Entrar

Plano de aula de Cores Primárias

Física

Original Teachy

'EF09CI04'

Cores Primárias

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Cores Primárias

Palavras ChaveCores Primárias, Luz, Mistura de Cores, RGB, Percepção de Cores, Design, Fotografia, Produção Audiovisual, Filtros de Cor, Lanternas LED, Atividade Prática, Reflexão, Mini Desafios
Materiais NecessáriosLanternas de luz LED (vermelha, verde e azul), Filtros de cor, Objetos brancos (papel, cubos, etc.), Computador com acesso à internet, Projetor, Vídeo de demonstração sobre cores primárias da luz, Tabela para anotações
Códigos BNCCEF09CI04: Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaFísica
Unidade TemáticaOndas e Óptica

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de cores primárias da luz e sua composição, destacando a importância de entender a relação entre a cor de um objeto e a cor da luz que o ilumina. Esta compreensão é crucial tanto para o desenvolvimento de habilidades práticas, como a manipulação de fontes de luz, quanto para a aplicação em áreas do mercado de trabalho, como design, fotografia e produção audiovisual.

Objetivos principais:

1. Compreender que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz.

2. Entender que a cor de um objeto está relacionada à cor da luz que o ilumina.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades práticas na manipulação de fontes de luz e filtros de cor.
  2. Aplicar conhecimentos sobre cores primárias em contextos do mercado de trabalho, como design e iluminação.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de cores primárias da luz e sua composição, destacando a importância de entender a relação entre a cor de um objeto e a cor da luz que o ilumina. Esta compreensão é crucial tanto para o desenvolvimento de habilidades práticas, como a manipulação de fontes de luz, quanto para a aplicação em áreas do mercado de trabalho, como design, fotografia e produção audiovisual.

Contextualização

As cores estão presentes em todos os aspectos da nossa vida, desde a decoração de nossas casas até a criação de filmes e videogames. A compreensão de como as cores são formadas pela mistura de luzes é essencial para muitos campos, como o design, a fotografia e a produção audiovisual. Nesta aula, os alunos irão explorar o fascinante mundo das cores primárias da luz e entender como elas podem ser combinadas para criar todas as outras cores que vemos ao nosso redor.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

  • Curiosidade 1: Sabia que a tela do seu smartphone usa a combinação de luzes vermelha, verde e azul (RGB) para exibir todas as cores que você vê? 
  • Curiosidade 2: Na fotografia, a iluminação adequada e a manipulação das cores de luz são cruciais para capturar a imagem perfeita. 
  • Aplicação no Mercado: Designers gráficos e web designers utilizam o conceito de cores primárias da luz para criar paletas de cores harmoniosas e atraentes para websites, campanhas publicitárias e produtos digitais. 

Atividade Inicial

  • Atividade Inicial: Exibir um vídeo curto de 2-3 minutos que demonstra a formação de cores a partir das três cores primárias da luz (vermelho, verde e azul). Após o vídeo, faça uma pergunta provocadora para os alunos: "Como você acha que a combinação dessas três cores pode criar todas as outras cores que vemos?" 

Desenvolvimento

Duração: 50 - 60 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar o entendimento dos alunos sobre as cores primárias da luz e suas combinações, através de atividades práticas que simulam situações reais do mercado de trabalho. Os alunos irão desenvolver habilidades experimentais e práticas que são essenciais para a manipulação de luzes e cores em diversas profissões, além de refletirem sobre a aplicação desse conhecimento no mundo real.

Tópicos a Abordar

  1. Cores primárias da luz: vermelho, verde e azul.
  2. Composição de cores secundárias a partir das cores primárias.
  3. Impacto da luz colorida na percepção das cores dos objetos.
  4. Aplicações práticas no mercado de trabalho: design, fotografia e produção audiovisual.

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como a combinação das cores primárias da luz pode criar uma vasta gama de cores. Facilite uma discussão sobre como esse conhecimento pode ser aplicado na vida cotidiana e em diversas profissões, como na criação de designs atrativos, na fotografia para capturar a imagem perfeita, ou na produção de filmes e videogames para gerar efeitos visuais impressionantes.

Mini Desafio

Laboratório de Mistura de Cores

Nesta atividade prática, os alunos irão criar suas próprias cores secundárias e terciárias utilizando lanternas coloridas (vermelha, verde e azul) e filtros de cor. Eles irão observar como diferentes combinações de luzes resultam em novas cores e como a cor da luz que ilumina um objeto pode alterar sua aparência.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos pequenos de 3 a 4 integrantes.
  2. Distribua a cada grupo lanternas de luz LED nas cores vermelha, verde e azul, além de filtros de cor e um conjunto de objetos brancos (papel, cubos, etc.).
  3. Peça aos grupos que experimentem combinar as luzes de diferentes maneiras, anotando as cores resultantes em uma tabela.
  4. Oriente os alunos a observarem como a cor dos objetos muda quando iluminados por diferentes combinações de luz colorida.
  5. Solicite que cada grupo apresente suas descobertas para a classe, destacando qualquer cor inesperada ou interessante que tenham criado.

Objetivo: O objetivo desta atividade é permitir que os alunos experimentem diretamente a mistura de cores primárias da luz e compreendam como a iluminação pode alterar a percepção das cores dos objetos. Esta atividade também visa desenvolver habilidades práticas na manipulação de fontes de luz, algo relevante para diversas áreas profissionais.

Duração: 30 - 40 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Explique como a combinação das cores primárias da luz (vermelho, verde e azul) pode criar as cores secundárias.
  2. Descreva uma situação em que a cor da luz que ilumina um objeto pode alterar a percepção da cor desse objeto.
  3. Dê exemplos de profissões que utilizam o conhecimento sobre cores primárias da luz e explique como esse conhecimento é aplicado no dia a dia dessas profissões.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é assegurar que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conceitos apresentados durante a aula. A conclusão proporciona uma oportunidade para recapitular os principais pontos, refletir sobre as práticas realizadas e discutir as aplicações do conhecimento adquirido. Este momento final é crucial para cimentar o aprendizado e demonstrar a relevância dos conceitos no dia a dia e no mercado de trabalho.

Discussão

Promova uma discussão aberta com os alunos sobre os conceitos aprendidos durante a aula. Pergunte sobre as descobertas feitas durante o laboratório de mistura de cores e como essas experiências ajudaram a entender a teoria. Incentive os alunos a refletirem sobre como esse conhecimento pode ser aplicado em diferentes profissões e na vida cotidiana. Proponha que eles pensem em situações do dia a dia onde a manipulação das cores da luz é essencial, como na escolha de uma roupa sob diferentes iluminações ou na criação de designs visuais atrativos.

Resumo

Recapitule os principais conteúdos apresentados na aula: a composição das cores primárias da luz (vermelho, verde e azul), a formação de cores secundárias e terciárias, e o impacto da luz colorida na percepção das cores dos objetos. Reforce a ideia de que todas as cores de luz podem ser formadas pela combinação das três cores primárias e que a cor de um objeto está diretamente relacionada à cor da luz que o ilumina.

Fechamento

Explique como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações de maneira integrada. Destacar que os conceitos teóricos sobre cores primárias e secundárias foram colocados em prática através do laboratório de mistura de cores, permitindo uma compreensão mais profunda e aplicada. Enfatize a relevância desse conhecimento para diversas áreas do mercado de trabalho, como design, fotografia e produção audiovisual. Conclua destacando a importância de entender as cores da luz para criar efeitos visuais desejados e melhorar a percepção visual em diferentes contextos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies