sobre o tema após a aula, como vídeos educacionais, sites de ciências ou livros de referência.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos):

    • O professor irá resumir os principais pontos discutidos na aula, relembrando a estrutura da tabela periódica, as características dos primeiros 20 elementos, e a importância da tabela periódica na Química.
    • Ele irá reforçar como a atividade da Tabela Periódica Humana permitiu aos alunos visualizarem a organização dos elementos, e como a atividade da Caça ao Tesouro na Tabela Periódica ajudou a aplicar o conhecimento adquirido.
    • O professor também destacará a importância da criatividade e do pensamento crítico na ciência, e como a atividade final da Tabela Periódica em 3D permitiu aos alunos expressarem essas habilidades.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor explicará como a aula conectou a teoria (o estudo dos elementos químicos e da tabela periódica) com a prática (as atividades de construção da tabela periódica humana, caça ao tesouro e criação da tabela periódica em 3D).
    • Ele também ressaltará como a compreensão da tabela periódica tem aplicações práticas, como na previsão de comportamentos químicos, na indústria e na medicina.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor sugerirá alguns materiais extras para os alunos aprofundarem seu entendimento sobre a tabela periódica. Esses materiais podem incluir vídeos educativos, sites interativos, jogos de aprendizagem e livros de referência.
    • Ele poderá recomendar, por exemplo, o "Crash Course Chemistry" no YouTube, o site "Ptable" que oferece uma tabela periódica interativa, e o livro "A Short History of Nearly Everything" de Bill Bryson, que contém um capítulo interessante sobre a história e a importância da tabela periódica.
  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor irá reforçar a importância do estudo da tabela periódica para a vida cotidiana e para o avanço da ciência.
    • Ele poderá mencionar, por exemplo, como a tabela periódica é usada na medicina para desenvolver novos medicamentos e tratamentos, na indústria para criar novos materiais e produtos químicos, e até mesmo na natureza para entender a composição e o comportamento dos elementos em nosso planeta e no universo.
    • O professor também poderá destacar como a compreensão da tabela periódica pode abrir portas para carreiras em áreas como Química, Medicina, Engenharia de Materiais, e muitas outras.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies